quarta-feira, 16 de abril de 2014

Meus fornecedores

Uma consequência do meu nível de exigência e do estágio de desenvolvimento dos mercados aqui no Brasil é que a maior parte dos meus fornecedores são mono ou oligopólios. Existem monopólios naturais. Já os oligopólios são consequência do investimento necessário para a entrada de novos competidores, tecnologia envolvida, tamanho do mercado, etc. Olhando as minhas despesas cheguei a conclusão que 5/6 do meu dinheiro vão para esses oligopólios e monopólios. São empresas que prezam pela qualidade de seus produtos e serviços. Que podem cobrar preços razoáveis pelos seus produtos e serviços, de forma a remunerar seus empregados com bons salários. Em geral são multinacionais ou grandes empresas nacionais. A única parcela do meu orçamento que é "disputada" pelos competidores pulverizados é lazer, onde está incluído alimentação fora de casa. Existem milhões de estabelecimentos comerciais que são bares e restaurantes. Existem de todos os preços e de todas qualidades. Até o menor e mais distante município brasileiro tem bar e restaurante. Existem milhões de livros. Centenas de peças de teatro e por aí vai. Aqui fica claro que eu transfiro renda para pequenos comerciantes, padarias, pizzarias, lanchonetes, pasteleiros, etc Trata-se de um mercado competitivo e dinâmico, onde ser freguês pode fazer toda diferença para o comerciante. E é um mercado onde alguma promoção como descontos do Clube Folha pode decidir a compra.   

9 comentários:

Van der Camps disse...

Novos fornecedores são avaliados após observação de suas ações, investimentos, etc. Muito raramente velhos fornecedores são substituídos. Os mais significativos são os fabricantes de carros. No caso de restaurantes alguns são tradicionais outros fecham. Alguns ficam caros e concorrentes os desbancam. Rankings divulgados pelas mídias permitem o posicionamento correto e o preço justo.

Van der Camps disse...

Fornecedores de ocitocina também são mantidos por décadas. Fontes de significado emocional. Os gastos com refeições fora de casa estão diretamente relacionados com as amizades e com comemorações de efemérides. Novas candidatas eram sondadas quando solteiro, situação que não ocorre mais. Amigos são promovidos ou demitidos com o passar do tempo, valendo o mesmo para parentes.

Van der Camps disse...

Toda vez que eu compro algo ou transfiro dinheiro é para atingir um objetivo. Nem sempre consigo e o desperdício acontece. É o famoso gastar vela boa com defunto ruim. Outra situação é pagar caro por algo que não vale. Ai temos decepções porque nossas expectativas não foram satisfeitas. Exceder expectativas então é uma raridade.

Van der Camps disse...

O problema é quando vamos comprar algo que não compramos usualmente e nem acompanhamos o mercado. Aqui é necessário fazer pesquisas preliminares para fixar preço e benefício. O mais difícil é contratar serviços. Temos nossos prestadores tradicionais mas mesmo eles as vezes capitulam. Aí dicas de amigos são valiosas.

Van der Camps disse...

Tudo que tem dentro de nossas casas tem uma vida útil. Quando essa vida útil acaba vou ao mercado e compro aquilo de melhor custo benefício que existir. A própria casa tem uma vida útil que pode ser eterna. Carros tem "momentos de venda": idades em que a manutenção necessária define se é conveniente ficar com ele ou não. Pessoas também tem uma vida útil e sua importância pode aumentar ou diminuir com o tempo.

Van der Camps disse...

Alguns fornecedores serão limitados pelo lugar em que você mora. Outros pelo que você quer pagar e pelo valor que você dá ao produto ou serviço.

Van der Camps disse...

Tenho pelo menos dois fornecedores bilionários: a Renault que fez meu carro e o fundo de investimentos Bain Capital que comprou minha empresa de seguro saúde. Existem outros como a VIVO que fornece minha internet e os supermercados e farmácias no varejo. Negócios bilionários . . .

Van der Camps disse...

Os bancos são bilionários também, as empresas de água, luz, gás, telefone (utilities) também. Qualquer empresa que tenho milhões de clientes em geral é bilionária. São grandes empresas. Uma grande exceção é o Colégio Bandeirantes. Um Colégio tem milhares de alunos no máximo por mais caro que seja. Já uma Universidade como a USP é bilionária de novo. Na comida talvez o Mc Donalds seja bilionário.

Van der Camps disse...

Onde houver concorrência deveremos ter uma corrida pela excelência. Nesses fornecedores temos a Renault e a Notre Dame fazendo bonito. Sendo que a Notre Dame está se expandindo de braçada e a Renault lutando bravamente para agradar seus clientes. A USP se mantém como fornecedora oficial de bons profissionais. E dentre os profissionais com quem tenho contato meus elogios vão para os bons médicos. Eu amo meus fornecedores não apenas necessito deles.