O Brasil sempre viveu de ciclos: alguns anos de crescimento e outros de rescessão. Outras paises tem um crescimento constante mesmo que limitado. Tudo segue esses ciclos aqui no Brasil: os salários dos funcionários publicos, a oferta de empregos para os recem formados, o crescimento dos negócios abertos. Estamos num ciclo de crescimento desde 2004, graças ao crescimento chinês. O que deveria ter sido feito, como investimentos em infra estrutura, não foi feito. Gastou-se o dinheiro com salários dos funcionários publicos. O Brasil é grande economicamente apenas porque tem muitos habitantes. Só que esses habitantes na média são pobres e produzem pouco, o que reflete-se no nosso IDH e renda per capita. São pobres e pouco educados formalmente. A única coisa que surpreende aqui no Brasil é o aumento da longevidade, graças ao SUS e principalmente aos avanços da medicina, em particular dos remédios. E como ouvi um general dizer: Não há nada de ruim no Brasil que não possa ficar pior . . .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Como existe resistencia politica direitos adquiridos nunca são perdidos. Por isso todas as mudanças estruturais são em geral propostas para os novos: os novos sempre pagam a conta dos velhos. Os empresários somente contratam novos empregados como ultima alternativa. Os novos contribuintes da previdencia deverão arcar com aposentadorias aos 100 anos e por ai vai. Não é a toa que todos procuram se defender o máximo possível e quase ninguém se arrisca: o ambiente aqui é muito hostil . . .
Os ciclos tambem se repetem na politica, porque a politica segue a economia. Empresas tambem tem ciclos, em particular porque a maioria é familiar. Mesmo as de capital aberto muitas vezes desaparecem, porque podem acontecer conjunturas e situações para as quais elas não estejam preparadas ou tenham se previnido.
A exploração de recursos naturais deu origem aos ciclos economicos no Brasil colônia: ciclo do pau brasil, ciclo da cana de açucar, ciclo do ouro, ciclo do cafe. Hoje o Brasil está novamente exportando materia-prima. Só que matéria-prima é muito barata, não tem trabalho agregado, na forma de mão de obra capacitada. Assim como existem pessoas que são boas em fazer uma determinada coisa, existem paises que são bons em determinada atividade economica. É o caso dos Estados Unidos, que é a terra do automóvel. Ou o Brasil que é a terra do Carnaval e do futebol. A sabedoria está em fazer em Roma como os Romanos e em aproveitar o que cada lugar tiver de bom. Simples assim . . .
Postar um comentário