Dizem que nada é tão humano quanto colocar a culpa nos outros, no sistema, no capitalismo, na religião, no bispo. Ninguém quer assumir sua culpa. E a profissão de auditor é justamente descobrir de quem é a culpa e na sequência punir os culpados. A polícia tem a mesma função: investigar para chegar aos culpados. Quando acontece algo errado em uma empresa, por exemplo, todos procuram se eximir da culpa. Outro exemplo são frases do tipo: "o carro bateu" (a pessoa bateu o carro). Os pais gostam de culpar os filhos por tudo que acontece com eles. Os pais se acham "perfeitos" como pais e que sabem tudo. Não aceitam que os filhos coloquem a culpa neles. Os pais se acham tão perfeitos que não aceitam conselhos de ninguém. Falta humildade nos pais. Outro exemplo de quem nunca tem culpa é o chefe. O único que punha a culpa no chefe era o auditor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Put the blame on me . . . Existe algo chamado projeção: a pessoa é culpada mas a culpa é por demais dolorosa para ela e então ela a projeta no outro. Freud explica.
Os culpados tem medo de assumir sua culpa pelo medo da punição. A única coisa que a maioria dos "humanos" respeita é a punição. A outra é ficar bem na "turma" . . .
Tenho uma pessoa próxima que nega sua culpa igual uma criança e com isso vira opositora (satã). Fica repetindo que não é culpada de nada quando na realidade é, dizendo que o que aconteceu tem outra fonte, etc etc etc Penas que eu sou idiota, que não sei ver a causa e a consequência das coisas que acontecem comigo e com os outros. Não tem noção da minha capacidade de observação e sabedoria . . .
Postar um comentário