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Vieses Cognitivos
- Efeito de ambiguidade — tendência de evitar opções nas quais a falta de informações faz com que a probabilidade pareça "desconhecida".
- Ancoragem ou focalismo — tendência a confiar demais, ou "ancorar-se", em uma referência do passado ou em uma parte da informação na hora de tomar decisões.
- Tendência de confirmação — tendência do observador de procurar ou interpretar informações de forma que estas confirmem pré-concepções próprias.
- Viés atencional — tendência de prestar atenção a estímulos emocionais dominantes em seu ambiente e negligenciar dados relevantes ao fazer julgamentos de correlação ou associação.
- Heurística de disponibilidade — tendência no qual as pessoas predizem a frequência de um evento, baseando-se no quão fácil conseguem lembrar de um exemplo.
- Cascata de disponibilidade — um processo de auto-reforço no qual uma crença coletiva ganha mais e mais plausibilidade por meio da crescente repetição no discurso público (ou "repita algo mil vezes e ele torna-se verdadeiro").
- Backfire effect — quando as pessoas reagem refutando evidências pelo fortalecimento em suas crenças.
- Efeito adesão — a tendência de fazer (ou acreditar) em coisas porque muitas outras pessoas fazem (ou acreditam) na mesma coisa.
- Falácia da probabilidade de base — a tendência de basear julgamentos em especificidades, ignorando informações estatísticas gerais.
- Viés da crença — efeito onde a avaliação da consistência lógica do argumento é influenciado pela credibilidade da conclusão.
- Viés do ponto cego — a tendência de ver-se menos enviesado que outras pessoas ou identificar mais viéses cognitivos nos outros que em si próprio.
- Viés pró-escolha — a tendência de lembrar que suas decisões foram melhores do que elas realmente foram.
- Ilusão de agrupamentos — a tendência de pensar que eventos aleatórios que ocorrem em aglomerados não são eventos realmente aleatórios.
- Viés de confirmação — é uma tendência das pessoas preferirem informações que confirmem suas crenças ou hipóteses, independentemente de serem ou não verdadeiras.
- Viés da congruência — a tendência de testar hipóteses exclusivamente através de testes diretos ao invés de testar possíveis hipóteses alternativas.
- Falácia da conjunção — a tendência para assumir que condições específicas são mais prováveis do que as condições gerais.
- Conservadorismo (Bayesiana) — a tendência de revisar crenças insuficientemente quando se apresenta nova evidência (estimativas de probabilidades condicionais são conservadoras).
- Efeito Contraste — aumento ou diminuição de uma medida quando comparando com algum objeto contrastante recentemente observado.
- Maldição do Conhecimento — quando o conhecimento de algum assunto diminui a habilidade de se pensar sobre ele a partir de uma perspectiva menos profunda.
- Efeito de dominância assimétrica — a preferência de escolha muda quando existe uma terceira opção que é assimetricamente dominada.
- Efeito da denominação — a tendência de gastar mais dinheiro quando este é denominado em pequenas quantidades (por exemplo, moedas) ao invés de grandes quantidades (por exemplo, cédulas).
- Viés da distinção — tendência de ver duas opções de forma diferente quando avaliando-as simultaneamente do que quando avaliando-as separadamente.
- Vácuo da empatia — a tendência de subestimar a influência ou força dos sentimentos, em si próprio ou em outros.
- Efeito dotação — é tendência na qual as pessoas muitas vezes exigem muito mais para desistir de um objeto do que eles estariam dispostos a pagar para adquirí-lo.
- Essencialismo — categorizar pessoas e coisas de acordo com sua natureza essencial, apesar das variações.
- Expectativa exagerada — com base em estimativas, no mundo real a evidência acaba sendo menos extrema que nossas expectativas (condicionalmente inverso do viés do conservadorismo).
- Viés da expectativa — a tendência de experimentadores de acreditar, certificar e publicar dados que concordam suas expectativas para o resultado de uma experiência e desacreditar e descartar ponderações correspondentes que aparecem em conflito com essas expectativas.
- Efeito do falso consenso — a tendência de alguém exagerar no quanto outras pessoas concordam com ela.
- Estereótipo — esperar que um membro de um grupo tenha certas características sem ter informações reais sobre esse indivíduo.
- Pareidolia — a tendência de perceber um estímulo vago e aleatório (geralmente uma imagem ou um som) como algo significativo, por exemplo, ver imagens de animais ou faces em nuvens.
- Efeito Dunning-Kruger — um viés duplo: por um lado a falta de habilidade metacognitiva ilude as pessoas, que superestimam suas próprias capacidades; por outro lado, pessoas habilidosas subestimam suas habilidades enquanto presumem que outras pessoas têm uma compreensão similar.
- Efeito Forer (também conhecido como efeito Barnum) — a tendência de dar altos níveis de precisão a descrições de personalidades que supostamente foram adaptadas ao observador, mas são na verdade vagas e gerais o suficiente para se aplicar a uma grande gama de pessoas. Por exemplo, horóscopos.
- Projeção — a tendência de inconscientemente presumir que as outras pessoas compartilham dos mesmos estados emocionais, pensamentos e valores atuais próprios.
- Viés da autoconveniência — a tendência de reivindicar mais responsabilidade pelos sucessos do que pelas falhas. Este viés também pode se manifestar como a tendência de avaliar informações ambíguas de uma forma benéfica a interesses próprios.
- Confabulação — é a confusão da imaginação com a memória, ou a confusão entre memórias verdadeiras e falsas.
- Sugestionabilidade — é a qualidade de estar disposto a aceitar e agir de acordo com a sugestão de outras pessoas.
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