Hoje ouvi o Carlos Julio dizer que abaixar o preço para vender é a prova do fracasso de todas as outras estratégias possíveis e que deve ser evitado ao máximo. É fácil dizer isso quando seu mercado é um mono ou oligopólio. Difícil é manter o preço em um ambiente altamente competitivo. Aqui entra aquela velha discussão entre preço e valor. Só que o preço é objetivo e o valor subjetivo. É a pergunta que sempre faço para meu amigo: Quanto vale uma dica ? A indicação de um fornecedor ? Uma orientação profissional ? Uma orientação sentimental ? Uma dica de saúde ? Uma sugestão de compra ? Ou de venda ? Somente pessoas com a Cabeça do Dragão em Gêmeos saberão dar valor para essas situações. Os demais acharão que não valem nada tais sugestões . . .
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3 comentários:
Observo que existe uma tendência a sempre ser otimista demais com relação ao preço de venda inicial. É assim com relação a venda de todos os produtos. É o famoso: se colar colou !!! Vale inclusive para a prestação de serviços profissionais de todo tipo. Com o passar do tempo o vendedor pode perceber que não irá vender se não se adequar ao mercado.E aí não restará opção a não ser baixar o preço . . .
Faz uns 10 anos que não vendemos um imóvel. Carro vendemos a cada 5 ou 6 anos. Não existe previsão de comprar imóvel nos próximos 10 anos. Carros sempre serão comprados no máximo a cada 6 anos.
O próximo negócio se tudo correr bem será vender o carro usado primeiro, fazer uma busca nas concessionárias e fechar a compra do novo. Isso é se for racional a venda e a compra . . .
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