A herança tem dois aspectos: um financeiro e outro econômico. No aspecto financeiro a pensão de um funcionário público graduado é imbatível, perdendo apenas para grandes artistas que tem rendimentos da sua vasta obra, ou seja, uma renda que nunca terminará. As outras pessoas poderão ter alugueis mas essa renda será necessariamente decrescente ao longo do tempo e a pensão do INSS, que todos sabemos não é nenhuma fortuna. Os realmente pobres tem apenas a renda da pensão do INSS e uma casa para morar. Grandes heranças podem ser perdidas por brigas entre os herdeiros e isso é muito comum, assim como brigas em separações judiciais. Quando a herança envolve uma pequena empresa familiar a coisa é mais complicada ainda, porque a empresa só gera lucro se bem administrada. Mesmo grandes empresas podem ir a falência. Fica a pergunta: quanto você vale morto ? Com certeza existirão herdeiros que gostariam de te ver morto. Pessoas que fazem seguros de vida de valor elevado devem ficar alertas uahauahuahauaha !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Imagine uma fazenda. Ele pode ser comparada a uma empresa. Fazendeiro também deixa herança. No caso de uma fazenda sempre é possível fazer uma partilha que garanta renda para os herdeiros, caso a fazenda seja grande. Uma industria é mais complicada porque a dinâmica é outra, valendo o mesmo para o comércio.
Os casos que chegam a justiça e que ficam décadas são dos artistas em geral, por que sua obra rende direitos de valores elevados. Estamos falando dos grandes artistas é claro. Uma caraterística de muitos artistas é que eles levam uma vida desregrada e com muitos amores e filhos, o que cauda problemas na sucessão, ainda mais porque fazer testamentos e cuidar do lado legal não é o forte deles em geral.
No exterior é a mesma coisa: Elvis, Os Beatles, Michael e outros rendem fortunas aos seus herdeiros . . .
As rendas que as pessoas normais podem deixar para seus herdeiros são as de alugueis (que podem decrescer com o tempo), dividendos de empresas próprias ou das quais tem ações e de dinheiro aplicado a juros. Renda passiva, que é aquela que vem de contribuições intelectuais ou artísticas, são para poucos herdeiros, muito poucos . . .
Uma característica dessa renda passiva é que muitos contribuem com pouco em termos absolutos mas que quando somados representam um total elevado. Nos outros casos a renda é resultado de uma pequena parcela daquilo que temos: o aluguel é uma pequena parcela do capital colocado em um imóvel. A renda de ações próprias muito provavelmente irá "desaparecer" caso o herdeiro não assuma uma posição na empresa. A renda das ações de terceiros também é uma pequena fração do seu preço de face e os juros também.
Observe que um patrimônio bem administrado pode sustentar os herdeiros por gerações, desde que esses herdeiros não sejam muitos. Observe que o controle sobre a quantidade de herdeiros é possível hoje em dia, de forma que o planejamento sucessório é possível e factível. O planejamento inclusive do futuro dos herdeiros é possível.
Postar um comentário