sub.su.mir
(sub+lat sumere) vtd Filos Segundo a doutrina de Kant, considerar um indivíduo como compreendido numa espécie, um fato como sendo a aplicação de uma lei, uma ideia como dependente de uma ideia geral etc.
Em direito isso significa classificar seu caso específico em uma "caixinha": toda ação precisa de um título e de uma lei que se aplique a ela. O que acontece nos grandes escritórios é que as caixinhas são muitas e cada uma é especializada ao extremo. Isso é possível pelo volume e diversidade de processos que um grande escritório tem, permitindo a especialização dos seus advogados. É algo parecido com a especialização de Taylor e Ford em administração que foi aplicada a industria automobilística. O risco é o especialista somente enxergar a árvore e não a floresta como sempre. Haverão ações raríssimas que somente um especialista saberá como conduzir. É claro que serão exceções e serão caríssimas. As ações são em tão grande número que podemos aplicar estatística no seu estudo.
EM escritórios pequenos sua ação pode ser colocada "no mesmo saco" que várias outras, chegando ao limite no advogado "que faz tudo". Pensando em como é o direito e a péssima formação dos advogados aqui no Brasil acho temerário cair na mão de um advogado desses mas eu sou um caso a parte devido as minhas exigências.
Um comentário:
Diz a minha sobrinha que a realidade não é tão complexa que precise de mais caixinhas do que as que já existem aqui no Brasil. Ou seja, dá para catalogar tudo que o direito e a justiça precisam apreciar.
Postar um comentário