Para ganhar dinheiro com empreendedorismo você vai precisar trabalhar muito. Talvez muito mais do que se fosse um empregado graduado em uma multinacional e com certeza muito mais que um funcionário publico. Talvez por isso o empreendedor típico tem apenas o segundo grau: com essa formação ele ganharia em geral muito pouco como empregado de empresa privada e ser seu próprio patrão parece irresistível, com a perspectiva de ficar milionário sempre por trás da decisão. Alguns buscam franquias e acham que esse é o caminho das pedras. As vezes pode ser mesmo, dependendo do ramo de negócio. Outros ainda vão atrás de criar franquias, para ficarem ricos vendendo seus direitos sobre a marca e seu knowhow. Quem não tiver sangue de empreendedor ou não precisar trabalhar, já que se mantém com um custo fixo baixo, não deve seguir esse caminho, em especial no Brasil, o país dos impostos e das dificuldades de todo tipo. Também é bom destacar que dos milhões de micro empresas individuais que existem no Brasil somente 3% progridem o suficiente para mudarem de categoria fiscal, enquanto a maior parte vai a falência. Um bom indicador de falência é empreender por necessidade e não por oportunidade. Vale para pequenas e para grandes empresas indistintamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Lembrando que o empreendedor ou é um gestor ou um técnico ou um visionário. E que todo empreendimento é um investimento de risco. Gestores são em geral administradores de empresas, economistas, contadores. Técnicos são engenheiros. E visionários são embusteiros geralmente . . .
Exemplo de visionário recente: Eiki Batista . . .
Outra característica do empreendedor típico e não valorizar o trabalho das pessoas de nível superior porque simplesmente ele mesmo não tem nível superior e acha que por isso é perda de tempo. Essas pessoas, principalmente se seu negócio prosperar, muitas vezes nem sabem porque isso aconteceu. Na maior parte das vezes aproveitaram alguma onda só que as ondas acabam e ai a competência é que faz toda a diferença.
As empresas pequenas em geral vendem diretamente para o consumidor final ou para outras pequenas empresas. Seu locus é muito diferente da grande multinacional sofisticada. Em geral seu mercado é concorrencial e precisam ser price takers.
Como não conseguem impor seus preços voltam-se para os custos. Custos viram uma condição fundamental para aumentar o lucro. Lucra mais o empresário que tiver o menor custo. E tem o menor custo aquele que for mais eficiente e competente em administrar seus parcos recursos.
Observe que esse universo é o oposto do glamour e da fama. Quem quer ser famoso é o intelectual. O empresário quer apenas ser rico.
Postar um comentário