Essas são profissões para pessoas com inteligência intrapessoal desenvolvida. Alguns incluem o investigador entre essas profissões. A profissão de psicólogo foi desmembrada da de filósofo (pelo menos aqui no Brasil). Teólogos podem ser de várias religiões. Teo quer dizer Deus e logos quer dizer conhecimento. Teólogo é aquele que estuda Deus. Toda religião tem uma ética e portanto a religião também cruza seus caminhos com a filosofia (filo=amigo, sofia=conhecimento). E escritores ? Escritores aqui são possivelmente os que escrevem romances, aqueles que tratam das emoções (poetas inclusive). Humano, demasiado humano deve ser o que move um escritor . . .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Todas estas profissões são mal remuneradas pela sociedade (e não só a brasileira). Este é um sinal de que são mal compreendidas pelas pessoas em geral: ou elas não tem interesse nessas profissões ou não tem necessidade delas ou não tem inteligência suficiente para apreciá-las. Quando as coisas materiais vão bem muitos se iludem achando que isso basta. Não são todos que almejam atingir padrões elevados na hierarquia humana . . .
Dentre essas profissões escritores somente tem sucesso se tiverem se destacado na televisão, por exemplo, sendo assim muito conhecidos. Filósofo vai dar aula na rede pública de ensino (menor remuneração possível para quem tem nível superior). Psicólogo somente é procurado quando a pessoa não sabe mais o que fazer com o problema. Sofre de muita concorrência e, embora exista uma pressão para cobrar bem, em geral não consegue praticar esses preços. Teólogos ganham 2 salários mínimos como padres da Igreja Católica. Apesar disso já disseram que são as pessoas mais felizes com sua profissão . . .
Tanto a palavra artista como a palavra poeta tem o mesmo significado aprendi recentemente. Artista é aquele que age, que realiza no mundo do finito. E poeta quer dizer a mesma coisa.
Dessas profissões a única que o Huberto Rohden não exerceu foi a de psicólogo. Em compensação ele foi um educador. Interessante, não ?
A novidade foi o aparecimento na mídia do Karnal, Ponde, Clóvis de Barros Filho e do Luiz Felipe Ponde. Todos escritores, todos filósofos, dois deles ligados as Ciências da Religião portanto Teólogos. De novo, nenhum deles é Psicólogo mas são todos portadores dessa inteligência rara, a intra pessoal.
Postar um comentário