quarta-feira, 28 de março de 2012

Ninguém viu alguém melhorar de vida por ler muito

Entre os participantes, 64% concordaram totalmente com a afirmação “ler bastante pode fazer uma pessoa vencer na vida e melhorar sua situação econômica”. Ao mesmo tempo, a maior parte diz que não conhece ninguém que tenha progredido na vida por ler muito.
Essa é a verdade: ler muito vai te fazer um erudito e eclético mas não vai te dar dinheiro. Ler muito vai te fazer uma pessoa melhor, vai te permitir compreender melhor o mundo, vai te permitir fazer melhores escolhas. Na melhor das hipóteses, vai te ajudar a encontrar uma mulher que admire essas características. Uma mulher que admire essas qualidades ao invés de muito dinheiro. Para uma mulher vale o mesmo: ser culta pode atrair homens cultos que gostam de conversar com mulheres idem. O Kanitz explicou porque pessoas com muitas ideias não ficam ricas: são muitos. Poucos por essas ideias em prática: esses ficam ricos. Não adianta divulgar o prazer da leitura e as maravilhas que acontecem a quem é erudito ou eclético porque isso não enche a barriga do pobre nem faz ninguém rico, que é o que a maioria quer. A maioria está preocupada com a satisfação das necessidades fisiológicas de Maslow. O que poderíamos querer é passar nossos valores para nossos filhos, enfrentando a sociedade de consumo, porque sabemos que eles seriam mais felizes, caso encontrassem pessoas criadas como eles. O que satisfaz quem lê muito é o prazer intelectual que ninguém pode lhe tirar. É um dos prazeres democráticos que o Gikovate listou. O outro é encontrar parceria sentimental (que também goste de leitura e informação ou admire) e finalmente o prazer de ser honesto e digno.

3 comentários:

Van der Camps disse...

Para trabalhar muito como profissional liberal você não precisa ler muito, exceto em áreas onde o conhecimento muda rapidamente. A experiência conta muito na maioria dessas profissões. Outro meio de ganhar muito dinheiro é ter os amigos certos, bons relacionamentos. Aqui também ler muito não vai fazer diferença. Caso você queira ser rico pode ser muito mais vantajoso ler pouco e concentrar suas energias no trabalho e em explorar seus clientes.

Van der Camps disse...

Ler muito e ser bem informado vai te fazer economizar dinheiro. Pode não ajudar muito a ganhar mas é muito útil para manter. Tão importante quanto ganhar é manter. De nada adianta ganhar muito e não manter nada, porque o dinheiro vai apenas passar pelas suas mãos e irá para as mãos de pessoas mais inteligentes (ou espertas) que você.

Van der Camps disse...

A profissão mais afeita aos livros é a de padre, que nos 7 anos de seminário se forma em filosofia e teologia. Também é bom lembrar que a psicologia aqui no Brasil foi desmembrada dos cursos de filosofia. Em teoria, os estudos da mente seriam os mais complexos e mais exigentes de leituras múltiplas e continuas, para estar a altura dos desafios propostos pelos novos pacientes.