Esses são os quatro tipos de renda mais conhecidos. Existe tambem os ganhos em renda variável, como açoes, ouro e dolar também. Salários e lucros seriam fruto do esforço do indivíduo e juros e alugueis seriam fruto do risco que o sujeito correu, tanto em emprestar seu dinheiro como em ter inquilinos. Percebemos que conseguir renda é necessário algum talento, seja para conseguir um emprego e receber salário, administrar uma empresa comercial ou industrial, emprestar seu dinheiro para as pessoas certas bem como conseguir um bom inquilino. Salário e lucro seriam consequencia de ações diarias, de uma rotina. Juros e alugueis seriam decisões pontuais, onde o tempo vale dinheiro. A remuneração dos juros e alugueis podem vir de salarios e lucros (mais raramente de outros juros e alugueis).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Então teremos um ranking: os maiores salarios, os maiores lucros, os maiores juros e os maiores alugueis. São instituidos os mercados. Os maiores salarios estão no serviço publico. Os maiores lucros onde existir o monopolio. Os maiores juros onde existir o maior risco. Os maiores alugueis onde houver a maior procura.
Os juros são decrescentes por conta do governo. Os alugueis tem de ser separados em comerciais e residenciais. Os comerciais tendem a ser eternos, porque é interesse de quem aluga e ele repassa os reajustes com facilidade. Aluguel residencial é muito mais complicado mas tambem tem suas estrelas. O limitante no aluguel residencial é o salário do inquilino. Trata-se de uma gangorra: as vezes a remuneração vai para o lado financeiro da economia e as vezes vai para o lado real. Por isso dizem para estar sempre nos dois lados . . .
Para se ter renda de dividendos é preciso ter ações de uma empresa. Ter ações aqui no Brasil é algo muito arriscado porque os setores conservadores tem regulação do governo e o governo já provou ser péssimo administrador. Outra hipótese é ser sócio de uma empresa própria. Nesse caso você é praticamente obrigado a trabalhar nessa empresa, senão os demais sócios com certeza irão passar a mão no seu quinhão, ainda mais aqui no Brasil.
Postar um comentário