sexta-feira, 2 de março de 2012

As condições ideais

Eu conheço as "condições ideias" de quase tudo: saúde, educação, casamento, emprego, filhos, religião, política, economia, família, sociedade, etc. A desgraça é que o mundo é imperfeito e as condições ideais raramente são encontradas. Pelo contrário: merda acontece a todo momento. Acidentes, trapaças, mau caratismo, em todas essas áreas citadas. E ai surgem os problemas. E as pessoas passam os problemas adiante. E o mundo não melhora e os erros se repetem, geração após geração. E eu constato essas imperfeições, esses defeitos e sofro. Sofro por viver em um mundo imperfeito com pessoas imperfeitas. Gostaria de viver no paraíso, em paz, sem o inferno que são "os outros".

9 comentários:

Van der Camps disse...

Como gosto das condições ideias, procuro fazer da minha vida o mais ideal possível. Não o ideal que a sociedade tenta induzir as pessoas a aceitar mas o ideal que minha inteligência define. É assim que governo minha vida e meus relacionamentos e que busco a felicidade.

Van der Camps disse...

Condições ideias para os filhos começam antes deles nascer, na escolha dos pais. Condições ideias no casamento precisariam ser ensinadas na escola. Condições ideais na saúde dependem da inteligência das pessoas e por ai vai . . .

Van der Camps disse...

A busca da parceira ideal mereceria um livro . . .

Van der Camps disse...

Aqui entra a obsessão por rankings: estar nos primeiros lugares significa ter as melhores condições e provavelmente condições ideais. Agora entendo o "bonita, rica, inteligente e jovem". Essa seria a condição ideal para uma namorada/futura esposa. Como o ideal é pouco provável, precisamos escolher as variáveis que nos agradam ou interessam mais, dentro do universo que existe.

Van der Camps disse...

A família ideal: bonita, rica, inteligente, unida, sem conflitos. O emprego ideal: sem pressões, pagando bons salários, com pessoas decentes, conscientes, perto de casa, com boas condições físicas. Esse emprego existe: é o emprego público de alto nível no Brasil.

Van der Camps disse...

Condições ideais para o indivíduo: ter atingido o último estágio da pirâmide de Maslow. Ser amoroso e altruísta. Ser inteligente e integro. Ser honesto e ser fisicamente magro e e de preferência bonito.

Van der Camps disse...

Quando não existem as condições ideais o que acontece são problemas decorrentes das assimetrias: pessoas se unem para fazer o mal as outras visando o seu benefício próprio. É a eterna luta entre o bem e o mal, entre os diferentes, entre os felizes e os infelizes, entre os sábios e os ignorantes, entre os ricos e os pobres, entre os evoluídos e os atrasados, entre os inteligentes e os burros, entre os velhos e os jovens, entre os bonitos e os feios . . .

Van der Camps disse...

Qual a empresa privada ideal ? A maior de todas ? A mais tecnológica ? A mais lucrativa ? Resposta: a que você seja melhor tratado e possa desenvolver o seu serviço. Em termos de saúde é fácil saber. Em termos de educação também. Em termos políticos idem. Em termos econômicos nem se fala. Em termos pessoais basta uma conversa. Tudo pode ser avaliado. O Brasil é continuamente avaliado sob todos os aspectos. As empresas também. Avaliações subjetivas já são mais difíceis. Envolve julgamento de valores.

Van der Camps disse...

Diz o Gikovate que no mundo das ideias tudo é possível e perfeito. No entanto, a realidade se impõe, por mais feia que ela seja. Essa é uma constatação: pragmáticos X românticos. É a piada do copo: para os pessimistas está meio vazio e vai faltar água. Para os otimistas está meio cheio e vai sobrar água. Para o analista de sistemas basta cortar o copo ao meio e o problema está resolvido.