domingo, 24 de agosto de 2014

O mercado de financiamento de veículos no varejo é de 150.000 unidades por mês

É preciso saber que as vendas no varejo estão divididas em financiamentos e a vista. Para chegar a produção total precisamos somar as vendas a frotistas, que incluem principalmente as locadoras de veículos. Cerca de 25% das vendas no varejo são feitas a vista. Esses 25% devem ser aqueles que trocam de carro mais rapidamente e que pagam o IPVA a vista. Hoje em dia os bancos de varejo entraram com força no mercado de financiamento de veículos, já que consideram um mercado bom pela garantia que é o próprio carro e por terem o histórico do potencial de seus clientes, já que tem acesso a conta corrente e outros produtos que os mesmos possuem. Ou seja, é muito menos arriscado para eles conceder crédito para seus clientes comprar veículos do que o Banco GMAC, por exemplo, pois o GMAC somente tem acesso a pesquisa SERASA ou equivalente e demais documentos para concessão de crédito como comprovante de renda, etc. O Banco GMAC tinha por objetivo financiar o atacado e o varejo, porque ninguém no mercado bancário queria fazer. Para a GM a única vantagem do Banco era administrar o caixa da própria GM, deixando de pagar pedágio quando das aplicações e comprando toda a produção instantaneamente no caso da Factoring. Como o meu amigo Ricardo previu o Banco GMAC perderia o varejo para os demais bancos e o atacado ficou para as próprias concessionárias, que foram capitalizadas pelas Factoring. Como sempre, tudo aquilo que é complicado é mais caro e tudo que é mais caro é atacado pelos concorrentes com fortes argumentos e tende a desaparecer. Restou o Consórcio que é algo que acho que não interessa aos bancos comerciais. E assim o Banco GM deixou de ter 1000 empregados para ter 305 hoje em dia . . .

3 comentários:

Van der Camps disse...

A razão de manter o Banco GMAC e as demais empresas é apenas estratégica: quando o mercado não quiser ou não tiver dinheiro para financiar os carros o Banco entra como alternativa. Não existe interesse em ser um grande player nesse mercado, apenas atuar quando necessário, já que a fabrica não pode parar por conta de variações no mercado de financiamento/crédito.

Van der Camps disse...

É sempre a velha diretriz: quando a empresa ou o seu setor não é a finalidade principal do negócio não espere grandes possibilidades de ganhar muito, fazer grande carreira, etc.

Van der Camps disse...

A GM é de longe a que menos vende para frotistas porque a margem é muito pequena. Quem mais vende para frotistas é a FIAT e a Volks. Então faz toda lógica a FIAT e a Volks venderem carros feios, pelados e caros. A GM é a que mais vende carros no varejo em São Paulo. Os maiores frotistas são as locadoras em particular a Localiza, que vive de vender carros usados e não exatamente de locar carros.