sábado, 31 de março de 2012

Expectativa dos clientes

Para vencer a concorrência é preciso superar as expectativas do cliente. Acontece que existem clientes com poucas expectativas e com altas expectativas. Em geral a expectativa aumenta com o preço: quando o preço é elevado as expectativas também são. As expectativas também aumentam com o bairro em que estamos: esperamos qualidade em serviços que estão nos bairros ricos. E para pobres em geral quando reclamam vem a resposta: pagando tão pouco, o que você queria ? O pior cenário e pagar muito e receber algo pobre. Nesse caso, estará claro para o consumidor (ou seria pato ?) que ele transferiu dinheiro para alguém, através de lucro ou salário, que certa forma indevidamente. Pagar pouco por algo valioso em geral também é raro, porque a pessoa descobre rapidamente quanto vale o seu trabalho ou o seu produto e essa é uma situação transitória. Pagar o preço justo é o que devemos estatisticamente esperar. A luta será sempre entre os que querem rapinar o cliente e os que querem pagar pouco.

Um comentário:

Van der Camps disse...

Caso você crie expectativas muito acima do mercado você estará criando um problema para você, porque o cliente vai se acostumar mal. E a sua empresa pode ter dificuldades de manter esse cliente, com uma margem de lucro satisfatória. É que o cliente poderá sempre tentar obter o melhor custo benefício. A decisão do cliente pode ser mais ou menos fácil, conforme o custo benefício seja mais ou menos vantajoso.