No dia em que tudo for transparente não existirão mais dúvidas: as pessoas terão o que merecem, as ilusões desaparecerão, a mentira perderá, os egoístas serão desmascarados e perderão seu poder. Tudo ficará claro: porque alguém ocupa o cargo que ocupa, porque alguém tem dinheiro, porque alguém é casado com determinada pessoa. Na escola aprendemos sobre transparência: quem estuda mais e é mais inteligente tira maiores notas. Também aprendemos sobre honestidade e competência acadêmica. Só que os perdedores na escola não se satisfazem com sua situação de inferioridade e na vida prática eles fazem de tudo para conseguirem o que desejam. A ética fica prejudicada no julgamento dessas pessoas. Eles são em geral usurpadores e, de algum modo, precisam explorar os outros para atingirem seus objetivos nefastos. Muitas vezes eles vencem. Isso em geral acontece pela omissão dos bons. Quem pode detê-los ? Quem pode impedir uma mulher mal intencionada de seduzir um homem com segundas intenções ? Quem pode impedir um mau empresário de roubar o povo ? O mesmo vale para um político ou juiz corrupto. Sabemos que a moral é muito maior que os bens legalmente protegidos. Quem pode impedir alguém de ser imoral ? Que tipo de avaliação é feita quando alguém entra em uma empresa ? E quando alguém resolve desposar alguém ? Todas mulheres querem ser ricas: tanto as que vivem no Jardim Europa como as que estão na penitenciária. As que estão na penitenciária entraram para o crime através de um amor bandido e da promessa de dinheiro fácil. Ninguém quer trabalhar duro se puder conseguir o que quer sem esforço. O problema em se trabalhar duro é que existe a possibilidade de você não ter sucesso, por fatores independentes do seu controle.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Uma mulher bonita mas que se esforce para ser alguém pelo caminho do bem. Freud falou sobre as mulheres bonitas: ele quase nos condenou a ter de casar com mulheres feias, caso queiramos uma pessoa madura e equilibrada ao nosso lado. As poucas bonitas ficariam para os poucos ricos o suficiente para sustentá-las. Neste porém quero ser subversivo: quero uma mulher sexy e decente . . .
Como as pessoas não evoluem, pelo contrário,podem involuir, todas as cautelas são necessárias. Assim sendo eu aconselharia um jovem que esteja na iminência de se envolver com alguém, a pedir a identidade dessa pessoa e a fazer pesquisas quanto a índole dessa pessoa em todos os bancos de dados públicos possíveis. Pelo menos caso ela tenha antecedentes você ficará sabendo. Poderá saber se ela foi processada criminalmente ou civilmente, o que pode significar futuros problemas. Poderá fazer o mesmo com relação aos pais dela, o que poderá indicar maus exemplos na família. Cuidados que uma empresa toma para contratar um simples empregado e que alguém que tem algo a perder também deveria fazer.
Postar um comentário