Em termos absolutos é o maior nível do Brasil. A capital tem quase 12 milhões de pessoas. O número indica que aqui devem existir bons empregos que necessitam de profissionais com curso superior. Na prática, apenas 1,5 milhões estão empregados. A diferença deve ser de pessoas aposentadas, profissionais liberais e empresários. O total de empregados com nível superior no estado de São Paulo é de 2,2 milhões, o que mostra a dificuldade de encontrar um emprego de nível superior no interior do estado. Um grande número são de funcionários públicos com certeza. Caso apliquemos diretamente o percentual de 2% para empregados em empresas multinacionais de forma linear chegaremos a 30.000 empregados com nível superior nessas empresas. São números de fontes diferentes e devem ser avaliados com restrições mas mostram uma determinada grandeza de valores. Não mostram quantas dessas pessoas tem consciência cósmica . . .
domingo, 31 de agosto de 2014
sábado, 30 de agosto de 2014
A diferença entre inteligência e consciência . . . 10 !
Frequentemente, nós confundimos inteligência com consciência ou observação. Inteligência é a habilidade para classificar, julgar, analisar e dissecar. A consciência é a capacidade de ver as classificações, os julgamentos, as análises fora de você.
Lutar contra 80% de novo
Nestes tempos estou interessado em comprar um carro novo. São tempos em que a indústria automobilística está com excesso de estoques, demitindo empregados, etc. Um incauto pensaria que os preços baixariam em uma situação dessas. Acontece o oposto: os preços podem até subir, desde que as vendas sejam feitas em parcelas "sem juros". É exatamente isso que está acontecendo já que 80% das vendas são feitas a prazo. Já no mercado de usados a coisa pode realmente ser diferente já que a lei da oferta e da procura entre particulares não tem normalmente a figura da financeira intermediando a transação. O mais engraçado é que os "inteligentes" que compram a prazo aqui no Brasil nem tem noção se são capazes de pagar ou não a prestação: deixam essa parte da transação para os peritos, autoridades e especialistas em crédito. O máximo que fazem é preencher várias fichas e submetê-las a vários bancos e financeiras. Ou seja, mesmo em se tratando de uma compra de valor elevado e com comprometimento elevado de renda futura muitas vendas são por impulso. E por trás dessa compra por impulso pode estar as maiores limitações emocionais, complexos de inferioridade, etc etc etc. Mesmo em se tratando de imóveis o que acontece é a mesma coisa. A pessoa em geral somente troca de imóvel porque precisa, tendo em vista os preços e dificuldades inerentes. E da mesma forma, as pessoas se apresentam nos estandes de venda onde estão os "demônios da HP" e os planos de financiamento pré-determinados, sem ter a mínima noção do que tem capacidade de comprar com sua renda. Essa é a regra do mercado, exatamente o oposto do Non Ducor Duco. É por isso que nunca comprei um imóvel na planta ou novo. É por isso que deverei comprar um carro novo de uma empresa com vendas pouco expressivas no mercado, que está interessada em vendar mais por menos.
sexta-feira, 29 de agosto de 2014
O percentual de terapeutas com alta inteligência intrapessoal
Na população em geral são 2% das pessoas. Podemos chutar que entre terapeutas sejam 10 vezes mais, ou seja, 20%. E serão esses 20% que serão os melhores com certeza. Seria temerário imaginar que o percentual seja maior pois não existe nenhum filtro para entrar na profissão. Assim sendo é querer demais que os psicólogos do convênio sejam "top de linha" e muito interessados nas minhas conversas pelo preço que recebem. Para encontrar esse tipo de pessoa somente fazendo prospecções em números grandes e mesmo que as encontrasse que interesse elas teriam em ser meus amigos ??? Nenhum. O pessoal que cria cursos de divulgação das coisas do espírito de certa forma faz isso: compartilha conhecimento e bate papo mas com quem os procura. E entre aqueles que os procuram a maior parte deve ser de curiosos. Temos o exemplo do Cenáculo de São Paulo.
A tolerância a burrice
Quanto mais inteligente uma pessoa é, mais intolerante a burrice ela fica. Isso acontece porque a pessoa inteligente sofre com o saber o que é preciso fazer não podendo fazê-lo por não ter poder. Pessoas mal intencionada até sabem o que é preciso fazer mas não o fazem por interesses egoístas pessoais.
Aquilo que não te mata te faz mais cruel, mais frio e mais filho da puta
Essa é a ideia do olho por olho dente por dente, que era a regra antes do advento de Jesus Cristo, o Mestre Netuniano. Trata-se da ideia de vingança ao invés do perdão. Foi o que aconteceu com uma parente próxima. Muitos ainda estão nessa vibração. Em especial os fracos, porque são os fracos que mais querem vingança. E a vingança aparece nas ações trabalhistas e em tantas outras, já que o judiciário é a antítese do amor. E já está provado que o amor é que nos faz viver mais e melhor, inclusive por pesquisas científicas. Vivemos em uma época de intolerância total: você encosta um dedo na pessoa e ela quer te arrancar os olhos. Vale o mesmo para um comentário. Triste.
quinta-feira, 28 de agosto de 2014
A necessidade de tornar a vida mais suportável e agradável
Existem pessoas, normalmente aquelas que não estão conectadas ao mundo, que vivem como bois nos pastos: ruminando. Essas pessoas nada sabem das novidades, não leem um jornal, não fazem uma viagem longa, não tem contato com outras realidades mais interessantes que a sua. São elas mesmas desinteressantes e comuns. Para essas pessoas a vida lhes parece boa porque suas expectativas são pequenas. É fácil satisfazê-las. São aquelas que compram Gol Prata a vida inteira. No entanto existe outro tipo de pessoa: um tipo que quer sempre melhorar, que quando tem contato com algo bom pergunta quanto custa e como se faz para obter. Alguém up to date com tudo de bom que existe no mundo, seja na arte, na arquitetura, no mercado automobilístico. Trata-se de uma pessoa exigente e que não é fácil de satisfazer porque ela sabe o que é bom. Esse tipo de pessoa precisa de lenimentos para suportar a dor de viver em um mundo atrasado e cheio de trogloditas como o nosso. Esses lenimentos podem ser uma refeição agradável e com bons pratos em companhia das pessoas que ama, por exemplo. Pode ser a compra de um carro top premium de 4 em 4 anos. Pode ser escrever neste blog. De qualquer forma são poucos que podem se dar a esse luxo. A grande maioria vai comprar um carro pé de boi mesmo, porque é mais barato e mais econômico ao longo do tempo de uso. Eu particularmente preciso da emoção, da alegria de viver e de me sentir vivo mas sei que não sou a regra.
quarta-feira, 27 de agosto de 2014
80% dos motoqueiros acidentados
Dizem que não tiveram culpa pelo acidente. E eu acredito em Papai Noel !!! Essa é uma prova de como a percepção de certas classes sociais é distorcida. Eu me lembro dos idiotas que bateram no meu caro e que desceram colocando a culpa em mim. E o número de idiotas é maior nos bairros mais pobres, já que existe uma forte correlação entre pobreza e ignorância. Uma solução preventiva é evitar circular por esses bairros, morando em bairros melhores. Bateram várias vezes no meu carro aqui em São Paulo e foi sempre um animal que bateu. Pessoas mais equilibradas não batem no carro dos outros e se o fazem normalmente é sem grande violência ou prejuízo físico/material.
Tem quem nasça generoso e fique malvado
A grande maioria das pessoas já nasce egoísta porque isso é um imperativo da raça humana: o bebe tem de ser egoísta para poder sobreviver. Com o passar do tempo e das experiências vividas na infância esse egoismo pode diminuir ou não. Como o crescimento é automático e a maturação sexual idem, esses indivíduos vão procurar parceiros sexuais. E é nesse momento que podemos ter grandes problemas, porque em geral o egoísta precisa de alguém que lhe dê amor. E a pessoa que dá amor é chamada de generosa. Muitos casais se formam assim e permanecem, até que o generoso perceba que está sendo explorado e não está recebendo nada ou pouco em troca. Nesse momento o generoso "desperta" do seu torpor e a separação acontece. Ou seja, o generoso fica "malvado" de repente e não quer mais gastar tempo, dinheiro e dedicação com o "egoísta". Dois egoístas dificilmente ficarão juntos por muito tempo e dois generosos podem ser pouco práticos. O ideal é que todos fosse justos. Dessem e recebessem em quantidade e qualidade. Aqui entraríamos em um campo minado e perigoso porque distorções de todo tipo são possíveis, conforme o grau de evolução moral de cada criatura. Trata-se de uma questão de valores: o que é importante e valioso para um não é para o outro, porque a história de um é diferente da do outro e também porque cada um é cada um.
Regressão
Toda vez que temos uma crise duas soluções são possíveis: ou aprendemos e evoluímos para um patamar superior ou regredimos ao estágio anterior. Em termos materiais a regressão é sempre a regra: em uma crise financeira perderemos inevitavelmente dinheiro ou bens. Em termos emocionais pode acontecer uma evolução ou regressão, valendo o mesmo para a consciência e para o espírito. Eu sempre procurei evoluir: materialmente, emocionalmente e espiritualmente. No entanto, como a evolução não é uma reta ascendente contínua também tive os meus revesses, em particular no âmbito financeiro. No entanto, regressão emocional é muito comum, como por exemplo alguém tem uma desilusão amorosa e decide nunca mais amar ninguém. Vale o mesmo para quem compartilha segredos é é vítima de chacotas por exemplo. Um caso interessante apareceu recentemente: uma grande perda financeira levou a uma regressão na capacidade de amar. A pessoa que perdeu tornou-se mais egoísta, mais arrivista, muito menos altruísta e mais dura e insensível aos apelos dos outros. Quando a farinha é pouco meu pirão primeiro passou a ser a diretriz dessa pessoa.
terça-feira, 26 de agosto de 2014
Depressão e incapacidade em acidentes de moto
A depressão atinge jovens em plena idade produtiva. Trata-se de uma doença incapacitante e que demora a ser curada (se for). Por isso gera grande prejuízo econômica e portanto tem um grande interesse em ser estudada e evitada pela comunidade médica. Depressão em velho aposentado não interessa muito ao "sistema". O mesmo acontece com acidentes de moto: custam fortunas, em geral impactam a mobilidade do sujeito, que é jovem e teria muito a produzir. Quando são contribuintes da previdência são aposentados por invalidez e irão gerar 60 anos de despesas, além de muitas vezes também necessitarem de alguém para ajudá-los a viver em tempo integral. O pior é que 80% desses motoqueiros que se envolvem em acidentes graves dizem que não foram culpados, o que é um absurdo, já que sabemos que a segurança em uma moto é 90% ativa, ou seja, depende basicamente da capacidade e treinamento do motociclista. Esses problemas de saúde podem e já estão levando o Brasil a falência, em vários sentidos.
Com a recessão batendo a porta e o aumento de inadimplentes
Os bancos aumentam os juros e aumentam o rigor na concessão do crédito. É o que todos fazem: se defendem ! Banco não é bonzinho não !!! Seguros não tem a mesma lógica. O comércio faz o mesmo e a indústria também. Na sequência as famílias cortam o "supérfluo" que é tudo o que pode ser substituído: escola particular, convênio médico, passeios de final de semana, programas culturais pagos, diversão em geral, viagens curtas ou não, comer fora de casa, terapia ou psicanálise, ida de carro ao serviço. Ou seja, tudo o que torna a vida mais suportável e agradável. Somente a classe rica, que não é muito afetada por oscilações econômicas continua a fazer tudo como sempre fez. A demanda da classe rica por produtos e serviços é inelástica. Duro é gerar volume em algo que a classe alta consome, já que são apenas 2% da população. Mesmo os produtos e serviços para essa classe costumam aceitar de vez em quando simples mortais das classes inferiores, nem que seja em promoções como a do Dinho´s Place.
segunda-feira, 25 de agosto de 2014
O advogado simplesmente age em defesa do seu cliente que é também o seu interesse próprio
Nessa função o advogado não é necessariamente ético muito menos igualitário ou mesmo razoável. Pouco se importa com a sociedade ou com a verdade. Está unicamente interessado na "sua" verdade. Portanto, infelizmente, como disse uma vez Dona Iole, advogados são terríveis mas não se vive sem eles. Triste que seja assim . . .
Seguradoras, bancos que concedem crédito, governo e juízes ficam sentados
Essa é a característica principal dessas profissões. Ficam sentados esperando o "venham a nós". Na prática muitas (serão todas ?) as profissões são assim, como por exemplo o comércio. Na prática existem profissões onde até a propaganda é proibida pelo código de ética, como no caso de médicos, dentistas e advogados. Mas no caso em epígrafe é mais significativo porque quem decide tem acesso apenas a papéis. E os papéis tudo aceitam. Isso mostra como estão vulneráveis essas funções a fraudes. O único meio efetivo de evitar tais fraudes é com inteligência ou seja com informação válida. Com o desenvolvimento da eletrônica, em particular do chip houve uma revolução: câmaras ficaram baratas e passou-se a filmar tudo e a todos, dados podem ser acumulados e consultados com facilidade, pegando mentiras e segredos que antes desapareceriam no tempo. Acontece que tudo evolui e os estelionatários também usam sua inteligência para dar golpes cada vez mais elaborados. No limite iremos sempre terminar em alguma pessoa dotada de poder: pode ser um guarda de transito, pode ser um analista de crédito, pode ser um empresário, pode ser um técnico previdenciário, um perito médico do INSS, um juiz. E conforme o processo for mais ou menos evoluído teremos mais ou menos prejuízo e maior ou menor capacidade de detecção e eliminação rápida dos canceres. A analogia com doenças é sempre perfeita nesses casos. E resumindo, a corda sempre arrebentará do lado mais fraco.
Brochar é a humilhação privada e ser corneado a humilhação pública
Vi uma pesquisa onde esses eram os maiores medos dos homens, mais ainda do que perderem o emprego, ficarem doentes ou ficarem pobres. Não me lembro da posição de ser preso. Acessando a internet li que a ordem dos fatores mudam conforme o estado. Perder o emprego em Minas por exemplo está em primeiro lugar. Aqueles que brocam tem medo de perder a mulher para outro. E os que foram corneados já perderam . . .
Oportunismo
O médico oportunista: ou você me paga ou morre !!! O que você prefere ? me dar o seu dinheiro juntado com sangue suor e lágrimas ou deixar para os herdeiros ??? Como 99% são egoístas é claro que tendo dinheiro vão pagar o médico. O advogado oportunista: a propriedade do seu avô está enrolada por problemas legais. Ela vale R$ 700.000,00. Eu quero R$ 12.000,00 para fazer um papel e acompanhar o processo. Ou você paga o que eu quero ou então não vai vender a propriedade e sua herança ficará perdida de qualquer jeito. O engenheiro civil oportunista: sem a minha assinatura você não pode construir porque o governo não aprova. Então o grande sonho da sua vida não sairá do chão sem o poder a mim delegado. E depois todos profissionais liberais aqui no Brasil são corporativistas: jogam o preço por seus serviços lá em cima e ficam como os jacarés esperando seus clientes. Preferem trabalhar pouco e ganhar muito, enquanto esperam sua fama difundir-se. Quando ficarem famosos, ai aumentam o preço e passam a trabalham mais, de forma a ficarem ricos.
Ingressar no serviço público por vocação
Foi isso que um estudo determinou fazer a diferença nos cadetes de West Point. E com certeza faz toda diferença nas carreiras públicas de estado. Carreiras públicas de estado pertencem privativamente ao estado e independem do governo. Infelizmente muitos se encostam nessa funções pelos seus benefícios. Na inciativa privada você não dura, nem no empreendedorismo. No entanto temos mercenários entre os empresários e entre os profissionais liberais. É por isso que gosto de quem tem vocação. Não precisa ser um diletante, que trabalha por amor a arte mas também não precisa ser um mercenário.
Tudo na Astrologia é dual
Tudo na Astrologia é Dual e assim são os desígnios dos planetas. Percebo que conforme o meu estado de ânimo vejo mais os aspectos negativos de cada planeta e esqueço os positivos. No entanto, dizem os astrólogos que alguns planetas são mais benéficos e outros mais maléficos e isso existe. Assim o Sol, Vênus e Júpiter seriam benéficos. Marte, Saturno, Urano, Netuno e Plutão seriam maléficos. A Lua e Mercúrio seriam neutros. Essa seria minha interpretação. Podemos observar como as punições (planetas maléficos) são em maior número que as recompensas (planetas benéficos). Triste.
Urano
Dizem que Saturno é o Grande Maléfico e que Marte é o Pequeno Maléfico. Com certeza essas declarações são anteriores ao descobrimento de Urano. Urano, em um país como o Brasil, é com certeza um fator gerador de problemas para a vida da pessoa. Você será criticado, hostilizado, agredido. Urano será bem recebido em uma sociedade como a americana ou outros lugares do mundo mais avançados ainda. Urano pode te levar a esquizofrenia por exemplo. Junto com Mercúrio com certeza são os planetas que representam a inteligência no zodíaco e por tabela a ciência e suas descobertas.
A pena mais amarga entre os homens é ter muito saber sem ter o poder
É o meu caso. Muito saber para pouco poder. Pena amarga. E depois dizem que eu sou um boa vida. Meu alento são minha amizades, que é onde posso expor e aplicar meus conhecimentos. Talvez por isso eu tenha desejado tanto o poder. No lugar de Presidente, Governador ou Prefeito eu poderia realizar muito. Quando digo que a Diretoria seria meu lugar natural ouço de um amigo que trata-se de um sonho. Para ter poder político você precisa convencer os "inteligentes" eleitores que você é o "melhor" candidato. Para ter poder em uma companhia aberta você precisa de que a vaga exista e que a companhia não vá a falência. A o que mais me doeu foi saber como educar minha filha e não ter tipo poder para tanto. Realmente esta encarnação foi de todo tipo de provação e ainda não acabou. Vejo que eu tenho razão ao verificar que a vida de todos os meus conhecidos exceto talvez um foi bem mais amena que a minha, pelo menos nos aspectos principais. Sofrimento pouco é bobagem !!! Triste.
domingo, 24 de agosto de 2014
Era muito bom e antevi dificuldades irremediáveis
Uma médica me perguntou se eu fiquei doente antes de acontecer os problemas ou depois. Disse-lhe que foi antes. E eu não estava errado nas minhas previsões. A Kodak simplesmente desapareceu, com a superação da fotografia química pela eletrônica. Pediu concordata. E eu fui defenestrado bem antes disso, em 1994. Depois entrei no Banco GM, pertencente a GMB, a maior empresa americana no Brasil. Meu futuro era lá e inclusive nos Estados Unidos mas uma vez mais a crise desabou sobre a minha cabeça e dessa vez eu não resisti e adoeci. O futuro do Banco também foi negro, com diminuição do seu mercado, de receitas, de empregados, de relevância. Era mais um lugar que eu gostava, onde aprendia, que me pagava bem e onde eu teria futuro. Uma pena. E junto com essas empresas acabou minha vida profissional e meu futuro brilhante, inclusive com minha perspectiva de formar uma linda família, com filhos, etc. Depois para enterrar de vez o capital americano no Brasil, tivemos 12 anos de governo de esquerda aqui no Brasil até agora, com hostilidades aos Estados Unidos, já que eles patrocinaram o golpe militar de 1964 e apoiaram a ditadura militar. Meu diferencial que era o inglês fluente murchou com a doença e com esse cenário. Minha salvação seria ter imigrado para os Estados Unidos. Eu era amigo dos americanos, era próximo culturalmente deles, cheguei a ser convidado mas maktub foi mais forte. Triste.
O mercado de financiamento de veículos no varejo é de 150.000 unidades por mês
É preciso saber que as vendas no varejo estão divididas em financiamentos e a vista. Para chegar a produção total precisamos somar as vendas a frotistas, que incluem principalmente as locadoras de veículos. Cerca de 25% das vendas no varejo são feitas a vista. Esses 25% devem ser aqueles que trocam de carro mais rapidamente e que pagam o IPVA a vista. Hoje em dia os bancos de varejo entraram com força no mercado de financiamento de veículos, já que consideram um mercado bom pela garantia que é o próprio carro e por terem o histórico do potencial de seus clientes, já que tem acesso a conta corrente e outros produtos que os mesmos possuem. Ou seja, é muito menos arriscado para eles conceder crédito para seus clientes comprar veículos do que o Banco GMAC, por exemplo, pois o GMAC somente tem acesso a pesquisa SERASA ou equivalente e demais documentos para concessão de crédito como comprovante de renda, etc. O Banco GMAC tinha por objetivo financiar o atacado e o varejo, porque ninguém no mercado bancário queria fazer. Para a GM a única vantagem do Banco era administrar o caixa da própria GM, deixando de pagar pedágio quando das aplicações e comprando toda a produção instantaneamente no caso da Factoring. Como o meu amigo Ricardo previu o Banco GMAC perderia o varejo para os demais bancos e o atacado ficou para as próprias concessionárias, que foram capitalizadas pelas Factoring. Como sempre, tudo aquilo que é complicado é mais caro e tudo que é mais caro é atacado pelos concorrentes com fortes argumentos e tende a desaparecer. Restou o Consórcio que é algo que acho que não interessa aos bancos comerciais. E assim o Banco GM deixou de ter 1000 empregados para ter 305 hoje em dia . . .
A arte da mídia destacar o que lhe interessa
Quando eu estava no ginásio meu livro de português chamava-se Comunicação e Expressão. Naquela época eu não entendia muito o porque do nome. Hoje, depois de passar pela Universidade e pela Faculdade de Engenharia Eletrônica com enfase em Telecomunicações é muito claro: comunicação não é o que você diz ou fala mas o que o outro entende. E expressão é a enfase ou o que queremos destacar de um assunto qualquer. Também aprendi a fórmula da informação, que tem a ver com a probabilidade de ocorrência do evento. É assim que a mídia funciona basicamente. Pessoas de origem humilde que ascenderam socialmente são incensadas por exemplo. Cria-se uma imagem de super herói, que não existe, confirme pude comprovar lendo o livro Pull, por exemplo. Hoje eu sei que o super homem não existe mas na minha infância eu acreditava nele. Aliais eu fui vítima do cinema e suas ilusões bem como dos filmes da televisão. É muito claro que no pain no gain é a regra do mundo, que existem muito mais punições e menos recompensas. Mais fracassados que vitoriosos. Em tudo.
Dois milhões e setecentas mil pessoas tem nível superior em São Paulo
É o maior número absoluto, já que em todo pais existiriam nove milhões de pessoas com nível superior. Agora, ter nível superior não significa que você está nos 2% da elite econômica brasileira, ou seja, nos quatro milhões que ganham acima de R$ 13.800,00 por mês mas é um bom indicador. Existirão pessoas com nível superior empregadas nas grandes empresas e são essas que a RAIS detecta. E são essas pessoas que ganham em média R$ 5.500,00 por mês. Difícil é ficar no emprego ganhando bem e recebendo aumentos reais ano a ano, já que a economia oscila e com isso as empresas demitem aqueles que ganham mais e contratam substitutos mais baratos. O maior empregador de pessoas de nível superior são os governos em geral e essas pessoas estão livres em geral do desemprego. O triste é que não basta ser bom para se ter sucesso profissional e ganhar bem. Triste . . .
Luz e sombra
Leitura de um blog garimpado nos arquivos da CBN levou-me a uma terapeuta que mostrou claramente que as pessoas em geral tentam aumentar o máximo a sua "luz", ou seja, o seu lado honesto e brilhante e escondem o mais que podem o seu lado "sombra", ou seja, os seus podres. Como são ridículas essas pessoas para um escorpiano bem treinado como eu !!! Meu destino é clarear e integrar a sombra de tudo e de todos. Por causa disse desci ao inferno do inconsciente e retornei. Os outros não fizeram esse exercício de espiritualidade. Como já escrevi em outro artigo vejo claramente a sombra que a pessoa está tentando esconder e a revelo através de perguntas. Tento trazer para a consciência do meu interlocutor aspectos que ele recalcou no inconsciente para que ele integre a sombra mas como os melhores psicoterapeutas nem sempre tenho sucesso. O resultado dessa falta de integração é a perda de liberdade e liberdade é o que mais preza o indivíduo com Urano na casa I. Canso de ver as pessoas usarem eufemismos e mentiras para diminuírem sua responsabilidade por defeitos morais e socialmente reprováveis. Segredos tem a mesma função: proteger seu dono de enfrentar a execração privada ou pública.
A mente punitiva - Crimes Dolosos e Culposos
A justiça em todo o mundo pune com muito mais rigor crimes intencionais, ou seja, dolosos, do que crimes involuntários, que são os culposos. Eu me lembro do nascimento do meu dente do siso que entortou os outros. Não é doloso mas é culposo, porque um dentista previdente, poderia prever isso e agendar uma consulta antes do problema acontecer, inibindo o processo e evitando que meus dentes entortassem. O código penal tem seções também chamados de títulos: crimes contra a pessoa, contra a honra, contra o patrimônio, contra a administração da justiça, etc A vingança é sempre intencional portanto dolosa. E a vingança é em geral praticada pelos fracos. Em geral quem denuncia é quem foi colocado de fora da mamata denunciada. O cidadão idealista que fiscaliza a tudo e a todos por dever de consciência é uma utopia. Essa é a realidade aqui no atual nível de desenvolvimento social e individual do brasileiro.
sábado, 23 de agosto de 2014
Estágios de desenvolvimento
Ninguém está plenamente desenvolvido em tudo quando jovem. Cada um irá se desenvolver em uma direção e com determinada velocidade, segundo seu interesse e recursos. Quando nos encontramos com um interlocutor algo pode acontecer: ele pode nos falar algo que não estamos preparados para decodificar naquele momento, por um motivo qualquer. Caso acreditemos no que esse interlocutor diz, com nosso aprimoramento contínuo (leituras de artigos de jornais, conversas com outras pessoas, discussões com amigos e familiares, papos com professores, pesquisas ativas na internet, busca de livros na Estante Virtual ou bibliotecas públicas, etc) poderemos um dia no futuro absorver aquilo que nos foi dito e então compreender. Valem também as experiências pessoais, desde que elas sejam diversas e complexas. É na complexidade desses encontros que nos desenvolvemos. E para quem tem o sol na casa III de Gêmeos não existe assunto proibido ou desinteressante.
A seguradora exigente
O seguro é uma área que considero muito interessante porque tem de um lado muita estatística e de outro o incerto, o imprevisível, também chamado de sinistro. A finalidade do seguro não é enriquecer a pessoa beneficiária mas simplesmente repor ou mantém o que pessoa já possui. No entanto estamos no Brasil e o Brasil é o pais dos golpista de todo tipo, das falsas declarações, das omissões, dos "chapéus", das rasteiras e dos engôdos Assim as empresas aqui são selecionadas por serem mais previdentes. Aquelas que não forem vão a falência e são eliminadas do mercado. Em teoria, quanto mais eficiente uma empresa de seguro, menor pode ser o prêmio que a mesma cobra de seus segurados. No limite isso significaria apenas pagar indenizações de seguro para eventos fortuitos, realmente fruto do azar e imprevisíveis. Eventos assim são raros por que em geral dependem da ocorrências da várias circunstâncias concomitantemente, o que em termos estatísticos é bem raro. Quando a seguradora está com problemas momentâneos de caixa ela simplesmente pode declinar o pagamento do seguro e ao segurado pode sobrar apenas a via judicial para ser indenizado. As segurados ante esse cenário utilizam-se de várias estratégias de comercialização: umas não fazem grandes exigências para aceitar o segurado, em compensação limitam a indenização e até a reduzem com o aumento do risco. Outras seguradas, mais sérias e elaboradas, especulam através de formulários próprios minúcias sobre a vida econômica e financeira do candidato a segurado, bem como detalhes de sua condição de saúde. Com essa atitude "filtram" os potenciais golpistas, já que omissões nesses formulários levarão a declinação do pagamento da indenização. Somente a exigência do preenchimento desses formulários tem efeito dissuasivo porque o oportunista já percebe antecipadamente que vai se dar mal. Quanto maior o risco e quanto maior a provável invericidade do que é proposto ou dito maior são os procedimentos de verificação e controle. É assim com seguros e com a concessão de créditos e a compra e venda de bens de elevado valor como imóveis e veículos. É lógico, é racional e é praticado.
A seguradora exigente
O seguro é uma área que considero muito interessante porque tem de um lado muita estatística e de outro o incerto, o imprevisível, também chamado de sinistro. A finalidade do seguro não é enriquecer a pessoa beneficiária mas simplesmente repor ou mantém o que pessoa já possui. No entanto estamos no Brasil e o Brasil é o pais dos golpista de todo tipo, das falsas declarações, das omissões, dos "chapéus", das rasteiras e dos engôdos Assim as empresas aqui são selecionadas por serem mais previdentes. Aquelas que não forem vão a falência e são eliminadas do mercado. Em teoria, quanto mais eficiente uma empresa de seguro, menor pode ser o prêmio que a mesma cobra de seus segurados. No limite isso significaria apenas pagar indenizações de seguro para eventos fortuitos, realmente fruto do azar e imprevisíveis. Eventos assim são raros por que em geral dependem da ocorrências da várias circunstâncias concomitantemente, o que em termos estatísticos é bem raro. Quando a seguradora está com problemas momentâneos de caixa ela simplesmente pode declinar o pagamento do seguro e ao segurado pode sobrar apenas a via judicial para ser indenizado. As segurados ante esse cenário utilizam-se de várias estratégias de comercialização: umas não fazem grandes exigências para aceitar o segurado, em compensação limitam a indenização e até a reduzem com o aumento do risco. Outras seguradas, mais sérias e elaboradas, especulam através de formulários próprios minúcias sobre a vida econômica e financeira do candidato a segurado, bem como detalhes de sua condição de saúde. Com essa atitude "filtram" os potenciais golpistas, já que omissões nesses formulários levarão a declinação do pagamento da indenização. Somente a exigência do preenchimento desses formulários tem efeito dissuasivo porque o oportunista já percebe antecipadamente que vai se dar mal. Quanto maior o risco e quanto maior a provável invericidade do que é proposto ou dito maior são os procedimentos de verificação e controle. É assim com seguros e com a concessão de créditos e a compra e venda de bens de elevado valor como imóveis e veículos. É lógico, é racional e é praticado.
Conversas estimulantes intelectualmente
Sempre gostei de conversas estimulantes intelectualmente, desde que me conheço por gente, por volta de 7 anos de idade. Converso sobre qualquer assunto e quando não sou expert faço perguntas argutas e aprendo com a resposta do meu interlocutor. Não tive a sorte de ter esse tipo de conversa na minha casa e por isso fui buscá-la fora, nos outros. Assuntos científicos, filosóficos, teológicos, dialéticos, ideológicos. Nada disso era conversado com meus pais. Arte muito menos. Psicanálise nem pensar. Assuntos legais nada. Relacionamentos idem. Negócios também não. Trabalho idem. Nada na minha família era estratégico (estratégia é a arte de comandar exércitos). Também não havia muita sabedoria, no sentido que o sábio previne a ocorrência de problemas. Havia alguma inteligência, na medida que o inteligente resolve problemas. E também havia burrice, já que o burro cria problemas. Neste exato momento estou interessado em alquimia. Alguém mais por aí está comigo ???
sexta-feira, 22 de agosto de 2014
Uma das finalidades da justiça criminal é evitar vinganças eternas
Estou rodeado de pessoas vingativas. Que rogam pragas. Que amaldiçoam. Que xingam. Que desejam o mal para seus desafetos. Pessoas que sofrem uma pequena agressão emocional e que revidam com dez vezes mais violência, de forma totalmente desproporcional e claramente neurótica. Essa gente me cansa mas fazem parte da maioria. E é justamente por isso que existe a justiça criminal: para retirar da sociedade por tempos variáveis esse lixo que não sabe respeitar as mínimas regras de convivência. Também para dissuadir outros que pensarem em fazer o mesmo e finalmente para evitar vinganças privadas. Essas vinganças estão nos terreiros de macumba, nas denúncias e processos abertos por revanche, nos pensamentos forma enviados e nas brigas eternas. Muito triste saber que esse é o estágio evolutivo de grande parte da "humanidade".
Estarei feliz quando as pessoas que amo também estiverem
Em uma pesquisa sobre felicidade somente uma pessoa respondeu isso entre milhares. Ame ao próximo como eu vos amei está fora de moda mesmo. Aqui cabe um detalhe: o que fará aqueles que eu amo felizes pode não ser algo muito elevado. Afora os aspectos negativos que cuja supressão não trazem prazer positivo mas sim alívio que é universal e facilmente entendível, o que traz prazer positivo para um não é o mesmo para o outro. E aqui é preciso respeitar as diferenças individuais.
A doação do primo rico benevolente
Tão improvável quanto a doação do primo benevolente seria a doação do genro/nora e do cunhado. Esses parentes por afinidade não tem os mesmos genes que os parentes de sangue. E segundo o livro O Gene Egoísta não elegíveis a serem benevolentes e generosos. É por isso que o fiscal do imposto de renda não vai acreditar em sua doação de ou para um "parente" desses . . .
A Taschen é a maior editora de livros de arte do mundo
Segundo li na internet. E tem mais: já chegou ao milésimo exemplar publicado !!! Fiz buscas de livros por editora nas bibliotecas públicas de São Paulo e encontrei algumas preciosidades. Coisas que somente o acervo de 5 milhões de itens das bibliotecas municipais permite !!!
O Viés da Autoridade
Na sociedade brasileira somos domesticados desde cedo a endeusar a "autoridade". Isso começa em casa, com os pais sendo deuses infalíveis nas suas decisões sobre tudo e em particular sobre o que fazer com os filhos. Depois passava-se a endeusar o "patrão" e por fim as autoridades civis, eclesiásticas e militares. Existem teorias que dizem que os homens ou lideram ou preferem serem liderados. O que eu sei que esse tipo de viés muda conforme o país e seu grau civilizatório. Também sei que quanto mais pobre e desprovida de qualquer possibilidade de luta mais submissa é a criatura a "autoridade". Uma versão modificada é a de se acreditar em tudo o que o perito, autoridade ou especialista diz. Acontece que o perito, a autoridade e o especialista também eram e tem suas limitações. Triste.
Venda de produtos usados
Acho que eu nunca comprei nada usado exceto automóveis no início da minha vida produtiva. Com aquelas compras aprendi muito sobre como me enganaram e eu me enganei e como não tinha consciência dos detalhes. Também comprei todos meus imóveis usados. Tenho um amigo que dizia: comprou o carro errado ? Passa para frente e esqueça o assunto !!! Com automóveis isso é viável mas com imóveis o custo é muito elevado. Em uma escala descendente de valores temos móveis e eletrodomésticos. Sempre doei meus móveis e eletrodomésticos, tanto para familiares quanto para estranhos ou casas de caridade. O resto que temos em nossa casa não tem nenhum valor de troca. Então compro tudo novo. E vendi algo usado apenas uma vez: um portão de alumínio que sobrou da reforma da casa do meu pai. Para vender é necessário anunciar. Não em qualquer lugar mas onde os compradores procuram. E para comprar é preciso fazer o oposto: procurar onde estão anunciados os bens que queremos comprar. Na prática uso esses sites de venda mais para fazer e comparar o preço do novo e suas alternativas. Pessoas que vendem coisas usadas muitas vezes procuram comerciantes de coisas usadas e pedem para que esses senhores avaliem e façam uma oferta pelo que querem vender. É o caso de imóveis, carros e até móveis. No imóvel a imobiliária cobra até 6% de comissão pelos seu "trabalho". No caso do carro o "comerciante" desvaloriza o carro em 25% do preço de tabela publicado e no caso de móveis o comerciante oferece migalhas, quando simplesmente não se interessa em oferecer nada. Já vi isso acontecer muitas vezes.
Como negocia um São Tomé
Ontem tive uma "aula" de negociação com um "São Tomé". O São Tomé em questão é meu amigo e por isso pude explorar seus pensamentos e não somente o "visível". Ele me explicou que primeira faz um preço "ideal", ou seja, fundamentado em alguma referência que ele julga válida, como por exemplo os argumentos do "especialista", "perito" e "autoridade" sobre o comércio do bem em questão. Não faz pesquisas independentes, nem monitora as tendências do mercado. O próximo passo é "testar" o mercado, ou seja, anunciar o bem pelo preço sugerido pelo especialista, perito e autoridade. Aqui acontece o "milagre": como em geral o bem não é vendido pelo preço "sugerido" o São Tomé chega a conclusão que tem de baixar o preço. Nesse momento ele baixa o preço mas aos poucos. E faz esse processo interativo até achar o preço que o mercado está disposto a pagar pelo bem anunciado. Tudo muito racional mas trabalhoso e nem sempre eficiente ou eficaz. Eu prefiro ser bem mais prático: procura saber o preço que os outros conseguiram pelo bem e as ofertas que são concorrentes a minha. Ai faço um juízo de valor e vejo que tenho condições de oferecer um negócio melhor que meus concorrentes e então faço meu preço. Tudo o que vendi usado até hoje estava em excelente estado e mesmo assim somente consegui a venda fazendo um preço interessante para o comprador. Nunca me apareceu o comprador avoado e mão aberta que não liga muito para o preço do que está pagando. Talvez essa figura exista em outro tipo de comércio, como por exemplo mulheres que compram bolsa e sapatos por impulso . . .
quinta-feira, 21 de agosto de 2014
A contabilidade de empresas brasileiras
Não acredito na contabilidade de empresas brasileiras, exceto e ainda assim com restrições, daquelas que são auditadas por terem ações negociadas em bolsa de valores. Empresa brasileira tem dono brasileiro e empresário brasileiro não é exatamente um primor contábil e fiscal. A contrapartida é que o governo inventa muitos impostos pois sabe que haverá sonegação. O governo fiscaliza quem é mais fácil: as pessoas físicas assalariadas. E todas as transações patrimoniais. E quando pega alguém sonegando simplesmente arrebenta porque essa é a técnica da coroa portuguesa deste a repressão a movimentos separatistas. Grandes empresas terão maiores controles e isso é natural mas se seus donos forem desonestos a contabilidade poderá simplesmente não refletir porque é passiva e dependente da decisão do "dono". Documentos falsos, operações de todo tipo fictícias e outros artifícios primários com certeza são usados todos os dias em transações ilícitas de todo tipo perpetradas por essas empresas.
Paciência Zero
Meu amigo me disse hoje que ele não tem mais paciência com a prestação de serviço que recebe. Qualquer dificuldade já o faz reclamar e descartar voltar ao estabelecimento comercial responsável. É assim que mesmo um lugar premiado, como o Hamburguer do Seu Oswaldo foi criticado por ele. Pessoas assim não estão dispostas a perdoar os erros do seu semelhante. Consideram inadmissíveis simples escolhas comerciais, como aceitar cartão de crédito como meio de pagamento ou não. Quanta intolerância meu Deus !!! Exigências exageradas, cobranças de todo tipo, sede de vingança, armação de "barracos", respostas do tipo "bateu levou" estão muito comuns hoje em dia e isso não melhor nosso nível de vida e a nossa vida. Esse movimento gera um efeito bumerangue e infeliz, como ouvi um amigo dizer: comigo não tiveram paciência nem perdoaram minhas falhas e eu vou fazer o mesmo com os outros. É como disse Gandhi: na base do olho por olho um dia toda a humanidade ficará cega. Triste . . .
terça-feira, 19 de agosto de 2014
Uma rápida busca em sites gratuitos de venda . . .
Mostra que a maior parte das pessoas querem vender algo inútil e velho, que na prática não deveria valer nada pela sua vida útil expirada e talvez nem fosse aceito para doação. No entanto, essas pessoas gananciosas e de espírito pobre pensam: se é de graça porque não tento ganhar uns trocos com aquele lixo imprestável que tenho em casa ? Olhando os produtos anunciados percebe-se que a grande maioria daqueles que buscam o site estão nessa categoria de oportunistas. Pessoas bem intencionadas com certeza são a exceção. Nunca vendi nada nesses classificados mequetrefes, cujo precursor era o "Primeira Mão". Também nunca comprei nada. Usado na minha vida comprei apenas automóveis quando iniciei minha vida independente e imóveis. Graça a Deus nunca precisei comprar nenhum outro bem durável ou semi-durável usado. Prefiro comprar mais simples e com maior volume de produção, o que permite preços industrializados menores mas novo.
Fazendo negócios com engenheiros
Tanto eu como o meu amigo Olavo fizemos vários negócios com engenheiros. Engenheiros são pessoas habituadas a métodos quantitativos, por isso em geral sabem o preço das coisas e o seu valor também. Quando fecham negócios tem tudo para cumprir o que dizem. Nunca fiz negócio com advogado e em uma compra de imóvel com um advogado de intermediário posso dizer que fui engabelado. Já vendi imóveis e comprei imóveis de engenheiros. Já vendi carros também para engenheiros e arquitetos. Também comprei carro de engenheiro no princípio da minha vida econômica e financeira. Como essas são as compras e vendas mais significativas não posso dizer que é mera coincidência terem sido efetuadas com engenheiros.
Somos induzidos socialmente a seguir a boiada
Quem mais faz isso é a propaganda e o marketing. Outra fonte é o jornalismo: entrevistas de pessoas consideradas líderes podem influenciar as decisões do indivíduo. Ser personalizado, seu alta costuma como diz o Gikovate é ser diferenciado e é para poucos. Acabo de ler que a classe A no Brasil é composta por 2% da população e tem renda acima de R$ 13.800,00 . São cerca de 4 milhões de pessoas, supondo que a população brasileira seja de 200 milhões. Também descobri que existe um cartão de crédito para aqueles que tem renda acima de R$ 30.000,00 no site da Porto Seguro. A cor dele é negra . . .
O jornal , a notícia e a análise ou síntese
Houve uma época que jornais "davam" notícias, ou seja, simplesmente comunicavam o que estava acontecendo a um grande número de pessoas. Com a evolução da internet e das comunicações essa função foi suplantada e muito. Restou então para o jornal ocupar um nicho mais elaborado e especifico: o de analisar as notícias, emitir opiniões e até de fazer sínteses, tudo isso com o crédito e a confiança depositada nos seus colunistas e editorialistas. Ou seja, o jornal ajuda as pessoas a tomar decisões e a participar através de debates. É mais ou menos o que faço aqui no blog. É o que faço na terapia psicodinâmica.
domingo, 17 de agosto de 2014
Classe Social X Classe Econômia
Hoje li um artigo que diferencia classe social de classe econômica. Classe econômica está relacionada a renda. Um morador da favela, analfabeto mas com renda elevada pode ser considerado da classe econômica B mas nunca da classe social B. A classe social está associada a profissão exercida que por sua vez está associada ao nível de educação formal que a criatura conseguiu. Portando estamos observando pessoas de classe social inferior ascender economicamente mas não socialmente. A ascensão social seria mais lenta e demoraria mais tempo para ser atingida. Da mesma forma observamos pessoas de classe social mais elevada serem empobrecidas pelas dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho. Então temos pedreiros ricos e advogados pobres, por exemplo. Por trás dessa realidade existem faculdades particulares e publicas que não ensinam nada a seus alunos, de forma que de cada 10 formandos em nível superior apenas 2 são realmente competentes. Um bom indicador da sua classe social é o grau de instrução alcançado por seus antepassados. Uma família onde há três gerações o pai de família tem nível superior é socialmente mais significativa que uma onde o filho é o primeiro a conseguir o diploma de nível superior. Da mesma forma, mais relevante ainda é a família onde não só o avô e o pai tem nível superior mas também a mãe pelo menos. A inteligência está relacionada ao mais alto nível de educação formal que você conseguiu na sua vida. Por isso em uma análise mais profunda é preciso analisar os antepassados de uma família para avaliar a sua classe social e não apenas ater-se a classe econômica atual.
sábado, 16 de agosto de 2014
Pessoas com o mesmo nível de atratividade são mais propensas a acabar juntas
Quando um dos dois é feio normalmente existem outras qualidades como ser rico, por exemplo. E assim vai: um é velho mas é rico, outro é burro mas é rico também, outro é pobre mas é inteligente. Aqui no Brasil o pessoal gosta de dizer das pessoas pobres: é trabalhador !!! Bonito, rico, inteligente, jovem, educado, alto, decente, etc etc etc os adjetivos desejáveis são muitos !!!!
O risco de alimentar crianças com alimentos super processados
Alimentos super processados muitas vezes tem componentes químicos que ressaltam tanto os sabores, como criam sabores que não existem na natureza, que podem viciar crianças, por exemplo. As crianças, após terem contatos com esse tipo de alimento passam a desprezar os alimentos naturais, que tem sabores muitas vezes mais suaves e discretos. As pessoas não tem o hábito de ler os rótulos dos alimentos que compram, também não tem em geral condições de avaliar os componentes descritos nos rótulos. E assim vamos criando problemas enormes na alimentação das nossas crianças . . .
Lazer - Comer fora de casa - concorrência
Tenho gastos de uns R$ 500,00 por mês comendo fora de casa. Meu padrão é de frequentar lugares populares de padrão médio. Por ser um gasto frequente e por eu ser um curioso profundo faço avaliações dos lugares onde como. O valor mínimo para uma refeição é de R$ 15,00 no quilo da Vovó Uva. Um lanche com cheese salada, batata frita e Assai já vai para R$ 25,00. Minto !!! O mais barato possível é comer esfira do Habib's: nesse caso podemos gastar uns R$ 7,00. Outra opção barata é a Pizza delivery em promoção no bairro: R$ 26,00 e comem dois. Outro gasto semanal é comer Pizza delivery no caro bairro da Moóca: Lá gastamos R$ 45,00 para duas pessoas. Subindo de nível temos a Pizzaria Bendita Maria, onde graças ao desconto do Clube Folha de 30% no valor da pizza temos gastos de uns R$ 40,00 por pessoa mas com direito a serviço completo. Lugares caros onde percebo estar sendo explorado, gerando muito lucro para o empresário são visitados uma única vez e depois são veementemente rejeitados para novas visitas. Também existe o churrascão de Santo André que custa R$ 35,00 por cabeça. No "topo" dos lugares frequentados temos a Churrascaria Rodizio Radial, onde pagamos R$ 65,00 por pessoa em um ambiente agradável e com bom serviço. Alguns lugares foram visitados em ocasiões especiais uma vez na vida devido ao seu preço. São lugares como o Dinho's Place (R$ 90,00 per capita) , bar do Terraço Itália, Quintal do Brás, Pizzaria Sperança, Jardim de Nápoli, Bar Veloso. A praticidade e a qualidade da comida são muito valorizados por mim. Gosto também de experimentar as novidades que as revistas vivem anunciando. Sei a composição dos custos dos restaurantes. o valor da comida é apenas um dos componentes. Serviço e instalações também tem seu custo além do lucro é claro. Também sou frequentador assíduo de padarias, supermercados e feiras mas ai já estamos falando de alimentação e não de lazer.
sexta-feira, 15 de agosto de 2014
Segundo Casamento
O primeiro casamento é em geral entre solteiros sem filhos, pelo menos nas classes que tem alguma importância sócio-econômico cultural. Pelo menos foi assim comigo e com todos os meus amigos. Apenas dois parentes fugiram a essa regra. No entanto, como é esperado, muitos desses casamentos acabaram em divórcio. As mulheres da família/amigas divorciadas nunca mais se casaram exceto uma e todos os familiares/amigos casaram-se novamente, sempre com mulheres solteiras ou divorciadas sem filhos. E aqui surge uma diferença: alguns amigos não tiveram mais filhos com a nova mulher, que na pratica não era tão nova assim. O único que namorou uma viúva com filhos foi eu, coisa rara porque é difícil mulheres ficarem viúvas cedo hoje em dia. Solteiras, divorciadas e viúva. Para se ter filhos no segundo casamento é preciso muita vontade de ambos e em geral acontece se o homem escolher uma mulher jovem. A situação mais complicada que pode existir é dois divorciados com filhos que resolver ter mais um ou dois rebentos. Imagine a cena: dois filhos exclusivos do pai, dois filhos exclusivos da mãe e dois filhos comuns. Seis filhos para serem criados, para disputarem os recursos dos pais e para sentirem ciúmes uns dos outros. Maravilha !!!
Estar preparado
Para tudo o que quisermos fazer de mais complexo é de fundamental importância estar preparado. É necessário preparar-se por anos de estudo para exercer determinada profissão de nível superior. É necessário preparar-se para trabalhar em equipe e para reconhecer o arquétipo do irmão e do outro. É necessário preparar-se para conviver em sociedade. Um corolário de preparar-se é desenvolver-se. Podemos nos desenvolver em muitas direções e isso desde o nascimento. Eu em geral me preparo comprando um livro sobre o assunto que me interessa, escrito por um especialista renomado e com experiência na área em questão. Continuo fazendo perguntas para conhecidos ou pessoas que tiveram experiência prática com o causo. Também estou alerta para novidades que são publicadas em jornais e revistas. E faço reflexões, ponderações e questionamento sobre os resultados práticos que obtenho na minha vida. A grande maioria das pessoas está completamente despreparada para fazer qualquer coisa fora da sua área de atuação profissional e por isso procura especialistas, peritos e autoridades, pagando por isso. Existem, no entanto, situações para as quais ninguém está realmente preparado. Também existem pessoas que simplesmente não conseguem aprender mais nada e por isso não conseguem se preparar.
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Se não tiver em São Paulo não tem em lugar nenhum
A região metropolitana de São Paulo tem uns 20 milhões de pessoas. São Paulo é a maior cidade do Brasil e em o maior numero de sedes de multinacionais sediadas no Brasil. Esse número de pessoas permitem uma massa crítica suficiente para que qualquer tipo de serviço ou produto seja disponível. Temos apenas uma questão de preço. Alguns produtos e serviços podem ser muito caros para uma grande maioria de pessoas. No entanto eles estão disponíveis. É assim que tudo do que for mais sofisticado existirá em São Paulo, talvez não na qualidade e extensão do que de melhor existente no mundo mas existirá em alguma extensão. Escolas de excelência, profissionais liberais idem, hospitais, lojas, comerciantes de tudo que existe, shoppings, museus, galerias de arte, monumentos, construções arquitetônicas singulares, restaurantes, diversão, empregos qualificados e bem pagos, transporte público sobre trilhos. Podemos passar anos em São Paulo que todo dia tem alguma novidade, alguma coisa para se ver, alguma possibilidade para ser explorada. Um lugar de oportunidades que infelizmente não crescerá muito mais.
É preciso primeiro saber o que existe para saber escolher
Essa atividade de exploração é fundamental para quem caminha sobre as próprias pernas. Como são poucas essas pessoas, poucos sentem essa necessidade. A grande maioria da humanidade é "vaquinha de presépio", ou seja, segue a cartilha que seus pais lhe ensinaram ou então são cooptadas por algum professor ou pela mídia. São muitos poucos aqueles que escolhem caminhar pelas próprias pernas e com as próprias ideias fruto de reflexão, ponderação e questionamentos. Depois que se sabe tudo o que existe e o preço a pagar pelas diversas partes ou conjuntos podemos fazer uma escolha consciente, não sem riscos. E nessa atividade de explorar o universo a internet veio ajudar muito. Em segundos podemos descobrir o preço de imóveis em qualquer lugar do mundo bem como o custo de vida. Podemos ver imagens de qualquer lugar na terra com o Google Earth. Podemos ver um endereço com o Google Maps. Podemos fazer reservas de voos e de hotéis em qualquer lugar do mundo,saber procedimentos para qualquer coisa que desejemos e por ai vai. Na época da informação ser ignorante é um opção . . .
A arte de se fazer de surdo
Meu avô era mestre na arte de se fazer de surdo. Ele pouco se importava com o que lhe falavam e viveu sua vidinha sem esquentar a cabeça com nada. Quem esquentou a cabeça foram os outros membros da família. Existe um ditado que diz "cada cabeça sua sentença". Eu gosto de conversar e de socializar. Já li que essa qualidade somente foi desenvolvida nos cérebros mais evoluídos. Nos macacos a regra é cada um por si, assim como para muitos "seres humanos" que eu conheço. Nas conversas podemos usar argumentos que não são aceitos pela outra parte, mesmo que essa parte seja um amigo. É muito comum a pessoa ter sua ideologia e simplesmente ficar surda a argumentos contrários aquilo que ela acredita. O mais absurdo é que essas crenças podem não ter nenhum fundamento cientifico e com o tempo se mostrarão inadequadas. Os mais obtusos continuarão a negar as evidências mesmo que elas sejam irrefutáveis. Dentre meus amigos dois são aqueles com os argumentos mais compatíveis com os meus. Os dois são engenheiros assalariados com esposas funcionárias públicas, dois filhos e nenhum divórcio. Será mera coincidência ?
Sua chance de ter um emprego de alta performance sendo acometido por alguma doença mental
É praticamente nula. Tanto de ter quanto de manter. É 7 ou 8 vezes mais difícil encontrar um simples emprego estando deprimido. A condição econômica financeira de quem surta ou tem esquizofrenia decai abruptamente. Caso consiga se curar por algum milagre após algum tempo ou anos, o mercado novamente o rejeitará porque não é instituição de caridade nem está preocupado com seus problemas pessoais, a menos que seja para te prejudicar e demitir. Ou seja, as pessoas não tem noção do risco que incorrem ao se exporem a fatores estressores crônicos ou agudos. Resumo da ópera: a corda sempre irá arrebentar no ponto mais fraco. Qualquer deficiência ou handcap seu será explorado por seus competidores e detratores. Adicionalmente essas doenças psiquiátricas inviabilizam grandes competições como concursos públicos e empreendedorismo. Até mesmo profissões liberais podem ser comprometidas. E empregos simples podem ser desconsiderados porque empregadores não querem pessoas overqualified pois sabem que elas ficarão infelizes e não serão produtivas como os coitados que não tem outra opção a não ser serem explorados por um pequeno ou médio empresário brasileiro. Ser síndico profissional talvez fosse uma opção. A única que me vem a cabeça . . . mas que daria muito aborrecimentos e estresse.
A seleção do que de melhor existe - Virgem discricionário
Teoricamente qualquer seleção pressupõe escolher o melhor. Não o que de melhor existe mas o melhor para determinada função ou objetivo. É assim que selecionamos as compras que fazemos, os fornecedores que escolhemos, as pessoas que convivem conosco. O processo de seleção pressupõe alguém inteligente suficientemente. Das más escolhas futuras tragédias são previsíveis. É assim com as grandes decisões na vida: profissão, casamento, compra de imóveis e carros. Também na questão saúde podemos fazer escolhas. Lembrando a síntese temos escolhas que afetam o "negócio", os relacionamentos e a saúde. Da mesma forma empresas fazem as escolhas que seus donos e diretores acham mais adequadas em dado momento e governos idem. Profissionais liberais também são livres para fazerem suas escolhas. E para dar jogo é preciso que os componentes envolvidos nessas escolhas cheguem a um acordo, caso contrário nada feito.
A importância do olho no olho na amizade
Matéria da super interessante afirma amigos precisam se encontram fisicamente, que é necessário o olho no olho para manter uma amizade. Talvez para a maior parte das pessoas seja assim e não podemos fazer da exceção a regra, para aqueles que se mantém fieis e conectados a amizades distantes e sem contato olho no olho. Grandes empresas devem saber disso também, já que sempre reúnem suas equipes dispersas geograficamente em encontros e treinamentos comuns. Pelo menos era assim nas empresas em que eu trabalhei, grandes multinacionais americanas. Os americanos valorizam muito a amizade. Trata-se de uma característica com a qual muito me identifiquei mas sei que sou uma exceção.
quarta-feira, 13 de agosto de 2014
Juros
Juros podem definir o que é melhor fazer em termos de economia. Juros elevados podem tornar melhor alugar um imóvel para morar do que financiá-lo, por exemplo. Por outro lado, juros subsidiados pelo governo podem fazer comprar imóveis populares um grande negócio. Foi isso que aconteceu com o BNH algumas décadas atrás e o seu famoso "fundo de compensações salariais". Com a inflação então, juros não significavam muita coisa. Quanto maior o valor nominal dos juros pagos a quem investe maior será a propensão a poupar. Da mesma forma, quanto menores forem os juros para quem financiar algo, maior será a propensão a comprar. Não sou usuário de crédito nem nunca fui. Aprendi a gerenciar meu dinheiro em regime de caixa e em moeda forte nos tempos de inflação alta. Comprei todos os meus imóveis e carros a vista e nunca tive dívidas em cartão de crédito. Também nunca me beneficiei de nenhum programa governamental ou de juros subsidiados. Também nunca fui um grande especulador já que nunca tive acesso a nenhuma informação "inside". O brasileiro médio paga prestação da casa, do carro e do cartão de crédito. São essas modalidades de crédito que mais existem, todas ligadas a bancos ou financeiras.
terça-feira, 12 de agosto de 2014
Meritocracia
As empresas norte americanas são as que mais valorizam a meritocracia. As europeias valorizam as relações pessoais (em particular as familiares) e as asiáticas o tempo de casa. As empresas que valorizam a meritocracia estão preocupadas com o curto e o médio prazos. Os seja, valorizam os resultados mais imediatos. Como consequência trocam quem não der resultado, independentemente de parentesco, relação pessoal ou antiguidade. Talvez isso aconteça porque as grandes empresas americanas dependam da distribuição de dividendos para seus acionistas. Empresas familiares não dependem da distribuição de dividendos e empresas asiáticas tem suas próprias regras e são poucas aqui no Brasil.
Punições
Os donos do poder são os detentores das punições. Quando não se faz o que eles querem eles punem com multas, prisão, banimento, etc. Consumidores deveriam punir os maus comerciantes. O juiz de futebol pune os maus profissionais do esporte. O chefe pune o mal empregado. O governador pune seus inimigos políticos. O juiz de direito pune aqueles que ele acha rebeldes as suas ordens. Houve época em que o professor punia o mal aluno e os pais puniam aquilo que eles achavam ser maus filhos. No código civil não existe a palavra amor, mostrando como o poder é a sombra do amor. Pessoas gostam de ver se alguém foi punido, observando os processos em que elas se envolveram. Sentenças judiciais são muito consideradas por essas pessoas, da mesma forma a simples propositura de uma ação já é considerada uma declaração de culpa. As punições seriam o aprendizado pela dor e não pelo amor. Aqui entramos nas punições divinas inclusive. Penalistas são aqueles que adoram aplicar altas penas a quem transgride uma lei estabelecida. Moralistas são aqueles que defendem punições para os outros e não para si mesmos.
Margem de Lucro
Sua margem de lucro pode ser determinada pelo mercado, quando existe muita concorrência ou pelo dono do negócio, quando tratar-se de um oligo ou monopólio. Quando a margem de lucro é determinada pelo mercado, quem for mais competente é que ficará rico. Quando a margem de lucro é determinada pelo oligo ou monopólio o dono do negócio ficará rico de qualquer maneira, mesmo com ineficiências e incompetências. A natureza daquilo que é um monopólio natural e daquilo que é uma concorrência perfeita depende intrinsecamente do que. Industrias com baixo investimento, tradicionais, com tecnologia conhecida, costumam ter muitos players inclusive espalhados pelo mundo. Industrias sofisticadas, com grande valor agregado, com tecnologias que poucos conseguem imitar, podem aplicar maiores margens de lucro. Do lado do consumidor temos o marketing para convencê-lo a comprar A em lugar de B, tanto dentro do mesmo segmento quanto em categorias distintas. É a disputa pelo dinheiro das pessoas. Quanto cada uma delas está disposta a gastar com determinado item. A preocupação que está na cabeça de cada uma das pessoas. No que elas investem seu tempo e que está em sua mente. Um amigo meu disse-me que nunca compraria um livro de arte por R$ 2.000,00. Verdade. É assim que muitos não pagam bons seguros saúde, boas escolas para seus filhos, etc. As prioridades mudam ao longo da vida das pessoas e assim empresas e industrias surgem e desaparecem ao longo do tempo. Muitas compras são feitas por impulso, afinal a pessoa não tem maturidade nem dinheiro para fazer compras planejadas. Podemos imaginar uma pessoa como uma industria: qual é a sua margem de lucro ? quanto sobra no final do mês para você investir na sua aposentadoria ? E na sua felicidade ?
A margem de lucro no mercado imobiliário - 12% até 20%
Li essa notícia recentemente. Será uma margem justa ??? Como o valor do bem, no caso apartamentos ou casas, é muito elevado, pelo menos nas grandes cidades, percebe-se como ser dono de construtora fez muitos milionários pelo menos na última década. Quem deu esse lucro para os construtores ??? Aqueles que compram imóveis financiados principalmente. Todos na cadeia produtiva ganharam e muito.
A geração autoritária X A geração liberal
Durante dezenas de anos tivemos pais ditatoriais, verdadeiros tiranos e déspotas, que tinham inclusive o apoio das leis da época para sacramentar e afirmar seus direitos sobre filhos, mulher, empregados, etc. Esse tipo de opressão gerou um movimento também chamado de contracultura, onde alguns filhos recusaram-se a seguir a cartilha dos seus pais. Hoje vivemos em um mundo misto, onde alguns pais tentam ser mandões tanto quanto seus pais foram e outros são liberais com os filhos, sendo mais do tipo "tudo pode". Observando a família de um amigo vejo que seus irmãos foram quando jovens adeptos de revoltas, como pichar paredes ou aderir ao "bicho grilo". A filha de um primo aderiu a tribo gótica. Um ou outro se diz ateu. Seriam manifestações de Urano ??? Fazer tatuagem, usar piercing. Outro dia um tirinha de cartum mostrava uma filha com um hippie. O pai ai vê-la diz: minha filha namora um mendigo !!! A filha o corrige e diz que ele é um hippie. Então o pai diz: minha filha namora um mendigo maconheiro !!! É isso aí !!!
Você não entende nada então . . .
Coloca o seu dinheiro na poupança e perde da inflação e no longo prazo fica pobre. Casa com a pessoa que tem a mão, que de alguma forma chegou até você por algum vínculo social e não é plenamente feliz, por não ter feito um exercício de alto conhecimento e exploração do que existe no mundo. Escolhe a profissão por um critério apenas e depois mais tarde descobre que a equação era muito mais complexa e com mais incógnitas. Pensa que seus pais são uns anjos e descobre que não é bem assim. Imagina que no trabalho existe meritocracia e descobre que na prática é o inferno por conta da competição aberta e velada, embora na teoria seja um trabalho de equipe. Não faz um planejamento sucessório, não escolhe um herdeiro universal e vincula o recebimento da herança ao cumprimento de cuidar até a morte do autor da herança e então deixa um abacaxi para os parentes. Não preserva os amigos achando que sua família é o suficiente e vive uma vida emocionalmente pobre e sem conhecimento expandido compartilhado. É assim que a grande maioria vive, ignorando a verdade sobre tudo e todos, errando enquanto pensa que acerta.
sábado, 9 de agosto de 2014
O narcisismo
Ser narcisista é se achar o máximo, o correto, o inteligente, o esperto, o sábio, enfim o melhor. É assim com raças, com etnias, com a cor da pele. a cor dos olhos, a qualidade do estudo que se conseguiu, a renda auferida, a posição social, os bens adquiridos. Existe um orgulho verdadeiro quando realmente conseguimos sucessos através do nosso esforço. Existiu em mim uma certa vontade de namorar loirinhas dos olhos azuis, já imaginando filhinhos e filhinhas loirinhos de olhos azuis. Não sou preconceituoso mas não me atraem outras etnias. Minha filha não tem olhos azuis nem é exatamente loira mas já foi quando criança. Minha atual mulher também é loira mas não temos filhos. Meus sobrinhos são mestiços orientais. Apenas uma sobrinha da minha mulher é morena clara dos olhos verdes. Sobrinhas e sobrinhos são pessoas distantes exceto para as tias solteironas sem filhos, infelizmente.
sexta-feira, 8 de agosto de 2014
O estilo riponga
Hippies obviamente não eram bem vistos pelas pessoas tradicionais, que são quase todos, já que toda sociedade é conservadora. O ideal Hippie pressupõe que o dinheiro venha de algum lugar. A sociedade discrimina os trabalhadores e atribui valor ao trabalho de cada um. É igual a ser surfista: o máximo que se consegue ser é professor de surf ou vendedor de prancha de surf e acessórios. Existem cursos superiores onde o bicho grilo impera, pelo menos durante os anos na universidade. Em geral é apenas uma fase inofensiva. Meu objetivo por razões pessoais foi o de ganhar dinheiro para usufruir momentos de lazer com consorte. Meu objetivo era o de ter mais tempo para fazer o que eu queria e para isso eu queria sempre fazer tudo com mais inteligência. Procurei estudar todas os modos de ganhar dinheiro, de ser um melhor profissional, de procurar apoio em um casamento e na educação de um filho. E não fui feliz. Triste.
Avós "normais" de antigamente
Avós "normais" de antigamente gostavam de crianças e até se voluntariavam para ajudar na criação de seus netos. Era "normal" morarem próximas dos netos e netas, em particular quando os mesmos eram filhos de suas filhas. Essas mulheres eram da geração em que mulheres não trabalhavam e portanto se sentiam úteis sendo mães e donas de casa. Acho que esse tipo de mulher não existe mais. Estamos em uma fase de transição segundo o Gikovate. As mulheres de hoje em dia querem se livrar das responsabilidades com a casa, com o marido e com os filhos em troca da ilusão do trabalho fora, da independência financeira e da liberdade. O Gikovate diz que é como o pêndulo: oscila para um lado até um limite e depois volta para o lado anterior. Trata-se de um movimento cíclico. Nada substituiu uma mãe consciente, inteligente e preparada. Nada. Empregos, chefes e profissões são em geral temporais. Então temos uma situação em que muito poucos terão uma mãe ideal e em que podemos provavelmente esperar a decadência em todos os sentidos aqui no Brasil.
As funções do conhecimento
O conhecimento tem duas funções básicas: a primeira é ser utilizada para o bem de quem a possui. A outra função é compartilhar o conhecimento. O problema é que ganhar dinheiro compartilhando o conhecimento é para profissionais da comunicação ou professores. Os demais não recebem pelo compartilhamento do que sabem. E quem tinha vocação para distribuir conhecimento e se aventurou para outras profissões pode até tentar dar fluência através de um blog mas ganhar dinheiro com isso pode esquecer. No meu caso não consigo nem impedir que amigos, filhos e familiares errem. Triste . . .
quinta-feira, 7 de agosto de 2014
Longe da árvore - A dificuldade dos pais em lidar com filhos diferentes deles
O livro tem 1032 páginas e deve ser bom. No entanto nunca li um livro tão grande !!! E por ser grande não é barato. A verdade é que eu senti na pele o tema do livro: aconteceu comigo. E acontece em menor escala com irmãos. Só que com os pais o efeito é devastador já que eles tem uma posição de poder em relação aos filhos. Quase nenhum pai está preparado para a diversidade, para opiniões contrárias as suas, principalmente quando elas vem dos filhos. Triste . . .
quarta-feira, 6 de agosto de 2014
Desconfiados São Tomés Ver para Crer
Muitas pessoas são assim e tornam-se até chatas e insuportáveis. Essas pessoas tomam decisões obtusas por falta de traquejo e conhecimento de causa. As apostas são fundamentadas em riscos calculados, em planos B. É uma questão de mente inferior também. Veja o que aconteceu com um pessoal desses no prédio da minha mãe: votaram por que votaram pelo aquecimento da água da piscina, apenas para descobrir depois que a conta de gás chegou que o valor é muito alto e impagável pelo condomínio. Tudo isso era previsível para quem conhece a capacidade térmica da água ou para quem se desse ao trabalho de perguntar para um condomínio que tem o aquecimento a gás. Pessoas são facilmente manipuladas e enganadas, mesmo em condomínios de classe média. Isso sem contar os grandes estelionatários que ai ninguém consegue escapar . . .
Os aspectos Geminianos da Auditoria
Fazer boas auditorias exige que o auditor se mantenha permanentemente atualizado, lendo e estudando sempre. Além disso o auditor precisa entrar em contatos com todos os departamentos da empresa, além de transitar entre subordinados e chefes com desenvoltura. Essa é outra qualidade Geminiana. O Auditor superior precisa ir fundo naquilo que audita e agora entre o signo de Escorpião. E ser Auditor de Banco, onde está o dinheiro dos outros é mais ainda Escorpiano. Ou seja, era mesmo a minha praia.
terça-feira, 5 de agosto de 2014
Dentro dos 1% mais ricos em São Paulo, divorciado e vasectomizado
Essa era a condição de um gerente que conheci. Ele não me pareceu muito feliz, fumava e morreu cedo de enfisema. Para estar dentro dos 1% mais ricos basta ganhar mais de R$ 15.000,00 por mês. Muitos gostam do que fazem e não saberiam o que fazer com o tempo disponível. Em geral gostam também porque são bem pagos. É muito mais fácil gostar do que se faz sendo bem pago. Também é mais fácil trabalhando com pessoas interessantes, inteligentes, integras, conscientes. Um homem com dinheiro mas na meia idade pode sempre sair com mulheres mais jovens desde que gaste um bom dinheiro com elas. Difícil é esse homem não saber no seu íntimo que é um perdedor nesse jogo da conquista. Dizem que os relacionamentos começam com paixão (ou seria tesão ?), passam para uma fase romântica e depois terminam em amizade. Isso pode acontecer nos encontros no mundo externo das baladas ou onde você não tem nenhuma informação sobre seu alvo. Hoje em dia eu preferiria a aproximação racional, o romantismo e a paixão podendo inclusive ser dispensada em alguns casos, como para aqueles com mais idade.Mulheres de mais idade em geral não conseguem estar em forma, a não ser que sejam ricas com tempo e dinheiro para se dedicarem a beleza. Uma mulher dessa obviamente não precisa de um homem para nada e se quiser algum vai exigir muito dinheiro dele. Poucos homens ficam com uma mulher pelas conversas que tem com ela, embora na velhice isso é o mais importante. Aí nossos divorciados ricos em geral ficarão nesses joguinhos com mulheres mais novas que não os amam. No fim sua herança irá para os filhos e nos casos em que os filhos ainda viverem com as mães retornará para elas, direta ou indiretamente.
Todo idiota tendencioso é igual, em particular quando demanda em juízo
Ouvi uma explicação para a guerra entre Israel e a Palestina que vale para qualquer conflito em geral: cada um vê apenas o seu lado e aquilo que tem razão, desprezando os argumentos e a razão que o outro tem. É assim com conflitos de inventário, com conflitos em separações e divórcios, com dissoluções sociais e fechamento de empresas, com compra e venda de imóveis de automóveis, com negociação salarial entre patrões e empregados, com praticamente toda e qualquer negociação e fixação de preço aqui no Brasil. Ou seja., temos idiotas egoístas achando que tem toda a razão do mundo naquilo que fazem e no ódio que sentem. Essa gente me cansa por conta do seu primitivismo. São como animais . . .
As dívidas das famílias em São Paulo
O povo está endividado no cartão de crédito com 69%, que é justamente a dívida mais cara. Depois vem dívida com financiamento de carro com 19% , carnês, cheque especial, crédito imobiliário, empréstimo pessoal e em último lugar a modalidade mais barata de crédito que é o consignado. A lógica é que quanto mais fácil a concessão do crédito mais a pessoa usa e mais caros são os juros. Simples, lógico e racional. Tudo o que é fácil acaba por seduzir a pessoa, principalmente a pessoa com menos instrução e recursos mentais.
O limite da cura psiquiátrica
Meu caso foi resolvido com tudo que a medicina podia fazer mais um carro de R$ 75.000,00 . Conversando com uma médica psiquiatra experiente ela me disse que não dava para dar esse conselho para qualquer paciente e é a pura verdade. Outra grande descoberta é que eu surtei antes de acontecer a catástrofe que eu previ. Muitas pessoas somente sutam depois que acontece a catástrofe, Provavelmente tal distinção tem a ver com a posição de Mercúrio no Mapa Astral: a frente ou atrás do sol. O carro é o simbolo do poder para muitos homens e tem origem arquetípica. Não me espanta que tenha resolvido meu problema devido as minhas condições singulares.
O Poder e a corrupção
Onde existir poder sempre existirá potencial para corrupção. Da advogada linda que "despacha" diretamente com o juiz e consegue "milagres", passando pela aluna que faz sexo com o professor para conseguir aprovação, passando pela empregada que se torna amante do chefe para ser promovida e nunca demitida. Todo tipo de brinde ou presente dado a funcionário público ou privado com poder para decidir, A passada de mão na cabeça dos velhos para eles deixarem um testamento a seu favor. O puxa saco no trabalho tentando atrair as bençãos do chefe, a criança que faz dengo para conseguir o que quer dos pais. Tudo isso é corrupção explicita ou disfarçada. É muito diferente de um agrado sincero, de uma demonstração de estima legítima. É bem próximo da hipocrisia, da falsidade, da mentira e do mal. já que está contra a verdade e em direção a obtenção de benefícios em geral ilícitos.
segunda-feira, 4 de agosto de 2014
A história se repete: psicopatas
Fazendo uma reflexão hoje cheguei a conclusão de que nossa sociedade é uma fonte de psicopatas. Eles estão em todos os lugares: o chefe no emprego, o pai autoritário, o irmão egoísta ao extremo, o vizinho incivilizado no condomínio, o tio inventariante, o tio interditor , o empresário desonesto e por aí vai. Em todos os casos o poder foi usado como desencadeador do processo de psicopatia. O poder é a sombra do amor já disse Jung. E o psicopata é a antítese da pessoa amorosa. É a manifestação do mal e está perto, bem perto de mim.
De 2 a 3 milhões investidos para garantir uma renda eterna de R$ 10.000,00
Essa é a conta do Mauro Halfeld feita hoje na CBN. A ideia dele é feita no dia de hoje, com o cenário atual. Um único prédio comercial bem alugado pode dar uma renda de R$ 10.000,00 por mês ou mais. Da mesma forma um prédio comercial pode custar facilmente 2 ou 3 milhões. Empresas na maior parte das vezes não tem interesse em imobilizar milhões em prédios e instalações, salvo exceções. Surgem ai oportunidades para quem quer viver de renda. Só que não é qualquer prédio comercial que é alugado facilmente. É preciso as vezes sorte, muita sorte.
Como alguns prejudicam o cliente de planos de saúde
Em uma conversa informal ficou clara a estratégia para prejudicar o cliente do plano de saúde: monitorar aquilo que a pessoa faz, negando novos exames, por exemplo. Depois ficar adiando ao máximo a realização de cirurgias eletivas a que o cliente tem direito. Finalmente utilizando próteses nacionais e outras com custo mais baixo no paciente. É por isso que tantos processam esses planos de saúde sacanas. Um lado age violentamente então o outro assume que também pode fazer o mesmo. Verifiquei o balanço do meu seguro saúde e fiquei feliz de ver que a provisão para processos judiciais é baixo. Exemplo de boa administração e segurança.
O custo da Arte
Arte custa caro ??? Fazer algo bonito custa mais caro ??? Quem paga por arte ??? Bilhardários segundo matéria da Revista da Folha de Domingo. Na prática podemos exercer nosso senso estético em cada compra que fazemos. Existe sempre o apelo do belo no comércio, por exemplo. Graças a Deus que criou a verdade e beleza !!!
Conselhos da Marcia Dresden - Finanças
A Márcia repetiu a máxima: não entre em negócios em que você não domina e não conhece. Isso vale para a compra e venda de carros, imóveis e para aplicações financeiras. Quem acompanha o mercado, quem está ali no dia a dia, em teoria tem muito maior competência para acertar. Como ela diz: você concentrando-se somente no seu trabalho e no seu negócio provavelmente obterá melhores resultados financeiros. Da mesma forma, fazendo isso, você perderá provavelmente o contato com seus amigos, com seus familiares e com seus parentes. Você poderá se aposentar com segurança financeira e terá um monte de tempo para fazer nada e então poderá morrer cedo de tédio e sem direito a reclamar e nem de se arrepender. De quebra, o dinheiro que você juntou poderá ficar perdido em imóveis que ninguém sabia que você tinha, no colchão, em aplicações no exterior, etc etc etc.
Para muitos a vida só piora após a infância
O Gikovate abordou mais um tema atual: a incompatibilidade entre a infância e adolescência de muitos, que é superprotegida e maravilhosa graças aos esforços dos pais e o processo de sofrimento que se segue, ao assumir responsabilidades com vestibulares, cursos superiores exigentes, primeiros empregos exploradores, casamento e filhos. O futuro parece muito sombrio quando comparado ao período anterior. Não existe uma transição suave. É o mundo cão. E essa realidade animalesca gera pessoas que são verdadeiros animais no trato com os outros. Toda violência gera violência. Atualmente são poucos aqueles que sabem viver conscientemente. Tempos tristes . . .
Avareza e neurose
Em mais um programa do Gikovate mais um mistério foi esclarecido: Quem é avarento é neurótico ??? Diz o Gikovate que não !!! Pois segundo ele o neurótico sofre com sua neurose e o avarento não demonstra nenhum sofrimento, muito pelo contrário, ele se acha a mais feliz e inteligente pessoa do mundo. O Avarento muitas vezes não só não paga nem um café para os outros como ainda tenta muitas vezes que os outros lhe pagem um o café. Conheço muitas pessoas avarentas. Acho que é um dos pecados capitais mais disseminados.
domingo, 3 de agosto de 2014
Cultura Empresarial - Estados Unidos X Europa
Trabalhar em uma empresa norte americana de capital aberto é bem diferente de trabalhar em uma empresa familiar europeia. Os Norte Americanos são transparentes e francos, comunicam-se bem e esperam o mesmo do seu interlocutor. Já as famílias europeias são muito mais desconfiadas, afinal, não precisam publicar seus balanços e seus erros podem ser escondidos a fim de "proteger" os membros do clã. Ou seja, elas não precisam ser diferentes e a necessidade é a mão de todas as virtudes. Os valores são diferentes. As culturas são diferentes: a maior parte dos americanos é amiga. Sorte de quem pode escolher o lugar em que se sente mais feliz.
sexta-feira, 1 de agosto de 2014
O terapeuta e o "paciente"
O terapeuta em teoria deve ter uma grande inteligência intrapessoal e interpessoal, sendo desejável que também tenha a verbal desenvolvida. É claro que estamos falando de um bom terapeuta, bem formado e vocacionado para sua profissão. Nessa posição, de perito e autoridade, o terapeuta irá "ajudar" o paciente, alguém supostamente com sérios problemas e que só procurou o terapeuta porque não conseguiu resolvê-los através de outros métodos e técnicas. Então o pressuposto do terapeuta é que o "paciente" precisa dele desesperadamente e o tem como última esperança. Esta pintura é o caso geral de quem procura terapia com certeza. O paciente é levado a fazer introspecções, reflexões e ponderações com o intuito de entrar em contato com seu inconsciente, de forma a trazê-lo para a consciência e então integrá-lo. Pacientes esquizofrênicos, psicóticos e outros casos graves são um desafio para qualquer terapeuta, devido a sua complexidade. De qualquer forma é o que existe hoje em dia de melhor para tratar problemas de saúde mental e as vezes não é suficiente mesmo assim.
Os intelectuais a serviço do poder
Interessante artigo de um Doutor em Sociologia da UNB diz que a grande maioria dos "intelectuais" estão a serviço de quem detém o poder. Sua função seria dar legitimidade ao que os poderosos decidem fazer, quer seja através de argumentos científicos, filosóficos ou teológicos. Em troca seriam remunerados com renda muito acima da média dos "trabalhadores". Essa definição me parece adequada para os tempos antigos e para aqueles que participam dessa falácia ainda hoje. A verdade é única e existem muitos que querem induzir as pessoas a sofismas para manterem seus ganhos e lucros. Eu me lembro de um chefe que tive que tentava fazer isso comigo até que foi contestado por mim e decidiu parar. Hitler usava argumentos pseudo científicos para justificar suas atrocidades. Aqui me parece ser o caso que acontece com o juiz aqui no Brasil: ele primeiro decide e depois escolhe a ideologia que justifica a sua decisão. Ela pode ser científica, filosófica ou teológica. As pessoas fazem isso o tempo inteiro. Meu pai fazia. Triste é viver em um mundo tão atrasado que ainda precisa de falsos profetas e arautos . . .
Merecimento Real
O que é merecer realmente ??? Uma pessoa linda merece ser melhor tratada ??? Provavelmente é um mérito conseguido em vidas passadas. Uma pessoa mereceu nascer rica ? Em um pais desenvolvido e seguro ? Com certeza !!! O esforço também tem seu lugar de merecimento real. O problema é que quem é esforçado acha que somente isso tem valor e quem é talentoso acha que somente o talento deve ser remunerado acima da média. O problema é se esforçar para nada ou não ter nenhum talento. Quem se esforça olha apenas para quem não se esforça e faz linchamento moral dessas pessoas. Acontece que muitas vezes não adianta se esforçar, como no caso de você não ter conseguido aprender determinados conceitos matemáticos no tempo certo ou ter desenvolvido determinadas partes do seu cérebro na idade correta (as chamadas "janelas de oportunidade"). Muito mais valioso pode ser o poder discriminatório de Virgem te orientando para onde colocar seu esforço, onde você obterá o retorno máximo dele. E a isso se chama talento (ou inteligência). Acho que talento também pode ser confundido com a mente inferior atuando no sentido de obter o máximo retorno material. É claro que o resultado final é uma mistura de esforço, "talento" e sorte. Pena que poucos tem a espada do discernimento para reconhecer a parcela que cada um dos ingredientes determina.
A mais aristocrata das aristocracias é a cultural
A definição de aristocracia inclui "Classe social superior pelo saber e merecimento real ". Assim temos um aristocracia intelectual e também uma cultural. Quem produz cultura de alto nível é um aristocrata. Aqui temos as artes. E as artes se confundem com a comunicação, já que toda arte produz a comunicação de algo, em particular do que é divino. O que está por trás da arte é a beleza ou cosmos e o que está por trás da beleza é a verdade. Nenhuma religião é superior a verdade, está escrito no brasão da Sociedade Teosófica. Chegar perto de uma criação artística, entrar em contato com Deus está ao alcance de quase todos, graças aos museus e a internet. A grande maioria vai somente como obrigação escolar e depois esquece. Vejo aqui no facebook . . .
Assinar:
Postagens (Atom)