domingo, 30 de novembro de 2014

Um humorista criativo

Chico Anysio foi um grande humorista que criou centenas de personagens. Também ficou conhecido pelos casamentos que fez e que terminaram, o que o levou a ser o homem que mais pagava pensão alimentícia no Brasil.  Chico era criativo sem abusar do palavreado chulo, Seu humor era quase infantil e inofensivo. Chico também escreveu livros e era muito inteligente. Teve sua época é verdade e ela durou muitos anos. 

Pessoas convencionais não terão um blog com 4.120 artigos de 2008 até agora.

O número é espantoso até mesmo para mim que escrevi todos esses artigos !!! Tenho amigos que me apelidaram de "Google" que nem se dão ao trabalho de pesquisar: preferem me perguntar antes. É muito engraçado porque tenho contato com pessoas de várias profissões comuns e muitos reconhecem que eu sei muito das suas profissões mesmo sem nunca as ter exercido. Imagino que jornalistas que escrevem artigos para diversos veículos não tem uma produtividade igual a minha. E é claro que todos aqueles que eu conheço não tem nem tiveram a vida rica de experiências que eu tive. Todos levam em geral uma vida rotineira e previsível: fazem sempre tudo sempre igual. Enfrentar uma situação nova os coloca em pânico. Fazer um plano estratégico nem pensar. Ser criativo então nem em sonho. Você é o que você faz não disse Chico Xavier ???

Pessoas convencionais terão religiões convencionais

Não espere de pessoa comuns e convencionais a dedicação e a inteligência necessárias para penetrar em mistérios ocultos. Religiões são como frequências de rádio: existirão emissoras que agradarão a maioria e outras que serão ouvidas por poucos. Assim são as religiões. No entanto, mesmo em religiões avançadas poderemos encontrar pessoas convencionais, que vão as reuniões apenas por ir e não exercem em suas vidas os ensinamentos pregados. 

Meu amigo e suas necessidades manuais

Tenho um grande amigo que adora desmontar coisas e consertá-las, desde criança. Meu amigo tornou-se bom nisso e é empresário. Um empresário voltado para o lado prático da produção. Ele também é meu consultor para assuntos com "primitivos". Eu já sou uma pessoa muito mais cerebral, estrategista, criativo e contemplativo. Posso conversar com meu amigo horas a fio. Nossas conversas são sempre muito ricas e as trocas são recíprocas. Eu penso na minha velhice e aposentadoria, Meu amigo pensa em continuar a trabalhar até morrer. Ele conseguiu muito retorno com seu trabalho apesar de alguns revezes. Isso o incentiva a continuar. É por isso que meu desejo de morar em uma casa próxima a dele em Governador Celso Ramos é um tanto remoto. No entanto a vida dá muitas voltas e nada pode ser descartado de imediato. Vamos esperar . . . 

Pessoas convencionais terão filhos e os criarão de forma convencional

É a repetição que vejo nos filhos de vários amigos: escolas tradicionais, vivencias em família, repetição da criação que os pais receberam dos seus próprios pais. Já escrevi sobre isso. Será que nada precisa mudar ou evoluir ??? Será que todos são pais perfeitos como seus pais foram ??? Não é isso que o Cortella diz. Ele fala em mudança de paradigmas e da necessidade de novas avaliações e decisões. Penas que poucos sabem fazer isso . . . 

Pessoas convencionais farão casamentos convencionais

Será ??? Provavelmente. Porque dão chance a algo diferente se a rotina e a previsibilidade dão tanta segurança. Para que arriscar ??? Tentar revolucionar os costumes ??? Ser diferente ??? Isso custa muita energia e na maior parte das vezes cansa. Grandes aventuras românticas e sexuais ficarão sempre nas comédias românticas do cinema pois na vida real aqui no Brasil são as mulheres que determinam os relacionamentos e elas são acima de tudo pragmáticas ao extremo. Semelhante atrai semelhante e no que for diferente existirá um trade off. É assim que as coisas são na prática. 

Meninos e Meninas convencionais

Meu sobrinho e sobrinhas são jovens convencionais. Seus pais estão muito felizes com o fato deles não terem degenerado a raça. No entanto, como não conhecem os expoentes da raça, que são os criativos, superdotados e assemelhados não conseguem fazer um juízo perfeito da sua prole. Sendo criados como são todos os três obterão sucesso material, uns mais e outros menos, como costuma acontecer. Já atingir os píncaros da glória acho que não será o caso de nenhum deles. É preciso ter pensamento divergente e ser excêntrico para isso. Meus sobrinhos foram produto mais do meio do que da genética, embora esta também tenha sido favorável em alguns casos. Para seus pais está ótimo que seja assim e para eles também. O único que pode lembrá-los de que existe algo mais é este tio nem sempre compreendido ou aceito. 

A vocação de puta

Quem tem vocação para puta pode se dar muito bem hoje em dia na sociedade em que vivemos. Basta engravidar de homens ricos e ficar acumulando pensões alimentícias poupudas. Outra hipótese é tentar um casamento lucrativo com um homem só na juventude. Não conseguindo extrair todo o dinheiro que quer desse homem pode lhe dar um golpe da barriga, ter um filho, deixar esse filho com a sua mãe e partir para ser amante de patrões e chefes. A vocação de puta sempre foi a de obter dinheiro e benesses de mais de um homem. Pode ser explicita como as profissionais das ruas ou dissimulada por essas vagabundas pseudo mulheres sérias e comprometidas com um homem só. O problema é que certos homens gostam de mulheres divertidas, sensuais, sexies e entre essas as com vocação para putas são mais comuns, infelizmente.  

Se você acha caro o preço de contratar um profissional

Espere para ver o prejuízo se contratar um amador. Vale o mesmo para a educação: se você acha caro o preço a pagar experimente ser ignorante. O problema é pagar o preço de um profissional para um amador e ver o pior dos mundos: gastar dinheiro e não obter o resultado desejado. Trabalhei em empresas sérias onde o resultado era buscado com valentia e coragem. É claro que aconteciam erros mas eram em geral minimizados. A curva do rio era o departamento de Auditoria e Jurídico, exatamente onde eu trabalhava. Foi de grande valia ter trabalhado nessas empresas e na Auditoria. Acho que foi o maior aprendizado possível, um aprendizado para a vida toda. 

Existem mulheres que não gostam de homens bem humorados

Essa é uma característica herdade ao longo de milênios: homens bem humorados não seriam sérios e cumpridores de suas obrigações maritais. Triste que essas mulheres estejam presas a essa genética. Homens bem humorados são fundamentais nos dias de hoje aqui no Brasil onde acontecem problemas todos os dias devido a imbecilidade reinante. Essas mulheres são aquelas que devem gostar dos trogloditas mais rudes e com mais testosterona no sangue teoricamente. O preço a pagar é em geral a infidelidade desse tipo de homem. É certo que muitas mulheres não se importam com isso também. 

Pensamento estratégico empresarial

O pensamento estratégico pode ser aplicado a tudo e a todos. O curto e o longo prazo estão aí para todos. A lógica empresarial é simples: obter o menor custo e o maior valor de venda, de modo que o lucro seja máximo. Só que alguns conseguem apenas ver o custo e não o valor adicionado que fará o preço de venda subir e outros veem apenas o valor da venda, não se atentando com os custos. Na prática o que acontece é que excesso de pouco custo pode levar a um produto ou serviço muito tosco que ninguém quer e excesso de vendas com prejuízo pode levar a ganhar mercado e mesmo assim ir a falência rapidamente. Sempre fui um estrategista desde os meus 7 anos quando aprendi a jogar xadrez. Aprecio as grandes empresas que fazem sofisticados produtos por preços acessíveis. Repudio os oportunistas que ficam ricos ao explorarem trouxas que não sabem como selecionar onde gastam seus rico dinheirinho. 

No casamento tradicional é preciso que a mulher tenha saúde

Isso é fundamental: o homem e os filhos em geral dependem da mulher por conta da baixa renda auferida pelo marido. Um homem brasileiro "normal" não tem condições de pagar por tudo o que sua mulher faz, ou seja, o trabalho da mulher "normal" equilibra a vida de toda a família. Quando o homem normal fica doente sua mulher o ampara e ajuda até que ele se restabeleça e passe a ganhar novamente o sustento da casa. Quando a mulher fica gravemente enferma a família em geral afunda e acaba se dissolvendo. Era é a presunção hominis. Portanto o homem esperto procura manter a saúde tanto física quanto mental da sua querida e amada esposa em dia. É claro que somente homens inteligentes e conscenciosos fazem isso o que significa que são poucos, muito poucos. 

As razões para não ter tipo namoradas portuguesinhas, sírio libanesas, etc

A razão pode ter sido a educação dessas mulheres. Com certeza existem famílias mais castradoras que outras e mulheres são por natureza mais suscetíveis ao clima e as normas familiares. Filhos de imigrantes da primeira geração são em geral pobres e a luta pela sobrevivência pode impregnar a vida das filhas dessas famílias. Essas mulheres podem desenvolver um animus muito aguerrido, rejeitando qualquer pretendente mais relaxado e bem humorado. Existem características masculinas como a seriedade que são mais apreciadas por algumas mulheres, talvez de forma até inconsciente, da mesma forma que homens gostam de mulheres que sorriem. A máxima de que homem não chora e mulher não ri ainda está vigendo. Vale o mesmo para a ética do cuidador, muito mais disseminada nas mulheres que nos homens. Acho que essa é a explicação do meu pouco sucesso com essas imigrantes de primeira geração. 

Criatividade

Sempre me achei uma pessoa criativa, desde jovem. No entanto nunca havia lido alguma pesquisa ou matéria séria sobre criatividade. Com a maravilhosa internet chegou o dia dessa matéria ser publicada. A finalidade dessa matéria é a de ensinar como alguém pode ser criativo. Eu sempre fui criativo por minha conta própria e risco, sem nenhuma condução ou direcionamento. Lendo a reportagem e seus doze passos percebi que eu os exerço cotidianamente. Ou seja, aquilo que eu sempre achei é verdade: sou realmente uma pessoa muito criativa, característica muito rara aqui no Brasil dos ignorantes de todo tipo. 

sábado, 29 de novembro de 2014

Ser inteligente em uma sociedade de pessoas pouco instruídas

Ser inteligente em uma sociedade pouco instruída é como receber uma estrela de xerife no velho oeste bem no dia em que o bandido mais perigoso do local adentrou a cidade. Em outras palavras, o que quero dizer é o seguinte: as pessoas não querem saber o raio de conhecimento que você possui. Elas estão interessadas em si mesmas e em mais nada.
Basta averiguarmos com calma nossa comunidade e veremos que os intelectuais são sempre perseguidos, enquanto os demais são abraçados. Isso acontece porque vivemos em um mundo onde a inveja existe e os seres que aqui estão a valorizam demasiadamente. Por isso Fannie Flagg disse: “Lembre-se, se as pessoas falarem por suas costas, quer dizer apenas que você está dois passos à frente.”

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O curador nomeado pelo juiz

Existe uma artista famosa que envelheceu sem herdeiros e que amealhou em vida um patrimônio significativo. Essa senhorinha não fez um planejamento sucessório nem nomeou alguém em testamento para ficar com seus bens e para cuidar de si mesma em caso de necessidade. A consequência é que seus parentes mais próximos passaram a disputar entre si o direito de gerir os bens e a vida dessa senhora. O juiz do caso resolveu em função dessa disputa nomear um curador ou curadora de sua confiança, designando um salário para a missão. Acontece que o tal curador não faz muito para preservar o patrimônio da senhorinha, limitando-se a fazer o mínimo e a receber seu "salário". O patrimônio vai se dilapidando e os futuros herdeiros fizeram até uma reportagem para denunciar a "situação". Será que adiantou ??? Aposto que não. Apenas tornou pública uma história que serve de lição: faça sua lição de casa se você for uma pessoa consciente porque se você não fizer alguém fará por você e provavelmente essa pessoa não será tão competente ou bem intencionada. 

O imposto de renda e as ações judiciais

Para se ter certeza como declarar o impostos sobre rendimentos de ações judiciais é preciso que você conheça um advogado especializado nisso, ou seja, em direito tributário. Eu me lembro de dois erros que cometi em declarações por conta de não conhecer ou ter acesso a esse profissional: uma vez minha mãe recebeu verbas federais decorrentes de uma ação contra o INSS impetrada ainda quando meu pai era vivo. Eram verbas alimentícias e a fonte reteve uma parte do imposto de renda previamente a liberação do pagamento. Hoje eu sei mas naquela época não sabia: por serem verbas federais o INSS obviamente informou a receita federal e como não levei isso em consideração cai na malha fina. Em outra ocasião minha mãe recebeu indenização pelos índices da poupança expurgados. Dessa vez tive medo e declarei esses rendimentos como tributáveis e errei de novo: desta vez o advogado me explicou que como eram verbas indenizatórias, ou seja, eram verbas que eram devidas e que apenas estão sendo repostas, não haveria incidência de imposto de renda de forma alguma. Vivendo, errando, aprendendo e aperfeiçoando !!!

Precisamos dividir em primitivo mulher e primitivo homem

Isso é necessário porque as mulheres primitivas  comparam-se entre si acontecendo o mesmo com os homens. Mulheres primitivas são invejosas da beleza e juventude umas das outras. As que competiram com os homens por renda e sucesso profissional vivem a bater no peito dizendo: eu sou esforçada, eu trabalho, etc etc etc Isso acontece porque entre as mulheres geneticamente são poucas as muito talentosas, que conseguem ganhar dinheiro com sua inteligência superior. São muito mais comuns as que obtém algum sucesso pelo esforço ou pela beleza e juventude. Formam-se assim duas castas de mulheres "médias": as que competem pelo amor e dinheiro dos homens e que usam da beleza e juventude para conseguir isso e as que escolhem por uma razão ou por outra conseguir sucesso profissional e renda elevada, conseguindo dinheiro por esforço próprio. Estaria tudo maravilhosamente bem se cada uma estivesse feliz com as vantagens e desvantagens da estratégia que escolheram mas muitas vezes não é isso que acontece. Já os homens primitivos tem um funcionamento simples: fazem esporte e exercícios físicos, trabalham naquilo em que conseguem, em geral serviços rotineiros e de execução e não coordenação, direção e liderança. Isso acontece porque a inteligência é limitada e mesmo querendo ganhar mais muitos percebem que não estão com essa bola toda, exatamente o que acontece com as mulheres com relação a beleza física. Os primitivos dominam o mundo por isso são eles que determinam a média de tudo. E é por isso que eles determinam também o mercado dos grandes números.  

Está nos roubando apenas 1.000

Ouvi essa besteira ontem. Quando alguém rouba uma grande quantia no total mas um pequeno valor individual de cada um esses pequenos roubados não se importam, afinal, o valor absoluto pode ser pequeno. E é assim que ladrões e corruptos se dão bem aqui no Brasil. Nem em família alguém quer se sacrificar pelo outro. Vigora o cada um por si e Deus por todos. Só que a lei não diz isso. A lei obriga a solidariedade entre os familiares. Trata-se de uma defesa da sociedade na prática. Temos um caso em família onde o patrimônio de um tio está sendo dilapidado. 

Opositor e inimigo

Observo que muitas criaturas primitivas com quem tenho contato não tem a capacidade de respeitar a opinião dos outros. Não possuem essa largueza de espírito. São tacanhas. Essas pessoas não combatem o bom combate. Veem aqueles que não concordam com elas como inimigas e sentem prazer quando algo de mal acontece com o desafeto. Infelizmente essa ralé pode estar bem próxima de mim e isso é um Carma pesado. Vejo nessas pessoas desejo de vingança pelo que aconteceu a elas por uma condição qualquer. São as pessoas do olho por olho dente por dente. São os egoístas que por sua própria natureza mostram-se pouco desenvolvidos na ética cristã. Triste. 

Pessoas Tacanhas

Não importa em relacionamento uma pessoa tacanha tenha contato com você. Existem duas possibilidades: deixar a pessoa na sua ignorância, que segundo os ensinamentos cristãos é pecado contra a caridade ou então tentar esclarecê-la. Ai acontecerá uma de duas situações: ela despertará e evoluirá ou então irá se sentir humilhada e diminuída e com isso não só ficará estagnada como sentirá muita raiva de quem lhe mostrou que é ignorante. E essa raiva dos ignorantes nas mulheres fica apenas dormente. Na primeira oportunidade ela emergirá na forma de ressentimentos e mágoas, vomitados contra o perpetrador da humilhação. Discordar de uma pessoa ignorante é portanto sempre arriscado.  

terça-feira, 25 de novembro de 2014

IDH

O índice de desenvolvimento humano (IDH) tem três componentes: um mede a renda, outro a educação e um terceiro a longevidade. A renda é muitas vezes função da educação porque com mais educação espera-se que a pessoa seja mais produtiva. Produzindo mais sobra mais para pagar o salário do empregado ou do empresário. A longevidade é função da renda até mesmo para comprar remédios mais modernos e adequados. O ideal é ser pós graduado, com renda elevada e idade avançada: aí seu IDH vai ser Um !!! KKK !!!

Industria

Ter uma indústria é algo muito mais complexo do que prestar serviços ou comercializar algo. A indústria somente é viável se houver volume de produção suficiente para diluir seus custos elevados. Produzir algo tradicional com pequeno diferencial tecnológico é entrar em geral em um mercado saturado onde a margem de lucro é muito pequena, significando na prática muito trabalho e pouco retorno financeiro. Industrias de alta tecnologia são em geral acessíveis apenas a multinacionais. O rei da industria é o engenheiro. Nenhuma industria pode prescindir de quem exerça a função de engenheiro, seja de produção, projetos, etc. A industria em geral transforma matéria prima barata em algo muito mais valioso com a adição de inteligencia e trabalho. Existem industrias de base, muitas vezes gigantes estatais ou ex estatais, industrias intermediárias que vendem para outras industrias e industrias que vendem para consumidores finais. Quando engenheiros não conseguem empregos em suas áreas muitas vezes atuam como técnicos dessa área. O engenheiro empreendedor pode ser visto na área de construção civil principalmente. Tenho um amigo que possui uma pequena industria e acompanho suas lutas. É preciso ser bom senão não se sobrevive. 

Serviços

O setor de serviços é muito amplo e contempla desde consultórios de médicos que faturam R$ 50.000,00 por mês até empregadas domésticas diaristas. O serviço está diretamente relacionado ao profissional. Existem profissionais que conseguem cobrar muito pela sua hora de trabalho e esses serão ricos. E existem profissionais que apenas sobrevivem, já que muitos serviços exigem baixa qualificação e muitas pessoas competem pelos clientes. Serviços portanto são pessoais, mais ainda que comércio. E serviços podem estar relacionados com o saber, os contatos ou a habilidade manual de quem presta. Situações que fazem quem atua nessa área se destacar. 

Comércio

O comércio pode ser muito lucrativo. Tão lucrativo que pessoas com nível superior que estudaram muito e não arrumam empregos rentáveis muitas vezes viram comerciantes. Outro dia uma engenheira eletricista, profissão que exige muita dedicação e não raro não dá retorno nenhum e um psicólogo, outra profissão que exige estudo e é pouco compensatória na média, juntaram-se para comprar um truck food. Vão vender comida com seu caminhão por aí. Outras vezes a pessoa tenta conseguir se formar em alguma profissão de nível superior teoricamente rentável, não consegue e então parte para o comércio, que exige muito menos estudo. Existem ainda aqueles que até conseguem trabalhar na profissão mas percebem que o desgaste é muito grande e que poderiam ganhar o mesmo com menos esforço e desgaste, partindo para o comércio em associação com alguém, como por exemplo o sogro. O comércio é a política do jacaré: ficam esperando que o cliente entre e assim se preservam e vivem com menos estresse. 

Os dois lados da família

Um lado é do interior do estado de São Paulo. Em termos sócio-econômico-financeiro seguiram o caminho daqueles que nascem e moram no interior: basicamente comerciantes, que com a inflação enriqueceram. O outro lado é de filhos de camponeses pobres. Seguiram o caminho do trabalho assalariado de baixa remuneração e obviamente ninguém enriqueceu, apesar de algumas tentativas. Minha família foi a exceção tanto de um lado com minha mãe estudando acima da média do seu tempo quanto meu pai tendo sucesso na profissão desde cedo o que me permitiu ter acesso a uma condição sócio-econômica-financeira boa. Agora a geração dos netos dessas famílias estão evoluindo em alguns casos para um patamar nunca antes atingido, com médicos, advogados e engenheiros atuantes e bem formados. A conferir.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Como ficar rico na era de hoje

Na era de hoje o melhor jeito de ficar rico é ser funcionário público concursado de elite, com salário inicial de R$ 20.000,00. Uma pessoa que comece a ganhar um salário desses aos 25 anos com certeza será rica, além é claro de se aposentar de forma integral. Sem riscos, com todas as vantagens trabalhistas. Outras possibilidades são profissões liberais bem pagas ou empreendedores/empresários bem sucedidos, o que em geral depende de muitos fatores intervenientes não controláveis.  

Na época da inflação - como ficar rico

Já escrevi sobre aqueles que ficaram ricos na inflação: basicamente comerciantes. E esses comerciantes muitas vezes aumentavam seus lucros comprando imóveis, que por conta da mesma inflação se desvalorizavam muito até o pagamento ser efetuado. Com isso criaram uma carteira de imóveis as custas daqueles que não conseguiam repassar a inflação nem proteger-se adequadamente, como por exemplo os 95% de assalariados. Foi nessa época que vi um tio virar marajá e passei a acreditar que ser empresário era o caminho para o pote de ouro no fim do arco iris. Esse tio marajá faliu mas antes fraudou os credores. Um amigo teve um caso parecido com uma tia. Houve outro tio que fez o mesmo no interior mas vendeu o negócio antes dele ir a falência. Com isso preservou uns 10 imóveis que estão sendo consumidos para mantê-lo. Outro tio morreu em 1983 e deixou herança suficiente para sua viúva viver relativamente bem até hoje, mesmo com o negócio falido. Isso pode ter acontecido porque os imóveis estavam no nome da pessoa física da viúva e portanto fora do ativo da empresa e nenhum juiz foi atrás disso.  Esses anos foram a era dos comerciantes, onde como disse-me um primo: você podia fazer besteiras que o negócio absorvia e continuava. Com o fim da inflação isso acabou e aqueles que fizeram besteiras faliram, ou seja, quase todos daquela geração. 

Mulheres e liderança

A menor liderança que existe é ser síndica. Trata-se de uma posição de destaque, equivalente a presidência de uma Sociedade Anônima ou a de um Prefeito mas de alcance limitado ao tamanho, complexidade e orçamento do condomínio. Até hoje as mulheres que vi aceitarem esse desafio mostraram-se frágeis e vulneráveis, sempre pedindo para levar a terceiros as responsabilidades que seriam suas, chamando o conselho para decidir qualquer problema e apoiando-se no zelador que faz tudo. Dizem que as mulheres são em pequeno número na presidência das grandes companhias de capital aberto porque elas não querem tamanha responsabilidade e carga de serviço. Pode até ser verdade para alguma mas não para todas, pelo menos para aquelas que assumem condomínios. 

Mulheres desenterram defuntos

Eu já tinha observado algumas vezes mas agora é científico: mulheres são mais propensas a guardarem mágoas de todo tipo e a vomitarem essas mágoas na cara do marido, namorado, companheiro, etc, de tempos em tempos. Guardar mágoas pode levar a depressão e a doenças cardíacas. Mais um motivo para não ficar casado com mulheres insatisfeitas . . .

1,5 milhões conseguem a aposentadoria todos os anos e 800 mil tem seu pedido negado

O número de pedidos negados é assustador !!! É bem assim: vou arriscar e ver o que acontece . . . se colar colou, etc etc etc. A previdência é um poço de fraudes e de injustiças de todo o tipo. Quase todos podem precisar de um advogado previdenciário aqui no Brasil. Imagino como acontece com outros tipos de seguros . . .

A habilidade de lidar e conduzir primitivos

É assim que a grande maioria das pessoas ganha dinheiro aqui no Brasil. Um empresário terá contado com empregados muito mais limitados que ele em geral. Um profissional liberal entrará em contato com pacientes e clientes cujo gap de conhecimento em relação a si mesmo tende a ser enorme. Da mesma forma espera-se que um chefe de grande empresa, seja nacional ou multinacional, seja muito melhor que seus subordinados em vários aspectos. Ou seja, para ter uma renda elevada em geral é preciso lidar e conduzir primitivos. Quem está nessa situação é em geral um pouco menos primitivo do que seus "dominados". Poucos podem ser lordes ingleses ou filósofos alemães. Muito poucos . . .

domingo, 23 de novembro de 2014

Nunca me revoltei

A frase é de um amigo. Nunca se recoltou porque nunca viu motivo para se revoltar. Estou me lembrando da musica do Ultraje a Rigor: Não vai dar assim não vai dar !!! Como é que eu ter com quem me revoltar ??? Engraçado que os irmãos e irmãs desse meu amigo tiveram seus momentos de revolta. Será que foi porque eles cursaram a Universidade ??? Muito provavelmente. Naquela época, anos 80, haviam movimentos políticos de todo tipo, influências culturais,etc. Meu amigo deve ter um super ego muito desenvolvido para nunca ter se revoltado. Ou então sempre viveu em um mundo óbvio, claro e explicito, sem grandes vôos filosóficos abstratos. Acho que meu amigo não é um idealista mas um prático, do tipo, se a vida lhe der um limão faça uma limonada ou uma caipirinha. Outro dia ele me disse que ao se aposentar tenderá a ter uma atividade em que use as mãos. Não falou que pretende ler a obra completa de Jung . . .

É querer demais que alguém saiba mais do que viveu ou experimentou.

E vale tanto para cima quanto para baixo, ou seja, para boas experiencias que podem trazer prazer e felicidade quanto para más experiências que podem trazer dor e sofrimento. E não adianta avaliar alguém que é burro e não sabe se avaliar corretamente. O burro somente aceita a avaliação do professor, do patrão ou do médico. Ele mesmo não é capaz de fazer uma auto avaliação isenta e honesta de si mesmo. Portanto a distorção será sempre a regra porque a ignorância é a regra. Pessoas distorcem tudo inclusive o passado. Portanto não queira dar uisque para quem está acostumado a beber pinga nem fale dos sofrimentos e das dores para quem sempre teve uma vida boa. Certas coisas são como o azedo: é preciso que você chupe um limão para saber como é .   

O pequeno troglodita nas festas infantis e brinquedos

Acontece a todo momento: pequenos trogloditas convidados para festas infantis agridem as outras crianças e monopolizam o uso dos brinquedos que deveriam ser de todos. Furam filas e como são geralmente maiores fisicamente que as demais crianças impõem-se pela força. Não raro algum pai de criança prejudicada tenta intervir e então surge o pai do pequeno troglodita, que não sem razão, é um grande troglodita. E ai o grande troglodita para defender seu pequeno animalzinho poderá partir para o confronto físico, justamente porque é o que ele conhece e acha correto. Infelizmente isso acontece em buffets de classe média. Imagine entre favelados africanos. É imperioso imaginar que essas festas da escola são os únicos momentos em que pode haver interação entre pessoas com culturas diferentes embora de nível sócio econômico semelhante, sem uma regra claramente definida, Em condomínios por exemplo existem leis e responsáveis. 

Convencer alguém a fazer regime, a fazer exercícios ou a ler

A dificuldade é igual ou maior. Tanto em termos físicos quanto intelectuais as dificuldades são muitas. Para crescer emocionalmente o problema é o mesmo. É por isso que ninguém deveria tentar mudar o outro mas sim se livrar do outro o quanto antes quando perceber que o outro não satisfaz ou então contentar-se com aqueles pontos fortes da pessoa, de forma que eles suplantem com folga dos negativos. Quem não faz regime nem exercícios vai engordar, está provado cientificamente. Quem não lê nem se interessa vai ficar burro e será ultrapassado. Quem não aprendeu a ter empatia terá dificuldades emocionais enormes e isso pode lhe prejudicar e muito. E ainda assim mesmo aqueles que se destacam podem com o tempo engordar, ficar burros e misantropos ranzinzas.  

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Ganhando fácil

Sonegadores ganham dinheiro facilmente. Ganhando com facilidade alguns também gastam com facilidade alimentando o círculo. É assim que pagam médicos estrelados, mesmo que tenham uma dor de barriga. É assim que contratam Planos de Saúde de R$ 3.000,00 por mês quando o de R$ 1.500,00 seria suficiente. É assim que moram nos bairros "eupopeus", pagando o dobro pelo imóvel que bem poderia estar em um bairro asiático. É assim que compram o carro TOP de linha que não vale o que a montadora pede ou então o importado que irá desvalorizar horrores em um ou dois anos. Quero ver ganhar muito dinheiro por ser competente de verdade e não por ser desonesto ou ter alguma vantagem ilícita no governo. Quero ver comprar a Ferrari por ser mais produtivo, por ser mais inteligente e sábio e não por sonegar mais e comprar mais fiscais. Você somente verá isso em um país como os Estados Unidos que vive sob a ética protestante. No Brasil lucro continuará a vir da palavra logro eternamente. E quem pensar diferente que se mude para os Estados Unidos ou então enlouqueça aqui mesmo tentando mudar a mentalidade dos seus conterrâneos. Enquanto você ficar dando murro em ponta de faca seus contemporâneos mais bem adaptados vão ficar ricos e irão procurar aqueles que são como eles, do mesmo nível moral. Não espere ser convidado para as festas deles nem para a casa de Praia no Condomínio exclusivo. Resigne-se a morrer honesto rodeado dos poucos que forem como você, ilibados e impolutos. Não espere uma estátua em praça pública pelo reconhecimento do seu feito heroico em um país de corruptos, ladrões, vagabundos e putas como o nosso.  Peça a Deus para nascer da próxima vez em um país mais parecido com a sua personalidade.

Sonegadores

São sonegados no Brasil segundo estimativas R$ 500 bilhões por ano. Quem sonega também paga para outros que também sonegam. É preciso comprar sem nota fiscal para vender sem nota fiscal, para sonegar impostos indiretos. E é preciso comprar sem nota fiscal para gastar o dinheiro sonegado, que não pode aparecer na forma de bens acumulados na declaração de imposto de renda. Outra forma é colocar os bens em nomes de "laranjas" ou de empresas, que tem muito maior facilidade de gerarem lucros fictícios e assim justificarem o aumento de ativos. Pessoas menos sofisticadas recebem em dinheiro vivo que esfriam, tirando de circulação. Guardam esse dinheiro em casa, geralmente em cofres. Conheço empresários que declaram possuir pequenas fortunas em dinheiro vivo em casa apenas para esquentar algum negócio que façam. Essas pequenas e médias empresas não tem contabilidade real, nem pagam impostos através da apuração do lucro real. Podem declarar qualquer valor entre os limites legais possíveis e ai esse lucro sai "limpo". Isso acontece porque existe incentivo para quem tem empresas em um pais supostamente capitalista. É assim que sonegadores conseguem um padrão de vida muito melhor que simples assalariados de empresas privadas ou funcionários públicos, estes sujeitos a pagaram imposto de renda na fonte. São essas pessoas que compram imóveis e carros com dinheiro vivo, que detonam investimentos que poderiam melhorar a vida de todos caso o governo fosse eficiente e justo. São essas pessoas que terão uma vida longa e uma velhice feliz por conta do quanto acumularam em décadas de sonegação. Aos demais restará a miséria e uma velhice deprimida e pobre, com sofrimentos e privações mil, com abreviação da expectativa de vida, além da impossibilidade de ter tido filhos por exemplo. Essa gente tira a possibilidade de uma vida digna para quem depende do governo e para quem sustenta o governo. São predadores, exploradores e não são honestos na disputa pela sobrevivência econômica e financeira já que as regras são diferentes para uns e outros.   

A vontade de trocar

Acho que a vontade de trocar tem a ver com libido: pessoas com libido mais elevado querem trocar mais, seja sexo, amor, afeto ou seja trabalho, dinheiro por bens, experiências como viagens. Pessoas assim movem-se em direção aos seus objetivos, avaliam mercados, opções em geral. É assim que na vida dessas pessoas sempre existem novidades de todo tipo. Elas vivem intensamente. E mesmo com o passar dos anos continuam ativas, com mentes vivas. Não custa lembrar que vida é sinônimo de movimento. Graças a Deus eu sou assim. Estou sempre vendo alguma novidade, algo a ser conquistado ou realizado. 

terça-feira, 18 de novembro de 2014

O escritor

A profissão de escritor já foi descrita como sendo uma das que tem as pessoas mais felizes. Está classificada dentre as profissões intelectuais, junto com as científicas e artísticas. Junto aos escritores temos também os jornalistas (estes ligados a Gêmeos) e também os advogados, que muitas vezes ganham a vida também como juízes, promotores e que não deixam de escrever livros. Em humanas temos a palavra e a troca de ideias basicamente, mudando apenas o formato e a finalidade das palavras.  

Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil

As razões podem ser várias mas o Brasil não investe muito dinheiro em pesquisa e desenvolvimento. Não temos nenhum prêmio Nobel entre brasileiros por exemplo. Agora uma pesquisa mostrou que além de investirmos pouco o retorno desse investimento é menor do que o obtido por outros países !!!
Então se você quer ser um cientista de renome internacional prepare-se para sair do Brasil o mais cedo possível. Das profissões intelectuais a científica é uma delas, junto com a artística e a literária. Não custa lembrar que temos apenas 134 nomes conhecidos mundialmente e provavelmente uns 10 deles sejam ligados a ciência, com a maioria ligada aos esportes (futebol) e cargos políticos. 

A profissão de maior liberdade que existe

É a artística. São os artistas os que tem a maior liberdade possível para poderem criar. As profissões artísticas estão classificadas entre as intelectuais, junto com as científicas e literárias. Eu gostaria de ter sido um artista porque me considero altamente criativo. Tenho pensamento divergente e fui superdotado desde a infância. Na hora de decidir a profissão senti-me atraído por publicidade e propaganda  imaginando-me criando grandes campanhas publicitárias. Pena que trata-se de um mercado difícil e era preciso fazer a vida, sobreviver, etc etc etc . Talvez por isso o Brasil seja o pais das vocações perdidas . . .

O Brasil e suas regras

O Brasil é o mais das leis tributárias. Criam-se leis todos os dias e o gasto para acompanhá-las é enorme. Conforme o seu poder lobista você consegue isenções e assim temos dois pesos e duas medidas o tempo todo em termos de legislação. É como se um filho fosse mais bonito que outro em uma família e por isso recebesse benesses. Aqui temos cidadães de segunda classe e um desejo enorme de saquear o dinheiro público por todas as classes de funcionários. Essas são apenas algumas das razões do porque as crises por aqui são previsíveis e porque tantas coisas não funcionam por aqui. 

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Quem não quer trocar ou quer trocar pouco é avarento

É isso aí !!! A troca está por trás do mundo !!! É trocando produtos e serviços por dinheiro e depois dinheiro por produtos e serviços que a vida é feita !!! Trocando ideias com que tem melhor resultado do que nós é que progredimos. Trocando dinheiro por produtos serviços vivemos melhor, com mais conforto e de forma mais civilizada. Pena que grande parte das pessoas aqui no Brasil não pensem nem ajam assim; são acumuladores de todo tipo, verdadeiros sorvedouros de energia. Cansei de ver exemplos de pessoas assim se tornarem o morto mais rico do cemitério. Pessoas que morreram e levaram junto consigo bons ensinamentos que poderiam ter passado adiante. Sou a favor das trocas, do trabalho em equipe, da troca de afetos. Vamos economizar somente o que é preciso !!! 

Quem não quer trocar ou quer trocar pouco vai ficar celibatário

Mais uma do Gikovate !!! Conheço várias pessoas assim: tem um baixíssimo índice para doar-se e receber. Acho que podemos falar em um coeficiente amoroso: alguns são emotivos, se envolvem nos problemas dos outros, mostram interesse real e verdadeiro pelo outro. Outros são verdadeiras paredes: não se importam com nada e nem com ninguém exceto seus animais de estimação. Considero esses "seres humanos" menos "humanos", menos desenvolvidos mas quem sou eu para julgá-los ? Eles não pagam minhas contas nem eu as deles. São pessoas totalmente refratárias a qualquer sugestão externa ao seu mundo e suas crenças. O comportamento deles denuncia suas intenções.

Aprender com quem tem melhor resultado que você

Faço e fiz isso a vida inteira e por isso sempre melhorei, dia após dia. Para isso sempre fui humilde o suficiente para reconhecer que o outro era melhor do que eu em algum aspecto. O passo seguinte era descobrir como o outro tinha conseguido (perguntando/questionando) ser melhor e após uma reflexão e ponderação decidir se valeria a pena seguir o mesmo caminho (ou se seria possível). Como fiz isso a vida inteira cheguei a consensos que muitos ainda não tem. Foi a correção dos meus erros que fez com que eu evoluísse. Para corrigi-los primeiro tive de reconhecê-los, coisa que poucos fazem.

A importância da publicação dos salários da USP

Vibrei com a publicação !!! Acho o máximo saber quanto ganha aquele que me dá aula para adquirir consciência do seu esforço e valor. Digo isso porque a qualidade na época da minha graduação não era a regra mas a exceção. Com a informação do salário surge alguma esperança de cobrança de resultados embora a possibilidade de retaliação seja imensa, já que o professor tem o poder de reprovar alunos dando provas impossíveis além de ser necessário um decreto do governador para demiti-lo. Na verdade sempre quis saber tudo sobre aquilo que me afeta, direta ou indiretamente, até o infinito.

Acabaram com a USP

Eu sempre tive uma ideia de que a Universidade fosse diferente do resto do serviço público brasileiro. Um lugar onde a "Ciência Vence" como diz o brasão que tenho da USP. Vivi o suficiente para ver que minhas crenças foram desmentidas pelos fatos: quebraram a USP. Corporativismo e saque as verbas fizeram que os salários superassem a receita. Fizeram o mesmo que fazem os deputados e senadores que se sentem donos do dinheiro público e em menor escala os presidentes, diretores e gerentes de empresas de capital aberto pulverizado. Parece aquela frase: aquele que a educação não libertar irá querer fazer o mesmo que seu opressor: tornar-se de oprimido opressor. Triste.

domingo, 16 de novembro de 2014

A sacanagem dos planos de saúde

Saúde é um negócio que movimenta milhões de pessoas e bilhões de reais. E as empresas não são exatamente exemplos de santidade. Por isso estão sempre defendendo o seu lucro com unhas e dentes. Ouvindo uma advogada que defende consumidores ela disse que existem planos que colocam todos os velhos em uma única carteira. Com isso os velhos, que normalmente demandam mais serviços de saúde e tem doenças pré-existentes, tem de pagar mensalidades cada vez mais altas. Imagino que no limite eles teriam de pagar de mensalidade quase o que usam dos serviços médicos e que a operadora repassa para os prestadores de saúde. Assim se beneficiariam apenas do fator "atacado" quando as operadoras negociam os valores que pagarão aos operadores. Pagar particular pode ser suicídio financeiro aqui no Brasil onde ninguém faz isso e os operadores utilizam preços extorsivos nas margens dos insumos utilizados. 

FGV + INSPER X USP

A FGV e o INSPER tem excelentes professores, pagos a preço de ouro e excelentes instalações e seus alunos podem ser muitos bons, se não tão bons no vestibular da FUVEST pelo menos bem próximos. Já a USP conta com a tradição de séculos, os melhores alunos no vestibular e professores que também são excelentes (em alguns casos). Já as instalações materiais obviamente não são tão boas e ainda tem greves periódicas e outras mazelas do serviço público. Quem irá vencer a disputa pelo amor e glória ??? A resposta poderia estar no tipo de conhecimento que o curso exige para formar alunos excelentes. É como uma faculdade de medicina sem hospital para os alunos treinarem ou então faculdade de engenharia sem laboratórios completos. Na FGV estamos falando de cursos de economia, administração e direito. Ou seja, cursos de humanas com matemática, sem laboratórios e hospital dia. Já na minha época haviam colegas que tinham passado na USP e na FGV que escolheram a FGV porque não tinham problemas financeiros e sabiam do efeito "panela".  

sábado, 15 de novembro de 2014

Em uma empresa pequena o dono controla tudo inclusive a possibilidade de perder reclamações trabalhistas

Uma pequena empresa com donos atentos e bem instruídos pelo tempo, pela experiência e por bons advogados pode ter performances impossíveis para outras empresas, em particular as grandes, com milhares de empregados. É o caso do controle dos direitos trabalhistas dos empregados. Na empresa pequena tudo com relação aos empregados é monitorado e documentado, inclusive com a utilização de questionários e procedimentos emprestados de empresas "especializadas". Em um processo de "continuous improvement" o empresário inteligente e sábio vai observando e aperfeiçoando seus controles. Com isso não perde um processo trabalhista, quando muito "empata". Na área de contas a receber e concessão de crédito o pequeno empresário não tem inadimplência: tira SERASA tanto dos clientes quanto dos fornecedores periodicamente. Imagine uma grande empresa sem cobrança, departamento jurídico, processos de cobrança e execuções diversas. Vale o mesmo para uma grande empresa com milhares de empregados: sempre existirão os mal intencionados que se unirão para entrar na justiça do trabalho e extorquir dinheiro da grande empresa. Trata-se de um câncer que somente seria eliminado com o aumento do controle, melhor seleção de empregados, mudanças culturais e mesmo assim haverão situações impossíveis de serem evitadas e revertidas. 

Quando um advogado erra e pode ser processado pelo cliente por perdas e danos

Uma advogado pode errar no exercício da sua profissão. Não é raro acontecer. Pode ser que ele escolha a estratégia errada para conduzir o processo. Pode ser que ele entre com o processo errado ou totalmente sem nenhuma possibilidade de ganho por conta de vícios diversos. Pode ser que ele perca um prazo para recorrer. Tudo pode acontecer porque o advogado é humano, pode estar sobrecarregado, ter problemas pessoais bem na semana decisiva do seu processo  ou ele pode simplesmente ser inexperiente ou incompetente na matéria em que você o contratou. Para provar que o advogado errou em primeiro lugar o cliente precisaria identificar isso. Para identificar o cliente precisaria acompanhar o processo de perto e entender minimamente de direito, processo, etc. Um cliente desses é um cliente diferenciado que praticamente não existe. O advogado fica surpreso quando algum cliente o questiona porque isso é incomum e insólito. Um cliente desses adquiriu seu conhecimento jurídico em geral imitando alguém e nesse caso contrataria esse alguém para ser seu advogado ou para recomendar alguém. Nem todo mundo leu o livro Você tem todo Direito, trabalhou em grandes empresas e teve contato com lides jurídicas diversas ou foi autodidata, além de ser questionador, ponderado e reflexivo. Como diz meu amigo advogado e vizinho: eu tenho um conhecimento jurídico muito acima da média. 

Subsumir

subsumir 
sub.su.mir 
(sub+lat sumerevtd Filos Segundo a doutrina de Kant, considerar um indivíduo como compreendido numa espécie, um fato como sendo a aplicação de uma lei, uma ideia como dependente de uma ideia geral etc.

Em direito isso significa classificar seu caso específico em uma "caixinha": toda ação precisa de um título e de uma lei que se aplique a ela. O que acontece nos grandes escritórios é que as caixinhas são muitas e cada uma é especializada ao extremo. Isso é possível pelo volume e diversidade de processos que um grande escritório tem, permitindo a especialização dos seus advogados. É algo parecido com a especialização de Taylor e Ford em administração que foi aplicada a industria automobilística. O risco é o especialista somente enxergar a árvore e não a floresta como sempre. Haverão ações raríssimas que somente um especialista saberá como conduzir. É claro que serão exceções e serão caríssimas. As ações são em tão grande número que podemos aplicar estatística no seu estudo. 

EM escritórios pequenos sua ação pode ser colocada "no mesmo saco" que várias outras, chegando ao limite no advogado "que faz tudo". Pensando em como é o direito e a péssima formação dos advogados aqui no Brasil acho temerário cair na mão de um advogado desses mas eu sou um caso a parte devido as minhas exigências. 

A classe dos alunos do Jardim Angela

Vi alguns anos atrás um estudo que pegou alunos do 1o Grau de uma escola pública do bairro pobre do Jardim Ângela. A reportagem identificou os alunos na clássica foto junto com a professora e 30 anos depois procurou saber o que aconteceu na vida de cada um deles. Descobriu que quase ninguém melhorou de vida. Quase todos moravam ainda no mesmo bairro pobre e seus filhos frequentavam a mesma escola pública. Casaram com pessoas de lá mesmo e do mesmo nível sócio econômico social. O que melhor se saiu, o que era considerado o "rico" da turma, conseguiu se tornar supervisor de segurança do metrô de SP. Observe que para ser segurança você precisa necessariamente ter um físico avantajado, de forma que a instrução obtida na escola pública pode ser secundária nessa profissão. O estudo comprova que mudar da região africana para a indiana, depois para a asiática e finalmente para a europeia pode demorar gerações e nunca ocorrer. 

O homem médio e os relacionamentos

Seus amigos são os amigos que conheceu na infância e que estudaram com ele no mesmo colégio público do bairro com quem compartilha a cultura, hábitos de consumo e histórias. Seus relacionamentos amorosos também são em geral os que consegue no bairro, já que não tem contatos com mulheres de outros locais nem cacife para ostentar condições econômico financeiras superiores a sua origem. Acaba se casando com alguma conhecida ou amiga de conhecida, não raro irmã ou prima de algum amigo ou até mesmo prima da mesma família. Fixa residência no mesmo bairro para que a mulher fique próxima a sua mãe e facilite a educação e criação dos dois filhos que certamente sua mulher terá. Dificilmente largará a mulher porque precisa dela. Ela também precisa dele mas é muito comum ser infiel e inclusive ter um estepe em 50% dos casos. Não é raro algum filho não ser do marido oficial. Sua possibilidade de conseguir uma mulher bonita é diminuta como é diminuta a possibilidade que essa mulher fique bonita por muitos anos. Além disso o que mais valoriza na mulher é que ela cozinhe para que ele não precise cozinhar. Sua mulher geralmente terá menos instrução que ele mas não raro dará as ordens na casa. As vezes essa mulher trabalhe e tem renda significativa quando comparada a renda do casal. Por conta do pouco investimento em saúde e por todo tipo de problema que em geral tem por conta da pobreza vê sua vida ser uma vidinha em todos os aspectos. 

O homem médio e o dinheiro

O homem médio brasileiro tem uma casa na periferia, um carro velho da Fiat, Volks ou GM e uma caderneta de poupança. Trabalha em uma pequena ou média empresa nacional privada e ganha pouco. Seus filhos estudam na escola pública do bairro, ele usa o convênio médico da empresa bem como sua família e viaja para a Praia Grande. Na justiça sua principal ação é processar seu antigo empregador. É casado e tem dois filhos. Faz compras no mercadinho e na farmácia do bairro. Quando vai vender, comprar ou alugar um imóvel procura sempre uma imobiliária. Compra seu carro usado de um intermediário. Gosta de reclamar no PROCON e meter a boca quando é mal atendido mesmo pagando uma miséria. Não leva a família almoçar ou jantar fora e compra pizza no bairro por R$ 20,00. Vê novela e fica sabendo das coisas "por ouvir falar". Encontra seus amigos no boteco da esquina. O último livro que leu foi no segundo grau. Não tem seguro do carro. Não tem telefone fixo e seu celular é pré-pago. Sua banda larga é da idade da pedra. Seu cartão de crédito tem limite de R$ 400,00. Quando a família aumenta faz um puxadinho no quintal. Nunca viu um engenheiro ou arquiteto na vida. Conhece alguém que já foi preso. 

Convencionais

O sexo mais convencional é o feminino. Não espere das mulheres grandes variações, nem para o bem nem para o mal. Tudo em geral tem uma explicação quando se trata de mulheres e muito poucas vezes a explicação é intrínseca a personalidade da mulher: ou seja, determinada ação é fruto da sua individualidade. Mulheres em geral fazem o que se espera delas. A pressão social é enorme para que elas se adaptem a rótulos e padrões estabelecidos pelos outros. Já os homens contam em geral com mais liberdade social, com aventuras de todo tipo. Essa orientação para o exterior aliena as vezes as mulheres dos seus sentimentos, conhecimento do próprio corpo e reações, etc. E cria nas mulheres uma certa predisposição para serem dissimuladas e manipuladoras. Então entre as mulheres temos pressão social para a neurose e nos homens além é claro da neurose uma maior predisposição a psicose. O que vão pensar de mim é típico de mulheres. As aparências, tão valorizadas em sociedade, também são a especialidade das mulheres e em particular do signo de libra. Quem se propõe a ser diferente tem de ser bom e melhor do que a média senão irá fracassar. Tem de ser mais inteligente, sábio e ousado. Por ser muito mais arriscado o retorno tem de ser muito melhor que a média também.

A visão de cada um

Um amigo que tem uma mulher funcionária pública, portanto com rendimentos crescentes ao longo do tempo, acha que as mulheres ajudam o marido nas despesas comuns. Outro, ligado a mente inferior, acha que criar bem filhos ainda é não deixar faltar nada materialmente para eles. Um terceiro acha que mesmo um casamento falido entre os cônjuges precisa ser mantido a qualquer custo pelo bem estar dos filhos. Amigos e parentes extremamente neuróticos não percebem que caminham a passos largos para a demência precoce. Nenhum dos meus amigos incentiva o gosto pelas artes nos seus filhos. Um paga aulas de tênis e balet para as filhos. Outro paga aulas de equitação. Uns gastam mais e outros menos com seus filhos. Um reclama das despesas que tem hoje em dia e que seu pai não tinha. Outro nunca pagará um colégio de elite para o filho porque acha que não é tão importante assim. Tenho a impressão que essas visões são distorcidas embora bem intencionadas. Essas estratégias serão testadas na adolescência e depois no vestibular. De minha parte observo e respeito as decisões dos meus amigos, familiares e parentes. As vezes me manifesto para não ser omisso mas sutilmente. Afinal, não vou perder minha preciosas amizades !!!

Quem insiste em julgar os outros tem sempre alguma coisa para esconder

São palavras de Renato Russo. E quem esconde gosta de desenterrar defuntos. Pessoas que julgam em geral julgam errado porque nem ouvir o réu ouvem. Inventam coisas sem conhecimento de causa, rotulam as pessoas e poem todos no mesmo saco. Não tem capacidade intelectual de avaliar um a um individualmente. Esse tipo de gente não conhece estatística nem as palavras "é provável": eles tem certeza que estão certos e só isso mostra sua ignorância. 

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Homens tradicionais

Meus amigos são homens tradicionais, provedores de suas casas, em trabalhos tradicionalmente ligados aos homens. São empresários, engenheiros, gerentes de TI. Nenhum deles teve uma vida diferente do "normal" como eu. Cada um deles reproduz o que receberam de suas famílias. De um deles divorciado ouvi que nunca faltou algo para seus filhos do primeiro casamento e nada faltará para seus atuais filhos do segundo casamento. A última vez que ouvi essa frase foi de uma tia que teria hoje 84 anos se estivesse viva. Ou seja, é um pensamento retrógrado. Homens dessa época ficavam apenas com o papel profissional porque era o único que eles conseguiam desenvolver e que era cobrado pela sociedade. Era muito cômodo ser realizado profissionalmente e deixar todo o resto para os especialistas, no caso para a esposa. Nessa época somente perdia o emprego o mau empregado porque as empresas eram eternas. Um homem desses também precisa de um casamento tradicional porque é o reflexo dele mesmo. Um casamento com filhos, cachorro, gato, papagaio, etc

O homem médio e a saúde

O homem médio não vai ao médico fazer exames periódicos. Assim sendo não pega as doenças no começo, quando ainda são mais facilmente tratáveis. Quando tem sintomas mais sérios procura o serviço público no posto de saúde.Aí marcam exames para 6 meses depois e o sujeito simplesmente morre em algum pronto socorro antes de poder fazer os exames. As estatísticas do SUS estão ai para mostrar isso. 

Mulher até para cometer crime

Faz por influência do marido, namorado, amante. Pelo menos é o que dizem as estatísticas do sistema prisional onde 10% são mulheres, a maior parte presas por tráfico de drogas. Como já disse em outro post nunca fiz negócio com uma mulher e cansei de ver mulheres conseguir empregos, sociedades, etc sendo amantes de alguém. A estratégia parece ser a seguinte: quando nova tentar casar e engravidar de alguém rico, que garanta bens e pensão gorda. Quando isso não der certo ou a idade chegar tornar-se amante de alguém poderoso que dê emprego ou sociedade, conforme o caso. Ou seja, ganhar dinheiro de forma direta com um "plus" a mais. Ouvi de uma amiga uma vez que ela queria um homem que a sustentasse. Já fez 50 anos e continua esperando. Outro dia vi uma mulher com uma formação de menor qualidade chegar a um dos hospitais de referência. Imagino que seu marido médico tem algo a ver com isso. Também vi no passado uma advogada bonita conseguir ser síndica em massas falidas. Não preciso dizer que ela era amante do juiz. São muito poucas as mulheres que não recorrem a esses expedientes no mínimo duvidosos moralmente falando, em particular aquelas que passam em concursos públicos concorridos e para cargos bem pagos.

Distorções

Quanto mais fraca da cabeça mais a pessoa distorce as situações presentes e passadas. Pessoas também distorcem situações por serem muito dramáticas, aumentando o que sentiram, acusando a outra parte de ser um carrasco, etc etc etc  São poucos aqueles que sabem contar uma história como ela realmente aconteceu. Eu fazia isso na minha profissão por isso sou muito bem treinado e tenho boa memória e a uso no momento certo. No Brasil não temos muita educação formal, somos um pais em desenvolvimento com muitos problemas estruturais inclusive. Fazer negócios aqui é uma temeridade devido a nossa insegurança jurídica por exemplo. Ponderar, questionar e refletir não são condutas habituais aqui. Julgar e meter o pau nos outros sem nem ao menos os ouvir é esporte nacional. Somos o país das distorções e dizer eu fiz por merecer é para poucos, muito poucos . . .

Não procuram porque não sabem ou não reconhecem

As pessoas são assim: não sabem que podem obter vantagens consultando as pessoas certas. E as pessoas certas são poucas. Além disso a maioria é bovina: segue o que os peritos e autoridades dizem para fazer e essas pessoas muitas vezes tem uma agenda oculta ou não sabem o que de melhor pode ser feito para o seu "cliente" por pura incompetência. É assim que muitos pagam para serem prejudicados. E aí ficam com medo e acovardados. É assim também que nem meus amigos me procuram para que eu lhes dê orientações: eles não sabem que eu sei e que posso ajudar. Ficam paralisados com seus problemas e nessa condição não ouvem ninguém. As mudanças são em geral lentas e forçosas, Poucos são aqueles que escolhem o seu destino e fazem mudanças espontâneas, conscientes. Poucos são aqueles que enfrentam situações novas com desenvoltura, que acumulam recursos e sabem usá-los no momento certo.  

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

O padrão insólito se manifestou cedo

Desde a compra do primeiro carro, um Passat 4M, que era uma série especial da Volks, passando pela compra da moto sem saber dirigí-la e pelos demais carros. Muito diferente dos compradores de Gol Prata a vida inteira. Na decoração da casa também temos peças únicas bem como nos diversos tênis comprados durante a vida toda, desde o conga com palavras em inglês. Sempre tive roupas diferentes também, como a calça com os nomes das companhias aéreas. No emprego se manifestava nas cores dos ternos e nas gravatas. Sempre fui fashion e diferente. 

Original e brilhante

De vez em quando faço auto análises comparativas com meus amigo, parentes, familiares e demais pessoas. E todas as vezes que faço isso percebo como minha trajetória de vida foi insólita. Qualquer que seja o aspecto avaliado: relacionamentos, econômico financeiro, profissional ou saúde. Em todos eles minha vida foi incomum. Dos imóveis que comprei, da forma de pagamento, dos empregos que tive, dos amores que vivi, dos problemas de saúde que tive e até da vida que tenho hoje em dia. Sem falsa modéstia eu sou uma pessoa interessante e tenho histórias para contar. Não foi fácil mas foi intenso, muito intenso. 

Você é uma média das 5 pessoas com quem mais convive

Sinto que aplicar esse critério ao meu falecido pai lhe é desfavorável. Após a sua morte tivemos contato com alguns dos seus "amigos" e pudemos ver que o nível intelectual deles era baixo. Com relação aos irmãos dele também sabemos que não existiam pessoas brilhantes, muito pelo contrário. Meu pai tinha pouquíssimos conhecimentos sobre aplicações financeiras e sobre concessão de crédito para aluguel de imóveis. Também seus conhecimentos na área de saúde eram superficiais: uma vez quando eu o questionei ele me disse que não era médico nem tinha estudado para isso. Em termos de relacionamento em geral se comunicava mal e não tinha vida social. Sua maior conquista foi profissional e ganhar dinheiro como executivo de multinacional. Nisso ele era bom, muito bom.

Quando morei em um bairro indiano com pitadas de áfrica

Foi logo que me casei e reformei uma casa de aluguel que meu tinha na periferia. O bairro era basicamente indiano mas havia uma favela nos fundos da minha casa, o que caracterizava a África. Foi voltando para esse endereço de uma viagem a "Europa" onde moravam um tio e primos no interior que um africano da pior espécie bateu no meu carro e quase causou danos pessoas além dos materiais graves. O africano era um segurança armado, que estava com um carro que não era dele, andava em alta velocidade, estava bêbedo, fez uma ultrapassagem proibida, forjou um processo por lesões corporais culposas. Ou seja, era o lixo dos lixos. Essa experiência mostrou-me claramente que o entorno de onde você mora pode te fazer muito mal e que vale a pena investir em uma moradia na Ásia e até na Europa, se você conseguir.

Empregado X Empregador e Marido X Mulher

Quando somos consumidores de algum serviço ou produto e não estamos satisfeitos o que fazemos é substituir o fornecedor. A satisfação depende do nível de exigência e do preço pago pelo serviço ou produto. A grosso modo é também o que acontece nas relações empregado X empregador e marido X mulher, com um detalhe: romper essas relações tem custos muito mais elevados do que simplesmente trocar um prestador de serviços eventual ou produto. Devido a essa característica existe uma maior elasticidade nesses relacionamentos. O emprega aguenta muita coisa do empregador e o empregador aguenta alguma coisa do empregado,. O mesmo acontece com marido e mulher. O que muda é o tamanho da paciência dos envolvidos e as demais condições de contorno. Relacionamentos em que o empregado acha que faz muito e o patrão acha justamente o contrário em algum momento será rompido. É a famosa frase: você está insatisfeito ??? Que o patrão de cima de sua posição bem remunerada e confortável pode fazer após o desabafo do empregado que se acha de alguma forma injustiçado. Da mesma forma o marido pode achar que faz muito pela sociedade conjugal e a mulher pode achar justamente o contrário: que além dele fazer pouco é ela que faz muito. Observe que o fazer pouco ou muito depende da ideologia de cada um dos indivíduos envolvidos nesses relacionamentos. A tendência é de quem aposta da disciplina e esforço físico braçal considerar quem toma decisões criativas e estratégicas folgado. Já quem toma decisões estratégicas costuma reconhecer o valor do trabalho do braçal mas lhe dando um valor relativo, já que ele pode ser facilmente substituído pois existem muito mais braçais que talentosos. Da mesma forma que o vínculo entre empregado e empregador vai se desgastando o vínculo entre o casal também pode sofrer o mesmo. Relacionamentos desgastados tendem a se romper em algum momento no futuro. 

Autoridade

A autoridade mais primitiva é fundamentada na violência ou ameaça de violência. O segundo tipo de autoridade vem da gratidão. Arisco um terceiro tipo de autoridade, fundamentado no saber. Esse terceiro tipo não foi nem mencionado do artigo do Contardo de hoje. Acho que ele é muito sofisticado para a maior parte da humanidade, infelizmente. 

Nunca pare de fazer o seu melhor só porque alguém não lhe deu o devido crédito

Esperar reconhecimento de quem não tem o mesmo nível de discernimento que você é bobagem. Essas pessoas não tem consciência e para elas somente existe o que elas conhecem. Ficar esperando um elogio do chefe, dos seus pais, de seus parentes, dos seus irmãos e irmãs pode ser perda de tempo. Isso acontece porque muitos deles sentem inveja de você. Quem pode te elogiar com mais sinceridade é quem de admira sem invejar: seus amigos verdadeiros. A inveja é um tipo de admiração mas negativa em si porque o invejoso deseja ser ou ter o que o outro é ou tem mas sem o esforço correspondente. Eu sempre procuro fazer o que é melhor em todos os aspectos e sempre esbarro na inveja dos menos capazes e infelizes.  

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Os infelizes da família

Os infelizes da família do meu pai nunca conseguiram comprar uma casa na vida. Viveram a maior parte do tempo em sub habitações alugadas, no tempo em que o aluguel era vantajoso para quem alugava. Os infelizes tiveram a sua única oportunidade de morar um pouco melhor quando ocuparam as casas que eram alugadas pelo meu avô. Eles reformaram essas casas e seguindo a vontade da minha avó em testamento foram beneficiados para se tornarem proprietários dessas mesmas casas. Acontece que por um problema legal somente 75% dessas casas lhes pertencem hoje, sendo os outros 25% um condomínio com os demais herdeiros. Isso significa que os infelizes nunca poderão vender suas casas sem a anuência dos demais herdeiros. A hipótese de dissolução de condomínio via judicial é uma furada, pelos custos, pela demora e pelo resultado pífio. No entanto algumas das infelizes ficam gritando aos quatro ventos são donas do imóvel em que habitam. Coitadas !!! ou são tão ignorantes que não sabem o que falam ou então são pessoas de má fé. Em qualquer uma dessas hipóteses é bom manter distância. 

Os Africanos são muitos

Os africanos são a maioria aqui no Brasil. Por isso exercem muita influência sobre os costumes e crenças gerais, além de imprimirem seu caráter no povo brasileiro na média. Caso você queira ser diferente dos africanos precisará encontrar sua turma e viver em guetos específicos ou em ilhas. É assim que temos ilhas indianas, asiáticas e europeias. Podemos nos defender dos africanos trabalhando em empresas que não são africanas ou pelo menos em setores que não são. Também podemos estudar em colégios particulares distintos e cursos universitários idem. Podemos frequentar consultórios médicos e hospitais diferenciados, fazer viagens para lugares onde os africanos não tem acesso ou interesse.Também podemos nos isolar dentro de carros mais caros com ar condicionado e ver os africanos pendurados nos ônibus. Podemos escolher nossos amigos entre os iguais a nós e também podemos esquecer os familiares de quem não gostamos, pelo menos até o inventário. Casamentos entre classes diferentes tendem a não durar também, portando quando pudermos também escolheremos dentro da nossa classe social. O fundamental é não ir onde somos apenas tolerados mas onde somos celebrados !!!

Eu conheço as mulheres

Conheço nos negócios que elas nunca decidem mas dão palpites. Conheço nos relacionamentos onde elas podem ser dissimuladas e manipuladoras. E conheço na saúde devido aos muitos anos de estudo e leitura. Já consegui até ser amigo de algumas delas. Sei das vantagens que elas tem e das desvantagens no jogo da vida. Consigo até fazer algumas previsões a respeito do futuro delas. Eu as conheço profissionalmente também. Por isso tenho tantos problemas com elas: eu as conheço demais!

Nunca fiz um negócio com uma mulher

Essa é uma amostra da realidade em São Paulo capital, a maior e mais rica cidade brasileira, aquela que teoricamente mais oportunidades oferece as mulheres de progredir econômica e financeiramente. Nunca vendi um carro usado, nunca vendi uma casa, nunca aluguei um imóvel. Ou seja, os negócios que um particular normal faz. Mulheres em geral não fazem negócios mas dão palpites e podem inviabilizar todos eles. O homem em geral tem o dinheiro para fazer o negócio mas sempre consulta sua mulher e deixa-se influenciar por ela. Mulheres sozinhas, destemidas, grandes empresárias, que batem o pau na mesa eu nunca vi. Em compensação cansei de ver mulheres se esconderem atrás de homens, maridos, filhos, irmãos e pais. Nunca é demais lembrar que a espada da mulher é sua língua e ela nunca a deixa enferrujar. 

A profecia: essa herança nunca sairá

Trata-se da herança do meu avô paterno. Mais um caso de um condomínio entre irmãos, sobrinhos e cônjuges com diferenças de cultura, instrução, caráter, moral e ética. A história se repete. Tudo poderia ter sido evitado mais uma vez caso o mais inteligente dos filhos do meu avô tivesse convencido meus avôs a venderem a maior casa, além de fazerem algumas outras providências. Faltou o conhecimento de que irmãos sentem ciúme e inveja uns dos outros por conta de diferenças de idades, de fases econômicas financeiras que a família passou, do trabalho que tiveram uns com os outros, da inteligência com que cada um nasceu, além das preferências pessoais dos pais. O filho mais inteligente até que tentou do jeito que sabia e da forma que achava certa. Pena que provavelmente não consultou mais ninguém, em particular alguém mais preparado, inteligente e sábio, de forma que o abacaxi fosse resolvido de uma forma melhor, Do jeito que ficou 3 quinhões podem ser perdidos, prejudicando duas tias e o próprio filho inteligente. E é assim que se perdem fortunas . . . 

Prevendo problemas - primos tranqueira

Tenho um tio que está interditado e que possui bens em seu nome. Esse tio não tem herdeiros e existe a possibilidade de que sobre alguma coisa dessa herança para ser partilhada com uns primos que são lixos de pessoas. Como me disse um desses primos, o mais bonzinho, ele conhece seus irmãos. Eu estou conhecendo esses irmãos dele pelos processos que eles demandam. Como um deles é advogado e desonesto, prevejo dificuldades para tudo nesse inventário, inclusive para nomear o inventariante. Ai o processo não vai andar e os imóveis não serão vendidos nunca nem haverá dinheiro para pagar o imposto ITCMD. Ficarão alugados por preços irrisórios, deteriorando-se, até o dia que o inquilino se cansar ou morrer. Ai nem inquilino arrumaremos, como já acontece com a casa mais valiosa. Vi esse primo bonzinho invadir uma propriedade que era dele para evitar a tirania dos irmãos contra ele. É por isso que não dão certo esses inventários em condomínio. Condomínio só dá certo com pessoas de mesma cultura, nível moral e ético, instrução, caráter, etc. Quando africanos formam um condomínio com indianos, asiáticos e europeus podemos esperar problemas de todo tipo, desgaste, gastos e muito conflito. Quem puder cairá fora de tal condomínio passando o abacaxi adiante. Quem não puder amargará prejuízo.  

terça-feira, 11 de novembro de 2014

O mercado em alta e em baixa

Quando o mercado está "bombando" ocorre o giro rápido de mercadorias e dos estoques. Nessas ocasiões os dois únicos mercados que interessam para particulares, que são os de veículos usados e de imóveis usados podem encontrar um comprador e mais do que isso, um bom comprador, que pague bem. Quando o mercado está em baixa e todos estão tendo prejuízos acontece o oposto: quase tudo encalha e os comerciantes ficam gananciosos, querendo esfolar a pele dos pobres particulares que caírem nas suas garras. É assim que nem se interessam em comprar seu carro usado porque o mesmo ficará parado no estoque deles e quando se interessam é porque já tem comprador certo ou o carro é um cheque ao portador. Nas trocas então o comerciante é mais cruel ainda. Tudo isso se baseia no fato do particular procurar o comerciante. Quando alguém nos procura para comprar nosso carro a primeira barreira já foi vencida: essa pessoa gosta do nosso carro. E como fazer proposta indecente e pedir alto não paga imposto sempre existirão os especuladores de todo tipo nesse mercado. É a realidade e lutar compra ela é uma tarefa hercúlea. 

Relacionamento e confiança

No relacionamento pessoal de alto nível é fundamental ter confiança. Coisas importantes são depositadas na mão do outro quando existe a necessidade de confiança. Quem nunca se arriscou também nunca colheu o que de melhor poderia. Por isso é preciso analisar indícios de que se pode confiar em alguém e um meio de fazer isso é ver se a pessoa é verdadeira em outras áreas da vida, como contratos, vínculos empregatícios, cumprimento de promessas, ou seja, resumindo, verificar se a pessoa não mente. Isso é fácil, Difícil é descobrir dissimulados porque esses podem ser verdadeiros psicopatas. São os estelionatários extremamente inteligentes por exemplo. Para escapar deles é preciso ser mais esperto que eles o que nem sempre é fácil já que eles pensaram em quase tudo previamente. Eles são fundamentados na realidade de que quando a premissa é falsa pode-se provar qualquer coisa. É o caso do uso de documento falso por exemplo. Pessoas que foram desiludidas nos relacionamentos pessoais podem se tornar refratárias a novos relacionamentos. Ao invés de aprenderem com a correção dos erros passados simplesmente não querem mais participar do jogo. Não podemos impedir que as pessoas sejam assim. Temos de respeitá-las mesmo não concordando com a decisão delas.  

Passa lá em casa mas nunca dá o endereço

Assim é com grande parte dos paulistanos. Percebo que as visitas são raríssimas aqui em São Paulo. Cada um se enfia no seu apartamento e fica por lá mesmo. Mesmo assuntos de interesse comum do condomínio são negligenciados. Imagine então ter real interesse por algum vizinho. Colegas de trabalho são minimamente simpáticos porque sabem que dependem uns dos outros. Competem pelas promoções e melhores remunerações mas no dia a dia tem de chegar a um acordo para produzir com um mínimo de eficiência. Restam os verdadeiros amigos e familiares queridos que você quer ver e conversar, mostrando real interesse por suas vidas, negócios, etc etc etc. Tem até um ditado por aqui que diz: não sendo dinheiro tudo bem !!! . Ninguém faz festas aqui no meu prédio há anos. Ninguém fica por aqui nas festas de final de ano em geral. No prédio da minha mãe como existem mais pessoas existe ainda alguns corajosos que fazem um churrasco ou festinha. É isso ai : passa lá em casa mas nunca dá o endereço !!!

A inveja é silenciosa

A frase é mais uma vez do Facebook. Todos os outros defeitos são manifestados e podem ser identificados pelos sinas exteriores. Cansei de encontrar invejosos a minha vida inteira. E eles de tudo fizeram para me destruir. Eu sofri os golpes sujos deles e por uma constelação de circunstâncias fiquei doente. Hoje em dia eu reconheço a inveja não pelos seus sinais exteriores óbvios mas pelas suas consequências, exatamente como aquilo que é intangível. São pequenas agressões gratuitas como diz o Gikovate, críticas desonestas e por aí vai. O melhor a fazer é evitar invejosos e por isso que as pessoas procuram se relacionar com pessoas semelhantes a elas mesmas em termos econômicos financeiros. É a famosa prevenção contra o olho grande . . .

A pessoa mediana identifica quem é mais obtusa que ela

No entanto não identifica quem é mais inteligente. Isso acontece porque a pessoa é limitada ao seu universo. Para ela o que ela não conhece não existe. Por isso quem conhece muito tem muito mais recursos e pode fazer escolhas muito mais inteligentes. É por isso também que ao enfrentar situações novas é que se percebe quem tem recursos. Aqueles que fazem sempre a mesma coisa a vida inteira tem a obrigação de fazer bem feito. Aqueles que nunca fizeram algo somente farão bem feito ou minimamente de forma satisfatória e funcional se forem superdotados. Uma pessoa mediana não conseguirá se virar minimamente em uma situação nova e irá procurar a ajuda do especialista e do perito. É assim que o mundo funciona e é besteira lugar contra esse fluxo . . .

Diga-me onde moras que eu te direi quem és !!!

Salvo exceções temporárias, quem mora nas diversas regiões (africana, asiática, indiana e europeia) continua morando nessas regiões eternamente. Isso acontece por conta dos casamentos com pessoas que moram em bairros próximos, teoricamente de mesmo padrão sócio econômico e depois por conta das mulheres quererem ficar próximas a suas mães no momento de parirem. Quem mora em uma dessas regiões também costuma ter hábitos de consumo parecidos. Grandes deslocamentos são desgastantes e contraproducentes por isso as pessoas em geral fazem de tudo para evitá-los. Portanto não é todo mundo que mesmo podendo evoluir de habitação que o faz. De cabeça então, pode esquecer . . .

Meus Amigos e a África

Não tenho amigos na região africana. O máximo que chego é até a Índia. Mesmo esses amigos não são os melhores amigos e são aqueles que mais erros cometem, além de terem se casado não exatamente com as mulheres mais jovens ou bonitas. Os demais são solteiros. Os amigos mais frequentes são asiáticos. Não tenho amigos que residam na região européia, exceto um que está lá por herança e por mais paradoxal que possa parecer é o mais pobre e falido. Portanto vale o princípio hermético: semelhante atrai semelhante ou asiático tem amizade com asiático.

Sociedade Conjugal

A Sociedade Conjugal é a menor sociedade que podemos formar. Ela é constituída de duas pessoas de sexos iguais ou diferentes. E mesmo nessa picula sociedade os fracassos são enormes. A convivência as vezes é proveitosa nos bons momentos e frente a dificuldades inesperadas azeda. As que duram mais são justamente as que menos esperam da sociedade. É assim que sociedades na matéria costumam ser as mais duradouras. Também houve um tempo em que as dificuldades eram tantas que para enfrentá-las o casal precisava ficar junto. Hoje em dia a vida de solteiro é muito mais agradável e com isso o casamento perdeu muito da sua força. Caminhamos para o padrão sueco onde 47% das pessoas vivem sozinhas . . . talvez porque somente elas mesmas se aguentem !!! kkk !!!

Quando a sociedade com o cunhado azeda

Aconteceu um caso na família. Já imagino a cena: o irmão dizendo que o culpado pelo fracasso e falência é o cunhado e o marido da mulher dizendo para ela que o culpado é o irmão dela. Finalmente ela que não entende nada de negócio e é incapaz de fazer uma auditoria e um juízo de valor escolhe acreditar em um dos dois. É a mesma situação de dois irmãos sócios: a mãe tem sempre o seu preferido por n razões muitas delas irracionais e fica ouvindo que um é culpado do negócio ir mal, etc etc etc. De novo, a mãe não sabe nada do negócio, não pode fazer uma avaliação objetiva, não instrução nem capacidade para tal. Em geral esses pequenos negócios familiares ninguém quer comprar porque os compradores preveem problemas ocultos de todo tipo. É a mesma coisa que comprar um imóvel de uma empresa ou dos sócios de uma empresa ou de inventários com muitos herdeiros. Ninguém quer problema a não ser que paguem bem. É assim por conta do medo muitas vezes justificado. 

Africanos X médicos e delegados

Os únicos seres "europeus" que vão trabalhar na África profunda são aqueles que o estado fornece: Médicos e Delegados. E médicos e delegados conseguem comprar bons carros. E comprando bons carros e andando nas regiões africanas pode ser uma questão de tempo serem sequestrados e assaltados. Quem pode, como os médicos, pede exoneração e vai em busca do que é melhor para si. Engenheiros raramente trabalham na África. Alguns dentistas o fazem e por falta de concorrência ficam ricos, sempre dissimulando seu status verdadeiro. As profissões de nível superior são em geral exercidas em grandes empresas e grandes empresas em geral não ficam nas regiões africanas.

A dificuldade de agir em grupo

É incrível como pessoas que não trabalham em grupo tem dificuldade em agir conjuntamente com os outros. Não tem a cultura. Nunca tiveram de enfrentar grandes desafios que somente podem ser vencidos em grupo. É esse tipo de gente que sabe somente colocar a boca no mundo e não sabe fazer uma análise mais profunda do porque não deram certo suas demandas. Triste mas é a realidade . . .

Ter cara fechada significa ser confiável ???

Para os macacos que muitos são sim. É a mesma coisa do velhinho de olhos azuis ou do líder cabeludo e alto. Na falta de outros indicadores entre o piloto automático da genética em ação.  Os mal intencionados sabem disso e se aproveitam dos macacos. E que importa é ganhar dinheiro dos trouxas. Muito poucas pessoas se dão ao trabalho de entrevistar e questionar o candidato, afinal, nem sabem como fazer isso.

O advogado como Deus

O advogado como Deus e um corolário de o médico como Deus. Acontece assim: a pessoa não sabe nada de leis, de fóruns, de juízes e promotores. Ai acontece alguma coisa, como por exemplo a necessidade de um inventário. O infeliz totalmente despreparado para selecionar um advogado escolhem um "conhecido qualquer". Acontece que o conhecido pode não ter experiência naquele tipo particular de ação e é claro, não vai estudar para ser um bom advogado apenas para o seu caso. Afinal ele sempre pode dar uma desculpa qualquer para o bocó de mola que o contratou e que não sabe nada do mister da advogacia. Então o infeliz tem uma experiência com resultados ruins: perde alguma coisa, dinheiro, etc. A partir daí o infeliz passa a ser "gato escaldado" e fica achando que todos advogados são iguais, que é assim mesmo, etc etc etc . Vejo isso acontecer o tempo todo porque essas pessoas são os "São Tomés". Nunca passa pela cabeça do infeliz que o resultado ruim também é culpa dele. É o famoso colocar a culpa nos outros, no sistema, no universo. Nosso infeliz agora procura um advogado de confiança. E esse advogado de confiança vira "Deus", sendo inquestionável e sagradas todas as suas instruções. O que o infeliz não sabe é que confiança é bom mas controle é melhor. Acontece algo parecido com médicos. Observe que tudo isso acontece por conta da ignorância das pessoas. 

A mulher do médico

Infelizmente mesmo um médico, que teoricamente graças ao seu grande capital social poderia escolher uma excelente mulher, pode cometer erros na escolha da sua esposa. Isso é mais provável de acontecer quanto mais legal for o médico, ou seja, mais generoso. Exceto o psiquiatra, que tem por obrigação profissional olhar para dentro de si e despertar, os médicos das demais especialidades médicas são antes de tudo homens e por serem homens estão sujeitos ao que os homens sentem. Uma mulher que casa com um médico pode se achar a tal, a rainha da cocada branca. E quanto mais esse médico deixar essa esposa em uma posição confortável, mostrando que está aos seus pés, lambendo a sola, mais essa mulher poderá se achar poderosa, dona de tudo, confiante e arrogante. Triste que seja assim. Parece aquela profecia: podendo escolher escolhe errado. Até mesmo sendo médico. 

Você não pode fazer da exceção uma regra

Este é um problema recorrente na mente das pessoas: elas imaginam que os outros são iguais a ela, porque a si mesmo conhecem. Na prática é muito mais inteligente conhecer a média das pessoas porque quando lidarmos com alguém aleatoriamente sem nenhum filtro devemos sempre esperar a média. Quem determina o filtro tem de ser suficientemente inteligente e sábio para encontrar o que realmente deseja. É o caso das mulheres. Podemos esperar várias coisas das mulheres conforme a formação, a classe social, a profissão, a etnia e a idade. E como disse a Jane não adianta procurar uma que seja diferente porque é defeito de fabricação. Vale o mesmo para mães. Deve ser algum determinismo biológico impresso nos genes durante séculos. Nem tudo pode ser aprendido . . . 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Mais uma vez o Gikovate diz que para foras e decepções o negócio é substituição rápida

E no caso dos homens isso pode significar uma simples pesquisa na internet. No dia seguinte você já está conversando com novas pessoas, explorando novas possibilidades. Isso faz com que o jogo fique equilibrado, já que 50% das mulheres mantém um amante reserva e as outras não sofrem quase nada com o final de um relacionamento caso sejam jovens e caso sejam casadas só os bens que receberá mais a pensão pode fazê-las achar que fizeram um bom negócio e que deveriam ter feito antes. 

Alzheimer e Neurose

Em um post anterior escrevi que uma pessoa poderia ser neurótica o quanto quisesse que desde que ganhasse seu dinheiro e que seus familiares que convivessem com ela a aguentasse nada aconteceria. Agora um fato novo me obriga a rever o meu modo de ver a neurose. Existe sim um grande prejuízo para a pessoa neurótica e a sua doença irá afetá-la e levá-la muito mais rapidamente para a demência de Alzheimer. É um preço muito elevado a se pagar por ser neurótico e não se tratar !!! Temos um caso de pessoa extremamente neurótica em família e sinto dizer que os prognósticos para o caso não são bons: essa pessoa tem piorado com o passar dos anos, como costuma acontecer com todas as doenças psiquiátricas. Ou seja, o neurótico não apenas inferniza a vida de quem convive com ele ou faz negócios com ele como ainda se auto destrói. Portanto nunca foi tão importante ser "normal" . . . 

Quando você é superdotado

Você pode principalmente escolher melhor e planejar seu futuro. Ou seja, você conduzirá em primeiro lugar a você mesmo e em seguida poderá estar habilitado a conduzir outros. Você estará apto a ser andrógino, conhecerá os homens e as mulheres independentemente do seu sexo não apenas morfologicamente mas nas profundezas da alma. Você estará mais apto a ir mais longe, a resolver situações novas, a enfrentar desafios. Com isso dada uma determinada situação e condições de contorno você estará apto a determinar a situação de melhor custo benefício. Essa é a definição do bom engenheiro: aquele que determina o melhor custo benefício. Em uma situação limite você poderá fazer seu próprio diagnóstico médico, poderá decidir com desenvoltura quando processar alguém ou se defender indefinidamente em processos que sofrer, decidir o que comprar e onde gastar seu dinheiro, inclusive aquele que foi acumulado. Ou seja, você pode ser senhor do suas decisões e do seu destino. 

As mulheres e seus bairros

Volto de novo as mulheres mas agora as relaciono aos bairros de São Paulo, divididos em Europeus, Asiáticos, Indianos e Africanos. Vale sempre a regra não escrita de que mulher somente se relaciona-se com homem morador de bairro igual ou de preferência acima. Uma vez ou outra uma moradora de um bairro Africano tentou estabelecer um namoro comigo. No entanto eu rechacei essas tentativas porque imagino sempre relacionamentos de longo prazo. Com moradoras de bairros indianos aconteceram alguns namoricos mas a distância me desanimou por exemplo. Outras vezes a instrução e fatores acessórios e práticos da moradora fizeram que eu terminasse (as vezes elas mesmas terminavam, já que meu baixo entusiasmo com certeza não podia ser disfarçado). Com asiáticas aconteceu até um casamento e vários namoros. Essa foi a maior parte do tempo minha condição de moradia: asiático, exceto quando me casei. Sempre tive carro (e até moto) de forma que namorar para mim sempre foi fácil. A única moradora da Europa tinha ficado pobre mas não tinha perdido o orgulho. Então é isso: algumas eu rejeitei porque com a moradia africana costuma vir um "pacote" africano. Outras vezes foi rejeitado pelo mesmo critério, já que as mulheres com alta auto estima são muito exigentes com relação a situação econômica e financeira de seus pretendentes. A inteligência e sabedoria parecem ter importância marginal para as mulheres: interessa se ajudar o candidato a ficar rico e a manter a riqueza. Não encontrei mulheres diletantes mas ao contrário muito pragmáticas.   

Quem estabelece o critério tem o poder

É assim para quem seleciona e contrata empregados em uma grande ou pequena empresa. Também vale para o consumidor exigente que sabe o que quer. Vale para candidatos a namoro e casamento. Para investimentos. Para compras de ativos de valores significativos, Para a escolha de amigos e para sua exclusão. Está no ditado "quem pode pode e quem não pode se sacode".

Os maiores ERROS são a pressa antes do tempo, e a lentidão diante das oportunidades.

A pressa antes do tempo está no ditado "quem come apressado come cru". Tenho um amigo "São Tomé" que sempre acredita nisso e já errou muito e perdeu dinheiro. Nunca tem pressa. Da mesma forma diante de oportunidades esse meu amigo  também já "comeu broa". Para saber se é tempo é preciso sabedoria. Para saber se é realmente uma oportunidade também. Aqui no Brasil acho que tem poucas pessoas apressadas e também poucas pessoas rápidas nas oportunidades. Isso acontece porque aqui no Brasil exitem muitos golpistas e poucas garantias. Podemos observar isso nas pessoas que buscam ajuda médica quando seus problemas já estão agravados. Na venda de um imóvel ou de um automóvel o ditado pode ser verdadeiro. Vale o mesmo para investimentos, namoros, casamentos, etc

Somente uma atitude pró-ativa pode fazer a pessoa expandir seus conhecimentos eternamente

O que acontece com 90% da população é escolher uma única profissão e ficar nela. Da mesma forma, se puderem casar com apenas uma pessoa e ficar com ela. Terem filhos na média e repetirem com eles tudo o que seus pais fizeram, a escola, a sociedade, a cultura e o país. Nunca mais lerem um livro depois dos obrigatórios da escola e faculdade, contratar especialistas todas as vezes que precisarem de algo fora de suas profissões. Isso vale para tudo que existe na vida da pessoa. Pessoas assim podem passar a vida inteira sem precisar pensar, contratar advogados, frequentar médicos, construir casas, participar do condomínio, entender de manutenção de carro, aprender a dirigir motos. Ou seja, podem ser um bocó de mola com a grande maioria da população. É possível ver desde cedo em uma criança se ela é superdotada ou não. Para aquelas que não são os esforços dos pais podem ser infrutíferos, infelizmente.  

FREUD DISSE QUE SÓ SE INTERESSAM POR AMOR E SEXO / TRABALHO

Esse é o OLAVÃO em pessoa !!! E o Rami também. Na verdade o homem médio pode ser descrito dessa maneira. Não o homem diferenciado e eclético. Freud não poderia pegar a exceção e dela fazer a regra. Aliais ninguém pode.
Conheço bem Amor e Sexo. Afinal li e vivi muito. E também sei bastante de trabalho/dinheiro/sucesso. Durante muito tem amor e sexo foram domínios femininos, em particular o amor. E trabalho foi basicamente uma atribuição masculina.
Na época de Freud mais de 100 anos atrás era exatamente assim. Ela não poderia ser diferente e era falocênctrico. Freud era o filho mais velho. A imagem do pai está em toda a sua obra.
Acho que a espécie humana ainda é muito primitiva. Somente alguns lugares no mundo evoluiram para uma situação de maior equilíbrio de gênero por exemplo. Não a toa são os lugares mais civilizados do mundo, onde a riqueza é abundante e  a população pequena. Lugares de mulheres bem nutridas e belas, junto com homens educados e finos, além de governos que providenciam o mínimo de conforto para todos.

Aqui no Brasil convivemos com Africanos, Indianos, Asiáticos e Europeus. Tudo ao mesmo tempo . . .

O SUBJETIVISMO DA CIÊNCIA

Teoricamente a ciência seria inquestionável no meu ponto de vista. São argumentos racionais, comprovados. A única dúvida seria se os métodos para a obtenção dos dados fossem viciados.
Acontece que quem usa a informação científica pode ser ignorante sobre seus métodos de obtenção e portanto pode não validá-la.
Quando falamos em ciência pensamos em medicina e em engenharia. Em medicina até procedimentos a serem adotados após um exame de imagem podem ser divergentes.
A área mais difícil da medicina e justamente aquela em a subjetividade é fundamental: a psiquiatria. Não admira que eu tenha 5 CIDs diferentes referentes a minha doença muito menos que eu mesmo tenha me curado.
Temos a ciência, a filosofia e a teologia. Teoricamente deveríamos acreditar primeiro na ciência, depois na filosofia e por fim na teologia, caso sejamos céticos. Quem está no poder dá um jeito de fazer a ciência, a filosofia e a teologia justificarem sua manutenção no poder.
Apenas 5% dos brasileiros são fluentes em ciências. É por isso que vemos crimes em que “familiares” ficam contestando na justiça laudos de perícia técnica. É por isso que juízes recorrem a “peritos” para justificar suas decisões e dar uma de “Pôncio Pilatos”. Querer que um juiz seja minimamente versado em ciências é querer demais, já que ele escolheu a carreira jurídica justamente por não ter habilidades nessa área.
Quantos brasileiros sabem filosofia ??? Ética ??? Moral ??? Filo=amigo, sofia=conhecimento. Os brasileiros são amigos da ignorância e não do conhecimento. Agora teologia é a praia do brasileiro, mas é claro, daquela que lhe convém: para cada nível de desenvolvimento existe uma religião que supre as necessidades do caboclo.
Portanto na minha senda de aprender sempre e sempre mais descobrimos que somente por Deus mesmo para nos proteger das incúrias dos homens. Que é dado poder a muitos imbecis aqui no Brasil e quiça no mundo. Que quase todos são imperfeitos, com inúmeros vieses cognitivos que os limitam. Que boas cabeças são raras, muito raras.
Extrapolando: querer um casamento perfeito, com esse tipo de pessoa que nasce aqui no Brasil, pode ser querer demais também. Vale o mesmo para as famílias que esses casamentos criam. Vale portanto para parentes.

Não é a toa que o Gikovate diz que a amizade pode ser superior ao amor nesses casamentos mequetrefes.  

O SORRISO PARA HOMENS E MULHERES

Acabei de ler na internet algo interessante sobre o sorriso. Para homens o sorriso é negativo na conquista feminina em geral porque passa para as mulheres uma impressão feminina e de pouca dominação.
Já para as mulheres acontece o oposto: quando uma mulher sorri para um homem ela passa a impressão para ele de dominada e de feminilidade. Portanto, homens que sorriem terão mais dificuldades em encontros face a face com potenciais parceiras femininas e mulheres de cara fechada e séria sofrerão o mesmo tipo de reação por parte dos homens.
Portanto descobri mais uma razão, além da minha estatura mediana e do meu corpo não musculoso e malhado, para eu nunca ter tipo muito sucesso nas baladas.

Por outro lado, inteligência nunca me faltou e eu sempre a utilizei para meus outros encontros, namoros, paqueras, casos e casamentos. 

O PODER POLÍTICO

O poder político não é necessariamente para o bem do pais e do povo. Isso acontece quando os maus são eleitos. Esses maus são egoístas e muitas vezes mal intencionados e querem apenas se enriquecer enquanto enganam o povo e destroem a riqueza de nosso país.
É exatamente o que pode acontecer em menor escala com uma família: um pai ou os pais podem ser “do mal”: envoltos em sua ignorância, em sua inveja, em seu ciúme doentios, ou seja, em todos os sentimentos inferiores que existem, podem ser péssimos pais, prejudicando seus filhos de forma definitiva de todas as formas possíveis e imagináveis.
Em uma empresa, em particular em uma sociedade anômina com ações pulverizadas em bolsa de valores, no caso a americana, que é mais transparente e regulamentada que a brasileira, temos um objetivo comum que é perpetuar a empresa e a obtenção do lucro. Por conta disso a ganância e o mau caráter de seus donos, que são os gerentes, diretores e presidente, tem um limite ético. E esse limite ético é fiscalizado pela Auditoria, tanto interna quanto externa. Nessa sociedade existe a busca do consenso. Pode haver contencioso e sempre há. No entanto a razão e os argumentos fortes tendem a prevalecer porque contra fatos não há argumentos.
Na busca do poder político isso não existe. O que existe é simplesmente a disputa do poder pelo poder. Por isso não são exigidos requesitos profisionais mínimos de formação para alguém ser eleito. Não é necessário ser superdotado para ser presidente do Brasil.
Concluímos que estamos em um país e em um mundo muito imperfeito, onde os maus podem facilmente vencerem na política, nas empresas, na sociedade e na família.
Mesmo no judiciário temos o mal vencendo muitas vezes, naquele teoricamente que é o mais profissional dos poderes e que várias vezes é um poço de atraso. Triste.

Quando as premissas são falsas podemos provar qualquer tese. Ai de quem tem pais ignorantes. Ai de quem trabalha em uma empresa iníquoa. Ai de tem vive em um pais governado por insensatos. Em todas essas situações podemos esperar o pior: dor, sofrimento, pobreza, hostilidade, violencia.

PERFIL DOS CARROS DO CONDOMÍNIO

Uma análise entre os carros do meu condomínio e o da minha mãe mostram a diferença entre ter ou não ter filhos.
No caso do condomínio da minha mãe percebemos carros com mais anos de uso, de modelos mais baratos em geral. Na visita de ontem não haviam muitos lançamentos e muito menos marcas mais recentes no mercado, como Renault e Hyundai. Isso mostra baixa disponibilidade de gastar dinheiro com carros que desvalorizam rapidamente, provavelmente por conta de serem famílias com filhos.
Já no meu condomínio, onde existem pessoas sem filhos por conta dos apartamentos de 1 dormitório, observei que os carros são trocados com maior frequência, que modelos mais recentes existem e que até um ou outro fica muito acima do esperado.