Ser preparado faz toda a diferença na vida. Jesus foi preparado para tornar-se Cristo. Os pais antigamente preparavam seus filhos para as grandes decisões da vida, que eram a escolha profissional e o casamento. Aqui no Brasil essa preparação praticamente não existe. Nossas crianças estão abandonadas a própria sorte e por conta disso é obvio que os resultados são pífios. A sociedade americana é uma sociedade falida quando falamos em casamentos mas é uma sociedade de trabalho, que segue a lógica protestante. Nós aqui no Brasil temos a tradição portuguesa (ou seria a maldição ?) e, apesar do nosso eterno potencial, estamos muito aquém do que poderíamos ser como nação, sociedade e povo. Tenho um grande amigo que foi preparado pelo seu pai para sucedê-lo e o fez com brilhantismo. Começo pessoas que foram educadas e preparadas para encontrar um bom parceiro sentimental e provavelmente conseguiram. Nossas escolas e igrejas são omissas: não podem repreender nem direcionar ninguém. Não exercem seu papel em plenitude. Junte-se a isso os pais que não tem tempo para educar seus filhos e chegamos ao inferno que vivemos hoje, com jovens irresponsáveis de todo tipo, desempregados, viciados, drogados, frustrados . . .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
São poucos os pais capazes de preparar seus filhos. Isso sem contar os problemas que existem quando marido e mulher não se entendem no que e como deve ser ensinado aos filhos.
Para você ter uma atitude ativa com relação aos seus filhos você precisa ter energia, querer e agir. Pais com mais idade podem ter dinheiro mas não disposição para educar seus filhos. Estudos de caso, visitas ilustrativas, compra de livros direcionados, comentários oportunos sobre tudo o que acontece, noticiários, jornais e revistas. Tudo isso pode ser objeto de uma abordagem com seu filho ou filha.
Quando os pais tinham montes de filhos é obvio que não tinham energia nem condições de se dedicar a cada filho em profundidade. As crianças cresceram nesse ambiente mais "largado" e quando tiveram poucos filhos, repetiram o que seus pais fizeram. Só que o mundo tinha mudado e aqueles que tiveram mais preocupação e capacidade de educar seus filhos para essa realidade obtiveram melhores resultados.
Preparar-se para assumir como Síndico, como inventariante, como Gerente ou Diretor, até como Presidente. Na prática nada disso acontece . . .
Postar um comentário