A vida de uma criança pode ser um inferno dentro da sua própria casa. Ela não precisa crescer e descobrir que o mundo é competitivo e hostil. Por isso existem tantas pessoas com problemas de todos os tipos, pessoas que se encaminham na vida como conseguem e nem sempre como seria o melhor possível. São as limitações cármicas que elas tem de vencer. Cada um tem a sua cruz nesta vida. Cada um veio com uma missão e um objetivo de vida e a cada um foram dadas algumas possibilidades de escolha.
terça-feira, 29 de abril de 2014
O médium como revelador de mistérios
Sabemos que tudo que acontece na vida material é também representada no astral, que é o lugar das emoções. No astral estão espíritos que podem se comunicar conosco através de sonhos por exemplo e também através de médiuns. O problema é saber se o que se está comunicando realmente é verdade ou é apenas mistificação. Quando pessoas fazem coisas escondidas e são dissimuladas, segredos são criados. Só que esses segredos serão todos revelados ao morrermos. Outra maneira de descobrir segredos e mistérios é consultarmos médiuns, pois os médiuns tem acesso ao plano astral onde ficam registrados os "segredos". Foi assim que descobri os podres da minha ex mulher. Outros "segredos" vieram a tona com a morte e a "descoberta" de um testamento. Existem sigilos profissionais que são inclusive garantidos por lei. Esses tem uma razão lógica para existirem e existem os segredo vis, as traições, a perfídia. Esses últimos sempre vem a tona, mais cedo ou mais tarde, inclusive através de médiuns.
Tudo que existe no mundo existirá em São Paulo
Isso é inevitável devido ao tamanho da cidade e sua representabilidade no mundo. Resta saber a que preço apenas. Assim temos hospitais e assistência médica de igual nível aos países de primeiro mundo mas para os poucos que podem pagar. Temos escolas e universidades de elite, entre os 2% das melhores do mundo, novamente restritas aqueles que podem ter acesso a elas pelo nascimento ou por poderem pagar, além daqueles que tem tempo e dinheiro para se prepararem. Temos praticamente todas as marcas de carros do mundo a venda aqui em São Paulo, pelo menos as mais significativas. Novamente você pagará muito mais caro para andar de Ferrari aqui do que nos Estados Unidos. Vale o mesmo para as motos. Existem bairros que são verdadeiras ilhas de bem morar na cidade, novamente restritos aos milionários. Temos clubes e associações de tudo o que existe no mundo: ninguém vai poder dizer que não acha associados por aqui. No campo do trabalho é aqui que estão as sedes de 66% das empresas multinacionais que atuam no Brasil e também uma parte significativa das sedes das grandes companhias nacionais estão. É aqui que estão as sedes dos maiores bancos privados. A sede dos maiores jornais e revistas. O maior número de casas de espetáculo e diversão do país, com a noite mais agitada e diversificada. O local onde pessoas se casam com maior diversidade já que a oferta de trabalho permite a ascensão de diferentes etnias. Onde o poder judiciário acumula o maior número de ações e onde é mais dinâmico. Sede do poder executivo do mais rico estado da nação. Local onde existem todas as terapias possíveis e imagináveis, místicos, videntes, médiuns e alternativos. Ou seja, São Paulo contempla todas as 12 casas do zodíaco em grande escala e intensidade: todas as possibilidades estão disponíveis aqui e permitem a realização de todos os mapas. É aqui que que tudo acontece. Onde é possível ter mobilidade social em larga escala (casas 2, 6 e 10), onde é possível encontrar uma parceria amorosa compatível (casa 3,7 e 11), onde pode-se ter filhos que superem seus pais (casa 4 e 5) e onde pode-se ser feliz plenamente (casa 1, 8, 9, 11, 12).
Previsão para a população de São Paulo em 2025 é de apenas 21 milhões de pessoas
São Paulo continuará a ser a terceira maior aglomeração humana do mundo mas seu crescimento será pífio entre 2014 e 2025. Ou seja, em 11 anos quase nada mudará por aqui em termos de população. Isso significa que aqueles que morrerem estarão sendo substituídos pelos que nascem, mantendo-se aproximadamente o mesmo número de habitantes, descontadas a imigração e emigração. Essa informação é importante para quem tem imóveis aqui na cidade de São Paulo, tanto próprios quanto de aluguel. Pode ser gradativamente mais difícil alugar ou vender um imóvel usado aqui em São Paulo, os preços podem estagnar também. Fazer reformas pode ser contra producente. Bairros podem se tornar "fantasmas". Negócios que dependem do aumento da demanda podem se tornar inviáveis. O metrô promete aumentar muito suas linhas e estações pelo menos. E ao redor das futuras estações sempre haverá a concentração de investimentos e dinamismo econômico. Forte crescimento econômico deverá acontecer em lugares menos saturados: lugares para onde as pessoas irão se mudar, junto com indústrias, comércio e serviços.
O pai, os filhos, e a herança
Hoje ouvi o Gikovate respondendo uma pergunta que já foi alvo do "Dia da Fofoca": o que um pai deveria fazer para ser justo na partilha da herança entre seus filhos ? É claro que tendo mais de um filho um se sairá melhor do que os outros. É claro que existem variáveis inerentes a ordem de nascimento, gênero, aptidões inatas de inteligência e beleza, sorte, escolhas mais ou menos acertadas, etc que influenciam e muito o futuro de um filho. A lei que é a ideologia de uma determinada pessoa e pode refletir apenas o nivelamento por baixo para um problema complexo, diz para a partilha ser igual. No caso citado pelo Gikovate ele afirma que cada um dos filhos está defendendo com seus argumentos o seu interesse e que até aí tudo bem. Já o pai, que é quem ganhou o dinheiro é soberano para fazer a divisão como quiser. Aqui que entra a questão: que tipo de pai é esse ? Será ele um primogênito ou o filho caçula ? Que visão ele tem do mundo ? Qual o seu signo e seu mapa astral ? Qual a sua missão na terra ? Qual o seu carma com cada filho ? Observe que as perguntas são muitas e o Gikovate, não se furtando a dar sua opinião, disse que se fosse ele faria a partilha beneficiando os filhos menos favorecidos pela vida. Estou com ele e não abro . . .
A decadência cognitiva
Dizem que nosso cérebro perde 1% da sua capacidade cognitiva após os 30 anos (ou será após os 24 anos ?). Então sejamos otimistas: alguém com 80 anos terá perdido 50% da sua capacidade cognitiva. Talvez por isso os gênios tenham aparecido em geral até os 30 anos. Talvez por isso as empresas mais competitivas e exigentes demitem empregados que chegam aos 40 anos e acima. Talvez por isso velhos cometam tantos erros e fiquem desatualizados e obsoletos. Talvez por isso somente jovens conseguem em geral passar nos concursos públicos mais concorridos. Talvez por isso existam tantos preconceitos com os velhos e a velhice e todos queiram aparentam juventude e vigor. Fazer faculdade de medicina aos 50 anos ? Passar no vestibular de medicina aos 50 anos ? Conseguir se formar engenheiro na Politécnica aos 50 anos ? Talvez em algum curso de humanas seja possível, já que a exigência é em geral muito menor. Vale o mesmo para algum concurso publico menos interessante. Ou para arrumar algum emprego menos relevante e bem pago.
segunda-feira, 28 de abril de 2014
Impostos Diretos
O governo não gosta de impostos diretos porque fica claro o quanto ele está metendo a mão no bolso do contribuinte. O ITCMD e o IPVA vão para os cofres do Governo Estadual. O ITBI e o IPTU enchem os cofres do Governo Municipal e o Imposto de Renda vai para o bolso do Governo Federal. Esses são os impostos diretos fora aqueles sobre o lucro que quase ninguém paga porque empresário aqui no Brasil é mestre em sonegar. O total desses impostos contribui pouco para o total arrecadado pelo governo. O controle sobre os impostos que recaem sobre a propriedade são muito eficientes e é praticamente impossível escapar deles.
Aqueles que tem o mesmo software que nos
Essa é a expressão que o Gikovate utiliza para referir-se aqueles que pensam e tem os mesmos valores que nós. Ele explica que cansou de ver pessoas dizendo que ele escreveu coisas que ele não escreveu mas que a pessoa acha que sim, que viu pessoas leem livros e chegam a conclusões absurdas que não estão contidas nesses livros e outras coisas que tais. Por ter noção e conhecimento de que as pessoas são assim tão dispersas, divergentes e originais e que ele advoga que devemos procurar nessa diversidade infindável de indivíduos aqueles que fazem parte da nossa turma,ou seja, aqueles que combinam conosco. Todo esforço é válido em procurar e encontrar essas pessoas, para que tenhamos amizade, parceria e objetivos comuns mais fáceis de serem atingidos. Quando encontramos pessoas com caráter diferente a ruptura futura é altamente provável com todos os problemas advindos dessa situação. Outras situações tensas também tem um prognóstico ruim. Aqui me lembro da mandala astral e da compatibilidade entre os signos, bem como da sinastria. Também me lembro das neuroses das pessoas e da sua tendência a reproduzir aquilo que seus pais fizeram com elas, como bater por exemplo. Recordo de todas as doenças mentais e das limitações que elas causam e concluo que achar alguém normal, com alguns predicados é uma tarefa hercúlea . . .
domingo, 27 de abril de 2014
Não existe receita pronta em psicologia
Muitas pessoas acham que existe uma relação única entre algo que o indivíduo sofre por conta dos seus pais, família, escola, sociedade, meio ambiente, etc. e o seu futuro ou comportamento. São muitas variáveis e não são todas controláveis. Duas pessoas, submetidas as mesmas situações, terão futuros diferentes. Quem tiver azar e for mais suscetível que depois de adulto procure ajuda psicológica, terapêutica, etc.
Filho folgado não ajudo e filho merecedor sim
Aqui temos nossa ideologia: o que é ser "folgado" e o que é ser "merecedor". Qual é o critério ? A média da população ? O que meu pai me obrigou e fez comigo ? O que minha mulher acha ? O que a cultura da minha etnia obriga ? O que o padre/pastor/xamã/guru/mestre diz ? Pergunto a opinião do meu terapeuta ? Aqui temos uma decisão subjetiva e põe subjetiva nisso !!!
A Filha do Herói
De todos os livros catalogados nas Bibliotecas Públicas de São Paulo Capital com a etiqueta de filhas apenas um é sobre a relação do pai com sua(s) filha(s). E não é um livro comum. É um livro de psicologia junguiana sobre o mito do herói e como esse herói influencia sua filha, de modo arquetípico. Qual será o comportamento dessa filha ? Depois de ler o livro eu conto !!!
Não deixe seus sonhos morrerem
Essa frase está em um conjunto de lápides. Nelas pode-se ler: aprender inglês, comprar um carro, comprar uma casa, formar uma família, ser promovido, abrir o próprio negócio. Observe que são sonhos comuns. Existem outros: obter um diploma de nível superior, viajar, casar, morar no exterior, ter filhos e netos. Talvez a lista seja infinita porque os desejos são infinitos. Quantos ficam sonhando e a vida passa e eles não realizam nada ? A maioria, com certeza, pelo menos aqui no Brasil. As razões são inúmeras. Já tenho quase 50 anos e com essa bagagem pude observar a trajetória de meus contemporâneos. O que cada um fez com o limão que a vida lhes deu. Quem foi bem sucedido e em que. Quem desviou do caminho previsto e esperado. Quem se destacou em alguma área ou em várias. Quem fracassou vergonhosamente. E o porque essas pessoas tiveram essas trajetórias. Houve quem saiu de um patamar mais baixo continuou por baixo. Houve aqueles que saíram de baixo, ganharam muito e perderam por incompetência (comerciantes). Houve quem tivesse o maior potencial e conseguiu aproveitar e quem na nessa mesma condição ficou doente e foi derrubado. A maior parte é ignorante e não conseguiu ir muito além de sua biografia. Alguns ficaram ricos mas intelectualmente ninguém se destacou (fez mestrado ou doutorado) e ninguém ficou famoso, nem nacionalmente e muito menos mundialmente. Uma pessoa publicou um livro e foi sobre sua profissão. Ninguém saiu dando entrevistas em jornais ou revistas, nem foi eleito para cargos significativos, nem obteve proeminência em cargos públicos significativos. Encontramos a maior parte dessas pessoas em casamentos, enterros e inventários . . .
Tanto a industria automobilista quanto a da construção civil
Fazem a mesma coisa: quando as vendas caem e o estoque aumenta deixam de produzir, colocando pessoas de férias coletivas, adiam lançamentos e pressionam o governo para conceder mais crédito e menos oneração com impostos. Nunca baixam os preços imediatamente. Ficam administrando a situação, observando atentamente as vendas, usando recursos de marketing de todo tipo, como dar pequenos mimos que fazem as vendas acontecer. Tudo esse esforço é lógico e tem por trás a matemática, a contabilidade e os custos, muito bem medidos. Existem pessoas que fazem isso com relacionamentos também. As grandes empresas em que eu trabalhei eram especialistas nos seus negócios, eram líderes de mercado, eram centenárias e tinham ótimos profissionais. Não existe lugar para amadores nesses negócios de valores elevados.
sábado, 26 de abril de 2014
Jung e o inconsciente coletivo
Enquanto Freud ficava fixado naquilo que era palpável, Jung afirmava que vivemos um arquétipo a cada momento e que existem comportamentos comuns a toda humanidade, ou seja, existe algo divino e esotérico em nossas vidas. São as duas posições mais divulgadas da psicologia e mais aceitas. A cultura de um povo, as lendas e mitos, tudo isso influencia uma pessoa, molda o caráter de uma criança e o seu futuro. Em geral é preciso ficar muito doente para que os trogloditas que convivem com a pessoa percebam que ela está mal. Aí o estrago é grande . . .
Tudo me interessa
Como exceção que sou, tudo me interessa e tudo acontece comigo ou potencialmente pode acontecer. Quem tem a grande Cruz no mapa é assim mas são poucos, exceções. A grande maioria dança ao sabor da música, sendo levado e não comandando. Estratégia é a arte de comandar um exército e é para poucos. Quem lê muito e sobre muitos assuntos torna-se capacitado a exprimir opiniões embasadas em conhecimento provado e não em "achismos". Na troca de ideias é sempre assim: quem sabe mais passa para quem sabe menos, desde que esse que sabe menos tenha a humildade de reconhecer que o outro é melhor e sabe mais do que ele.
Não me interessa
Hoje ouvi uma verdade que resume tudo, talvez mais do que a "síntese": não me interessa. Demorei quase 50 anos para descobrir !!! Fulano não estuda: não tem interesse. Prefere ficar jogando vídeo game. Fulana não me dá bola: não me acha interessante. Estou demorando 6 meses para vender meu carro: ele não desperta o interesse de ninguém. Beltrano bebe, fuma e cheira: não está interessado em uma palestra de como manter sua saúde. O mercado automobilístico está bombando: não me interessa, pois prefiro gastar meu dinheiro com equipamentos da Apple. Meu imóvel é ótimo e está com preço abaixo do mercado: não me interessa pois prefiro morar de aluguel. A lista é infinita. Somente interessa a uma pessoa aquilo que ela valoriza por qualquer motivo. Existe quem valorize qualidade de vida, quem prefira bens materiais. Existe quem dê prioridade aos filhos e quem prefira ficar solteiro e rico. Certas pessoas querem relacionamentos de longo prazo outras preferem ficar com o dinheiro e confiam que com ele pagarão quem as cuide na velhice. Alguns tem interesse no sexo oposto outros não. Alguns leem sobre saúde e se cuidam, outros não. Alguns tem interesse em irmãos, primos, vizinhos, colegas, parceiros, sócios, associados, etc e outros não, pois preferem ficar nas relações de dominação e submissão típicas das famílias onde pai e mãe mandam e filhos obedecem. Alguns são ecléticos e tem múltiplos interesses. Outros só tem um assunto para conversar. Diga-me onde seu dinheiro está e eu direi onde está seu pensamento. Diga-me onde seu coração está e eu direi onde você está . . .
sexta-feira, 25 de abril de 2014
O irmão
Terminei o livro "O Irmão". Ele fala do desprezo que as relações de entre iguais teve na história da psicologia. Tanto Jung quanto Freud eram primogênitos. As relações verticais, entre pai e filhos e mãe e filhos foram as mais estudadas na história. Na astrologia primeiro temos Gêmeos, como os vizinhos, primos e irmãos. Depois temos Libra, com as parcerias e sociedades que visam lucro recíproco e finalmente temos Aquário onde temos as amizades, os colegas, os associados. Esses são arquétipos da fratia. Esses arquétipos pregam a igualdade e podem ser positivos ou negativos. A posição dos irmãos na ordem de nascimento na família impõe características típicas. Da mesma forma, o sexo dos irmãos tem importância e finalmente a origem desses irmãos. A casa III onde eu tenho o Sol é regida por Gêmeos e tem essa qualidade de ver o outro. Além disso Hermes que corresponde a Mercúrio é o Deus dos Irmãos. Muito bom o livro !
quinta-feira, 24 de abril de 2014
Relacionamentos verticais e horizontais
Relacionamentos verticais são primariamente o de pais com relação a seus filhos. Relacionamentos horizontais são aqueles entre irmãos, depois entre parceiros e amigos. O relacionamento vertical continua com o chefe. Existem chefes e chefes. Existem situações que os subordinados precisam de mais autoridade e outras em que os subordinados são "executivos", ou seja, realizam funções e tomam decisões sempre precisarem de supervisão imediata e constante de um chefe. Quem consegue autonomia mais rapidamente de um chefe é aquele que é mais competente, em geral o mais inteligente. Quanto mais burros forem os subordinados mais autoridade o chefe precisa ter. E quem tiver um chefe burro está perdido . . .
Experiência serve para tudo mas em particular para o que é material
Pessoas que defendem a experiência acima de tudo são aquelas que são "São Tomé": só acreditam vendo. São pessoas que não acreditam em insight e em grandes sacadas. São aqueles que acham que tudo é sempre igual e que nada de novo pode substituir o passado. Eu diria que são Saturninas. São contrárias a toda pesquisa experimental, a todos estudos exploratórios e para psicológicos. Nunca seriam espiritas por exemplo. Pensando assim essas pessoas veneram os velhos, como depositários de grande sabedoria porque viveram muito. Só que uma pessoa pode viver muito sendo muito limitada. Quem viajou mais, quem teve contato com outras culturas e pode trocar ideias, quem chegou a estudos superiores de qualidade, quem foi auto-didata pode ter uma sabedoria que um velho não tem. Em geral esse tipo de pessoa somente assume mudar quando seu jeito de fazer não dá mais certo. Ai pode ser tarde. Velhos sábios podem ser venerados em sociedades tribais africanas. Na era da globalização podem ser superados . . .
quarta-feira, 23 de abril de 2014
A compatibilidade das luas
Quem nunca ouviu a expressão "fulano é de lua". A verdade é que a Lua no mapa astral governa nossas emoções. A Lua representa a mãe. Existem luas compatíveis e incompatíveis. Emoção é o que nos move e é super importante em relacionamentos duradouros. Minha Lua está em Sagitário, um signo mutável. A Lua da minha esposa está em Gêmeos, que também é um signo mutável. Daí um blog que li disse que nossas Luas tem compatibilidade média, o segundo grau do maior para o menor. Nossas Luas gostam de variedade e de mudanças constantes, estão sempre ativas intelectualmente. É o mundo das trocas que outras luas abominam . . .
Mulheres que não servem para cuidar
Existem mulheres que não servem para cuidar. Não servem para cuidar do marido, dos filhos, dos pais idosos e da casa. Dentre essas mulheres teremos as que não servem para nada. E teremos aquelas que irão disputar o mundo com os homens. Essas escolheram profissões tipicamente masculinas e não será difícil que nunca se casem. Quais são as profissões tipicamente masculinas ? Pelo anuário estatístico da USP as ligadas a engenharia, negócios, ciências duras e direito. A maior parte das mulheres, mesmo quando procuram uma profissão, buscam profissões na área do cuidar. Talvez seja uma herança atávica, fruto de milhões de anos de evolução, que está impregnada no código genético: mulheres cuidadoras deixaram mais descendentes e estes tornaram-se dominantes geneticamente. E não se muda a genética de milênios em 50 anos de invenção da pílula.
Anuário Estatístico da USP 2013
Baixei o anuário estatístico da USP 2013. É um documento de mais de 600 páginas !!! Dei uma olhada em alguns índices que me atraíram a atenção. Por exemplo, na Escola Politécnica continuam se formando apenas 80% dos ingressantes, mesmo índice da minha época 30 anos atrás. As mulheres avançam em todas as áreas e existe um quase equilíbrio de 53% de homens e 47% de mulheres mas que não estão distribuídos igualmente pelos diversos cursos. Direito e engenharias continuam sendo mais masculinos. Medicina está meio a meio. Ciências duras como física e matemática continuam mais masculinas. É duas vezes mais difícil entrar na Faculdade de Direito de manhã do que a noite. O número de refeiçoes servidas na Faculdade de Direito não chega a 100 por dia. Mulheres dominam a FAU e são 50% na ECA. Na FEA ainda dominam os homens. Cumpre lembrar que a USP está entre as 200 melhores Universidades do mundo e isso é bem significativo já que existem mais de 10.000 Universidades no mundo. Portanto a USP está entre os 2% das melhores Universidades do mundo. São basicamente os jovens que buscam a Universidade que já foi considerada a melhor coisa que a humanidade criou em termos de instituição, mesmo com todos os seus defeitos.
terça-feira, 22 de abril de 2014
Tempo e dinheiro
Com tempo e dinheiro se faz qualidade, se formam pessoas com dignidade, materializa-se coisas belas. Filhos que tem pais com tempo e dinheiro para dedicar-se a eles saem com um vantagem enorme para terem sucesso na vida. Estudantes que tem tempo para dedicar-se integralmente a um curso superior de elite serão provavelmente os melhores profissionais, porque a grande maioria não estuda mais depois de se formar. Os filhos que estudaram nos melhores colégios particulares serão provavelmente os mais bem instruídos e sérios candidatos as vagas nas melhores universidades. Os filhos que foram melhor tratados desde o nascimento provavelmente serão os que se desenvolverão mais e melhor. É . . . tempo + dinheiro + sabedoria são grandes vantagens competitivas.
De repente
Até hoje tenho a impressão de que nunca eu tinha tido uma surpresa positiva de grande impacto. Como me disse um amigo 99% das surpresas são em geral negativas. Resta 1% de surpresas positivas e dentre essas surpresas uma grande seria querer demais. Dentre as surpresas mais negativas foram muitas as traições e decepções. Essa é a minha impressão geral. As coisas só aconteciam quando eu tomava todos os cuidados possíveis e mesmo assim as vezes havia a decepção e a tristeza. Ontem fiquei sabendo da aprovação da minha filha na Universidade Federal Fluminense. Fui surpreendido e entrei praticamente em choque. Já dizia minha avô que tanto grandes tristezas como grandes alegrias podem matar do coração. Uma notícia dessas totalmente imprevista por conta do desempenho dela nos demais vestibulares foi praticamente inacreditável. Muita coisa muda com isso principalmente no futuro dela e por tabela no da família toda. O que não nos mata nos fortalece já disse o filosofo . . .
segunda-feira, 21 de abril de 2014
Quanto mais sábio e diferenciado mais louco aparente
Quanto mais você evolui mais louco você parecerá para os demais habitantes do planeta terra. É assim com os frequentadores da Fraternidade por exemplo. É assim com psiquiatras e terapeutas, é assim com gênios e grandes artistas. A maioria não tem essas preocupações e adota o estilo Pôncio Pilatos de lavar as mãos frente a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento e dos demais sob a sua guarda.
O que uma pessoa ignora não existe para ela
A frase é de Einstein. Ele a completa dizendo que o universo de uma pessoa resume-se aquilo que ela sabe. Como a maior parte das pessoas não se esforça para saber mais do que o óbvio. É assim que os ignorantes se defendem ao serem questionados: dizem "não sou advogado para saber", não sou médico, não sou terapeuta, não sou corretor imobiliário, não sou mecânico, não sou engenheiro, não sou dentista, etc etc etc. Conversar assuntos sérios e profundos com a maior parte das pessoas é inútil e improdutivo, simplesmente porque essas pessoas ignoram muito sobre tudo e não tem humildade para aprender. É assim em geral com quem habita determinado bairro periférico, por exemplo. É assim com a média das pessoas de uma determinada família. É assim com funcionários "padrão" de determinadas empresas. É assim com a média das pessoas de um povo . . .
Institucionalizar
Esse é um nome bonito para "fazer a cabeça". Quem é institucionalizado repete igual um papagaio o que os donos da instituição lhe disseram para dizer. É o oposto do livre pensar. É a bitola, a normatização. É o adesão ao jargão de uma profissão, por exemplo. É repetir a fórmula que deu certo sempre. É não questionar valores ou decisões. É o contrário de ser adulto, o que requer reflexão, ponderação e questionamento. É quase um adestramento. Quais são as instituições básicas ? A Igreja, o Estado e seus poderes, as forças armadas, a escola, a Universidade. As instituições existem porque a sociedade assim o determina. A família é uma instituição também . . .
O mercado de trabalho e seus intermediários
Houve uma época em que você procurava diretamente seu emprego. Hoje em dia emprego bom é artigo de luxo e todas as boas vagas serão inicialmente preenchidas por "quem indica". Exceções são para quem consegue vencer em um concurso público disputado e bem remunerado ou para quem será um empreendedor de sucesso ou profissional liberal idem. Estima-se que somente uns 15% das vagas no mercado privado de trabalho sejam ofertadas publicamente. Serão aquelas mais difíceis de preencher ou aqueles que não exigem muita capacitação e serão preenchidas pelos cadastros das próprias empresas. O mercado se prostituiu assim como quase tudo aqui no Brasil . . .
O mercado de relacionamentos e seus intermediários
Houve época que os intermediários eram os locais frequentados pelas pessoas em comum. Assim você tinha como opções pessoas que moravam perto de você, estudavam na mesma escola ou frequentavam a mesma igreja. Também podiam encontrar-se no clube da colônia de imigrantes. Quem não encontrasse aquele que desejava nesses grupos sociais em geral tinha dificuldades, já que no trabalho as possibilidades eram poucas e os riscos grandes. Tudo isso mudou com a internet, as redes sociais e os telefones celulares e seus aplicativos. Hoje as possibilidades são infinitas ou globais. A pessoa pode medir-se em várias dimensões hoje em dia. Pode usar a razão em uma área em que até pouco tempo atrás estava restrita as "flechadas do Cupido". Talvez não sirva para todas as pessoas mas com certeza serve para os 6.000 casais formados todos os anos no Par Perfeito.
O mercado financeiro e seus intermediários
Aqui acontece como em todos os demais mercados de bens físicos: o perito autoridade recebe suas pobres ovelhas inocentes e lhes vende planos de capitalização . . . Alguns são tão ignorantes que não sabem fazer uma simples atualização de valores. E não adianta disponibilizar informações e mais informações porque as ovelhas não tem capacidade de entender a informação passada. O gap de entendimento é muito grande.
O mercado de automóveis e seus intermediários
Com o mercado de automóveis acho que acontece algo parecido com o mercado de imóveis. O comprador de carro usado não tem dinheiro nem capacidade para fazer suas negociações diretas. Ele então se torna amigo de um comerciante de veículos usados, por exemplo. A partir daí, quando quer trocar de carro vai pelo caminho mais fácil: leva o seu usado até o comerciante, escolhe um outro mais novo do estoque dele e financia a diferença. O comprador fica feliz porque não teve trabalho nenhum e o comerciante fica feliz porque ganha na compra do usado e na venda do novo carro. Se existe algum comércio é porque existe um mercado e uma necessidade a ser satisfeita. Sempre.
O Mercado Imobiliário e seus intermediários
Pesquisando descobri que somente uns 20% dos imóveis a venda em São Paulo são anunciados em sites de compra e venda. Existem basicamente dois grandes sites de compra e venda, o que está de acordo com o Voto de Pareto esperado. Um desses sites é muito ruim no seu projeto e funcionalidade. O outro é a referência. Pouquíssimas pessoas comercializam seus imóveis diretamente aqui no Brasil. Todos parecem busca o "perito autoridade" que é o corretor de imóveis. Seu por experiência própria que essa classe profissional é bem pouco "profissional". Agora descobri que nem anunciar no mais popular site de compra e venda de imóveis eles fazem. Com certeza é consequência da política do jacaré e da contenção de gastos. Isso quer dizer que a velha técnica de passar pelas ruas onde se tem interesse de comprar um imóvel e verificar quais imóveis tem placas de vendem-se não é nada desprezível. Ir em uma imobiliária localizada no bairro também. Como é triste descobrir o quanto é primitivo e cheio de armadilhas esse mercado ainda idos de hoje !!! Na minha concepção das coisas a profissão de corretor de imóveis tenderia a desaparecer com as partes negociando diretamente. Já vi que esse dia vai demorar ou então nunca chegará . . .
Peritos e Autoridades
Estou lendo um livro sobre como fazer terapia de casal por terapistas junguianas. No livro a autora diz claramente que a pessoa que procura esse serviço vê o terapeuta como um perito e autoridade, ou seja, como o salvador da pátria. Extrapolando para quem busca o serviço de outra pessoa acho que acontece o mesmo tipo de relacionamento: quem procura um corretor de imóveis confia que ele seja um "perito e autoridade" em imóveis para vender e alugar. Quem procura um médico quer que ele também seja um "perito e autoridade" em medicina (talvez por isso aqui no Brasil o povo goste de médicos mandões e autoritários). E nos relacionamentos ? Quem seria o "perito e autoridade" em relacionamentos ? As revistas e seus consultores !!! Entre eles psiquiatras e terapeutas em geral. A mãe seria perita e autoridade em cuidar e criar crianças e amparar velhos. O pai seria perito e autoridade em conduzir a família, decidir o que fazer com o dinheiro e mandar. Observe que o mundo ideal imaginado por esse viés é repleto de peritos e especialistas, cada um vendendo seus serviços para os demais.
Por que investir em algo tosco
Por que investir em algo tosco como num relacionamento com grandes disparidades ??? Ou em um filho que não justifica o dinheiro gasto com ele ? Ou então com um empregado que não corresponde ? Ou então em algum investimento que não dá o retorno esperado ? Ou em amizades que não são recíprocas ? Ou em familiares invejosos e rancorosos ? Ou em um país que não te dá segurança jurídica ? Ou em uma profissão sem futuro ? Existem pessoas que merecem nossa dedicação, nosso tempo e nosso amor. Outras merecem o nosso desprezo . . .
Meninos eu li - exposição visceral do nosso estudo acadêmico de humanas
O vídeo começa com o professor dizendo que sabe falar inglês, francês, espanhol, italiano mas que não sabe falar alemão. Logo a seguir diz que, embora fale todas essas línguas, leu um texto em português.
O interessante aqui é que esse é um hábito acadêmico brasileiro e que gera consequências relevantes nas nossas vidas.
Para ficarmos em três, apenas:
A primeira é a alienação daqueles que não leram.
Ao fazer citações de autores conhecidos ou obscuros, não estou apenas tentando afirmar minha superioridade intelectual ou credencial acadêmica. Estou também alienando aquele que não teve o privilégio de ler o que li.
Em um país de disparidade sociais e econômicas como o nosso, essa prática se torna um instrumento de diferenciação entre aqueles que têm recursos que lhes garantem acesso (dinheiro e tempo) daqueles que não têm.
No direito, isso impossibilita que o leigo compreenda e exija seus direitos ou mesmo que compreenda os limites de suas obrigações.
Um exemplo simples: se tentarmos ler qualquer processo ou ouvirmos a maior parte dos juristas brasileiros, nos depararemos com uma torrente de citações, muitas vezes em línguas estrangeiras, outras em línguas mortas, como o latim. Tais citações e rebuscamentos desnecessários tornam difícil, se não impossível, a compreensão daquilo que está sendo dito.
Vale lembrar: direito não é ciência exata ou biológica. Não requer capacidade intelectual acima do normal. Na maior parte das vezes, citações e rebuscamentos linguísticos são apenas um véu para manter o leigo alienado.
A segunda consequência – e que passa quase sempre desapercebida – é que ler não é entender. Tampouco entender é saber aplicar.
Um exemplo simples das consequências disso no direito são as medidas provisórias.
Quando nossos congressistas copiaram as medidas provisórias da Itália, esqueceram-se que a Itália é parlamentarista, enquanto no Brasil somos presidencialistas.
No parlamentarismo, o primeiro ministro não tem mandato com tempo determinado. Ele permanece no poder enquanto tiver apoio de sua bancada no parlamento.
Se um primeiro ministro edita uma medida provisória (que só deve ser proposta para assuntos relevantes e urgentes) e não consegue convencer o parlamento a aprová-la com rapidez, fica escancarado que ele não tem apoio de sua bancada. Ou seja, ele provavelmente perderá o cargo.
A consequência disso é que ele só edita uma medida provisória em casos realmente relevantes e urgentes.
No Brasil, ao contrário, o presidente não sofre qualquer consequência pessoal se não têm apoio da bancada do Congresso para aprovar medidas provisórias. Logo, ele pode editá-las sem medo.
A consequência de termos lido e não termos sabido aplicar o que lemos à nossa realidade é que nas últimas três décadas editamos milhares de medidas provisórias.
A terceira consequência é que citar não é criar.
Se abrirmos qualquer trabalho acadêmico de qualquer nível no Brasil perceberemos que ele é basicamente um compêndio de citações. Quanto mais, melhor.
Mas embora regurgitar o conhecimento alheio possa até ser bom para a autoestima, o simples ato de citar não produz novo conhecimento. E não podemos nos esquecer que boa parte do ensino – inclusive jurídico – no Brasil é bancado pela sociedade. Ou seja, a sociedade financia o estudo e trabalho de alguém que não produz novo conhecimento em benefício da sociedade.
Em ciências humanas, como é o caso do direito, esse é um risco ainda maior porque existe o perigo constante de produzirmos opinião e não conhecimento. Dizermos que concordamos ou não com esse ou aquele posicionamento não é conhecimento: é mera opinião.
O interessante aqui é que esse é um hábito acadêmico brasileiro e que gera consequências relevantes nas nossas vidas.
Para ficarmos em três, apenas:
A primeira é a alienação daqueles que não leram.
Ao fazer citações de autores conhecidos ou obscuros, não estou apenas tentando afirmar minha superioridade intelectual ou credencial acadêmica. Estou também alienando aquele que não teve o privilégio de ler o que li.
Em um país de disparidade sociais e econômicas como o nosso, essa prática se torna um instrumento de diferenciação entre aqueles que têm recursos que lhes garantem acesso (dinheiro e tempo) daqueles que não têm.
No direito, isso impossibilita que o leigo compreenda e exija seus direitos ou mesmo que compreenda os limites de suas obrigações.
Um exemplo simples: se tentarmos ler qualquer processo ou ouvirmos a maior parte dos juristas brasileiros, nos depararemos com uma torrente de citações, muitas vezes em línguas estrangeiras, outras em línguas mortas, como o latim. Tais citações e rebuscamentos desnecessários tornam difícil, se não impossível, a compreensão daquilo que está sendo dito.
Vale lembrar: direito não é ciência exata ou biológica. Não requer capacidade intelectual acima do normal. Na maior parte das vezes, citações e rebuscamentos linguísticos são apenas um véu para manter o leigo alienado.
A segunda consequência – e que passa quase sempre desapercebida – é que ler não é entender. Tampouco entender é saber aplicar.
Um exemplo simples das consequências disso no direito são as medidas provisórias.
Quando nossos congressistas copiaram as medidas provisórias da Itália, esqueceram-se que a Itália é parlamentarista, enquanto no Brasil somos presidencialistas.
No parlamentarismo, o primeiro ministro não tem mandato com tempo determinado. Ele permanece no poder enquanto tiver apoio de sua bancada no parlamento.
Se um primeiro ministro edita uma medida provisória (que só deve ser proposta para assuntos relevantes e urgentes) e não consegue convencer o parlamento a aprová-la com rapidez, fica escancarado que ele não tem apoio de sua bancada. Ou seja, ele provavelmente perderá o cargo.
A consequência disso é que ele só edita uma medida provisória em casos realmente relevantes e urgentes.
No Brasil, ao contrário, o presidente não sofre qualquer consequência pessoal se não têm apoio da bancada do Congresso para aprovar medidas provisórias. Logo, ele pode editá-las sem medo.
A consequência de termos lido e não termos sabido aplicar o que lemos à nossa realidade é que nas últimas três décadas editamos milhares de medidas provisórias.
A terceira consequência é que citar não é criar.
Se abrirmos qualquer trabalho acadêmico de qualquer nível no Brasil perceberemos que ele é basicamente um compêndio de citações. Quanto mais, melhor.
Mas embora regurgitar o conhecimento alheio possa até ser bom para a autoestima, o simples ato de citar não produz novo conhecimento. E não podemos nos esquecer que boa parte do ensino – inclusive jurídico – no Brasil é bancado pela sociedade. Ou seja, a sociedade financia o estudo e trabalho de alguém que não produz novo conhecimento em benefício da sociedade.
Em ciências humanas, como é o caso do direito, esse é um risco ainda maior porque existe o perigo constante de produzirmos opinião e não conhecimento. Dizermos que concordamos ou não com esse ou aquele posicionamento não é conhecimento: é mera opinião.
Tempo e dinheiro são básicos
É preciso tempo e dinheiro para formar alguém. Isso é básico. No entanto é necessário mais para se ter sucesso: é preciso vontade. É preciso sabedoria. É preciso conhecimento e informação. Para ser agente e consciente de seus direitos é preciso tudo isso. Nenhuma empresa quer pegar um empregado tosco, sem nenhum preparo e formá-lo do zero. Por que uma empresa gastaria tanto com alguém sem precisar ??? Vale o mesmo para algumas famílias de egoístas ignorantes: por que gastar na formação completa de um filho ? por que patrocinar viagens ao exterior que podem fazê-lo melhor do que os outros ? Por que gastar centenas de milhares de reais com a educação dele se pode gastar esse dinheiro consigo próprio ? Ninguém pode impedir alguém de ser auto-didata. No entanto a nosso cultura aqui no Brasil faz de tudo para que a ignorância se espalhe. A alienação do futebol não é diferente da alienação que o cinema de antigamente proporcionava. O carnaval está aí para que esqueçamos das mazelas da vida. Ser consciente de seus direitos. ser consciente de sua saúde e dos seus relacionamentos é para muitos poucos. É preciso tempo e dinheiro para se aprofundar em qualquer assunto que seja. É preciso muita coragem para descer ao inferno e voltar vivo e melhor de lá.
domingo, 20 de abril de 2014
A leitura não é um valor da sociedade brasileira
Um seja, somos uma sociedade de ignorantes de todo tipo e espécie. Não é espantoso portanto nem raro encontrar tantos idiotas no dia a dia. Quem não lê se nivela com o analfabeto e isso é triste. Essa massa de pessoas pode ser vítima de todo tipo de golpe e também pode dar todo tipo de golpe. São pessoas desconfiadas, o que já foi provado ter relação com sua ignorância. Nossa baixa produtividade com certeza tem relação com isso também. Nossos conflitos no condomínio, nossos conflitos familiares e conjugais, tudo isso é impactado negativamente pela ignorância. Nossa necessidade de chefes "fiscais" e autoritários também tem esse fundamento. Onde não existe ignorância nem mau caratismo a necessidade de supervisão é mínima e pode até ser feita a distância. Quem lê os livros certos e é inteligente torna-se poderoso, reflete mais, pondera mais e questiona mais. Erra menos e tem tudo para ser mais feliz.
São Paulo tem 4 milhões de moradias
E dessas 5% pelo menos estão vazias e disponíveis para venda. São portanto 200 mil habitações permanentemente a venda na capital. Um dado interessante é que os apartamentos novos em estoque variam ao longo do tempo, na faixa de 10 a 20 mil. Ou fazendo uma conta simples: para cada imóvel novo a venda existem 10 imóveis usados disputando o mesmo mercado. O mercado de usados tem sua lógica e o mercado de novos também. A velha lei da oferta e da procura nunca foi revogada. No caso dos novos temos uma empresa por trás do imóvel. Essa empresa quer sobreviver e ter o maior lucro possível. Por isso ela utiliza todos de todas as estratégias aplicadas as empresas em geral: marketing, redução de custo, liquidação quando se faz necessário gerar caixa, etc etc etc. No caso dos imóveis usados, a redução de preço pode se dar por conta de um empresário sendo pressionado pelo pagamento de juros bancários ou até mesmo um simples comprador que se endividou como pessoa física para comprar um imóvel de valor superior, esperando vender outros imóveis para quitar essa dívida. Devemos lembrar sempre que em 95% das vezes quem compra um imóvel está vendendo outro. Trata-se de uma venda casada em geral . . .
sexta-feira, 18 de abril de 2014
A Bruxa, o herói e o valentão
Estou lendo um livro de uma terapeuta de casais junguiana feminista. Ela através de uma lenda medieval conta como a bruxa se apodera das mulheres na meia idade, de como muitos homens assumem o papel de heróis e de como podem se tornar valentões. Quando a história não termina bem em geral acontecem separações dos casais com os prejuízos que todos conhecem porque se os casais se dessem bem e não tivessem conflitos superariam as crises com facilidade e nunca se separariam. A bruxa é a mulher insatisfeita basicamente a qual ninguém consegue satisfazer. É a mulher casada com filhos, dividida entre o trabalho remunerado e a dedicação ao lar e aos filhos e marido. A bruxa exige ter autoridade sobre si mesma, ser reconhecida como importante, enfim ser valorizada pelo seu feminismo. O mundo dos homens tradicionais não valoriza o feminino. O homem se afasta do lar e das relações emocionais que se desenvolvem nesse ambiente. Não custa lembrar que a emoção é ligada aos signos da água, que tanta confusão causam. A bruxa pode emergir antes da meia idade mas é mais raro. Na meia idade acontece de a beleza da mulher estar se esvaindo bem como o medo de envelhecer cresce como um fantasma ameaçador. Mulheres que sempre foram valorizadas por sua beleza e juventude, na meia idade tem um renascer do animus, passando a estudar, abrir empresas, arrumar emprego. Já o homem tem um renascer da sua anima, passando a valorizar menos as recompensas externas de status, dinheiro e poder, enquanto aumenta sua competência emocional e interesse pelos outros. Esses movimentos são arquetípicos e aparentemente muito comuns, senão comuns a todas as pessoas. Como seria bom se todos tivessem o conhecimento desses arquétipos já na juventude, através da reflexão. Tantos divórcios poderiam ser evitados, tantos conflitos mal resolvidos e tanto desperdício e sofrimento idem.
Pais Neuróticos Repetem seus Erros
A neurose é basicamente um medo irracional que tira a liberdade de uma pessoa. Como o maior prejudicado é a própria pessoa e em geral sua família, poucos se tratam. Como o medo é irracional, em geral não adianta argumentar com o neurótico, porque ele sempre acha que tem razão e que sabe tudo. Neuróticos são a maioria da população e o nome disso é normose, já abordada por aqui antes. Os psicóticos e esquizofrênicos são muitos poucos, talvez 1 ou 2% da população. Resta saber quem é normal não em termos estatísticos mas em termos de saúde mental.
quinta-feira, 17 de abril de 2014
Valor
Qual o valor de uma pessoa ??? para alguns ela vale quanto dinheiro ganha. Conheço muitas pessoas que pensam assim. Para outras uma pessoa tem um valor inestimável por suas qualidades intrínsecas. A primeira visão é totalmente materialista. A segunda idealista e fundamentada no amor. Quanto vale o amor ??? Em um mundo superpovoado e competitivo não vale nada, como podemos observar nos povos asiáticos em geral.
Hyundai
A Hyundai seguei todos os passos para o lançamento do HB20 e está colhendo os frutos da vitória racional sobre o mercado. A estratégia de lançar barato para tornar o produto conhecido e depois aumentar os preços conforme a demanda aumenta foi seguida a risca. Como consequência o produto ficou tão caro quanto os concorrentes e perdeu um pouco do seu brilho inicial, abrindo espaço para a concorrência atacar como por exemplo a Nissan. Todo objetivo de Marketing é criar valor para os produtos e serviços, sem o que tudo se torna uma commoditie com baixo percentual de lucro.
A Nissan vem para arrebentar
A Nissan inaugurou sua fábrica dia 15 de Abril. Foram 2,6 bilhões e 3 anos de construção. São 1500 empregos diretos. Seu primeiro carro é o March. Já afirmaram que vieram para enfrentar os mais novos e competitivos modelos e que pensam o mercado até 10 anos para a frente. A dinâmica do mercado automobilístico é decidida por conta do tamanho do Brasil: marcar tradicionais são imbatíveis no interior e em cidades pequenas. Nas grandes cidades sempre existirão concessionárias das novas montadoras. Já existirem peças são outros quinhentos . . .
Azul Viagens
A Azul Viagens inovou ao fazer de Campinas a sua base. Tem preços imbatíveis para viagens longas de avião, como por exemplo para Fernando de Noronha. Trata-se de um exemplo de um novo fornecedor que surge com forças para enfrentar os antigos. Este conhecimento é estratégico. Apenas uma vez na vida fiz um pacote de viagem: foi para Gramado no Rio Grande do Sul. Fernando de Noronha é um sonho distante hoje. Bom saber que a Azul está por lá !!!
quarta-feira, 16 de abril de 2014
Meus fornecedores
Uma consequência do meu nível de exigência e do estágio de desenvolvimento dos mercados aqui no Brasil é que a maior parte dos meus fornecedores são mono ou oligopólios. Existem monopólios naturais. Já os oligopólios são consequência do investimento necessário para a entrada de novos competidores, tecnologia envolvida, tamanho do mercado, etc. Olhando as minhas despesas cheguei a conclusão que 5/6 do meu dinheiro vão para esses oligopólios e monopólios. São empresas que prezam pela qualidade de seus produtos e serviços. Que podem cobrar preços razoáveis pelos seus produtos e serviços, de forma a remunerar seus empregados com bons salários. Em geral são multinacionais ou grandes empresas nacionais. A única parcela do meu orçamento que é "disputada" pelos competidores pulverizados é lazer, onde está incluído alimentação fora de casa. Existem milhões de estabelecimentos comerciais que são bares e restaurantes. Existem de todos os preços e de todas qualidades. Até o menor e mais distante município brasileiro tem bar e restaurante. Existem milhões de livros. Centenas de peças de teatro e por aí vai. Aqui fica claro que eu transfiro renda para pequenos comerciantes, padarias, pizzarias, lanchonetes, pasteleiros, etc Trata-se de um mercado competitivo e dinâmico, onde ser freguês pode fazer toda diferença para o comerciante. E é um mercado onde alguma promoção como descontos do Clube Folha pode decidir a compra.
Montadoras de automóveis são um oligopólio no mundo
Exceção a China que tem 65 montadoras diferentes. a maioria atuando localmente, o negócio de fabricar automóveis é um negócio global. Provavelmente os 15 maiores fabricantes dominam o mundo. Em outras áreas de transporte como trens ou navios a concentração deve ser ainda maior, até chegarmos nos aviões comerciais que tem somente dois fabricantes no mundo. Transporte é a área com maior número de mortos aqui no Brasil por causas externas. A exceção são os homicídios entre jovens pobres e negros. Branco e rico morre de acidente de carro e não de homicídio.
Bancos são um oligopólio no Brasil
Essa é a realidade. O mercado de varejo bancário é dividido praticamente em 6 instituições: Itau e Bradesco que são bancos privados, Santader e HSBC que são bancos estrangeiros, Brasil e Caixa Federal que são bancos estatais. Todos os demais tem atuação segmentada, são bancos de investimento, estão ligados a financeiras ou grandes empresas de varejo. As sedes desses bancos são conhecidas e ficam em São Paulo, Curitiba e Brasília. São grandes empregadores e atuam em ambiente muito regulamentado e fiscalizado. E estão entre as empresas mais ricas do Brasil.
Pagamos 35% de juros sobre a nossa renda mensal ???
Se isso for verdade, com os 40% de impostos, chegamos a 75%, de forma que somente 25% do que ganhamos efetivamente para a matéria prima e o trabalho das coisas que compramos. Será que esse número está certo ???
terça-feira, 15 de abril de 2014
Desenvolvimento
Podemos parar de nos desenvolver em qualquer estágio do ciclo vital e podemos recuar a qualquer momento para uma adaptação anterior, conforme costuma acontecer quando estamos sob tensões. Estas palavras foram extraídas do livro "Bruxas e Heróis" de Polly Young-Eisendrath. Observe que isto se coaduna com o mapa astral de uma pessoa, na forma de uma mandala para o auto-conhecimento e auto-desenvolvimento. Podemos ter um mapa desafiador e a medida que vencemos esses desafios vamos nos desenvolvendo ou então podemos sucumbir a algum desses desafios e estagnar ou até retroceder a estágios anteriores. Isso é muito claro para mim . . .
Baixar o preço é a rendição
Hoje ouvi o Carlos Julio dizer que abaixar o preço para vender é a prova do fracasso de todas as outras estratégias possíveis e que deve ser evitado ao máximo. É fácil dizer isso quando seu mercado é um mono ou oligopólio. Difícil é manter o preço em um ambiente altamente competitivo. Aqui entra aquela velha discussão entre preço e valor. Só que o preço é objetivo e o valor subjetivo. É a pergunta que sempre faço para meu amigo: Quanto vale uma dica ? A indicação de um fornecedor ? Uma orientação profissional ? Uma orientação sentimental ? Uma dica de saúde ? Uma sugestão de compra ? Ou de venda ? Somente pessoas com a Cabeça do Dragão em Gêmeos saberão dar valor para essas situações. Os demais acharão que não valem nada tais sugestões . . .
São poucas as empresas ricas e que tratam bem seus empregados
Essa ainda é a realidade aqui no Brasil. Além disso o empregado é considerado pela legislação trabalhista hipossuficiente frente ao patrão capitalista explorador. Pesquisas feitas no exterior mostram que as empresas que tratam bem seus empregados são muito mais produtivas e rentáveis sob todos os ângulos. Eu tive o merecimento de trabalhar em empresas ricas. Grandes e sofisticadas empresas. Onde todos os profissionais em cargos de relevância tinham no mínimo o nível superior, em uma época que somente 1% da população aqui no Brasil tinha esse grau. Essa realidade é a de somente 2% das empresas aqui no Brasil. Grandes e ricas empresas, que tratam bem seus empregados: exceção da exceção . . .
Para ganhar dinheiro com empreendedorismo
Para ganhar dinheiro com empreendedorismo você vai precisar trabalhar muito. Talvez muito mais do que se fosse um empregado graduado em uma multinacional e com certeza muito mais que um funcionário publico. Talvez por isso o empreendedor típico tem apenas o segundo grau: com essa formação ele ganharia em geral muito pouco como empregado de empresa privada e ser seu próprio patrão parece irresistível, com a perspectiva de ficar milionário sempre por trás da decisão. Alguns buscam franquias e acham que esse é o caminho das pedras. As vezes pode ser mesmo, dependendo do ramo de negócio. Outros ainda vão atrás de criar franquias, para ficarem ricos vendendo seus direitos sobre a marca e seu knowhow. Quem não tiver sangue de empreendedor ou não precisar trabalhar, já que se mantém com um custo fixo baixo, não deve seguir esse caminho, em especial no Brasil, o país dos impostos e das dificuldades de todo tipo. Também é bom destacar que dos milhões de micro empresas individuais que existem no Brasil somente 3% progridem o suficiente para mudarem de categoria fiscal, enquanto a maior parte vai a falência. Um bom indicador de falência é empreender por necessidade e não por oportunidade. Vale para pequenas e para grandes empresas indistintamente.
Em um mesmo condomínio apartamentos podem ter preços diferentes
Isso pode acontecer por conta de fatores objetivos, como localização do andar, vista, orientação solar ou armários embutidos. Ou pode ser um devaneio do dono que acha por conta de um viés cognitivo chamado efeito dotação que seu apartamento vale mais do que o dos outros.
Imóvel na praia ou campo é um luxo para quem pode
Manter um imóvel de veraneio na praia ou uma casa no campo é para quem pode. Só é vantajoso para quem realmente vá todos os finais de semana, por exemplo. Para que isso seja possível, o proprietário precisa não ter compromissos inadiáveis no final de semana e o imóvel precisa ser perto. Durante um curto período de tempo eu possuí um imóvel desses na praia. E conforme dito aqui ia todos os finais de semana e realmente usufruía do imóvel. Sei que eu era uma exceção pela própria observação da ocupação dos demais apartamentos do condomínio, bem como da cidade. Estou acostumado a ser a exceção . . . deve ser meu Urano na casa I !!!
segunda-feira, 14 de abril de 2014
Só 10% dos alunos terminam o segundo grau sabendo o suficiente de matemática
A conclusão é que somente 10% terão condições mínimas de administrar sua vida financeira. Na pratica me arrisco a dizer que somente 2% vão dominar completamente o processo.
O lazer e o carro - os vilões do orçamento do povo
Essa é a conclusão dos analistas financeiros. No item "lazer" podemos incluir comer fora de casa e ter empregados domésticos, que nos permitam gozar a vida enquanto eles trabalham dura para manter o que temos. Já o carro é um capítulo a parte. Antigos já diziam que manter um carro em termos de despesa era como ter uma outra família. Depende do carro e do nível desejado para a manutenção dessa família. São luxos que alguns podem se dar e outros não. Uma vez decidido o valor do carro todas as demais despesas são proporcionais a esse valor ou ao uso e são obrigatórias. Vale o mesmo para o nível dos restaurantes que se frequenta.
domingo, 13 de abril de 2014
Somente 2% da população brasileira é fluente em outro idioma
Quanto serão fluentes em inglês o suficiente para apreciar um show cultural nos Estados Unidos ??? Ou então acompanhar um curso universitário na terra do Tio Sam ? É por isso que os milhões de pessoas que visitam os Estados Unidos vindos do Brasil vão lá para ir a Disney e comprar. É apenas isso que eles conseguem usufruir. Vale o mesmo para os demais países do mundo. Apreciar paisagens, ver prédios históricos e museus, andar pelas ruas, comer nos restaurantes. Ser um turista profundo é para poucos . . .
Morrer jovem ou morrer velho
Os jovens morrem de causas externas como acidentes de carro nas classes mais altas e de homicídio nas mais baixas. Morrem de overdose de drogas e muito mais raramente de doenças congênitas e de câncer. De onde se conclui se tomando cuidado e preservando-se chega-se a idade madura. Os aneurismas podem matar também alguns e os infartos também. Passada essa fase virá o envelhecimento e com ele novos desafios com relação a saúde. Monitora-se aquilo que acomete mais pessoas para detectar-se preventivamente os grandes problemas potenciais. E vamos até onde Deus quiser !!!
A referência nacional brasileira em termos de psiquiatria é o Instituto de Psiquiatria
O Instituto de Psiquiatria pertence ao complexo do Hospital das Clínicas em São Paulo, É nesse Instituto que são feitas as pesquisas mais avançadas em psiquiatria no Brasil. Analisando-se os grupos de pesquisa que existem e fazendo-se uma autocrítica honesta podemos avaliar se nós somos pessoas "normais". Não confundir normose com normal obviamente. Toda pessoa preocupada com sua saúde mental deveria fazer esse exercício de auto avaliação.
Existem poucos mentores
Existem poucos mentores e gurus. Simplesmente porque existem poucas pessoas sábias neste mundo. E pessoas sábias com tempo e vontade e disposição de ajudar aos outros existem menos ainda. Existem ao contrário muitos oportunistas e espertos, que querem se aproveitar da ingenuidade e ignorância das pessoas para espolia-las. Nas empresas se aprende no trabalho, fazendo, por tentativas e erros. Mas para ter essa oportunidade você precisa ter feito sua lição de casa: ter estudado em bons colégios, ter sido aprovado em uma boa universidade e ser uma pessoa dedicada. Sem isso, nem a chance de você mostrar do que é capaz lhe será dada.
Não adianta escolher uma profissão que não tem futuro
Quanto mais conhecimento se tem mais claro fica que por mais que você tenha interesse certas profissões estão reservadas para apadrinhados de todo tipo ou então para abnegados, que por amor a arte dedicam-se a alguma profissão que dá muito trabalho e pouco retorno. Existe uma dinâmica no mercado profissional. Veja no caso da engenharia: em época de recessão somente ficam na profissão os muito talentosos e dedicados. Aqueles que não tiverem tanta afinidade com a coisa irão bater asas e procurar outras turmas. A solução para quem não encontra emprego sempre foi abrir seu negócio próprio ou então passar em concurso publico. Depois de garantida a sobrevivência a pessoa pode dedicar-se a sua verdadeira vocação como forma de hobbie. É o meu caso com a comunicação social. Meu passatempo é este blog já que não consegui ser jornalista . . .
sábado, 12 de abril de 2014
Enquanto isso os signos da terra . . .
Estão muito mais adaptados a vida na terra !!! Que novidade, hein ??? É muito mais fácil ser Touro (egoísta) , Virgem (detalhista e neurótico) ou Capricórnio (autoridade e funcionário público) não é mesmo ??? É mais difícil lidar com ideias (pensar não é o forte do povo), com realizações práticas (empreendedorismo de sucesso também não) ou então viver mergulhado em emoções de todo tipo (não dão dinheiro, exceto no cinema e em tempos idos). É por isso que nossa produtividade é baixa e estamos cada vez mais doentes mentalmente. Ou seja, vivemos em um inferno aqui na terra . . .
Ser criativo e sobreviver
Quantos são os indivíduos que se acham criativos ??? Muitos a se julgar pelos mapas astrais, já que a criatividade está na casa V e no signo de leão mas também pode estar em outros locais também. E quantos conseguem dar vazão plena a sua criatividade, digamos no emprego ??? Bem poucos. Isso acontece pela limitação da nossa sociedade e das pessoas que a compõe. Basta ver quantas pessoas trabalham com criatividade: 2%. Essa é taxa que nossa sociedade consegue admitir. Para ser criativo sem se preocupar com a sobrevivência somente nascendo rico e sendo patrocinado pela família ou então casando com uma mulher rica, como fez Lasar Segall. A terceira hipótese que seria ganhar na loteria nem pode ser considerada como séria devido a sua altíssima pouca probabilidade. Você é um gênio incompreendido ??? Bem vindo !!! Junte-se a nós !!!
sexta-feira, 11 de abril de 2014
90% das pessoas com problemas cardíacos avisadas pelo médico morrem
E morrem porque simplesmente não conseguem mudar seu comportamento e levar uma vida mais saudável. Portanto não adianta apenas falar. Eu aviso a todos e sei que muitas vezes não irá adiantar. Meu amigo diz que certas pessoas precisam passar pelos problemas em que se metem. O nome disso é Karma. Não podemos evitar o Karma com palavras imagino eu. Somente podemos evitar contrair mais Karma se seguirmos os ensinamentos espirituais que nos foram deixados por Cristo, por exemplo. Eu aviso porque esse é minha "Cabeça do Dragão" nesta vida. Eu mesmo já recebi conselhos que não consegui seguir. Eu gosto muito de conversar porque aprendo conversando. As experiências dos outros são lições gratuitas que recebemos. Acontece o mesmo com os livros que nós podemos ler. Provavelmente a pessoa ficou doente por conta do seu comportamento que pode estar ligado ao seu Karma e isso vai acabar matando-a. Assim em outra vida ela terá outra chance de fazer melhor. E assim caminha a humanidade . . .
O custo é óbvio e transparente para qualquer idiota. Já o beneficio pode ser enxergado por poucos.
Isso acontece porque o benefício pode ser subjetivo. E é aqui que entram as idiossincracias. Coisas que são insignificantes para uns são importantíssimas para outros. É isso que o pessoal de marketing chama de diferença entre preço e valor. A grande maioria das pessoas consegue apenas ver o preço porque estão na base da pirâmide de Maslow aqui no Brasil. A beleza, a arte que é consequência dela, a harmonia, são valores supérfluos para a maior parte das pessoas. Quem quiser viver desses valores terá de conquistar um nicho e ganhar dinheiro com diferenciais e não com o consumo de massa. Quem vive de custo não entende aquele que compra qualidade muitas vezes. Não entende que um carro custa mais porque é mais bonito, tem mais tecnologia embarcada ou é mais seguro. Para essa gente a única coisa que emerge aos seus olhos é que o carro é mais caro que o modelo básico. E é assim com relação a praticamente tudo porque essa é a crença desse tipo de pessoa infeliz. Avaliar o custo benefício é muito sofisticado para a mente desse indivíduo.
Amores que são enterrados
Os amores estão na mesma categoria que as amizades. Uma vez enterrados nunca mais ressurgiram das cinzas exceto apenas um caso onde havia macumba das brabas. Sem macumbas nunca aconteceu de novo. Uma vez ouvi um sujeito dizer que voltar com a mesma namorada seria voltar com o carro velho que ele trocou por outro. Analogia perfeita !!! Nunca comprei o carro velho que eu vendi de novo, nem mesmo o modelo igual. Realmente separações amorosas podem ser traumáticas demais para permitirem retornos. Minha lua em sagitário na casa V me trouxe vários amores e algumas amizades. Não me arrependo dessas vivencias . . .
Amizades que renascem qual a Fênix
Assim como algumas amizades são devidamente "enterradas" outras "renascem". As redes sociais permitem esse tipo de situação ao nos fornecer dados concretos de quem tem mais afinidade conosco. Foi assim com um amigo dos tempos de Universidade. É assim também com amigos do "face", ou seja, amigos com os quais mantenho contato de alguma forma. São pessoas cujos telefones de contato estão na agenda do celular e que podem ser acionados a qualquer momento. Cada um em sua profissão.
Amizades que são enterradas
Tenho amigos de décadas. Amigos de infância. Infelizmente o tempo que todo corrói também corroeu algumas dessas amizades. O ano em que isso ocorreu teve alguns trânsitos planetários propícios a esses acontecimentos como Saturno no signo de Escorpião. Isso foi em 2012. E lá se foram dois amigos de mais de 40 anos para o espaço . . . Eu tenho a mesma atitude com relação aos meus fornecedores. Os escolho com critério e visando o longo prazo. Com o tempo podem aparecer novos competidores que são avaliados e em caso de nítida vantagem deles considero ainda dar uma segunda chance para os antigos. Também fiz isso com meus "velhos" amigos . . .
Um dos jeitos mais imorais de prejudicar os outros é omitir informações ou aproveitar-se da sua ignorância
E é isso que os pais ensinam normalmente aos seus filhos !!! É a famosa lei de Gerson, a da esperteza. É com certeza algo de mais imoral que existe. Chama-se passar a perna nos outros popularmente. Muito praticado aqui no Brasil em particular nos negócios em geral. Honestidade é uma qualidade cara. Não a espere de pessoas baratas . . .
A finalidade dos cartórios é dar segurança jurídica aos atos e as pessoas
É por isso que gosto dos cartórios !!! Todos aqueles que tem alguma importância social ou econômica frequentam e deixam dinheiro nos cartórios. Bens e direitos são registrados para eventualmente serem objeto das mais variáveis lides. Conheço todos os cartórios porque com o sol na casa três de gêmeos tenho gosto por essas coisas do dia a dia. Outro dia escrevi na minha agenda os passos da minha inserção no mundo da sociedade desde o meu nascimento. Filhos de pessoas ricas já nascem com muitos direitos e bens. Filho de pobre tem apenas o nome e com sorte o nome do pai na certidão de nascimento.
quinta-feira, 10 de abril de 2014
Os grandes golpes legais
Conversando hoje com o marido de uma prima aprendi mais uma: como dar o grande golpe no consórcio. É assim: existem empresas que cooptam contemplados no consórcio imobiliário. Esses contemplados não querem o crédito nem assumir a dívida e vendem seu crédito para quem tiver condições de ser aprovado na análise de crédito da empresa de consórcio. É aqui que surge o filho do primo, com um bom salário e ficha impecável. E foi assim que ele comprou as cotas de 5 consorciados contemplados. Esse mesmo primo faz de tudo para não pagar imposto de renda. Faz milagres, vai em consulta com auditores fiscais, etc etc etc. Ele é administrador de empresas e não se incomoda de se arriscar mas de forma calculada para comer pelas beiradas.
Comissões Parlamentares de Inquérito - CPIs
É muito difícil uma CPI descobrir muita coisa. Em geral somente absurdos são descobertos por que são explícitos acintosamente. Para investigar, detectar e apurar qualquer tipo de desvio é necessário que as trilhas de auditoria existam. E quem determina que elas existam é a administração superior ou então as leis. Acontece que alguém precisa fazer a lei ser cumprida. Senadores e deputados não são experts em investigação, não tem formação adequada nem experiência nessa função. Por isso CPIs são a maior parte das vezes instrumentos jurídicos para prejudicar os inimigos políticos do que instrumentos reais de correição.
O ajuste entre expectativa e realidade
Imagine alguém de Leão. Essa pessoa tem altas expectativas em relação a riqueza, boa vida, prazeres, etc. Agora imagine que essa pessoa nasceu em uma família que não lhe proporciona todo o potencial que ela precisa para atingir seu objetivo leonino. Sabemos que 70% do que seremos depende da família em que nascemos. Assim leões deveriam somente nascer em famílias de intelectuais ricos mas e claro que não é isso que acontece !!! Daí as grandes expectativas do leonino serão frustradas e poderemos ter um leonino ressentido e amargurado, incapaz de ser feliz. Podemos observar que alguns objetivos zodiacais são mais fáceis de serem atingidos no mundo em que vivemos e outros não. O nome disso é Karma. Nascer com um objetivo que não agrada aos demais é difícil mas muitas vezes necessário. Somente é preciso tomar cuidado para que os outros não nos expulsem e nos neguem trabalho, por exemplo.
quarta-feira, 9 de abril de 2014
Precificando uma amizade
Quanto vale uma amizade ? Um dica que minha mãe deu para uma tia minha lhe rendeu R$ 2 milhões ao longo de uma vida de trabalho. Várias dicas que eu já dei para amigos e familiares lhe renderam dezenas ou centenas de milhares de reais. Meu pai uma vez comprou um apartamento com dinheiro emprestado de um amigo dele que nós da família nunca conhecemos. Esse amigo teve de esperar um bom par de anos para receber o mesmo montante de volta sem correção ou juros. No meu caso emprestei dinheiro para um amigo em dificuldades financeiras mas com situação econômica privilegiada. Ou seja, ele precisa de tempo para converter ativos em dinheiro, não está tecnicamente quebrado e é empresário. É o meu mais antigo e maior amigo e o único que poderia ter a liberdade de me pedir dinheiro emprestado. Até hoje eu apenas tive de pedir dinheiro emprestado para minha própria família. Pedir dinheiro para os outros é sempre humilhante, embora meu amigo empresário veja apenas como mais um negócio. Ele está aprendendo muito com essas dificuldades por que está passando porque parentes abastados lhe viraram as costas. E mesmo "amigos" deram um jeito de esquivar-se de maiores comprometimentos. E por isso que pergunto: quanto vale uma amizade ???
terça-feira, 8 de abril de 2014
Você precisa fazer sobrar dinheiro para ter o que gastar na aposentadoria
O primeiro problema é fazer sobrar, o que já é difícil. Depois é preciso aplicar esse dinheiro de forma adequada para não perdê-lo para a inflação ou outras ameaças. Finalmente é preciso viver até a aposentadoria com saúde para aproveitar todo o esforço feito em juntar e aplicar o dinheiro. Para juntar dinheiro é preciso gastar menos do que se ganha. Aqui é necessário adequar os gastos porque as receitas em geral são limitadas por inúmeros fatores. E na hora de adequar os gastos é que entra a inteligência e o bom senso, as amizades, as grandes sacadas, as indicações, o feeling. Podemos utilizar a inteligência também para ganhar dinheiro mas é cada vez mais difícil conseguir. Então é preciso determinar o padrão de vida que se quer ter. O famoso "standart of living". Da definição desse padrão é que será definido se a caixa d água do dinheiro irá encher ou diminuir e em que velocidade. Não é raro ter de se fazer sacrifícios no presente para assegurar algum conforto na velhice. Eu decidi a muito tempo ser minimalista e tentar fazer a caixa d água durar até a morte mas com um gasto constante mas mínimo. A grande maioria vai se aposentar por idade e com 1 a 2 salários mínimos de renda, tendo muitas vezes de sustentar um casal com essa renda. Não estão descartadas mudanças de cidade para o interior ou até para outro estado. Nem o uso de um carro velho ou até de uma moto.
Quem é quem no zodiaco
Duas tabelas, a primeira com as 20 melhores combinações entre os signos e a segundo com as 20 piores combinações me permitiu fazer uma análise de quem é quem no zodiaco. O resultado foi seguinte:
Áries: desagrada a 4 e agrada a 3. Resultado: desagrada mais que agrada.
Touro: desagrada a 2 e agrada a 4. Resultado: agrada mais que desagrada.
Gêmeos: desagrada a 3 e agrada a 3. Resultado: empate.
Câncer: desagrada a 2 e agrada a 3. Resultado: agrada mais que desagrada.
Leão: desagrada a 3 e agrada a 2. Resultado: desagrada mais que agrada.
Virgem: desagrada a 1 e agrada a 3. Resultado: agrada mais que desagrada.
Libra: desagrada a 1 e agrada a 3. Resultado: agrada mais que desagrada.
Escorpião: desagrada a 5 e agrada a 3: Resultado: desagrada mais que agrada.
Sagitário: desagrada a 2 e agrada a 4: Resultado: agrada mais que desagrada.
Capricórnio: desagrada a 6 e agrada a 3: Resultado: desagrada mais que agrada.
Aquário: desagrada a 5 e agrada a 5: Resultado: empate.
Peixes: desagrada a 5 e agrada a 4. Resultado: desagrada mais que agrada.
Prova dos nove do equilíbro: 5 desagradam mais que agradam. 5 agradam mais que desagradam e 2 empatam.
A geminiana com os pés no chão
Geminianos são considerados os mais imaturos do zoodiaco. Dizem que tem a cabeça nas nuvens. De novo essa é uma generalização que se aplica a muitos nativos. No entanto eu conheço uma geminiana que tem saturno na casa I. A casa I é marcante na personalidade da pessoa e com saturno nessa casa minha geminiana ganhou um pouco de pés no chão, o que a ajudou muito a enfrentar a vida. Exatamente por ser assim: geminiana mas também com um toque de realidade é que nos aproximamo-nos . Existem situações aparentemente inexplicáveis mas que tem seu porquê.
O escorpiano mais light astrologicamente falando
O signo de escorpião é tradicionalmente considerado difícil pelos demais entes zodiacais. Existem muitas razões para isso e a fama não é a toa. Acontece que todos aqueles que tem o sol em scorpio também o tem em uma determinada casa astrológica. E das 12 casas que existem qual seria a mais "leve" ? Com certeza alguma do elemento ar e em particular aquela que tem representação humana. E dentre as duas que tem essas características, ou seja, Gêmeos e Aquário, qual seria a escolhida ? Gêmeos por que é o signo mutável, portanto conhecido por "pegar leve". E um exemplo desse escorpiano "light" sou eu, com o sol na casa III de gêmeos e a cabeça do dragão no signo de gêmeos, onde está em exaltação. É claro que sou uma exceção no meio de tantos escorpianos vingativos e ciumentos que existem por ai mas exceções também existem.
segunda-feira, 7 de abril de 2014
Perdas na renda variável somente podem ser recuperadas na renda variável
Esse é o principal motivo porque eu evito investir em renda variável. Renda variável é basicamente um jogo de ganha perde. Para que alguém ganhe outro precisa perder. Já na renda fixa o jogo é ganha ganha: quem empresta dinheiro ganha porque sabe o que vai pagar e pode fazer suas contas com base nisso e quem fornece o dinheiro sabe também o quanto vai ganhar e pode ficar tranquilo e contar com esse rendimento.
domingo, 6 de abril de 2014
Os signos e sua representação nos ambientes de uma casa
Aries = Portão
Touro = cofre-forte
Gêmeos = automóvel
Câncer = terreno
Leão = jardim de recreio
Virgem = escritório
Libra = sala de visitas do palácio
Escorpião = quarto do casal
Sagitário = biblioteca
Capricórnio = telhado
Aquário = sala de jantar
Peixes = quarto de meditação
Se a nossa vida fosse um palácio, como vimos: o portão seria a Casa 1 (e Ascendente), o cofre-forte seria a Casa 2; o automóvel seria a Casa 3; o terreno seria a Casa 4; o jardim de recreio seria a Casa 5; o escritório seria a Casa 6.
Touro = cofre-forte
Gêmeos = automóvel
Câncer = terreno
Leão = jardim de recreio
Virgem = escritório
Libra = sala de visitas do palácio
Escorpião = quarto do casal
Sagitário = biblioteca
Capricórnio = telhado
Aquário = sala de jantar
Peixes = quarto de meditação
Se a nossa vida fosse um palácio, como vimos: o portão seria a Casa 1 (e Ascendente), o cofre-forte seria a Casa 2; o automóvel seria a Casa 3; o terreno seria a Casa 4; o jardim de recreio seria a Casa 5; o escritório seria a Casa 6.
sábado, 5 de abril de 2014
Em uma família é normal temos um Karma diferente para cada um dos seus membros
No caso da minha família eu tenho o Karma da disciplina, minha irmã da amizade, meu pai do objetivo e minha mãe igualdade. Isso acontece porque cada um teve uma vida pregressa com diferentes objetivos e pecados, obrigando cada um a ter de resgatar diferentes dívidas. Essas explicações são dadas no livro Astrologia Kármica de Sussuca Ferreira e tem outras implicações. Por exemplo, nossos amigos podem ter um Karma igual ao nosso, caso eles tenham nascido em datas próximas a nossa. No casamento pode acontecer algo parecido. Quem tem o mesmo Karma tem o mesmo objetivo mas pode ou não conseguir evoluir na aprendizagem, pois pode sucumbir a cauda do dragão ao invés de atingir a cabeça do dragão.
A exaltação da Cabeça do Dragão é em Gêmeos
É exatamente o aspecto que eu tenho no meu mapa: Cabeça do Dragão em Gêmeos. Achei um texto lindo na internet sobre a linha Cabeça do Dragão em Gêmeos e Cauda do Dragão em Sagitário. Lindo mesmo . . .
sexta-feira, 4 de abril de 2014
A herança da Tia do interior
A Tia do interior era solteira sem filhos. Tinha alguns imóveis em seu nome por conta do irmão que assim o fez e não por ter ganho suficiente para comprá-los. A Tia do interior não pagava um plano de saúde mas tinha R$ 50.000,00 guardados na poupança. A Tia fez um testamento em favor do seu irmão e ele fez outro em favor dela. Somente ficamos sabendo dos arranjos e do dinheiro após a morte da Tia. Mais um caso onde o dinheiro não foi doado para ninguém e ninguém foi nomeado herdeiro universal.
O jeito mais difícil de comprar um imóvel e outras avenças
Com o passar dos anos e com a morte de vários parentes vou tendo acesso a histórias do passado. Assim descubro como era a vida econômica financeira de tios, tias, avós, primos e primas. Nunca tive intimidade com esses parentes para perguntar diretamente sobre suas finanças. Esse não era um assunto normalmente abordado pela família. Dinheiro e sexo eram tabus nas famílias dos meus pais como em geral aqui no Brasil e não pude fugir dessa regra da nossa sociedade, Hoje sei que o conhecimento financeiro da família era o mais rudimentar possível. Também sei que quase todos viviam com muito pouco dinheiro. Que ocupavam as profissões mais modestas e mal pagas. Que plano de saúde era um luxo para eles e que quando tinham um era de baixa qualidade. Que procurar médico era quando a doença aparecia. Que uma tia solteirona juntou dinheiro em conta poupança até conseguir comprar um apartamento a vista, ou seja, juntou um bom dinheiro e nunca ninguém soube disso ou se souberam não tiveram acesso. Para conseguir esse feito privou-se de tudo em termos de consumo. Essa tia poderia ter tido uma vida muito mais confortável se tivesse tipo acesso a alguma informação sobre investimento. Meus avós poderiam ter vivido muito melhor se tivessem vendido uma casa grande e ido morar em uma outra menor, deixando o dinheiro no banco. Não sabiam fazer planejamento e lidar com dinheiro, resumindo. Nem cuidar preventivamente da saúde e em termos de relacionamento também não eram nada efusivos ou participativos.
A vontade de impor sua vontade aos outros
Muitas pessoas se acham donas da verdade e em posição de impor sua vontade aos outros. É assim com autoridades, pais, chefes, etc. Eles querem enfiar sua ideologia goela abaixo dos outros. Partem do pressuposto que sabem mais e são mais competentes. Desconhecem muitas vezes a realidade e não estão nem aí para ela. É assim com legisladores que poem milhões de pessoas na ilegalidade com uma canetada, com o executivo federal que tomas decisões que fecham fábricas e colocam milhões de pessoas no desemprego e por ai vai. É muito difícil viver aqui na terra e fica pior com gente cagando regras na sua cabeça.
Quem não quiser abdicar de sua liberdade
Não deve ter animais de estimação muito menos filhos. Mas o que significa liberdade ? Poucos sabem realmente o que é ser livre porque isso é uma grande responsabilidade. É igual a ser feliz. A grande maioria prefere ficar presa a casamentos e empregos falidos porque falta coragem para enterrar o passado e seguir adiante. Liberdade exige disciplina antes de tudo. É preciso planejar para ser livre. Desde a escolha adequada do cônjuge até a escolha da profissão. Filhos por exemplo podem te prender para o resto da vida, para o bem e para o mal.
quinta-feira, 3 de abril de 2014
Comprar imóvel novo a vista = perder dinheiro
Imóveis são em geral os mais caros ativos que alguém compra na vida. E imóveis podem ser construídos, comprados novos ou usados. Construir é algo reservado ao interior devido a oferta de terrenos a preços acessíveis. Nas capitais restam em geral duas hipóteses: comprar um imóvel usado ou então comprar um imóvel novo. Durante décadas somente havia linhas de crédito abertas para a compra de imóveis novos. O motivo era que esses imóveis exigiam a contratação de toda um cadeia produtiva que fazia a economia girar e havia dinheiro apenas para isso. Imóveis novos financiados a prazos de 25, 30 ou 35 anos podem ter um sobrepreço significativo, já que o comprador não sente o incremento em sua prestação. É exatamente por isso que quem compra imóvel novo financia em 99% das vezes. As verdadeiras oportunidades de bons negócios, embora sejam bem menos charmosos, está nos imóveis usados. Temos um exemplo na família em que um imóvel novo foi comprado em 1998 por R$ 100.000,00 (na verdade desconfio que tenha sido por um pouco a mais). Hoje em 2014 esse imóvel vale R$ 400.000,00. Em 1997 outro imóvel foi comprado por R$ 49.000,00 e hoje vale R$ 300.000,00. Ambos imóvel estão na mesma região da cidade de forma que podemos observar o quanto era caro o imóvel novo comprado a vista. Talvez por isso eu nunca tenha comprado um imóvel novo na vida e provavelmente nunca irei comprar.
Futurologia
Matéria da Super Interessante mostra que existem três situações distintas para prever o futuro: Na primeira delas existe muita incerteza. como no mercado financeiro. Nesse caso escute o povão. Em outra situação, como em decisões estratégicas de uma empresa, escute os mastigadores de números. E para onde existem regras claras de causa e consequência use computadores, como na análise de crédito. Eu prefiro usar meu conhecimento acumulado em conjunto com especulação adequada.
O Brasil primitivo
Talvez não seja por acaso que 50% da população do Brasil seja de origem negra. Talvez não seja por acaso que somente a Nigéria tem mais negros em números absolutos que o Brasil. Talvez não seja por acaso que nada do que é público funciona aqui no Brasil. Talvez não seja por acaso que eu conheça todas as mazelas do meu país. O Brasil, seus empregos, suas universidades, seus homens e suas mulheres. Suas crianças e seus velhos. Seu governo e seus poderes. Seus erros e suas crises. Como tudo aqui é primitivo e a anos luz dos países mais desenvolvidos !!! Somente algumas pequenas ilhas se salvam em um oceano de inutilidades. É desalentador. Ter um filho aqui no Brasil é uma decisão de altíssimo risco. Não existem garantias. Ser uma boa pessoa não te garante ser bem tratado. Ao contrário, ser um animal raivoso pode te fazer bem mais bem sucedido. E assim vamos morrendo aos poucos. Solitários. Isolados e esquecidos pelo mundo. Insignificantes e ufanistas. Cada vez mais egoístas. Acho que é irreversível, infelizmente.
As mulheres primitivas do Brasil
Segundo li em uma pesquisa recente as mulheres do Brasil, ao contrário das Suecas e nascidas na Bélgica, continuam escolhendo como parceiros sexuais homens "másculos", isto é. com feições faciais mais marcadas e típicas de homens com maior nível de testosterona. Esses homens teoricamente tem melhores genes para gerar filhos fortes e mais adaptados a vida na savana africana (kkk !). Acontece que não vivemos mais na savana africana e a força física foi a tempos substituída pela inteligência na hora de ganhar dinheiro. As Suecas e Belgas escolhem homens com traços faciais mais finos, o que mostra menores traços de testosterona e que são melhores e mais dedicados pais. Triste . . .
quarta-feira, 2 de abril de 2014
Coisas que poucos sabem sobre sexo
Sexo para os homens muda tudo em um relacionamento. Sim e a reposta é científica: sexo libera neurotransmissores que podem ser comparados ao vício em drogas. É claro que a resposta depende do indivíduo. Haverão aqueles cujas descargas de neurotransmissores será maior e aqueles onde ela será menor. Para quem é jovem, não tem conhecimentos nem educação sexual adequada e não conhece as mulheres o cenário para a tragédia está montado. O maior problema é que muitas mulheres não tem orgasmo e portanto não tem a descarga de neurotransmissores viciante. Essas mulheres muito comumente aprendem a instrumentalizar o sexo e a manipular sua pobre vítima: o homem. Acontece que sexo é igual a explicar o sabor do limão para alguém com palavras: impossível. É preciso experimentar e experimentar com mais de uma pessoa para ter parâmetro de comparação. Agora é fácil entender a depressão que muitos homens enfrentam após o fim do primeiro namoro com vida sexual muito satisfatória: é totalmente previsível e tem origem na química do cérebro. Quem tiver esse conhecimento vai perceber os sintomas e irá correndo ao médico para ser medicado com a mais alta dose de anti-depressivo possível, porque a dor é insuportável.
Os signos e eu
Estou quase com 50 anos e nesse tempo convivi com muitas pessoas, de todos os signos. Isso aliado ao meu conhecimento astrológico acumulado ao longo dos anos, me permite tecer os seguintes comentários sobre os signos e eu: Áries: não são as pessoas mais agradáveis do zoodiaco mas para mim são OK. As vezes são insolentes e cabeça dura. Touro: regidos por Vênus são pessoas em geral gentis e recebem muito bem os amigos. Gêmeos: são regidos por mercúrio. São em geral pessoas leves e agradáveis. Câncer: difícil. Regidos pela lua tendem a ficar enclausurados em suas casas e tem reações neuróticas de todo tipo. Vivem no passado. Leão: regidos pelo sol são pessoas cativantes e agradáveis que gostam de um confete de vez em quando. Gosto deles. Virgem: regidos por mercúrio mas em um signo da terra são em geral pessoas rotineiras e confiáveis. Se não ajudam muito também não atrapalham. Libra: Difícil. Pessoas superficiais e manipuladoras em geral que não existam de usar de ardis para conseguirem o que querem. Escorpião: existem os bons e os maus. Regidos por marte e plutão quando bem resolvidos são ótimas pessoas. Quando mal resolvidos são vingativos. Sagitário: difícil. Regidos por Júpiter acham que sabem tudo e que suas regras são aplicáveis a todos, não respeitando a opinião individual das pessoas. Capricórnio: difícil. Regidos por Saturno são em geral autoritários e mandões. Não são líderes mas autoridades. Aquário: são o simbolo da fraternidade e são regidos por Urano. Pessoas em geral simpáticas e na delas. Peixes: difícil. Regido por Netuno são pessoas hipersensíveis e que se magoam por nada. É claro que todos tem suas preferências e no mundo há lugar para tudo. Listei minhas impressões e experiências depuradas por décadas de estudo. Na prática existem profissões e funções sociais para todos. Lembrem-se que o zoodiaco é uma mandala. As vezes somos arianos, outras taurinos, etc etc etc .
70% do seu futuro é decidido pela família onde você nasce
Não me lembro de onde veio o número mas ele foi registrado no meu blog e com certeza foi calculado por alguém. Os demais 30% dependerão de onde você nascer (tamanho da cidade ou no campo) e da sua capacidade inata, inteligência, físico, etc. ou seja, da sua individualidade. Portanto seu destino está basicamente na mão de seus pais e fim de papo. Se você não atingir seu potencial total é bom avaliar quais eram as prioridades dos seus pais e o tipo de casal que eles formaram, quantos filhos tiveram, o que fizeram com o dinheiro que ganharam, a escola que escolheram para você, os médicos aos quais te levaram, a capacidade deles de educar corretamente, etc. A lista é infindável te garanto !!!
terça-feira, 1 de abril de 2014
Como deixar heranças de milhões
O jeito foi o de comprar terras e construir em São Paulo desde Março de 1938. O que era zona rural virou cidade e a terra e os imóveis que quase nada valiam hoje estão avaliados em R$ 2 milhões. Os custos de construção naquela época eram pequenos também de forma que simples agricultores conseguiam atingir esse objetivo. Veja: são 76 anos. Outra forma é fazer o mesmo em um época que havia inflação de 30, 40 ou 50% ao mês aqui no Brasil. Dessa forma você podia comprar imóveis que se desvalorizavam do momento da assinatura do contrato até o pagamento efetivo ou então se comprados a prazo ficavam mais baratos ainda. Essa época também acabou. Quem comprou comprou. Quem foi esperto o suficiente para aplicar o dinheiro e comprar com essas vantagens se deu bem. Hoje tudo isso foi substituído pelos preços elevados, altos lucros das construtoras e bancos. As oportunidades que eram geradas pela própria economia descontrolada acabaram.
Não sendo criminal ou trabalho é cívil
É claro que existe ajustiça eleitoral e a militar mas essas são em teoria para poucas pessoas, não tendo uma expressão tão grande assim. Criminal passa pela delegacia de polícia e em quase todos os casos trata-se de ação incondicional pública. Ou seja, o polo ativo é sempre o estado e em última instância a "sociedade". Na justiça do trabalho também conhecida como "justiça do pobre" temos sempre o lado hipo suficiente, o assim chamado "trabalhador", contra o malvado patrão capitalista explorador e não cumpridor de suas obrigações sociais. E no civil temos todo o resto das ações exceto as execuções fiscais, que por interesse óbvio do governo tem suas próprias varas. No civil temos discussões sobre todo tipo de contrato e distrato, onde o resultado final é sempre obter dinheiro, quanto mais dinheiro melhor para o advogado. O que se busca são condenações em dinheiro de todo tipo e espécie. Indenizações por supostos prejuízos muitas vezes inexistentes. O único meio de se proteger de processos é escolher muito bem seus contatos de todo tipo. Empresas fazem isso contratando bons profissionais. Só que para isso precisam pagar bem e nem todas tem essa capacidade. Clientes fazem isso escolhendo bons fornecedores. Pessoas que querem constituir família fazem isso escolhendo bem seus consortes. Nossa sociedade não é muito competente em diminuir conflitos uma vez que temos 25 milhões de processos iniciados todos os anos. Nosso judiciário é isso aí . . .
Moral e ética são bens caros. Não os espere de pessoas baratas !!!
A moral é quando a pessoa age sozinha, com seus botões como se dizia anteriormente. Já a ética é o comportamento social. Como a sociedade age coletivamente. Exemplificando: você acha uma carteira na rua e está sozinho e a devolve. Você agiu de forma moralmente correta. Outro exemplo: você vê a placa de velocidade máxima de 60 km por hora e mesmo não existindo radar você não ultrapassa. Nossa ética é tão baixa que a placa somente é respeitada se tiver um radar atrás dela. Isso acontece porque as crianças não são educadas na sua casa pelos pais por n razões. E o próximo passo que é a escola também não as educa porque isso custaria muito caro. Exceções talvez seriam as escolas militares em um extremo e alguns colégios particulares mais focados, de direita, onde a disciplina é fundamental e desejada pelos pais que pagam a escola.
De cada 10 pessoas que se formam no nível superior 8 sabem muito pouco
É mais um voto de Pareto. Com as facilidades que o governo proporciona muitos que não tem condições de cursar efetivamente uma Universidade ou Faculdade viram alunos e como milagres não existem saem dessas escolas despreparados para serem profissionais competentes. Muitos não arrumar emprego e ficam por ai em empregos menores, prestando concursos, procurando marido (opção para as mulheres), bebendo, usando drogas, fazendo tatuagens, etc etc etc Isso quando não viram estudantes profissionais e vão de curso em curso sem efetivamente aprenderem nada na prática.
De cada 10 pessoas que tem filhos 7 provavelmente não planejaram
Mais uma prova da incompetência do nosso povo. Mulher esclarecida e preparada para ser uma mãe presente e consciente ? Você está querendo demais. Mulher que vai ao médico antes de iniciar sua vida sexual para fazê-lo com total segurança ? Que se preocupa com o futuro do filho ao escolher com cuidado o pai ? O que temos é o famoso "a gente dá um jeito" e no fim das contas não dá jeito nenhum e dá merda . . .
De cada 10 pessoas que podem planejar sua aposentadoria 1 realmente se preocupa com antecedência
Outro dia uma pesquisa mostrou que o brasileiro começa a se preocupar com a aposentadoria aos 55 anos. Ou seja, o brasileiro não se preocupa realmente pois aos 55 anos a maioria já estará aposentada pelo INSS. A impressão que dá é que ao ver o valor da aposentadoria o brasileiro decide continuar trabalhando enquanto puder. Outro dia um estudo na Folha Investimento mostrou que esperar que o fundo de garantia resolva o problema da aposentadoria também é falsa.
Assinar:
Postagens (Atom)