sábado, 7 de janeiro de 2012

Na saude em geral não existe enganação

Das três áreas em que podemos classificar quase tudo (relacionamento, saúde e negócios), aquela que em geral não existe enganação, onde tudo é "científico", é a saúde. Não estou dizendo que todas doenças tem solução ou que todos os remédios funcionam. Estou dizendo que o médico em geral é ético e coloca as cartas na mesa quando trata seu cliente. Os relacionamentos sempre foram a terra do "me engana que eu gosto" e a prova disso são os casais improváveis que vemos por aí. Nos negócios tambem temos muita ilusão e enganação, uma vez que muitas decisões são emocionais (ver estudos da psicologia economica). A transparência é em geral uma qualidade dos bons médicos. Nas outras áreas, de relacionamento e dinheiro, a riqueza de muitos depende da cegueira de vários.

3 comentários:

Van der Camps disse...

Dentro da saúde temos desde um ortopedista na ponta mais material possível, até um psiquiatra, na ponta mais sutil possível. Enquanto que na ortopedia um caso é exatamente igual ao outro, na psiquiatria cada caso é um caso, com sua subjetividade.

Van der Camps disse...

As novelas cansam de explorar esse aspecto obscuro dos relacionamentos e do dinheiro: em toda novela existem os ricos e os pobres, bem como os golpes que ambos dão para se sair bem. É giclê: só muda a cidade e o tipo de golpe.

Van der Camps disse...

Médicos em teoria tem uma responsabilidade muito grande. Talvez por isso eles tomem cuidado com o que fazem. Com certeza existem profissionais e profissionais nesse ramo também . . .