quarta-feira, 9 de abril de 2014

Precificando uma amizade

Quanto vale uma amizade ? Um dica que minha mãe deu para uma tia minha lhe rendeu R$ 2 milhões ao longo de uma vida de trabalho. Várias dicas que eu já dei para amigos e familiares lhe renderam dezenas ou centenas de milhares de reais. Meu pai uma vez comprou um apartamento com dinheiro emprestado de um amigo dele que nós da família nunca conhecemos. Esse amigo teve de esperar um bom par de anos para receber o mesmo montante de volta sem correção ou juros. No meu caso emprestei dinheiro para um amigo em dificuldades financeiras mas com situação econômica privilegiada. Ou seja, ele precisa de tempo para converter ativos em dinheiro, não está tecnicamente quebrado e é empresário. É o meu mais antigo e maior amigo e o único que poderia ter a liberdade de me pedir dinheiro emprestado. Até hoje eu apenas tive de pedir dinheiro emprestado para minha própria família. Pedir dinheiro para os outros é sempre humilhante, embora meu amigo empresário veja apenas como mais um negócio. Ele está aprendendo muito com essas dificuldades por que está passando porque parentes abastados lhe viraram as costas. E mesmo "amigos" deram um jeito de esquivar-se de maiores comprometimentos. E por isso que pergunto: quanto vale uma amizade ???

2 comentários:

Van der Camps disse...

O trabalho é precificado: todos os cargos tem seu salário conforme o ramo de atividade da empresa e o tamanho da mesma. Todos os produtos tem seu preço e muitos são comercializados em mercados e bolsas. Profissionais liberais também tem seus honorários precificados. Somente empresários não tem preço: ganham conforme sua capacidade de gerar riqueza.

Van der Camps disse...

Empregos públicos também são precificados: os salários estão nos editais. E é o valor pago pelo trabalho que faz alguém ser rico ou pobre. O rico ganha muito dinheiro pela sua hora de trabalho. E ganhando muito fica fácil comprar o que de melhor existe em termos de produtos e serviços.