terça-feira, 15 de abril de 2014

Para ganhar dinheiro com empreendedorismo

Para ganhar dinheiro com empreendedorismo você vai precisar trabalhar muito. Talvez muito mais do que se fosse um empregado graduado em uma multinacional e com certeza muito mais que um funcionário publico. Talvez por isso o empreendedor típico tem apenas o segundo grau: com essa formação ele ganharia em geral muito pouco como empregado de empresa privada e ser seu próprio patrão parece irresistível, com a perspectiva de ficar milionário sempre por trás da decisão. Alguns buscam franquias e acham que esse é o caminho das pedras. As vezes pode ser mesmo, dependendo do ramo de negócio. Outros ainda vão atrás de criar franquias, para ficarem ricos vendendo seus direitos sobre a marca e seu knowhow. Quem não tiver sangue de empreendedor ou não precisar trabalhar, já que se mantém com um custo fixo baixo, não deve seguir esse caminho, em especial no Brasil, o país dos impostos e das dificuldades de todo tipo. Também é bom destacar que dos milhões de micro empresas individuais que existem no Brasil somente 3% progridem o suficiente para mudarem de categoria fiscal, enquanto a maior parte vai a falência. Um bom indicador de falência é empreender por necessidade e não por oportunidade. Vale para pequenas e para grandes empresas indistintamente. 

6 comentários:

Van der Camps disse...

Lembrando que o empreendedor ou é um gestor ou um técnico ou um visionário. E que todo empreendimento é um investimento de risco. Gestores são em geral administradores de empresas, economistas, contadores. Técnicos são engenheiros. E visionários são embusteiros geralmente . . .

Van der Camps disse...

Exemplo de visionário recente: Eiki Batista . . .

Van der Camps disse...

Outra característica do empreendedor típico e não valorizar o trabalho das pessoas de nível superior porque simplesmente ele mesmo não tem nível superior e acha que por isso é perda de tempo. Essas pessoas, principalmente se seu negócio prosperar, muitas vezes nem sabem porque isso aconteceu. Na maior parte das vezes aproveitaram alguma onda só que as ondas acabam e ai a competência é que faz toda a diferença.

Van der Camps disse...

As empresas pequenas em geral vendem diretamente para o consumidor final ou para outras pequenas empresas. Seu locus é muito diferente da grande multinacional sofisticada. Em geral seu mercado é concorrencial e precisam ser price takers.

Van der Camps disse...

Como não conseguem impor seus preços voltam-se para os custos. Custos viram uma condição fundamental para aumentar o lucro. Lucra mais o empresário que tiver o menor custo. E tem o menor custo aquele que for mais eficiente e competente em administrar seus parcos recursos.

Van der Camps disse...

Observe que esse universo é o oposto do glamour e da fama. Quem quer ser famoso é o intelectual. O empresário quer apenas ser rico.