segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A cara de idiota

Vejo muitas caras de idiota: pessoas que ouvem o que lhes é dito, não acreditam, não tem argumentos contrários e ficam com cara de idiota. A cara de idiota é desesperadora para quem tenta convencer ou esclarecer um ignorante. Os ignorantes gostam de ficar na ignorância, esta é a triste verdade. Acontece que essas pessoas gostam de viver na ilusão e mesmo quando os fatos não corresponderem as suas ideias sempre terão uma desculpa esfarrapada qualquer, para se auto-iludirem. E assim vão vivendo, com suas falsas crenças e outras limitações neuróticas. Acho que as caras de idiota estão em expansão . . .

4 comentários:

Van der Camps disse...

A cara de idiota é comum com pessoas da familia. É o famoso "santo de casa não faz milagre". As vezes acontece tamnbem com alguns amigos próximos mas é mais rara.

Van der Camps disse...

Existe um motivo para a cara de idiota aparecer na familia: é que na familia pode-se falar a verdade, sem mascaras e outros filtros. Na familia pode-se ser transparente e não ficar na superficialidade das relações sociais normais. A franqueza não costuma fazer parte das relações sociais, onde a aparência é tudo.

Van der Camps disse...

O mais ridículo é quando pessoas que mentem para todo mundo querem mentir para pessoas da familia. Quando você frequenta a casa de alguém e tem certa intimidade você pode fazer inferências que atingem o alvo em cheio. E as pessoas mentirosas não gostam de que suas mentiras sejam descobertas. Em geral elas ficam agressivas . . .

Van der Camps disse...

A cara de idiota tambem é comum quando se contrata um serviço e não se conhece o mínimo sobre esse mesmo serviço. A assemetria de conhecimento nesses casos leva o contratante a ser feito de tonto. Contratar profissionais dos quais pouco se conhece sobre sua performance ou cabedal de conhecimentos pode ser muito perigoso.