Na minha família temos 3 netas e 1 neto. Quem é o mais inteligente ? Depende do tipo de inteligência. Gardner contemplou vários tipos de inteligência. Nenhum deles é superdotado. Seria fácil caso um fosse pois se destacaria dos outros. Percebo que alguns tiveram mais incentivo e maior oportunidade para desenvolver-se. No entanto, nenhum mostrou verdadeiro amor aos estudos. Não vejo iniciativa de ser autodidata em nenhum deles. E ser autodidata é que faz você ser realmente inteligente, porque ninguém pode competir com quem está continua e sistematicamente estudando e se dedicando com afinco a conhecer algum assunto. Trata-se de um trabalho em conjunto: genética, familia, escola e indivíduo. Provavelmente a mais inteligente nos vários aspectos citados pelo Gardner seja a Flavia. No quesito de boa pessoa provavelmente é o Cesar. Percebe-se que os dons são distribuidos de maneira aleatória e que a regressão a média é sempre presente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Estude uma hora por dia sobre a sua área de trabalho e profissão e em sete anos você será um especialista de nível internacional. Esse é o poder de ser autodidata quantificado.
Segundo o teste do psicólogo francês a Flávia conseguiu ser superdotada no limite inferior da conta, com 22 pontos. O que foi decisivo para ela foi ter se alfabetizado com ajuda precocemente. Pelo ENEN a Thaís está ganhando.
A Thaís fez 786,74 pontos no ENEM. Muito acima da média dos alunos de qualquer escola. Acontece que cada Universidade dá um peso diferente a cada prova. No caso dela foi suficiente para entrar em Medicina.
Postar um comentário