Sabemos que o primeiro lugar em que enfrentaremos desafios e seremos de alguma forma avaliados será na escola. Em casa geralmente somos poupados de avaliações por parte de nossos pais, em particular de nossas mães. O filho é sempre o melhor do mundo para seus pais. Só que na escola as coisas podem ser diferentes: seremos submetidos a provas e ganharemos uma nota. Será nosso primeiro ranking. Como é de se esperar, somente alguns se destacarão e ocuparão os primeiros lugares. Muitos ficarão na faixa intermediária, que é o objetivo do professor, da escola, da sociedade e alguns ficarão na rabeira e eventualmente serão reprovados. A inveja surgirá entre aqueles que tiraram notas baixas. Lembramos que a inveja é igual a humilhação+raiva. Essa inveja será manifestada por agressões de todo tipo, como chacotas, calúnias, difamações, agressões físicas, etc contra os mais inteligentes, que, para ajudar, em geral são queridos pelas professoras e professores. Pois bem, as crianças crescem e, de modo geral, não ficam mais inteligentes. Ai vem a política e a hora de votar. Um político esperto como o Lula se aproveita dele ser um homem do povo, sem diploma universitário e com habilidade coloca o povo contra o PSDB, sabidamente um partido de notáveis. Pois é, o resto é a história que já sabemos: Lula venceu duas vezes seguidas e elegeu sua sucessora . . .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Muitos inteligentes ajudam a estimular o preconceito porque não resolvem efetivamente os problemas. No entanto, uma pessoa inteligente e com senso prático será imbatível por alguém que não tenha estudado formalmente, exceto se essa pessoa estudar posteriormente, com muita força de vontade de progredir. O estudo amplia horizontes na pior das hipóteses e muitas vezes somente alguém que estudou muito resolve questões complexas . . .
O estudo visa preparar a pessoa para situações reais que ele vivenciará na profissão escolhida. É como um "ensaio". Quando tudo começou, na Idade Média, tínhamos as corporações de oficio, onde o aprendiz era conduzido pelos segredos da profissão. Hoje em dia todos cursam faculdades que são muitas vezes meros cursos caça-niqueis que não formam ninguém.
O aluno desses cursos superiores caça niqueis "vê aula", já que estudar ele não estuda, pois não tem tempo de sentar sozinho em casa para realmente aprender. Estudar é um ato solitário que exige concentração, reflexão, questionamento, ponderação coisas que quase nenhum desses alunos tem.
Postar um comentário