sexta-feira, 18 de abril de 2014

Pais Neuróticos Repetem seus Erros

A neurose é basicamente um medo irracional que tira a liberdade de uma pessoa. Como o maior prejudicado é a própria pessoa e em geral sua família, poucos se tratam. Como o medo é irracional, em geral não adianta argumentar com o neurótico, porque ele sempre acha que tem razão e que sabe tudo. Neuróticos são a maioria da população e o nome disso é normose, já abordada por aqui antes. Os psicóticos e esquizofrênicos são muitos poucos, talvez 1 ou 2% da população. Resta saber quem é normal não em termos estatísticos mas em termos de saúde mental. 

4 comentários:

Van der Camps disse...

A pessoa normal tem reações emocionais comedidas e não exageradas. Ela cuida da sua saúde e não tem comportamentos auto destrutivos. Ou seja, é equilibrada em todas situações: nem depressiva nem ansiosa. Deve ser difícil tirar essa pessoa do sério !!!

Van der Camps disse...

Já dizia Einstein que é loucura esperar resultados diferentes quando se faz as mesmas coisas. Assim são os neuróticos: eles reproduzem sempre os mesmos comportamentos que os aprisionam.

Van der Camps disse...

Neuróticos podem repetir seu padrão nas suas escolhas amorosas ou nos seus empregos. Observe que são nos contatos com os outros que a neurose fica clara. A família em geral se acostuma com as neuras dos seus membros. Essa adaptação é neurótica em geral, já que a doença mental é a mais contagiosa que existe. E os amigos dos neuróticos ??? Provavelmente também compartilham de algumas neuroses comuns. Caso não seja assim criticas podem destruir esses relacionamentos.

Van der Camps disse...

Temos 7 mil psiquiatras e 2 milhões de pacientes graves com esquizofrenia. Imagine então tratar casos mais leves, como neuróticos que ganham seu dinheiro, estão trabalhando e "colaborando" para a sociedade.