Tendemos a imaginar que quem mora em uma mansão seja uma pessoa melhor que alguém que mora em uma palafita. No entanto, a pessoa que mora na palafita pode ser um espírito mais evoluído que aquele que mora na mansão. Todo mundo mora em algum lugar. Na maior parte das cidades a moradia não é tão difícil porque existe terra e programas sociais do governo que permitem que pessoas pobres tenham um teto. Vejo o exemplo do meu condomínio ou da minha mãe, que mesmo sendo lugares com um bom preço de acesso, tem seus "loucos" e anti-sociais. Essa é uma prova de que mesmo pessoas inadequadas em vários aspectos podem ter sucesso como empregados, funcionários ou qualquer outra atividade que gere renda. E é justamente no bolso que essas pessoas tem de ser penalizadas, já que em geral não tem muito dinheiro sobrando e a penalização irá lhes causar suficiente sofrimento para que se comportem. Existe uma correlação entre moradia e acesso ao ensino superior de excelência na USP. Existe uma correlação entre moradia e criminalidade. Existe uma correlação entre moradia e portadores de diploma de ensino superior. Tudo isso tem a ver com o principio hermético semelhante atrai semelhante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Eu me lembro de um interno no hospital dia que dizia que o CAPS da Rua Itapeva na região da Paulista era um lugar de maus espíritos. Eu acho que os maus espíritos estão em muitos outros lugares também.
No Brasil a regra geral é a moradia própria. O aluguel é algo que poucos investem conscientemente mesmo porque á algo arriscado.
Eu me lembro de uma pesquisa que mostrou que morar na Rua Bela Cintra elevava suas chances de entrar em um curso superior de elite na USP de uns 1.000% em relação a alguém que morasse na Zona Leste de São Paulo.
As vezes em finanças é preciso recuar para juntar dinheiro e depois avançar. Por isso as vezes alguém com renda elevada se sujeita a morar e a ter um carro inferior, enquanto junta forças para par um grande pulo evolutivo. Esses momentos podem acontecer no início de uma carreira ou casamento, em geral. Depois de experimentar o que é bom é muito difícil suportar um retrocesso.
Houve uma época em que você aqui no Brasil tinha de evoluir lentamente: comprava-se um carro usado velho e ao longo dos anos você melhorava trocando para um modelo mais novo até chegar ao carro novo. Acontecia o mesmo com a moradia: você ia morar em um bairro periférico e ao longo do tempo você mudava para um bairro melhor. No meio do caminho podiam acontecer tempestades, no entanto.
Postar um comentário