sábado, 4 de fevereiro de 2012

A imperícia nas relações humanas

Quando somos jovens e pouco expostos as relações humanas aprendemos pouco. Podemos ser criados longe das mazelas que grassam nas casas dos outros, como inveja, perfídia, dissimulação e outras coisas do tipo. Quando as familias eram grandes, com muitos filhos, era comum ter esse tipo de coisa na familia, de sorte que era possível conhecer esses males de casa. Com o advento das familias pequenas, da vida pouco social de hoje em dia, é muito fácil se enganar com relação as pessoas. Antigamente tambem não se conhecia o que pensava o genero oposto: meninos e meninas eram criados separados e a educação de ambos era diferente. Criava-se desse modo pessoas que não se conheciam. Não havia ninguém para informar aos meninos como eram as meninas e vice-e-versa. Hoje esse conhecimento está disponível, de forma que a imperícia pode ser evitada pelo aluno aplicado: lendo na teoria e vendo na prática. A imprudência é mais rara e a negligência tambem, pelo menos nos que tem boa formação e berço.

3 comentários:

Van der Camps disse...

Imprudência seria se envolver com alguém sabidamente mau carater ou que não tenha nada a perder. Negligência seria deixar de se informar sobre esse tipo de pessoa, por exemplo.

Van der Camps disse...

Amizades acabam por negligêncica em geral. Tudo o que já está estabelecido em geral somente acaba por negligência. A imperícia e a imprudencia em geral podem estar presentes quando se está começando algo novo. É o caso de novos potenciais amigos ou amores. Vale até mesmo para novos fornecedores, novos negócios, novas aquisições, novos investimentos. Tudo que é novo e desconhecido pode ser perdido por imperícia ou imprudência. Tudo que é velho pode ser perdido por negligência . . .

Van der Camps disse...

Muitas fraudes e crimes do todo tipo acontecem quando um velhaco, sabedor de todas deficiencias e fragilidades envolvidas, resolve cooptar um jovem inexperiente para a consecução de seus objetivos. É assim com criminosos que arrigimentam menores para por a culpa, com gerentes que usam laranjas para dar golpes, pedofilos, etc, etc, etc,