Na minha infancia e juventude muitos amigos e amigas existiram. Na famlia tenho apenas uma irmã e tres sobrinhos(as). Hoje, na meia idade, acompanho semanalmente, portanto de maneira muito proxima, meus sobrinhos e os filhos(as) de tres grandes amigos. Assim como na minha infancia e juventude eu acompanhei e principalmente vivi a realidade de desses meus amigos mais proximos e de minha irmã, hoje acompanho a vida o futuro desses 12 descendentes, que são: Flavia, Claudia, Thais, Eloa, Amabile, Ana Beatriz e Cesar, Olavo Jr, João, Arthur, Eduardo, Adriano. Todos com idades variaveis e com ideias, formações e futuros distintos. O que a vida reservará a cada um deles ? Que caminhos traçarão ? Os mas velhos já estão fazendo suas escolhas, os adolescentes estão se preparando e as crianças estão sendo doutrinadas. Da vida de todos com alguma exceção ficaremos sabendo detalhes através de seus pais. Todos esperam que eles sejam felizes, mesmo sabendo que nem todos conseguirão. Os desafios da vida adulta os aguardam e os ensinamentos de seus pais serão postos a prova pela nossa realidade social. É uma aventura que me apraz acompanhar . . .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
As idades variam de 23 a 1 ano de idade. Somente acompanhei meus amigos fieis que eram poucos (isso durante 40 anos). Agora poderei acompanhar um grupo maior e de perto.
O tempo passa e de alguns não terei nem mais notícias. O mais velho já é pai de gêmeos, ou seja, entrou para o "basquete" da vida. Alguns estão sendo doutrinados de forma errada ma minha opinião e outros estão dando importantes passos em direção a um futuro de realizações.
Dessas crianças já temos um futuro engenheiro, uma médica e uma advogada. Note que fazer curso superior é esperado de todos eles, nem se cogita menos do que isso, no entanto uma menina não seguiu esse caminho ainda nos tempos de hoje.
Olhando este post vejo que nenhuma dessas 12 crianças nasceu sob o signo de escorpião, o que mais tem carmas a cumprir. Flavia = Áries, João = Touro, Olavo Jr e Claudia = Câncer, Amabile e Cesar = Leão, Arthur = Virgem, Eduardo e Ana Beatriz = Libra, Eloa= Sagitário, Thais e Adriano = Capricórnio. Ficaram de fora: Gêmeos, Escorpião, Aquário e Peixes. Signos da água e de ar . . . os mais sensíveis do zodíaco.
As perspectivas de grandes amizades com essas crianças são remotas. Talvez até mesmo falar com elas não seja muito proveitoso. Quem elas irão agradar e ouvir serão seus pais e seus amigos, como todas as crianças e jovens. Não existiu nenhum amigo do meu pai que servisse de alguma valia para mim, porque com eles seria diferente ???
Existem duas meninas que não estão na lista, que são a Gabriela e a Isabela. A Gabriela é mais uma Leonina e a Isabela a única representante de Gêmeos. São as únicas criadas na Fraternidade e que tem a espiritualidade como valor fortemente reforçado pelo pai. Também existe alguns meninos que não gostam de estudar e que por conta disso não devem almejar grandes glórias acadêmicas ou distinções de ordem intelectual.
Tenho a impressão de que não frequentarei a casa de nenhuma destas ilustres pessoas. Nunca serei confidente dos mesmos, ou seja, amigo deles e delas. Acho que seguirão a manada como convém aos jovens comuns, faram coisas de acordo com o esperado por sua classe econômica social, alguns mais bem sucedidos outros menos, conforme sua missão e destino. Aguardarei pacientemente.
Conforme li em um livrinho cedo se manifesta em uma criança sua envergadura intelectual ou outra característica considerada como inteligência por Gardner. Dessa potencia inicial, bem direcionada pelos pais, podemos esperar um apogeu mais elevado em todos os sentidos. O Céu é o limite para quem nasceu com dons suficientes e foi conduzido (educado) para brilhar . . .
Meus Filhos Minhas Regras foi um artigo publicado na Folha de São Paulo de hoje pelo Wladimir Professor de Filosofia. Ele corrobora o que eu tenho escrito neste artigo. Como disse Eisntein é burrice esperar resultados diferentes se você faz a mesma coisa. E muitos pais fazem sempre a mesma coisa porque é a única coisa que sabem fazer. E quem fez diferente foi incentivado. Ninguém fez diferente por conta própria . . .
Agora vem uma pesquisa dizendo que escolhemos nossos parceiros pela sua inteligência que está impressa no DNA. Então inteligente casa com inteligente e gera filhos inteligentes. Burro casa com burro e gera filhos burros. Então está explicado porque famílias criam filhos que estudam nas melhores universidades e famílias não criam, pelo menos teoricamente.
Tem mais uma menina para colocar na lista, uma sobrinha. E essa sobrinha mau orientada já deu seu primeiro passo para um futuro medíocre. Triste.
E a lista aumenta com a Mariana, Alessandra, Miltinho que são filhos da Jane e da Asako amigas da minha irmã. Crianças que estão chegando agora as portas do vestibular e que querem medicina. Será que tem vocação para médicos ou estão apenas fazendo as vontades dos seus pais ? Dessas aqui ficaremos sabendo algo a cada 5 anos se tanto ou até nunca mais. Todas as outras "amigas" da minha irmã não tiveram filhos. Coincidência ? Duvido. Existe um viés nessas amizades . . .
Postar um comentário