quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O Psicanalista

O psicanalista é considerado a pessoa certa para tratar de assuntos complexos, aqueles que a pessoa comum não consegue compreender sozinha. Interessante essa visão: somente pessoas intelectuais, que tem preocupações com valores elavados, iriam até o psiquiatra/psicologo/psicanalista. Assim seus clientes seriam pessoas com nivel superior, bons empregos, em grandes companhias, que sofrem pelos ataques dos outros. Muitas vezes os problemas vem de casa, da educação que tiveram, das dificuldades que tiveram, dos traumas por que passaram. Gostei dessa análise que considera o psicanalista o "guru" para problemas complexos.

2 comentários:

Van der Camps disse...

As pessoas procuram ajuda nos psicologos porque sofrem e esse sofrimento prejudida a vida delas. Certos problemas são encaminhados para os psicanalistas, em teoria pessoas altamente capacitadas para lidar com todo tipo de sofrimento emocional.

Van der Camps disse...

A psicanálise pode contestar todos os processos estabelecidos. É por isso que regimes ditatoriais não permitem a psicanálise. Embora conteste tudo, a psicanálise não tem nenhum processo a ser implementado como fórmula única de sucesso. Cada um tem de tirar da sua análise as soluções para os seus problemas.