terça-feira, 12 de agosto de 2014

A margem de lucro no mercado imobiliário - 12% até 20%

Li essa notícia recentemente. Será uma margem justa ??? Como o valor do bem, no caso apartamentos ou casas, é muito elevado, pelo menos nas grandes cidades, percebe-se como ser dono de construtora fez muitos milionários pelo menos na última década. Quem deu esse lucro para os construtores ??? Aqueles que compram imóveis financiados principalmente. Todos na cadeia produtiva ganharam e muito. 

3 comentários:

Van der Camps disse...

O pessoal da industria automobilística também deve ter ganho muito, afinal a produção duplicou. De novo, como 70% dos veículos são financiados, quem paga a conta é o consumidor. Aqui, ao contrário do imóvel, o preço absoluto não subiu muito. O ganho foi de escala de produção, ou seja, em produtividade.

Van der Camps disse...

Na compra de um imóvel a pessoa usa seu FGTS e faz um financiamento de longo prazo. Para muitos o único bem de raiz que possuem é a casa em que moram. Muitas vezes para compor a renda várias pessoas se juntam. Todo o movimento se deu em função de uma mudança jurídica que fez o comprador do imóvel aceitar uma alienação fiduciária, o que permite maior agilidade ao banco garantidor.

Van der Camps disse...

Um empresário é alguém que gera produtos ou serviços para a sociedade. Como a sociedade remunera cada um desses empresários é uma questão complexa, que envolve muitas variáveis. A principal é o consumidor. Quem tiver o consumidor na mão terá lucro, já que ser empresário muitas vezes pressupõe lutar com a concorrência, ou seja, com competição pelos recursos dos clientes.