quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A necessidade de processar pessoas, empresas, bancos, etc

A necessidade de processar alguem deriva do fato de se ter de buscar socorro da justiça para assegurar algum direito ofendido. Não podemos evitar todos os processos porque simplesmente os agentes economicos, politicos, etc nem sempre cumprem com o que é de nosso direito. Decidir se devemos acionar a justiça ou não é muito mais uma questão de moral e inteligencia do que simplesmente um processo pro forma. Para as empresas e para o governo é sempre um processo pro-forma, já que eles tem advogados e procuradores que só fazem isso de forma rotineira e ex-officio. Minha política é evitar todo tipo de problema. Negociar sempre antes de ter de processar. Esgotar a possibilidade de um acordo. Na minha juventude, por inexperiencia estive envolvido em processos. Duas vezes como autor e muitas vezes como requerido ou réu. Muitas vezes injustiçado e condenado mesmo sendo inocente. Não gosto de processar os outros sem necessidade porque tambem não gosto de ser processado. Sabendo escolher os fornecedores evitamos prejuizo. Da quantidade extraimos a qualidade e viver em São Paulo ajuda. Evitamos todo tipo de pessoa nefasta: melhor não dar sopa para o azar e antes só do que mal acompanhado. Contratamos pessoas confiaveis. Compramos de lojas premium. E fazemos associações com pessoas honestas e decentes.

2 comentários:

Van der Camps disse...

Existem milhões de processos no Brasil, de todos os tipos e em todas as instancias. Só na área criminal no Estado de São Paulo são milhões de boletins de ocorrência todos os anos. A PM paulista faz 2 milhões de ações todos os anos. O Brasil é um pais conflitivo onde tudo vai para o judiciario. As leis tambem não ajudam, muito menos o judiciario e os advogados.

Van der Camps disse...

Existem alguns processos que valem a pena, como por exemplo os de natureza previdenciaria, os alimentares, os referentes a dividas de muitos anos atrás (pois os juros e correção judiciais são muito elevados). Outros servem apenas para pessoas inferiores vingarem-se de seus desafetos, atormentando e ajudando a enlouquecer pessoas decentes.