Fernando Henrique Cardoso é um grande intelectual. Dizem que todo intelectual quer ser famoso. Intelectual aqui no Brasil é considerado o professor universitário, aquele que fez mestrado e doutorado. No caso do doutorado a tese tem de ser inédita. Veja como o ego (eu) deve se sentir inflado: eu fui o primeiro a descobrir tal coisa ou fazer tal comparação. Sou original, criativo. Criei algo que não existia antes. Acho que os idealizadores do plano real devem se sentir assim. Infelizmente onde a criatividade é registrada, que são as novas patentes, nós aqui no Brasil estamos muito atrás. Eu sentia um pouco esse gostinho de criar: meus relatórios de auditora na Kodak "criavam" mudanças. Na GM não se criava nada mas o emprego era muito melhor. Será que com o meu blog eu quero ser famoso ? Com meus posts no Facebook eu quero chocar ? Realmente eu chamo a atenção para aquilo que ninguém sabe: o que está oculto, é misterioso para muitas pessoas. Sempre existem pessoas que se beneficiam de informações secretas, da ignorância. Quanta dor e sofrimento poderiam ser evitados caso as informações fossem disseminadas para as pessoas certas na hora certa. Com o passar dos anos poucas coisas ainda são misteriosas ou ocultas. Fica cada vez mais difícil ser "famoso" como intelectual . . .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Rico e famoso somente artistas de Hollywood . . . na verdade, qualquer artista famoso em geral se torna rico. Artistas tem o ego inflado e são vaidosos: eles querem que os outros os reconheçam e admirem: típico da vaidade, que sempre depende do outro. Quem tem auto-estima elevada é pouco vaidoso, porque se basta a si mesmo, não precisa da aprovação do outro.
Não podemos esquecer que as profissões intelectuais dividem-se em científicas, artísticas e literárias. Em todas elas busca-se a FAMA mas a FAMA é para poucos e depende dos outros. Não se consegue ser famoso sem que os outros assim o desejem.
Postar um comentário