Tenho um grande amigo que é arguto observador da realidade e muito menos leitor de estudos ou adepto de estatísticas e teorias. Esse arguto observador tem 3 irmãos que estudaram e chegaram a concluir o terceiro grau. Acontece que nenhum deles é um profissional competente na área em que se formou !!! A irmã mais velha é psicologa por formação e nunca exerceu a profissão. O irmão mais velho é administrador por formação e na prática não é nada brilhante. Finalmente a caçula é engenheira civil e somente exerceu a profissão até casar-se com um homem se não rico pelo menos muito bem empregado e remunerado. Meu amigo não concluiu nenhum curso superior mas não passa vergonha ao conversar com formandos em várias especialidades. A conclusão dele é que estudo não é fundamental. No caso dos demais amigos meus e mesmo na minha família existe uma correlação muito mais efetiva entre educação superior e realização profissional. Aqueles que acertaram na escolha da profissão seguiram uma trajetória de empregados na iniciativa privada com os sucessos e dificuldades esperadas desse tipo de empreitada e aqueles que escolheram profissões liberais se deram muito bem. A minha conclusão é que o estudo não é uma panaceia mas bem utilizado pode sim trazer progresso e mobilidade social. Trata-se de saber como usar . . .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
É por isso que a grande maioria das pessoas aqui no Brasil e são do tipo São Tomé: só acreditam vendo. O estudo é uma condição necessária mas não suficiente para alguém ser um grande profissional, pelo menos em algumas áreas mais "complexas" ou exigentes. Em particular nas áreas não intuitivas e explicitas o estudo , a reflexão e a abstração são fundamentais.
Tudo o que representar risco a saúde , a vida ou for de grande valor econômico ou financeiro por qualquer razão terá um profissional de nível superior no comando ou então ao lado, decidindo. E essas pessoas serão bem remuneradas pela natureza de seu trabalho e responsabilidade envolvida. Caso alguma coisa de errado aconteça, essa pessoa cairá em desgraça, poderá ser processada ou terá perdas substancias de todo tipo. Nada é de graça . . .
Um erro médico poderá te matar ou deixar sequelas para o resto da vida. Um negócio mal feito poderá levar economias de décadas. Um processo mal conduzido pode ter o mesmo efeito. Um relacionamento também.
Postar um comentário