terça-feira, 11 de novembro de 2014

Quando a sociedade com o cunhado azeda

Aconteceu um caso na família. Já imagino a cena: o irmão dizendo que o culpado pelo fracasso e falência é o cunhado e o marido da mulher dizendo para ela que o culpado é o irmão dela. Finalmente ela que não entende nada de negócio e é incapaz de fazer uma auditoria e um juízo de valor escolhe acreditar em um dos dois. É a mesma situação de dois irmãos sócios: a mãe tem sempre o seu preferido por n razões muitas delas irracionais e fica ouvindo que um é culpado do negócio ir mal, etc etc etc. De novo, a mãe não sabe nada do negócio, não pode fazer uma avaliação objetiva, não instrução nem capacidade para tal. Em geral esses pequenos negócios familiares ninguém quer comprar porque os compradores preveem problemas ocultos de todo tipo. É a mesma coisa que comprar um imóvel de uma empresa ou dos sócios de uma empresa ou de inventários com muitos herdeiros. Ninguém quer problema a não ser que paguem bem. É assim por conta do medo muitas vezes justificado. 

6 comentários:

Van der Camps disse...

Outro exemplo é entre pai e filhos. em casamentos falidos a mãe ignorante traída pode por todo o seu ódio em ação e passar procurações para o seu filhinho homossexual administrar o negócio da família e esse incompetente levará o negocio a falência. Já vi esse filme também e a mãe inteligente terminou com um inventário de R$ 27,00 reais.

Van der Camps disse...

Observe que todos esses relacionamentos são em linha direta ou em colateral e nenhum deles deu certo. Funcionaram enquanto a maré era a favor e todos estavam ganhando muito dinheiro. Quando a maré virou esses três tipos de sociedades naufragaram estrondosamente. Uma delas ainda não afundou mas está caminhando para isso.

Van der Camps disse...

Nessa sociedade que ainda respira o pai morreu e manteve seu casamento até a morte. Nesse caso ambos os filhos herdaram partes iguais o que por si só se configura em um conflito já que não existe administrador único, princípio básico. O pai não fez seu sucessor o que é um erro básico mas compreensível.

Van der Camps disse...

As mulheres desses processo societários são umas bocós de mola que não entendem nada, recebem informações discordantes e ficam sem saber em quem acreditar e como agir. Consequentemente em geral não fazem nada e o barco afunda.

Van der Camps disse...

Nem de inventários essas mulheres entendem. Muitas são analfabetas de tão ignorantes que são. O que esperar ???

Van der Camps disse...

Observe que essas sociedade são típicas dos parentes do interior ou com origem no interior. Na família do meu pai aqui de São Paulo não existe nenhuma "sociedade" muito menos algum grande empresário empregador se centenas. Quase todos são assalariados sem grande distinção e um ou outro profissional liberal.