Quando comparado com países desenvolvidos é mesmo. No entanto, aqui no Brasil os herdeiros muitas vezes não tem dinheiro nem para pagar o imposto e tem de pedir permissão ao juiz para vender algum imóvel para fazer frente a essa despesa. Em um país como o Brasil, onde moram brasileiros, o planejamento sucessório é fundamental. A segurança jurídica precisa ser garantida por quem tem esse conhecimento e são poucos que tem. É possível até se livrar do pagamento do imposto sobre herança, desde que se faça doações anuais dentro do limite de isenção. Pessoas que deixam herança devem ser a exceção aqui no Brasil. A maior parte não tem onde cair morta e deixam dívidas e não ativos.
sábado, 31 de maio de 2014
Conexões
Signos de ar fazem muitas conexões em geral superficiais, principalmente Gêmeos e Libra. Eu analiso todos os meus relacionamentos ao longo do tempo. Acompanho a ascensão e queda das famílias através de gerações, do ponto de vista sócio econômico. Acompanho amigos enquanto é possível e vejo que com o tempo muitos deles desaparecem. Ficam apenas em fotos de velhos casamentos desfeitos ou em fotos de colegas de trabalho. O único vinculo estável e eterno é com a família nuclear. Essa vemos todos os dias se podemos. Amigos de 30 anos atrás mas contemporâneos as vezes são "renascidos" para se colocar o papo em dia. Muitos fracassaram e estão tentando recomeçar. E com seu fracasso seus descendentes também enfrentam dificuldades. Quem se deu bem não quer ouvir conselhos porque acha que não precisa. Quem se deu mal pode dispor de tempo para uma conversa sobre o passado. Eu sempre digo: quem frequenta a sua casa e quais casas você frequenta. Com quem você tem intimidade para dar um conselho e quem te ouvirá . . .
sexta-feira, 30 de maio de 2014
Amigos em signos fixos são a única esperança de longo prazo
Amigos em signos fixos tem maior chance de durar muitos anos. Os mutáveis e cardeais podem ficar sozinhos com o tempo ou trocarem com frequência de amigos. Amigos fixos podem casar-se com cobras e ai fica difícil contar com eles. Por fim a tradição brasileira empurra para a família a responsabilidade de cuidar dos velhos e inclusive a lei assim determina. Portanto é prudente pelo menos tentar constituir uma família, para não terminar na mão de um sobrinho ou sobrinha inescrupuloso ou incompetente. Irmãos podem não ser pessoas que se bicam o que se dirá de sobrinhos(as) ??? Amigos também podem não ser confiáveis. O poder público e curadores nomeados pelos juízes menos ainda. É obrigação da pessoa tentar conseguir durante sua vida alguém em quem se possa confiar e que roa o osso antes de se apossar da carne. Não se trata de uma missão fácil nos dias de hoje, com a sociedade que temos bem como as famílias são formadas.
A herança do meu Avô
Uma sucessão de erros e decisões equivocadas prejudicaram os herdeiros do meu avô. Não fizeram um planejamento sucessório, erraram na hora de fazerem os inventários, erraram em fazer testamentos e deixaram seus filhos viverem as turras. Como velhos não tinham mais interesse em nada, essa é a verdade. Foram conduzidos pelo filho predileto nos trâmites jurídicos e o resultado pode ser a perda da capacidade de ter pleno direito sobre essa herança. Eleger um herdeiro universal pode ser complicado, porque isso tem de ser feito as vezes muitas vezes antes da pessoa ficar senil ou morrer. As vezes essa pessoa pode não existir. Outras vezes esse pessoa pode não ter interesse em cuidar até o final do autor da herança mas isso pode ser amarrado no testamento, colocando-se um para administrar/interditar e cuidar e outro para receber se o primeiro não cumprir o que está determinado no testamento. Com duas pessoas interessadas acho que seria praticamente impossível não dar certo. Lidar com irmãos recalcados não é fácil e quando eles são muitos, a probabilidade de acontecerem problemas aumenta exponencialmente. Você precisa pelo menos de duas pessoas para te defender na sua incapacidade: o titular e o reserva e ambos devem ser honestos, capazes e interessados.
80% dos partos acontecem em maternidades públicas é 55% das gravidezes não foram planejadas
Essa é a realidade hoje 30/05/2014 no Brasil. Podemos perceber como nascer no Brasil não é a melhor das situações. Então é assim: faça fuc fuc com a primeira que aparecer. Engravida. Nasce no hospital público. Mora em algum casebre na periferia. Vai no posto de saúde. Estuda na escola pública. Ganha 2 SM por mês e repete o ciclo na próxima geração. Isso porque os pais só se "preocupam" com estudo e trabalho. Saúde ? Quando ficar doente procura o SUS. Grandes ideias espiritualistas ? Procura o centro de macumba. Herança ? Casamento ? Papeis ? Contratos ? Segurança jurídica ? Tá querendo demais !!! kkk !
Nascidas na Fraternidade
Dentre os filhos e filhas de amigos que acompanho existem duas exceções, que não foram colocadas na lista original. São filhas de um amigo muito gentil e muito reservado, como convém ao signo de Touro. Essas crianças são nascidas na Fraternidade e desde cedo frequentaram esse ambiente e foram conduzidas a ele. Fica muito mais fácil dessa forma desenvolver aquilo que tiver potencial espiritual nos seus mapas. Terão subsídios para enfrentar o nosso mundo materialista com bravura. Terão de enfrentar os desafios materiais como todos nós mas provavelmente não deixarão a moral e os bons costumes esquecidos nem serão cegas por Maya. Mérito do meu grande amigo espiritualizado . . .
Nascidos na matéria
Fiz uma avaliação dos jovens que acompanho, que são filhos dos meus amigos. São doze no total. E acho que todos eles estão imersos na matéria. Os tempos não são propícios aos ideias aquarianos de paz e amor ou dos Beatles. Junte-se a isso os signos solares desses indivíduos e o resultado pode ser um bando de grandes egoístas materialista. Ou seja, o futuro está perdido !!! Nenhum deles nasceu em Gêmeos, Aquário ou Peixes, que são signos duplos, muito menos em escorpião. Provavelmente serão pessoas rasas e nada saberão do oculto e dos mistérios. Triste para mim que gosto de jovens espertos . . .
Casados na matéria
Será mera coincidência ??? Eu acho que não existe coincidências. E existe como prever ou influenciar o futuro ??? Seria o caso da astrologia eletiva: bastaria escolher a data e tudo aconteceria. Digo isso porque vendo as datas de casamento de um amigo a numerologia mostra a matéria. Provavelmente as datas foram escolhidas por alguma conveniência mas sempre existe o sentido oculto. Estariam ambos enebriados pela matéria, ela consciente ou inconsciente ligada a situação econômica financeira do noivo e vice-e-versa ? Meu primeiro casamento foi em um dia 8, um número cármico se não me engano, ligado ao dinheiro e a ambição. O segundo será em um número 9, o número das musas, o número da transcendência, um número espiritual. Pessoas dos signos do fogo são regidas pela mente inferior muitas vezes e são fazedoras,ou seja, realizam na matéria. Pessoas da terra são naturalmente ligadas a matéria densa. Os mais emotivos são os signos de água e os mais ligados a mente superior e a humanidade são os signos de ar. No casal em foco, os filhos são de terra e fogo, iguais aos seus pais. Coincidência ???
A cura: Urano oposição Urano natal e Netuno conjunto com Netuno natal
Impressionante a descoberta que acabo de fazer !!! Por Júpiter !!! Fui curado de uma doença grave após 9 anos de sofrimento agudo por um trânsito planetário !!! A oposição de Urano, mostrando que as coisas tinha de mudar e a conjunção de Netuno sobre o senhor do Carma Saturno. Fui salvo pelo amor segundo Dona Iole mas no momento certo designado pelos Céus !!! E ainda quem duvide da Astrologia . . .
quinta-feira, 29 de maio de 2014
Anestesia MATA
Em primeiro lugar doenças circulatórias: infartos e derrames. Em segundo lugar canceres. Em terceiro traumas e causas externas e em honroso quarto lugar ANESTESIA !!! É preciso ter consciência de que entrar em um hospital é uma situação de risco. Toda cirurgia é precedida de uma avaliação do anestesista. Sem o parecer favorável dele nada feito: não se opera !!!. Tenho um amigo médico anestesista. Atuante até hoje aos 84 anos !!!
A preocupação dos pais é educação e trabalho
A grande maioria dos pais somente se preocupa com isso em relação aos seus filhos. Outros assuntos não são abordados ou não são prioritários. Trabalho no mapa está em Virgem na casa VI e em Capricórnio na casa X. Educação está em Leão na casa V. E o resto do zodíaco ??? E o lugar de todos os outros signos ??? Simplesmente são desprezados. Observe como é pobre a abordagem média dos pais. Esse comportamento leva a não busca consciente de desenvolver todo o mapa limitando muito a expressão individual da pessoa e da sua missão nesta vida.
O casamento de engenheiros com médicas
Tenho observado o casamento de engenheiros com médicas. Os engenheiros sempre se casaram com mulheres de outras profissões devido a quantidade e qualidade (beleza) das engenheiras. As médicas estão aumentando em número e se não primam pela beleza acho que em tese na média são mais bonitas que as colegas engenheiras. Além disso médicas tem uma profissão altamente valorizada socialmente e com garantia de renda, fatores muito atrativos para os pragmáticos engenheiros filhos de Minerva (e não de Vênus ou Afrodite). E assim formam-se os casais, não raro entre descendentes de orientais e brasileiros descendentes de europeus (conheci pelo menos dois nos últimos anos).
Conhecer todos os caminhos
Quem conhece todos os caminhos pode ser desconcertante. Quem superou todas as provações (sexo, conforto, poder e dinheiro) pode aconselhar os outros. Para aconselhar é preciso conhecer o problema e para conhecer o problema é preciso fazer as perguntas corretas e precisas. O que você quer ? Ou em outras palavras, o que te falta ??? No seu mapa está a sua missão e o seu carma. Você irá evoluir ao longo dos séculos, nascendo nos lugares e nas famílias aonde você precisará aprender algumas lições. Pagará mais ou menos carma em cada encarnação e deverá tentar sempre evoluir. Atingir os píncaros da glória, não a exterior mas a interior. Isso somente é possível através do convívio com os outros. Tudo tem uma explicação e uma justificativa e a final será no momento da morte.
Aquário e Peixes são os maiores altruístas do zodíaco
Eu sou altruísta mas não muito. Meu altruísmo é tipicamente aquariano: eu ajudo meus amigos, parentes e conhecidos. Não sou muito ao altruísmo de peixes, que é mais desprendido, e dedicado aos pobres e oprimidos, mais no sentido cristão do amor tipo ágape e da assistência social. O altruísmo de aquário é mais universal e fraternal, mais no sentido de fartura e irmandade. A palavra irmão de caridade também é usada pelos piscianos mas para muitos receber esse tipo de ajuda é humilhante e esses reagem com agressão: recebem mas se revoltam. São os chamados mal agradecidos. Por outro lado existem pessoas que doam misérias e fazem grande alarde e acham que fizeram muito . . .
Empréstimos
Negar emprestar dinheiro a um amigo é algo muito grave para mim. Trata-se de ajustar o valor e o prazo mas virar as costas ao amigo no momento em que ele mais precisa seria muito triste. Essa questão de uma certa forma obriga a uma "precificação" da amizade. Nunca me havia acontecido antes mas acho que é muito comum para certas pessoas. Pessoas que precificam qualquer relacionamento de forma mesquinha: vou convidar fulano para a festa e pagar pela comida dele ??? Será que ele vale a comida que comerá ??? Ou pais que fazem a conta: vou gastar R$ 30.000,00 de escola para um filho quando posso usar esse dinheiro para trocar de carro ? E por ai vai . . . o que me é estranho é muito comum alguns.
Legislativo e Executivo
Para ser eleito você não precisa de nenhuma formação prévia. É assim que pessoas totalmente despreparadas chegam a altos cargos públicos. Essas pessoas por sua total incompetência somente irão criar ruído e problemas. Juntam-se a elas as pessoas mal intencionadas, que tem interesses escusos em ocuparem altos cargos públicos. Restarão aqueles com verdadeira vocação pública. Nossas leis são reflexo disso e na prática temos insegurança jurídica. Triste . . .
quarta-feira, 28 de maio de 2014
O direito regula a menor ética possível entre as pessoas
O direito protege o mínimo. A moral é muito maior do que as leis. A boa ética também. Estou cansado de ver a ética do conveniente, inclusive na minha própria família. A ética do conveniente diz que o que é bom e conveniente para um determinado indivíduo é bom para todos. Ou seja, é a ética do egoísta e do narcisista. Com certeza não é a ética cristã que Jesus nos ensinou. A ética do chefe ou gerente pode não ser a ética do empregado, valendo o mesmo para o dono do negócio. A ética do legislador pode não ser a do cidadão. Em uma cidade do tamanho de São Paulo convivem no mínimo 5 éticas diferentes. A ética do traficante não é a ética do cidadão de bem. A ética do sonegador de impostos não é a ética do funcionário público que não tem como sonegar. A ética do pai egoísta que prejudica seus filhos não é a ética da mãe zelosa e competente. Ética é o bom comportamento. E o que é bom comportamento muda conforme a pessoa e a situação para muitos, o que é muito triste . . .
Omitir-se é ser cúmplice
É por isso que nunca me omiti e sofri as consequências de ser assim. É preciso ser corajoso para não se omitir. É preciso coragem para se preocupar com o outro ou os outros. É preciso coragem para recomendar algo a alguém (e a base científica é muito boa para isso). É preciso ser macho . . . muito macho.
O empreendedor
Dicas do Max para um novo empreendedor: seus clientes podem te dar calote, caso você venda a crédito. Seus empregados podem não vestir a camisa do negócio e serem um estorvo. E finalmente seus competidores farão tudo que puderem para que você tenha poucos clientes (detratores). Podemos observar que ter sucesso como empreendedor não é algo garantido, tanto que 50% fecham as portas nos dois primeiros anos. Competidores existem até entre irmãos. Deixe sangue para tubarão e você será vítima de falsas denuncias aos órgãos públicos fiscalizadores. Essa responsabilidade pelos outros é que é difícil um empreendedor novato ter e os outros não irão ser condescendentes com as falhas do empreendedor.
O rompimento de amizades
Amizades rompidas dificilmente são retomadas. Amigos aqui no Brasil não são muito valorizados, assim como os demais arquétipos do "outro". Ao longo da vida as relações de amizade são filtradas: somente ficam os verdadeiros amigos, aqueles que não tem medo nem de colocar a relação de amizade em risco se for para falar ao amigo o que ele precisa fazer para o seu bem. Isso aconteceu comigo uma vez e perdi o amigo. Não me arrependo. Outras vezes a amizade simplesmente esfria com o tempo: o "amigo" desenvolve novos interesses e contatos e "esquece" o velho amigo. Também existem amizades que entram em períodos de hibernação. Acontece com amigos jovens que por algum motivo se afastam mas sem brigas ou grandes dramas. Com o passar dos anos e a eliminação do motivo que causou o afastamento a amizade pode ressurgir qual Fênix das cinzas. O Facebook permitiu que isso se torna-se cada vez mais comum. Comigo aconteceu com um amigo da Universidade e com outro do ginásio. Como dizem os signos mutáveis do zodíaco: tudo precisa mudar e se renovar. A frequência dessas mudanças é que pode ser discutida . . .
A Universidade de São Paulo e a greve
A Universidade de São Paulo é pública. Seus professores e funcionários se aposentam com salários integrais e não ganham pouco. Greves são recorrentes mas não são todas as unidades que aderem as mesmas. As vezes os funcionários aderem mas os professores não. Também existem greves de alunos esporadicamente. Acontece que a Universidade é heterogênea: existem faculdades e cursos onde os professores são muito melhor pagos pelo mercado e portanto não tem interesse algum em aderir a greves. Vale o mesmo para alunos desses cursos. No entanto existem cursos sem nenhum valor de mercado ou com valor muito baixo. Nesses cursos, onde se tem muito pouco a perder, as greves podem ter grande adesão. Nas greves o sindicato pelo milhões para negociar e levar migalhas. É sempre assim. E para pressionar eles prejudicam em geral terceiros, que são os beneficiários do serviço público.
O caminho espiritual
A alegoria de que as religiões são como as estações de rádio é uma realidade: existem estações de diferentes frequências, que tocam diferentes tipos de música conforme a cultura e a evolução da audiência. Assim também são as religiões: podemos ter tribos primitivas na África. Religiões de ignorantes na Ásia. Judaísmo, Islã e Cristianismo. Aqui estamos na segunda era. Aí temos o espiritismo Kardecista, aqui no Brasil com 2% de adeptos, onde o espírito é considerado. Só que mesmo no espiritismo existem regras, dogmas e limitações. Quem quiser continuar sua evolução como espírito deverá chegar a alguma religião que lhe permita experiências espirituais e a evolução, bem como a magia branca. Aí você terá chegado ao que mais evoluído existe na face da terra . . .
terça-feira, 27 de maio de 2014
O feminino no Zodíaco
Existem signos mais femininos e eles são os da água: Câncer, Escorpião e Peixes. No entanto existem planetas femininos, que são regentes de outros signos, com Touro e Libra. Estranho não ? Talvez os signos de água sejam considerados femininos porque eles tem a função de nutrir, que é típica da mãe que amamenta seus filhos. Áries é claramente masculino, Gêmeos e Virgem andróginos (regidos por Hermes ou Mercúrio), Leão é solar e masculino, Capricórnio é a autoridade em geral masculina. Sagitário também é identificado com o masculino e Aquário também seria masculino. Seria assim 3 água fem + 3 fogo masc + 1 terra mas + 1 terra andrógino + 1 terra fem + 1 ar andrógino + 1 ar fem + 1 ar masc. Bem equilibrado !!!
Touro é duplamente feminino já que seus regentes mundanos são Vênus e Lua (exaltação)
Talvez por isso Touro seja menos rejeitado que outros signos do zodíaco. Mas todo signo tem sua sombra é verdade. Meu amigo taurino é uma pessoa gentil e que recebe bem as pessoas. É claro que ele é muito inteligente também. E possessivo, em particular com suas filhas. Muito estável não teve ainda grandes estresses na sua vida: divórcio, desemprego, doença grave e provavelmente nunca terá, afinal, não veio "queimar" muitos carmas nesta encarnação como os escorpianos . . .
43,75% dos moradores do meu prédio são funcionários públicos solteiros
Vários são solteiros e moram sozinhos em apartamentos de 1 dormitório. Possuem renda muito acima da média da população brasileira. Outros são mulheres casadas ou que moram com irmãos, aqui destacando-se as professoras. Alguns trabalham para a prefeitura, outros para o estado e tem quem seja funcionário público federal. Poucos participam da vida do condomínio: simplesmente não tem interesse, como é costumeiro a quem é funcionário público. Amizade mesmo só tenho com meu advogado vizinho. Os outros nem encontro no elevador . . .
A necessidade de integrar os oposto astrológicos
O zodíaco tem 6 eixos, compostos por dois signos cada: Áries - Libra, Touro - Escorpião, Gêmeos - Sagitário, Câncer - Capricórnio, Leão - Aquário e Virgem - Peixes. O primeiro é de signos cardeais, o segundo de fixos, o terceiro de mutáveis, o quarto novamente de cardeias, seguem-se fixos fixos e finalmente mutáveis. No meu caso sou escorpião e busquei muito os valores de touro no começo da minha vida, até que houve a queda. Posteriormente desenvolvi os valores da casa do meu sol, a terceira, que é representada por gêmeos e aqui entrou o signo oposto a gêmeos, sagitário. Finalmente também explorei meu ascendente em leão e seu oposto: aquário. Áries - Libra, Câncer - Capricórnio e Virgem - Peixes também tiveram suas manifestações, em uma mapa que foi totalmente "iluminado". Todos os signos tem seu arquétipo, todos tem sua importância e seu valor. Uns se bicam mais com os outros, como acontecia com os Deuses no Olimpo. De uma forma ou de outra acabamos tendo contato com pessoas de todos os signos, através de nossos familiares, namoradas, esposas, parentes, amigos, colegas, fornecedores ou chefes. É preciso aprender a conviver com todos eles, por mais difícil que seja. Faz parte da nossa evolução no planeta terra. Gosto da alegoria da casa e seus aposentos e os signos. Uma grande casa tem aposentos que representam todos os signos, ela é completa, é uma mandala. É assim também com as pessoas que conhecemos: umas servem para tomar um café, outras para discutir filosofia, outras para casar, outras para convidar para uma festa, outras para trabalhar, outras para ser sócio e assim por diante.
As provações de escórpio: sexo, poder, conforto e dinheiro.
Aqueles que são do signo de escorpião podem ser serpentes, águias ou fênix. Acabo de ler que São Paulo era um escorpião fênix. Tenho algo com São Paulo. Achei que era ele em um certo momento da minha vida. Eu vivi todas as provações. Primeiro o sexo (aos 20), depois poder (aos 30), seguido do conforto (também aos 30) e por fim o dinheiro (aos 40). Tanto sexo, quanto poder vem dos outros. Conforto pode ser conseguido por si só ou fornecido pelos outros e acontece o mesmo com o dinheiro. No caso de escorpião o conforto e o dinheiro também vem dos outros muitas vezes. Sempre estive cercado de pessoas de escorpião: na família, entre os amigos, namorada, parentes, chefes e colegas. Não acredito que tenha sido mera coincidência . . .
Proclamas de Casamento
Estou me casando pela segunda vez. Dizem que o segundo casamento é a vitoria da esperança sobre a experiencia !!! Este ano é simbólico já que ele é a efeméride de 25 anos no meu finado casório. Um casamento a cada 25 anos é de bom tamanho kkk ! As pessoas se casam por diversos motivos. Observando as proclamas vejo que a maioria tem 30 e poucos anos. Outra curiosidade são as profissões, sempre compatíveis, o que demonstra a proximidade do nível sócio - econômico dos nubentes. Não existem grandes diferenças de idade exceto no caso de um "comerciante" (tipo em geral com menos instrução) e um "aposentado" (aqui aparentemente alguém querendo ficar com a pensão do INSS). O meu caso como seria de se esperar é único também. Está no meu mapa e no da minha noiva: nossas rodas da fortuna estão na casa I, ou seja, nossa felicidade depende de sermos nós mesmos e não de seguirmos a receita de outros.
segunda-feira, 26 de maio de 2014
Viagem ou negócio com o melhor amigo
Voltando no tempo, apenas viajei e vendi um carro para um amigo que deixou de ser há dois anos. Engraçado porque nossas ideias não eram tão congruentes mas no aspecto viagem e negócio houve sintonia. Cada amizade é única e é dinâmica. Já comprei carro usado de amigos mas a iniciativa foi minha. Minhas viagens de solteiro foram sozinho. Na única viagem que fiz com um casal de amigos o carro era meu e passamos na casa dos meus tios no interior. O único carro que vendi para um amigo foi em 1998. Agora é a primeira vez que um amigo está interessado no meu carro. Meu amigo hoje para conversas e planos para o futuro já viajou comigo para a praia mas nunca fizemos negócio. Isso acontece porque nos negócios esse amigo quer sempre ganhar e valoriza muito seus bens ou então porque temos gostos e necessidades diferentes apesar de sermos muito amigos. Se existe alguém para quem eu ligo praticamente todos os dias e com quem o assunto nunca acaba é com esse amigo. Por isso foi cogitado vivermos a velhice em uma mesma cidade de Santa Catarina daqui 10 anos. Os casais se dão bem, coisa difícil de acontecer, e os vínculos familiares de todos não são tão fortes assim. Dez anos passam rápido . . .
Mulher descansa no serviço
Pelo menos é isso o que diz uma pesquisa feita nos Estados Unidos. Segundo ela as mulheres ficam mais estressadas com os afazeres domésticos no final de semana do que quando trabalham fora. Eu sempre soube. Cansei de observar que os trabalhos realmente difíceis nunca foram procurados ou exercidos pelas mulheres. Mesmo os patrões sempre as poupavam e lhes davam "colheres de chá". Além disso, se uma mulher estiver insatisfeita com seu trabalho ela não pensa duas vezes em pedir demissão, por que sabe que sempre poderá se encostar em um homem: seu pai, seus irmãos, seu marido ou seus filhos. Mulheres se cuidam e é provavelmente por isso que vivem mais que os homens. Trabalho para mulher é praticamente um hobby e é assim que muitas delas são artistas ou escritoras incompreendidas. Além disso mulheres não pensam duas vezes em faltar para atender necessidades dos seus filhos ou pais idosos. Vale o mesmo para todo tipo de doença, É assim que as empresas privadas contratam em geral mulheres jovens e as demitem quando engravidam. É por isso também que os salários das mulheres são menores do que os dos homens. Também é por isso que menos mulheres chegam ao alto escalão dessas empresas: as mulheres simplesmente não querem pagar o preço que esses cargos exigem. Finalmente é por isso também que as mulheres querem sempre homens que ganhem mais do que elas, não importa quão alto seja o salário da mulher. Essa é a realidade. É pegar ou largar . . .
Onde encontrar a sua alma gêmea
Na associação de classe ? No congresso de profissionais da sua formação ? Para um tipo de pessoa que procura alguém da mesma profissão pode ser a solução. Na balada, onde o que interessa são as aparências ? Na competição esportiva que você pratica ? Ou na internet, tipicamente geminiana, onde a razão predomina e antecede a emoção ou a praticidade ? Cada um tem uma necessidade e vai em busca de satisfazê-la da melhor maneira que consegue. No mais é trade off : quem vai fazer o que e quanto vai custar. Perdas e ganhos no relacionamento.
domingo, 25 de maio de 2014
Existem pessoas que somente compram de intermediários
Existem pessoas que apenas compram imóveis que estejam anunciados em imobiliárias e carros que estejam a venda em agências. Existem motivos para tanto e o principal deles é que a grande maioria somente compra bens de valor elevado através de financiamento. E os reis da burocracia criam vínculos com aqueles que eles tem familiaridade, no caso os intermediários. Dá muito trabalho ficar explicando as regras para alguém que vai fazer uma transação esporádica, como acontece no caso de venda de imóveis ou automóveis. É ai que surge a oportunidade de ganho para o comerciante intermediário. Quanto maior e melhor a sua fama mais ele irá ganhar clientes. Para o cliente que tem medo confiar no intermediário o acalma e tranquiliza. Conhecendo a humanidade e sua evolução a passos de tartaruga imagino que os intermediários se não forem eternos irão durar ainda muitos e muitos anos . . .
Dualidade
Tudo é dual e nós precisamos superar a dualidade. Noite e dia. Pobre e rico. Burro e inteligente. Bonito e feio. Pontos positivos e negativos. Para qualquer decisão existirão os prós e os contras e é fácil ser parcial, escolhendo o lado que convém a pessoa. Não se pode fazer um omelete sem quebrar os ovos. No pain no gain. Para superar a dualidade é preciso saber o que é fundamental e essencial. É preciso prioritizar, por em ordem hierárquica. Poucos conseguem enxergar tão longe. Isso acontece em todas as atividades humanas. Geralmente o que define as prioridades são a pirâmide de Maslow. A humanidade ainda está em um nível no qual 9 de cada 10 postos de trabalho são operacionais e quantitativos apenas. Isso no Brasil . . . em outros lugares do mundo é ainda pior . . .
A reencarnação em Escorpião
Segundo li essa é um grande desafio para ser superado !!! Trata-se de uma vida com muitos carmas a serem resgatados. Eu me lembro das 12 tarefas que Deus deu a cada um dos signos. Realmente devem existir tarefas mais ou menos difíceis. No meu caso particular que tenho a grande cruz cármica no mapa as coisas não foram fáceis. Isso pode ser resumido como grandes aspirações e toscos recursos, demandando esforço hercúleo para obter sucesso. É lutar contra moinhos de vento e contra a ignorância humana. É ser sutil em um mundo de trogloditas. É ser agredido apenas por ser melhor que os outros. Somente escorpião tem por regente Plutão, o senhor dos infernos, também conhecido por Hades. Descer ao inferno (subconsciente) vencer e voltar. Não parece muito fácil ! O subconsciente ou sombra não agrada a muitos . . .
Mente Superior Mente Inferior Objetividade e Subjetividade
Estou lendo o livro Arquétipos do Zodíaco e nele são definidas as diferenças entre a mente superior, que é abstrata e a mente inferior que é concreta. Também é explicado a diferença entre regentes mundanos dos signos, também chamados de objetivos e os regentes esotéricos, que são subjetivos. As diferenças são sutis mas palpáveis. O que é inferior é material e o que é superior é mental ou psíquico. Os animais somente vivem do seu instinto. Não se comunicam, não tem alma (apenas coletiva), não pensam de forma abstrata. É assim com as pessoas também. Por isso é necessário muitas vezes um chefe autoritário ou então um pai severo. Existe toda uma gradação entre os níveis mais baixos e os mais elevados em tudo: moral, beleza, conhecimento. Podemos avaliar de perto as pessoas com quem convivemos desde que as interpelemos quando as oportunidades surgem. Os signos do ar são mais observadores, os da terra construtores, os da água nutrem e os do fogo realizam ou são fazedores. O mundo é estruturado sobre esses arquétipos. Todos nós os temos em maior ou menor quantidade em nossos mapas astrais. O mesmo acontece com aquela pessoa que escolhemos para nossa consorte e para quem decidimos ser nossos amigos. Já nossa família é escolhida em outro nível e é nela que temos de nos aperfeiçoar e cumprir muitos carmas.
sábado, 24 de maio de 2014
Insegurança
Quer destruir uma pessoa ? Basta lhe brindar com insegurança na infância: insegurança emocional, financeira já bastam. Agressões físicas e abusos sexuais então irão criar psicopatas. Ninguém está realmente preparado para tudo, inclusive para ser pai ou mãe. No entanto, um mínimo de preparação é necessário para aqueles que não querem aumentar seu Carma com seus filhos. É por isso que somente deveriam ter filhos casais felizes. E ser feliz significa tem renda compatível para criar em condições ótimas filhos. No entanto o que vemos são golpes da barriga, divórcios, agressões físicas e psicológicas, abandono, etc. Com isso a sociedade vai apodrecendo e todos nós vamos enfrentando o inferno aqui na terra . . .
quinta-feira, 22 de maio de 2014
A escória da sociedade em geral é gerada em famílias podres
Esse é o resultado de algumas pesquisas recentes. O usuário de drogas vem de uma família problemática em geral. Sabemos que na Fundação Casa, antiga FEBEM, 99% dos internos não tem pai em casa. Agora estudos mostram que crianças abusadas sexualmente se tornam psicopatas. É uma ilusão imaginar que esses indivíduos serão recuperáveis e se tornarão cidadãos úteis e prestativos. É muito mais provável que eles reproduzam aquilo que experimentaram e assim se perpetua essa podridão . . .
Amigos e familiares
Aqui no Brasil onde a auditoria não é valorizada as empresas e os negócios são feitos preferencialmente com familiares e amigos. Em teoria familiares e amigos são mais dignos de confiança que uma pessoa comum. Nos Estados Unidos é exatamente o contrário: por lá se abomina pessoas que conseguem empregos por serem parentes de alguém ou amigo. E é lá que existe a auditoria forte, já que de cada três pessoas que estudam finanças uma será auditora ou auditor. Perceba como é uma questão cultural e cultura você dificilmente muda ou se conseguir mudar demorará umas três gerações no mínimo. Restam as empresas multinacionais, em particular as americanas, que foi exatamente onde eu trabalhei com muito orgulho.
Conhecimento, beleza e moral
Essas são as grandes questões da filosofia segundo Clóvis de Barros. O que é o conhecimento ??? O que é belo ??? E o que é moral ??? Tenho para mim que o conhecimento está nas Universidade e na genialidade criativa. A beleza já foi definida matematicamente como a simetria. E a moral tem uma escala aceita pelos mais estudados. Sobre a moral o Gikovate já falou e existem livros. Sobre a beleza foi feito um estudo se não me engano no Canadá com fotos de modelos de todas as raças e sobre o conhecimento temos os vários prêmios entre eles o Nobel.
terça-feira, 20 de maio de 2014
Bons conselhos tem base científica
Além disso eles ensinam passo a passo o que se deve fazer. Eu sempre fui um bom conselheiro e já escrevi um artigo no blog onde o título era: Não quis me ouvir ? Tomou no IPTU !!! Meus conselhos são fundamentados em estatísticas confiáveis e no amplo conhecimento que tenho dos assim chamados "seres humanos". Quando encontro uma pessoa interessante e inteligente aprendo com ela, já que adoro conversas instigantes intelectualmente. Quando encontro uma pessoa com menos recursos do que eu e menos discernimento eu a aviso e não me omito. Então a deixo para que ela tome a decisão que quiser. Com as pessoas que amo estou sempre em contato, muitas vezes pelo telefone. Fico sabendo do que está acontecendo e faço as minhas avaliações. Chego a conclusões cada vez mais profundas. E me preparo para os momentos em que terei de interagir com os outros em qualquer situação. Por trás de alguém muito inteligente está a capacidade de planejamento e abstração. Pensar no longo prazo e saber discernir o que realmente importa do que é acessório. Capacidades de muitos poucos tem . . .
Consciência Profissional
Esperamos que determinados profissionais tenham mais consciência que outros. Muitos confundem consciência com responsabilidade. Essa suposição é fundamentada na crença que somente determinado tipo de pessoa consegue exercer determinada profissão. É assim que as pessoas acreditam que os profissionais são "autoridades e peritos" na sua profissão. Eu me lembro de uma reportagem que afirmava divulgar onde os operadores do sistema financeiro aplicavam e investiam seu dinheiro. Pensei que ia ter acesso a algum grande segredo e descobri que eles aplicavam na reles poupança. Mas os tempos são outros e vemos médicos cometendo crimes, engenheiros envolvidos em falcatruas, autônomos que ganham R$ 5.000,00 em um mês e nada no outro, etc. No interior ainda existem profissionais por conta da transparência necessária e imposta pela sociedade local. Aqui em São Paulo capital a dificuldade é muito maior e as arapucas muitas . . .
segunda-feira, 19 de maio de 2014
A explicação do porque o comercio anda em ondas esquizofrênicas
Um amigo observou que o movimento na rua de comércio onde ele tem um restaurante oscila aparentemente sem nenhuma lógica ao longo dos dias. Devemos lembrar que as pessoas que podem comprar durante o dia de alguma forma são autônomos e não empregados assalariados ou funcionários públicos, que tem de dar expediente. Aqui outro post meu que diz que a renda dessas pessoas também oscila ao longo do mês pode ser a explicação: o povo não tem certeza do que vai acontecer amanhã e não consegue fazer previsões sobre renda. Acontece que a vida é regrada por eventos que se repetem todos os dias: precisamos nos alimentar, dormir, usar eletricidade, água, etc TODOS os dias. Compras de roupas e sapatos podem ser por impulso mas o impulso depende de se ter dinheiro ou crédito. Decisões de longo prazo, entre elas investimentos são muito prejudicadas por conta dessas expectativas esquizofrênicas. Todo o pais é prejudicado por essa realidade que impede o planejamento efetivo da vida das pessoas. Até relacionamentos são negativamente afetados e junto com eles as famílias. Insegurança é o nome dessa epidemia. Precisamos de tranquilidade para vivermos. Não podemos viver aos sobressaltos pois isso destrói primeiro nossa saúde mental e depois nossa saúde física. Pequenas despesas e ajustes no inicio dos problemas podem evitar grandes rombos mais tarde. A nova geração pode ter uma expectativa de vida menor que a precedente aqui no Brasil. Essa é a indicação de que estamos rumando para o abismo . . .
Como são interessantes as pessoas que não conhecemos de perto
Quando somos crianças temos uma curiosidade natural por tudo e por todos. Conforme nossa educação e dos nossos pais somos reprimidos ou não nessa capacidade inata. Quando eu era jovem fui um explorador do mundo e dos arredores de onde morava. Minha profissão colaborou para isso. Minha curiosidade nunca terminou e descobri que ela é uma espécie de libido - o do saber cada vez mais e mais profundamente. Com o tempo e a experiência percebemos que quase todas as pessoas sempre escolheram o caminho mais fácil, que lhes trazia o máximo de recompensas com o mínimo de esforço. Pessoas realmente interessantes são muito poucas porque ser interessante dá muito trabalho e muitas vezes pouco retorno financeiro. Poucas são as grandes decisões que uma pessoa realiza e menos ainda são as pessoas que podem tomar decisões importantes pelos outros. Existe um limbo que a tudo procura tragar e arrastar as pessoas para ele. Destacar-se, tornar-se gente, ser humano e não um animal estressado e hostil é para poucos. No Brasil a autoridade e a "a lei" são sempre invocados para oprimir tanto aqueles que merecem quanto inocentes. Lembro que apenas 2% das MEIs são criativas. Mesmo livros que podem dar vazão a criatividade estão abandonados nas bibliotecas públicas. A televisão não se arrisca a fazer muito diferente do futebol e novela porque é isso que o povo gosta de ver e que dá retorno financeiro. Fazer algo por amor a arte está cada vez mais fora de moda. Tudo em geral é pasteurizado e vira rotina e é pautado por convenções sociais. Pessoas cada vez mais fazem coisas pro-forma ou para inglês ver, já que as decisões foram previamente tomadas com base em preconceitos, experiências passadas, tradições e falsas crenças. Tive muitas experiências pessoais com base nisso além de ter visto repetidamente acontecer em volta de mim.
A luta dos médicos contra a morte
Os médicos lutam contra a morte mas a morte sempre vencerá !!! Todo esforço da medicina é prorrogar a chegada da morte. É com base nesse princípio que nascituros inviáveis em outras épocas sobrevivem e velhos que há muito teriam morrido sobrevivem anos a fio. Será que isso está correto ? Será que é o desejo de Deus ??? Ouço neste instante que uma família quer 1 milhão de dólares do governo (ou seja, do pobre povo brasileiro) para fazer uma cirurgia no coração da sua filha nos Estados Unidos. Um absurdo . . . mas o advogado está na televisão "defendendo" sua cliente . . . Outro dia tentaram ressuscitar o Romeu Tuma, de novo com o dinheiro do povo. Que justiça é essa ??? Triste país é o meu . . .
domingo, 18 de maio de 2014
Casais
Casais com grande diferença de idade entre o homem e a mulher são aceitos pela sociedade. A mulher procura um pai no homem mais velho, que a protegerá e lhe dará sustento. Para o homem mais velho a mulher mais nova é um "troféu" para ele exibir para os outros e para satisfazer sua vaidade. Esse homem mais velho sente que seu dinheiro está sendo bem gasto com sua jovem mulher, sem falar que sua potência e virilidade podem estar com problemas, no que a mulher mais jovem pode ajudar. As mulheres que podem aceitar esse velho em geral deverão ter baixa expectativa de conquistar os melhores espécimes masculinos da sua geração e contentam-se com o prêmio de consolação que é o velho. O velho não se importa muito se a mulher pertence a uma etnia menos dominante ou influente, além de pobre. Também não se importa se a mulher tem pouca instrução. Ele não está interessado em conversas estimulantes intelectualmente com ela em geral. Essa mulher, sendo jovem e não tendo filhos com o velho, poderá a qualquer momento divorciar-se e buscar outro homem para protegê-la e sustentá-la. Também pode esperar o velho morrer, coisa que está cada vez mais difícil, para ficar com uma eventual herança. Quando a idade for muito avançada essa mulher também poderá ter amantes. Trata-se muitas vezes de um quebra galho: já que não consigo o que eu quero fico com o que consigo e tudo bem . . .
A classe média transita de A até D
São aqueles que vivem de bicos e haveres incertos. Em um mês ganham R$ 5.000,00 e no outro não ganham nada. Sua renda fixa pode ser de R$ 900,00. Com isso são usuários de crédito e atrasam contas periodicamente. Muito longe do emprego fixo com carteira assinada ou do emprego público. Muito longe da estabilidade. Pequenos empresários também entram nessa estatística. Vivem de dar pequenos golpes no fisco e nos direitos trabalhistas. Um pais de commodities e de serviços paga salários de 1 a 2 mínimos. Por isso ser autônomo e pequeno empresário pode ser muito mais interessante . . .
As compras por impulso
Em primeiro lugar roupas e em segundo sapatos. Depois eletrônicos. Faz sentido. São bens semi-duráveis de preço não muito elevado. As pessoas em geral tem muito mais roupas do que precisam e sapatos idem. Celular as pessoas trocam simplesmente para estarem na última moda. Tudo consumo supérfluo ligado a vaidade. Por isso até carro é vendido com esse tipo de apelo. Tudo a prazo e a perder de vista. O comprador dominante e o influenciável faz a alegria do comércio e dos fabricantes, dando muito lucro. O comprador estável também é bem vindo mas se dependesse dele o comércio iria a falência e as industrias junto.
Conflitos familiares
Estive olhando observações que fiz sobre meu mapa astral de que eu nem me lembrava mais. Sei intuitivamente que quadraturas e oposições são aspectos difíceis para alguns e "desafiadores" para outros. Difíceis quando nos impõem dificuldades intransponíveis e desafiadores quando os superamos e crescemos. Toda vez que existir uma crise duas saídas são possíveis: falência e regressão ao estágio anterior a crise e superação e evolução. Assim são os conflitos familiares: velhos que não aprendem truques novos, que são avarentos e que não aceitam o novo pela sua incapacidade de lidar com ele ou então irmãos e irmãs que sabem tudo e que acham que aqueles que pensam diferentemente deles são idiotas ou loucos. Como as pessoas são ignorantes meu Deus !!! Como é difícil mudar um nível de consciência !!! É como diz um amigo meu: existem pessoas com as quais nem saliva deve-se gastar . . .
O pensar em ganhar e em gastar
Tenho um amigo que passa as 24 horas do dia pensando em como ganhar mais dinheiro, em primeiro lugar com seu próprio negócio (ele é empresário). Continuando na mesma seara ele continua procurando oportunidades de ganhar dinheiro em todos os lugares e de todos os modos. Sua mente está direcionada para isso. Talvez ele seja obrigado a ser assim, já que tem muitas responsabilidades sobre suas costas. Eu já fui assim como ele até ficar doente e cair fora do mercado de trabalho. Como eu era empregado de multinacional meu objetivo era a gestão, em particular a Gerência da Auditoria Interna. Não tenho vontade de ser empreendedor, não me atrai. Esse amigo disse que seu objetivo como empresário não é ficar rico mas ser o melhor do mundo naquilo que ele faz. O meu objetivo era o poder e o dinheiro e status que o acompanham. Hoje eu sou um investidor conservador que procura fazer o dinheiro durar até que eu morra, pelo menos. Com esse novo cenário penso 24 horas do dia em como gastar bem o meu dinheirinho, de forma que eu obtenha o melhor custo benefício do mundo. É assim que exploro as oportunidades que surgem, tanto de venda como de compra, acompanho mercados e regras fiscais. Costumo dizer que sei intuitivamente o preço de tudo em qualquer lugar do mundo. Gerencio tudo o que está ao meu alcance e mantenho contatos que são fundamentais para a consecução dos meus objetivos. Sou voltado para ajudar os outros a conseguirem seus objetivos e seria um ótimo diretor ou presidente, pena que ninguém acredita . . .
A primeira médica da família Campos
Chegamos lá !!! A quarta geração da família Campos em solo brasileiro chegou a profissão de maior valor simbólico para o povo. Meu avô (primeira geração) era um agricultor que virou corretor de imóveis com o crescimento da cidade de São Paulo. Meu pai (segunda geração) foi um executivo de multinacional em uma época de industrialização do pais. Eu (terceira geração) fui executivo de multinacional mas na área de serviços (banking) e agora minha filha (quarta geração) será a primeira médica da família e terá o sobrenome Campos estampado em um diploma da Universidade Federal Fluminense. Atuará na área de serviços obviamente e poderá ser uma profissional liberal ou professora universitária. Penso que as mulheres não levam muito a sério o seu sobrenome, já que podem adotar o do marido no casamento há séculos. A novidade é que os maridos agora podem adotar também o sobrenome da mulher no casamento. Além disso profissão sempre foi motivo de preocupação mais para os homens do que para as mulheres. A vida pública, os negócios, o gerenciamento do dinheiro sempre foram atribuições mais masculinas que femininas e essa tradição ainda existe. Demorou quatro gerações !!! O que será que a quinta geração conseguirá ??? Duvido que eu viva o suficiente para descobrir . . .
O poder da conjunção Urano - Netuno no meio do céu
Urano , o senhor do imprevisível e do imponderável, em conjunção com Netuno, o senhor das brumas e da mediunidade, o feiticeiro em união com o médium. Ou seja, ajuda de outros mundos para a realização da carreira neste. Pois foi justamente isso que aconteceu na aprovação em medicina de um familiar. Fazendo cursinho durante 4 anos, sem grandes progressos nos vestibulares tradicionais, mostrando grandes deficiências no aprendizado do currículo do segundo grau, fruto de pouco incentivo familiar e escolas fracas, eis que de forma surpreendente e imprevisível consegue 786,3 pontos no ENEM, um exame para lá de controverso e na sexta chamada (imponderável !!! ) consegue ser aprovada em uma boa universidade federal no Estado do Rio de Janeiro. Incrível !!! Com esse feito todo o resto do mapa passou a ter sentido e muito do futuro foi potencializado.
sábado, 17 de maio de 2014
Você pode ser o que quiser . . .
Alguns pais dizem isso para os filhos e filhas. Só não dizem como conseguir o que se quer nem como eles podem ajudar na consecução desse objetivo. Ou seja, é um estupidez completa e uma grande ignorância !!! Somente um pai ou uma mãe realmente competentes e muito observadores do filho e do mundo poderiam orientá-lo, encorajando-o ou desencorajando-o de seguir determinada carreira. Existe uma teoria de que podemos moldar uma criança para aquilo que desejamos. Essa teoria valoriza o conhecimento aprendido. No entanto temos o conhecimento inato, que não pode ser desprezado. Sabemos que muito poucos podem ser o que quiserem. Na verdade acho que só Jesus Cristo foi o que quis e somente o que quis . . .
A independência sempre foi fruto da renda
Você só se torna realmente independente se tiver renda para isso. É aqui que mora a dificuldade, porque exceto se você receber uma boa herança quando jovem, você precisará ganhar dinheiro através do seu trabalho e dos outros que te pagarão. E os outros somente te pagarão segundo as regras sociais, a necessidade, a vaidade e as doenças mentais. Houve uma época em que as mulheres eram dependentes de da renda de seus maridos. Alguns maridos eram legais com elas, outros eram carrascos e malvados. Nascer mulher era estar sujeita a muito mais restrições de todo tipo. Hoje a situação é bem diferente e os problemas são outros, já que não existe mais dependência explicita mas potencial: mulheres até trabalham quando solteiras mas muitas param ao ter filhos, por exemplo. As mulheres do passado somente sentiam-se realmente livres quando ficavam viúvas, já que muitas vezes se livravam do marido e ficavam com a renda. O serviço público sempre foi um ótima saída para as mulheres mais capazes e inteligentes. Sob a proteção da égide do estado podiam ter liberdade e igualdade de direitos. Outra opção era ser protegida e sustentada por um homem especial, diferente da média do seu tempo.
Eu prezo muito onde gasto o meu dinheiro
Ouvi essa frase de uma pessoa que é muito rica e vive em condições muito aquém de sua situação financeira. Não percebe os conflitos internos que vivencia como auto punir-se privando-se de consumir coisas boas e de qualidade que tem plenas condições. No seu íntimo se acha melhor e mais inteligente do que aqueles que sucumbem aos prazeres do consumo. Ao mesmo tempo desperta a pena do coitadinho naqueles que a ouvem suplicar por descontos e auxílio de que na prática não necessita. Vale-se de ser mulher e passar por frágil quando lhe é conveniente. É uma personagem atormentada que acha que sabe tudo e que todos os que pensam diferente dela são burros e idiotas. Triste . . .
Qual casa astrológica é mais importante ? Qual o melhor signo ?
Depende para o quê !!! Áries e casa I são importantes para quem quer agir no mundo. Touro e a casa II são importantes para quem quer ser independente de ser sustentado. Gêmeos e a casa III são importantes para quem não quer se entediar e se deprimir. Câncer e a casa IV é fundamental para sobreviver já que representa a nossa família e sem uma boa família o mundo te devora. Leão e a casa V é fundamental para sentir-se único, para expressar-se. para ter prazer e aguentar os dissabores da vida. Virgem e a casa VI são fundamentais para a manutenção da vida e da saúde: a disciplina que o corpo e a mente precisão para não adoecerem. Libra e a casa VII são importantes para irmos ao encontro do outro, já que apenas nós mesmos não é suficiente para nos sentirmos completos. Escorpião e a casa VIII são fundamentais para extirpar aquilo que está sobrando ou foi feito em desacordo com as disposições divinas. É a purgação necessária para seguir adiante. Sagitário e a casa IX são importantes para vivermos em sociedade e de forma civilizada, já que representam o poder legislativo, o estrangeiro, os grandes estudos universitários e as religiões. Capricórnio e a casa X representam o poder temporal e a autoridade, que ainda são necessários devido ao estado atual de desenvolvimento do ser humano. Sem hierarquia e autoridade o mundo se perderia, devido as deficiências dos indivíduos e instituições. Aquário e a casa XI representam a necessidade de evolução da humanidade, os grupos de associados, a necessidade de nos tornarmos mais humanos e menos animais. Finalmente Peixes e a casa XII representam a necessidade de dissolução de todas as pretensões e dogmas e a preparação para um nível de consciência superior, transcendental. Observe que todos os signos e casas tem sua importância e a sabedoria está em a cada momento acionar um deles e viver de acordo com suas regras. Quem consegue ? Enquanto vivemos vamos interagindo com todas essas facetas, evoluindo, suportando Carmas e acreditando na reencarnação. E como escorpiano com o sol na casa III de Gêmeos vou fundo em tudo aquilo que tenho acesso. E morando em São Paulo, a terceira cidade mais populosa do mundo, tenho acesso a praticamente tudo que existe, com a ajuda da internet. Alguns assuntos me interessam mais que outros mas quando necessário estudo, faço contatos com pessoas mais experientes e resolvo tudo o que aparece de uma forma satisfatória. Sou um estudioso da alma humana, dos segredos, de tudo que as pessoas "normais" escondem . . .
sexta-feira, 16 de maio de 2014
Toda mulher cresce com a crença de que será protegida e sustentada por um homem
Está no nosso inconsciente coletivo. É assim que o pai protege e sustenta a filha e quando tem muitos filhos e quer diminuir a despesa incentiva logo essa filha a se casar para sair de casa. Ao casar o pai acredita que o peso de proteger e sustentar sua filha passará para o marido dela. A mulher que não tem pai acredita que os irmãos homens a protegerão e sustentarão. Experimente casar em primeiras núpcias com uma mulher com separação de bens e veja se você consegue. Mulheres independentes podem ser muitas vezes feias. Ganham seu sustento e se protegem. Em troca não se casam com ninguém, talvez porque não atraiam muitos pretendentes qualificados, talvez por acharem que quem se aproxima delas quer apenas o seu dinheiro. Essa crença permite que a mulher seja ousada para dar vazão aos seus dons artísticos, por exemplo. Ninguém se importa se uma mulher ganha pouco ou não ganha nada: sempre existirá algum homem para protegê-la e sustentá-la. Mulheres podem adivinhar que não estão mais com a bola toda quando os homens propõem dividir a conta do motel ao invés de assumirem pagá-la totalmente. Pode acontecer o mesmo quando eles propõem dividir o condomínio do apartamento. Dizem que ricos se casam para aumentar a riqueza e pobres para dividir as despesas !!!
A diferença entre poupar e investir
Poupar é juntar dinheiro com o objetivo de gastar mais a frente. Investir significa juntar dinheiro para no futuro retirar apenas a renda desse dinheiro, de forma a obter uma melhor condição financeira de forma permanente. Houve uma época que os juros eram muito maiores aqui no Brasil, o que significa que juntar dinheiro para investir era muito mais fácil. Hoje em dia é muito mais difícil juntar dinheiro e mais difícil ainda viver de renda. Significa que as pessoas terão de trabalhar mais anos e se esforçarem mais para juntar dinheiro, ter menos filhos. Aqui entra o fator economia no serviço: quem se desgastar vai ter de parar antes e será prejudicado. Também entra inteligência: quem for mais inteligente perderá menos dinheiro e poderá ter uma sobrevida em melhores condições. A época dos grandes ganhos financeiros já passou. Hoje mais do que nunca é preciso escolher muito bem a profissão e o casamento, potenciais fontes de grandes perdas financeiras.
O outro no Zodiáco
O outro no Zodíaco está primeiro em Gêmeos: o outro que está próximo de nós. Em Libra: o outro como sócio, pessoa que tem interesses comuns conosco. Em Aquário: o outro impessoal, o grupo, a associação. Observe que o "outro" está presente em 3 signos apenas, ou seja, em 25% do Zodíaco e em signos do AR. A terra é naturalmente possessiva, a água sentimental e o fogo temperamental. O oposto de Gêmeos é Sagitário, aquilo que está longe, as vezes no estrangeiro. O oposto de Libra é Áries: o eu. O oposto de Aquário é Leão: o indivíduo, o diferenciado. Muitos terão pouca ou nenhuma expressão nessas casas e signos que representam os outros. Para esses os outros existirão apenas para serem explorados e usados. Serão os celibatários e misantropos, verdadeiros eremitas que não efetuam nenhum tipo de troca, nem de ideias (Gêmeos), nem de afetos (Libre), nem de ideais (Aquário). Serão pessoas cristalizadas em seu modo de ver o mundo que não são atingidas por nada nem por ninguém.
Rico casa com rico e nobre casa com nobre
Existem exceções é claro !!! Nobres ingleses já se casaram com plebeias. Agora nunca ouvi falar de mulheres nobres que se casaram com plebeus. Existiram casos de reis que se casaram com artistas de cinema por exemplo. Serão sempre exceções. Ricos podem até ter casamentos de fachada com várias amantes, tanto do homem quanto da mulher. Mulheres em geral sempre conseguem casar com homens que são mais ricos que elas, em particular se forem bonitas. Observando os casamentos dos Beatles, que eram originalmente pobres mas se tornaram famosos e ricos, vemos que eles escolheram mulheres bonitas que chegaram de alguma forma perto deles: atrizes dos seus filmes, colega de faculdade, secretária do estúdio de gravação, conterrânea de Liverpool. Paul inclusive casou com uma "mulher vivida", divorciada e com uma filha pequena. Gostei dessa expressão "mulher vivida" em oposição a uma jovem solteira sem filhos ahahahhahahahaaha !
quinta-feira, 15 de maio de 2014
O filho difícil
Uma explicação conseguida por um amigo meu explica porque certas mães agem com benevolência em relação a determinados filhos. Os critérios são dois: por pura predileção ou por necessidade do filho. O importante é que a energia, o conhecimento e a disposição da mãe tem um limite. Essa mãe decide o que é prioritário para ela quando tem filhos. Outra espécie de conflito é entre trabalho fora e dedicação ao filho e marido. Voltando aos filhos, se a mãe gastar 80% dos seus recursos com um filho sobrarão apenas 20% para os demais filhos. E esses filhos poderão se rescindir disso. Outra situação possível é o filho dependente se acomodar com a dedicação da mãe e não se esforçar o quanto poderia. Seria o complexo do coitadinho. Sempre existirá um filho menos dotado quando se tiver mais de um, conforme o critério do que é ser dotado for definido pelos pais. E olhe que nem falamos das projeções que os pais podem colocar em seus filhos.
quarta-feira, 14 de maio de 2014
Até representação da Justiça varia
A noção de justiça pode ser universal mas sua expressão na forma de leis não é. A lei segue os costumes de determinado lugar e segue uma tradição geralmente aceita pela maioria da população. Na área da justiça temos a deusa Themis, a deusa Diké e a deusa Justitia. Cada uma delas é representada de forma distinta: algumas mais amigável, colocando a balança em posição elevada, outras vezes com os olhos vendados ou não e finalmente com a espada recolhida ou em riste. Na prática é exatamente isso que acontece: as vezes tenta-se a reconciliação outras vezes o Sr Juiz é um déspota autoritário e brade a sua espada cortando a cabeça daqueles que ele considera impuros ou indignos. Algumas vezes o Juiz é transparente e imparcial, outras vezes pensa no seu futuro na carreira e nas benesses do acesso aos cargos superiores da magistratura e é parcial. Não podemos confundir a ideia de Justiça com quem a pratica . . .
terça-feira, 13 de maio de 2014
Quos Jupiter perdere vult prius dementat A quem Júpiter quer destruir ele primeiro faz louco
Aconteceu comigo. O desejo de poder, trabalhar na maior empresa do mundo, ser promovido a Gerente. Isso, aliado a muitas macumbas e processos injustos fizeram o proverbio latim se tornar verdadeiro. Aqueles que são regidos por Júpiter devem ficar alertas portanto . . .
Até tu JUPITER
É engraçado mas sempre imaginei Júpiter como sempre benéfico, afinal ele é conhecido inclusive por esse nome na Astrologia: grande benéfico. Acontece que o defeito de Júpiter é o exagero, a vontade de saber tudo e de ser moralista. Percebo agora que até o grande benéfico pode não ser tão bom assim . . .
Marcado por Urano na casa I
Realmente ter Urano na casa I te faz diferente e muitas vezes vítima dos aspectos negativos do signo de Aquário. Você pode ser um Anarquista Individualista. Por ser um feroz crítico das regras estabelecidas e da autoridade vigente. Você pode ser excêntrico e sofrer as consequências disso. E por essas características você pode ser rejeitado. Não trata-se de uma experiência simples ou amena de ser vivida.
segunda-feira, 12 de maio de 2014
Espertos são oportunistas basicamente
Espertos em geral ganham dinheiro explorando emoções e desequilíbrios de todas as formas, como na oferta e na procura. Espertos fogem dos problemas difíceis e procuram sempre pegar o filet mignon dos empregos, trabalhos e negócios. Espertos sempre guardam segredos de todos os tipos e nunca são transparentes. Espertos usam artifícios de marketing para vender e se promover. Espertos podem ser anti éticos e altamente prejudiciais as pessoas em geral. Podem existir espertos nos inventários, nas compras a prazo, nos contratos em geral, nas demandas judiciais, nas compras e vendas de imóveis e veículos, na prestação de serviços. Espertos são empresários do tipo caçador. São o oposto dos empresários fazendeiros, que esperam os frutos cultivando as plantas pacientemente. Espertos são especuladores muitas vezes tendo acesso a informações privilegiadas de todo tipo. A reputação de um esperto com certeza é repleta de detratores que foram ludibriados pelo oportunismo dele. Espertos podem fazer muitas coisas ilegais, dando os famosos golpes. Espertos são especialistas em trair sob todas as formas, desde a confiança até o amor depositado neles.
Pai rico filho nobre neto pobre
Pensei que esse fosso um ditado brasileiro. No entanto, li uma matéria no Jornal Valor Econômico de hoje feita nos Estados Unidos que diz existir um estudo que aponta em 90% a chance de que a riqueza não chegue a terceira geração. Para que a riqueza chegue a terceira geração e se perpetue é preciso gastar cerca de 1 a 3% do patrimônio por ano apenas. Eu já havia lido estatísticas que mostraram que os ricos na meia idade nos Estados Unidos não continuavam ricos eternamente. Isso mostra que ao passar de geração para geração acontece o seguinte: pobreza, riqueza e pobreza, na melhor das hipóteses se alternando no tempo e na pior ficando eternamente na pobreza.
Como ser parcial quando interessa
Tenho uma amiga que diz que não precisa procurar fora da família para encontrar tudo de errado que existe no mundo. Como o tempo passa e vamos observando a trajetória das pessoas coisas são reveladas. Agora aprendi uma nova técnica: todos nós temos nossos erros e acertos. Quando queremos valorizar e promover uma pessoa podemos destacar seus acertos e esquecer seus erros. Podemos fazer isso retroagindo tantos anos quanto quisermos no tempo, podendo desenterrar defuntos como dizia meu pai. O pior é que conforme a dinâmica do que acontece (dinâmica quer dizer eventos que se modificam com o tempo) esse tipo de pessoa manipuladora faz renascer os "acertos" conforme a conveniência da tese que quer provar ou convencer a terceiros. É maquiavélico !!! Portanto, a lei é sempre o limite para esse tipo de gente. somente com coerção externa (law enforcement) é que essas mentes doentias podem ser se não educadas, pelo menos adestradas.
Como ser interesseiro e duas caras
Ontem tivemos mais um exemplo de mau caratismo em família. Essa pessoa já deu mostras antes do seu modo pouco ético de ser. Portanto não se trata exatamente de uma novidade mas a confirmação de que essa pessoa continua a mesma. Basta dar tempo ao tempo para avaliar a pessoa em situações específicas. No caso em epígrafe essa pessoa teve uma atitude hostil, preconceituosa e aversiva com relação a uma terceira pessoa. Agora, passados alguns meses, essa terceira pessoa mudou de status e passou ser interessante contatá-la e "reviver" a amizade "adormecida". O nome disso é interesse e mau caratismo. Existe maldade nesse comportamento. Muito triste mas esperado . . .
O porque as pessoas somente acreditam em quem tem diploma, indicação, registro, etc
As pessoas somente acreditam em quem tem diploma porque eles medem o outro por elas mesmas: como elas não sabem nada e nem nunca foram autodidatas em nada, elas imaginam que os outros sejam iguais a elas !!! Como podem se enganar !!! Mesmo pessoas "diplomadas" podem ser incompetentes. Ainda a pouco escrevi sobre a família de uma amigo onde dos quatro irmãos três são diplomados e de uma forma ou de outra não obtiveram sucesso. Estamos na era de Aquário !!! Nesta era cada um deve ir atrás daquilo que precisa e deve adequar tudo que existe as suas necessidades. É a era do individualismo e da morte do coletivismo. Ainda a pouco escrevi sobre as dificuldades de quem está ao lado mas não é o responsável final pela decisão. Um lugar onde o que está do lado é amplamente utilizado é o tribunal. Ali o Juiz acredita na autoridade e na peritagem dos laudos para tomar sua decisão. Vivemos em um mundo de "autoridades" e " peritos" que não estão isentos de todo tipo de erro, muitos dos quais irreversíveis.
Ad
Aqueles que ficam ao lado (AD) somente serão valorizados se três condições forem contempladas: primeiro alguém precisa ter alguma relevância na sua vida para precisar de ajuda. Segundo: essa pessoa precisa de humildade para reconhecer que não sabe tudo e que precisa de ajuda para lidar com certos assuntos. Terceiro: essa pessoa precisa confiar no "ad", ou seja, ela precisa acreditar que essa pessoa a protegerá, ajudará, etc. Talvez por isso seja tão difícil viver como "ad" e sejam tão poucos os cargos que exigem essa habilidade. Nas empresas ainda temos a auditoria, para fiscalizar os "ad". Administradores, advogados, auditores. Acho que são esses três os principais "ads" que existem. São aqueles que andam ao lado do executante ou agente.
Onde encontramos o "outro": contratos e tratos
É nos contratos que encontramos o "outro". É nele que se fazem acordos, com maior ou menor probabilidade de serem cumpridos. São os contratos que podem ser de simples adesão ou personalizados que nos mostram os interesses e a capacidade de comunicação e negociação com o outro. Contratos podem ser verbais ou tácitos mas nuca serão cumpridos se não forem claros e explícitos. Fiz alguns contratos na minha vida. Participei de algumas associações e aprendi muito, em particular em acreditar mais na intenção das pessoas que nas suas palavras ou gestos.
domingo, 11 de maio de 2014
O egoísta, o generoso e o justo
Segundo o Gikovate o egoísta é facilmente identificado: ele quer ele em primeiro lugar e na frente dos interesses e necessidades dos outros. O generoso seria o oposto: ele colocaria o outro em primeiro lugar em seu prejuízo e dos seus interesses. O justo seria aquele que conforme a situação faria um "juízo": em alguns casos decidiria por colocar a si mesmo em primeiro lugar e em outras colocaria os outros na frente. Ou seja, agiria segundo algum código moral introjetado e ao mesmo tempo flexível. Seus valores éticos são muito elevados. Trata-se de uma pessoa com um senso de avaliação isento e equânime, dado a cada um segundo sua necessidade e merecimento. Isso exige uma capacidade analítica e de síntese muito elevada, alcançável a muito poucas pessoas.
Estudo X Resultado
Tenho um grande amigo que é arguto observador da realidade e muito menos leitor de estudos ou adepto de estatísticas e teorias. Esse arguto observador tem 3 irmãos que estudaram e chegaram a concluir o terceiro grau. Acontece que nenhum deles é um profissional competente na área em que se formou !!! A irmã mais velha é psicologa por formação e nunca exerceu a profissão. O irmão mais velho é administrador por formação e na prática não é nada brilhante. Finalmente a caçula é engenheira civil e somente exerceu a profissão até casar-se com um homem se não rico pelo menos muito bem empregado e remunerado. Meu amigo não concluiu nenhum curso superior mas não passa vergonha ao conversar com formandos em várias especialidades. A conclusão dele é que estudo não é fundamental. No caso dos demais amigos meus e mesmo na minha família existe uma correlação muito mais efetiva entre educação superior e realização profissional. Aqueles que acertaram na escolha da profissão seguiram uma trajetória de empregados na iniciativa privada com os sucessos e dificuldades esperadas desse tipo de empreitada e aqueles que escolheram profissões liberais se deram muito bem. A minha conclusão é que o estudo não é uma panaceia mas bem utilizado pode sim trazer progresso e mobilidade social. Trata-se de saber como usar . . .
O mapa astrológico
Está tudo lá no mapa astrológico do meu pai. Todo signo tem seu arquétipo e sua sombra e em geral ninguém de um signo consegue separar um de outro. O que acontece é que em alguns momentos a pessoa age de acordo com o lado bom do signo e em outros age com sua sombra. É inevitável. É humano. É o famoso "pacote": é pagar ou largar. Nem Jesus Cristo agradou a todos. No caso do meu pai a presença de Júpiter, marte e a lua em capricórnio na casa I não poderia ter deixado sua marca de forma menos indelével. É isso ai . . . era o que tinha !!!
Quando as pessoas estão estressadas eles regridem ao estado animal
Isso significa que elas passam a adotar dois comportamentos: ou atacam ou fogem. No mundo animal a decisão entre atacar ou fugir depende exclusivamente do tamanho do oponente: se o oponente é maior e mais ameaçador do que o animal ele foge. Se o oponente é menor ou parece mais frágil, o animal ataca. E com os humanos inferiores que são também animais reagem exatamente desse jeito. O que existe de humano é a comunicação. E a comunicação está relacionada com a fala. E a fala está relacionada com as palavras e com os significados dessas palavras, que revelam a extensão da inteligência e do intelecto da pessoa. É exatamente por isso que Gêmeos tem como simbolo duas crianças gêmeas, portanto seres humanos em desenvolvimento. Todos sabemos quais são os fatores estressores na vida de uma pessoa. Eles estão na Pirâmide de Maslow. Assim são as pessoas e é o que tem aqui na terra.
sábado, 10 de maio de 2014
Eu exerci uma das profissões mais estressantes que existem
Minha vida escolar e profissional foi muito estressante. Tão estressante que eu fiquei doente, quando outros fatores externos a profissão também se tornaram estressantes. O estresse começou com a escolha de engenharia, que é um curso super difícil e exigente, ainda mais na Escola Politécnica da USP. Depois, dentro da engenharia, a escolha da mais disputada: competição total e guerra de todos contra todos. Depois a natureza da engenharia eletrônica: a que mais muda com o tempo e que obriga o profissional a ficar permanentemente em alerta, precisando de atualizar constantemente, Depois as quatro profissões em sequencia: engenheiro de campo, analista de teleprocessamento, auditor de empresa comercial e industrial e finalmente auditor bancário. A profissão de auditor interno é altamente estressante, estou para dizer que é uma das mais estressantes que existem, porque você liga permanentemente com o contencioso administrativo. E contencioso e conflito são extremamente desgastantes e patogênicos, destruindo seu equilíbrio mental e emocional. São muitos te agredindo permanentemente, com frequência, duração e intensidades elevadas. Ser um bom auditor interno, agindo com profissionalismo e em profundidade é para verdadeiros heróis, portanto para muitos poucos.
sexta-feira, 9 de maio de 2014
A Herança
No comunismo não existe herança e é uma bosta. A herança é a razão de ser da família. Dosar o dinheiro que se ganha, se gasta e se acumula é algo relativamente simples mas muito sofisticado para neuróticos. Eu sou minimalista e ganhei muito dinheiro até ficar doente. Outros na família também ganharam e perderam muito dinheiro. E alguns somente ganharam. Quem ganha mais do que gasta acumula recursos. Recursos acumulados significam poder. Pode ser um poder para o bem ou para o mal. Tudo depende de quem for o dono desse dinheiro e do seu egoísmo. Morrer e deixar uma grande herança pode ser consequência de ter vivido uma vida miserável em vários aspectos. Vale a pena ???
Vermelhos
Adeptos de partidos de esquerda em geral são os fracassados da escola e da vida, salvo exceções. Eles se beneficiam de políticas públicas populistas e em troca votam naqueles que adotam essas políticas. Muitas vezes já veem de famílias igualmente fracassadas, que sempre se beneficiaram de políticas públicas de assistência social. Meus amigos em geral não são "vermelhos" porque estão entre a elite, salvo exceções. Já as namoradas "vermelhas" podem ter seu charme, pregando a libertação da opressão, sendo donas do seu corpo, contrárias ao patriarcado, etc. Onde estão as "vermelhas" ? Em geral em funções públicas de menor importância, como professoras e auxiliares de saúde, que são as que mais contratam mulheres. A regra parece ser: não tenho herança, não tenho alta renda, não tenho pai rico para ser dondoca, então não tenho nada a perder em ser rebelde e contestadora.
Eletricidade não é intuitiva
Eletricidade não pode ser vista e não pode ser acumulada. Somente seus efeitos podem ser sentidos e medidos. Trata-se da qualidade daquilo que é intangível, ou seja, não pode ser tocado mas suas consequências podem ser medidas. Por ter essas qualidades poucos pensam em reformar a instalação elétrica da casa. Esperam até os problemas comessem a ocorrer, com "pipocos", queima de eletrodomésticos e até incêndios. É exatamente o que acontece com a educação deficiente e deformadora que muitos pais praticam: na hora em que estão praticam atrocidades mentais com seus filhos aparentemente nada está acontecendo. Depois, na hora de namorar e casar é que se percebe a merda que esses pais fizeram. Os problemas aparecem até mesmo no emprego. Ou seja, a eletricidade é somente mais um exemplo.
quinta-feira, 8 de maio de 2014
Divórcios que não custaram nada
Pelo menos três dos divórcios próximos não custaram nada em termos de partilha de bens, simplesmente porque não havia bens a serem partilhados. Essa é uma condição que favorece o divórcio: as partes percebem que não tem muito a perder. Outra situação é quando se tem muitos bens: aqui uma das partes pode achar que o casal já acumulou o suficiente para que ela tenha conquistado sua "independência". Sempre os bens são determinantes . . .
quarta-feira, 7 de maio de 2014
Como disse o Chico Anísio : O que o velho tem é conselhos para os mais jovens
Essa era a função dos velhos desde a antiguidade. O velho acumulava experiência e provava com sua sobrevida que era competente para lidar com as intempéries que a vida nos premia. Ele provavelmente já enfrentou tudo o que pode acontecer, tanto de forma cíclica quanto de forma esporádica. E como as modificações na vida das pessoas não existiam ou eram muito pequenas, o velho tinha grande valor. Hoje em dia o velho comum pode ser no máximo um contador de histórias que ele viveu. Somente quem ama esse velho terá paciência de ouvir a mesma história dezenas de vezes, pois afinal, o velho não terá novas histórias para contar. É preciso um tipo especial de velho, o chamado herói, para prender a atenção de seus netos ou então o velho sábio, que faz previsões acertadas e por isso ganha respeito entre os mais jovens. Com relação aos jovens muito daquilo em que eles se tornam é culpa das neuroses de seus pais e aí conflitos internos de todo tipo não são resolvidos e os problemas aparecerão.
Um velho ator
Um velho ator poderá estar habilitado a exercer todos os papeis mas a realidade e a essência do espetáculo lhe reserva apenas papeis de velhos. É assim com quem é eclético: a pessoa se acha capaz de exercer qualquer função em vários cenários diferentes mas a sociedade e os demais indivíduos não a enxergam assim e por isso não acreditam nela. Portanto, se você for assim "eclético" só te resta uma saída: você precisa fazer acontecer por conta própria, não esperando a benevolência e a ajuda dos demais indivíduos da sociedade ou da família. É o que acontece quando você quer filhos diferentes da média: você terá de fazer acontecer, escolhendo e pagando a escola que satisfaça a sua ideologia. Portanto não adianta ser um geminiano terrível ou com cabeça do Dragão em Gêmeos e esperar o reconhecimento dos outros.
O casamento e a lei
O Casamento na lei é bem claro e trata-se de um contrato. O problema surge quando as pessoas não legalizam seu casamento conforme manda a lei e aí entram as hipóteses. É o caso da união estável, por exemplo. Trata-se de um imbróglio jurídico, onde o legislador quis botar a mão mas deixou muitas brechas. Como a matéria pode envolver muito dinheiro é claro que os envolvidos vão tentar de tudo para conseguir o máximo de dinheiro. Por isso é fundamental deixar bem claro: no primeiro casamento, quando se é jovem e ainda existe a expectativa de se constituir uma vida junto com a ou o consorte, a comunhão parcial de bens pode ser razoável, já que ambos não tem patrimônio particular constituído. Já em um segundo casamento, com filhos do primeiro, com mais idade e muitas vezes sem nenhuma grande perspectiva de ter novos filhos ou juntar patrimônio, essa opção pode ser desastrosa. O segundo casamento é a vitória da esperança sobre a experiência. Por isso deve ser muito melhor planejado e pensado. E para fugir da lei opressora e generalista, nada como um pacto ante-nupcial e depois um testamento bem feito.
terça-feira, 6 de maio de 2014
Quem é bonzinho para os outros e não em casa é mais egoísta
Mais uma do Gikovate: a pessoa é muito egoísta e para amenizar isso dá uma de boazinha com os outros para fazer uma "social". Gikovate sempre afirmou que a natureza e a essência da pessoa é aquela que é manifestada em casa, quando não há plateia nem aplausos nem afagos ao ego. Essa é a triste realidade . . .
Os atritos familiares
Matéria de hoje na Folha de São Paulo mostra que as avós não aceitam como as noras ou filhas cuidam dos netos, irmãos vivem competindo entre si e se hostilizando, Pais velhos que recusam-se a sair do palco e deixar o lugar para os filhos mais jovens, filhos as voltas com pais idosos que dão todo tipo de trabalho. Sem contar as brigas entre marido e mulher que já são "clássicas" também. Filhos que não sabem o que fazer e nem como. Tudo isso gera sofrimento e mostra o despreparo das pessoas para as coisas mais simples. A vaidade está por trás da maior parte desses comportamentos . . .
Imposições
Para as mulheres a imposição é com quem casar. Já a profissão é deixada mais a vontade das mulheres. Para os homens a imposição é a profissão. Já com quem casar deixa-se que ele escolha. As mulheres assim se embelezam com cursos superiores muitas vezes criativos ou artísticas mas pouco rentáveis e os homens buscam retorno social e econômico em suas escolhas de cursos superiores. O dinheiro advindo dessas profissões altamente rentáveis são o "embelezador" masculino, que habilitará ao homem escolher sua futura mulher entre as mais belas e jovens. A lógica é que esse homem protegerá e sustentará sua bela e jovem mulher e que todos ficarão felizes com esse acordo. Nossa cultura é assim e duvido que ela mude no curto ou médio prazo.
Nível de consciência
O nível de consciência de uma pessoa pode ser ampliado teoricamente. Essa é a função dos líderes espirituais. É a função do pai em uma família estruturada. Junto com o nível de consciência temos o nível moral das pessoas. Esperar que todos sejam éticos e morais é querer demais . . .
Estatística do Max : 90% são operacionais e 10% são pensantes (executivos)
Essa foi a resposta a uma ouvinte que disse que a empresa dela não valorizava quem pensava. Não adianta convencer um operacional que quem pensa tem um grande valor. Ele simplesmente não vai acreditar e por isso não vai enxergar. É o caso meu e da minha irmã, por exemplo. É o caso de um amigo empresário e será o caso de todos que se enquadrarem nessa situação. Pensar significa tomar decisões de grande impacto ao longo do tempo, envolvendo valores monetários ou não significativos. Por isso pensar é para poucos. Meu amigo empresário diz que pensa o tempo todo em como otimizar seu negócio. Eu penso o tempo todo em como otimizar minha vida e o tempo que me resta aqui na face da terra . . .
O imposto de renda
O imposto de renda normatiza e cobra a parte do leão de todas as modalidades possíveis e imagináveis de ganho. Tudo o que o homem inventou como forma de renda está lá classificado. Depois tudo o que tem algum valor está descrito na declaração de bens e finalmente qualquer tipo de dívida ou empréstimo está também relacionado. O governo aqui no Brasil é centralizador e muito eficiente na cobrança dos impostos. Convênios de todo tipo são feitos e as informações transitam livremente entre os computadores das prefeituras, estados e governo federal. Como as alíquotas são elevadas ser honesto aqui no Brasil não é fácil.
Branco, bonito mas pobre
Ser branco, bonito mas pobre pode te levar para casamento com mulheres colocadas ainda mais abaixo na escala social. Uma medida social primitiva mas válida é a cor de uma pessoa. É assim que esperamos intuitivamente renda e instrução menor de negros e pardos. É assim que para uma mulher negra ou parda ter como marido um branco, até mesmo alguém loiro, pode lhe ser muito agradável e distinto. Esse marido branco pode ter sido excluído pelas mulheres brancas por ser pobre, o que é muito provável conhecendo-se a ideologia das mulheres em geral. Como me disse um amigo: eu já tenho a minha loira . . .
Em teoria você deveria observar os irmãos
Em teoria, para fazer uma avaliação do potencial genético de uma pessoa em termos de inteligência, você deveria avaliar a performance dos seus irmãos. Fazendo isso com relação a família do meu pai o resultado não seria muito bom, pois temos irmãos e irmãs que não exatamente brilhantes. Olhando para a família da minha mãe o resultado é mais homogêneo e satisfatório. Olhando para minha família também existe um nível elevado. Quando olhamos primos e primas, percebemos que não foram todos que cursaram boas universidades ou se destacaram. Deve ser interessante analisar famílias onde foram formadas constelações de alto nível, com parentes se destacando em todos os ramos do conhecimento e profissões. Famílias assim são poderosas para qualquer um que nascer nelas.
Magno Major Magistério Ministério e Ad
Em mais uma aula do Cortella ficamos sabendo que o prefixo magno, de onde vem o magnífico Reitor, vem de "grande". É assim com magistrado, magistério, major e por aí vai. Já ministério é aquilo que vem abaixo do magistério, ou seja, aquilo que lhe é inferior. E o prefixo AD quer dizer "ao lado". É assim com advogado, aquele que está ao lado ou que fala por nós ou então administrador, o que fica ao lado do ministrador. Muito interessante e esclarecedora a aula do Cortella. Em inglês teríamos o Master Degree por exemplo e o Minor. Adjunto é outra palavra que pode ser classificada pela regra. Percebo que eu estou muitas vezes atuando como adjunto em muitos e variados assuntos e misteres.
Conversas estimulantes intelectualmente
Não é com qualquer pessoa que podemos ter uma conversa estimulante intelectualmente. O que mais existe por aí são pessoas desinteressantes intelectualmente, as quais simplesmente acabam com qualquer tentativa de estabelecimento de uma conversa desse tipo. Como sou eclético posso conversar sobre praticamente qualquer assunto e com pessoas de qualquer idade, religião, ideologia, posição política, gênero, etc. Neste final de semana conversei muito com uma amiga psicóloga. Apenas tomo cuidado com pessoas institucionalizadas, como por exemplo freiras, padres, funcionários públicos do judiciário e outros com notáveis vieses cognitivos. Sou um livre pensador e isso pode incomodar muitas pessoas que não gostam de pensar. Teoricamente psicólogos são as pessoas para ter papos cabeça. Na prática qualquer pessoa pode ser interessante se você conversar sobre a profissão e o trabalho dela. É assim com relação as professoras e o mister de educar. Ou então com um amigo empresário e seu esforço para ganhar dinheiro honestamente. Vale também para amigos e sua condução da educação dos filhos, ou seja, sobre sua família. Outro assunto excitante é sobre relacionamentos amorosos, assunto quente tendo em vista seu possível impacto na vida de todos e na sua felicidade. E para finalizar podemos falar sobre médicos e saúde, um assunto que interessa a todos direta ou indiretamente. Tenho conversas estimulantes intelectualmente e provocativas com todas as pessoas que me dão oportunidade para tal.
segunda-feira, 5 de maio de 2014
Como um pai pode estragar uma filha
Se existem pessoas que podem estragar os filhos são pai e mãe. Pais influenciarão decisivamente, para o bem e para o mal, a vida amorosa e sexual de suas filhas. Atitudes infelizes de pais com relação a sexualidade nascente de suas filhas podem deformar essas criaturas. Pais repressores, ciumentos, intelectuais prejudicam e muito. Pais que criticam namorados por conta de todo tipo de preconceito ou que ameaçam deixar de amar suas filhas se essas não fizerem a escolha que eles indicarem são perniciosos. Conheci duas mulheres que caíram nas armadilhas dos seus pais: um deses pais era o "herói" da filha e o outro era ciumento até. Suas filhas casaram-se, saíram de casa e se divorciaram. Sabiamente nenhuma delas teve filhos com o "escolhido" e aprovado pelo pai. É assim que pais desse tipo prejudicam suas filhas já que a passagem do tempo necessária para que elas cresçam e se libertem pode ser fatal para a escolha de um novo e adequado parceiro, quando não for tarde demais.
Executivo
A palavra executivo lembra aquele que executa. Só que esse sentido é muito pobre, pois um simples trabalhador qualquer executa alguma tarefa mas não é um "executivo". Executivo pressupõe alguém que toma decisões pela empresa na qual trabalha, decisões importantes e significativas, que impactam os demais colegas de trabalho, custos, vendas, etc. Teoricamente os executivos são pessoas bem formadas e competentes e nas grandes empresas são recrutados nas melhores universidades e tem um grande capital social, simbólico, etc. É por isso que executivos são bem pagos: para não cometer erros e não afundar a empresa. É por isso também que existem muitos psicopatas entre os executivos . . .
A diferença que faz saber psicologia
Existem muito mais mulheres querendo se casar, porque casamento para a maior parte delas significa garantir proteção e sustento, se não por toda a vida, por um bom período de anos. Por outro lado existem muito mais homens querendo apenas sexo com as mulheres, porque não querem responsabilidades ou compromissos futuros. Talvez não tenham recursos a oferecer as mulheres e nem recursos psicológicos para serem diferentes. Conheço pessoas que foram fazer psicologia para compreender melhor o que acontecia com suas vidas. Eu estudo psicologia para conhecer a mim mesmo e aos outros. Meu objetivo é viver da melhor maneira possível mas não é nada fácil. Com qual mulher vou gastar meu dinheiro e meu tempo e mais ainda, com qual mulher quero ter filhos que são um investimento enorme e de longo prazo ? As mulheres se preocupam até casarem e os homens não se preocupam até casarem . . .
A Filha do Herói e as projeções das mulheres
Excelente livro A Filha do Herói !!! Um livro escrito por uma terapeuta junguiana que mostra para quem o ler o porque muitas mulheres não são independentes e livres nas suas escolhas: são filhas de pais imperfeitos sob todos os aspectos. Sabemos que 95% dos casais não são equilibrados e "normais". Consequentemente, os filhos criados por esses casais também serão desequilibrados e suas filhas não estão isentas disso. Aí, o marmitão vê uma menina e fica imaginando que ela é "tudo de bom", sonhando acordado. Pensa que ela foi muito bem educada, que seu pai e sua mãe investiram muito tempo e dinheiro nela e que não exigiram nada em troca (ah !!! que ilusão !!!). Fica imaginando que seu mapa astral é perfeito e que seu futuro será brilhante, uma super mulher, com desempenho excelente no mundo dos homens e das mulheres, sabendo separar as situações e sendo uma mãe e esposa exemplar. Essa mulher somente existe no cinema . . .
Assinar:
Postagens (Atom)