Os grupos sociais da classe social mais abastada são:
- os que dirigem diretamente a maquinaria capitalista do país. Composto por grandes empresários, grandes banqueiros, grandes acionistas, grandes fazendeiros, grandes industriais, etc.
- os que gravitam em torno desse núcleo principal. Composto de diretores, assessores e gerentes de grandes empresas e indústrias em geral, e também de donos de empresas que assessoram as maiores.
- os altos funcionários do Estado brasileiro. Composto por juízes, desembargadores, funcionários bem situados dentro dos três poderes, presidentes de empresas estatais, promotores, políticos, professores universitários bem graduados, funcionários estatais eleitos, militares de alto escalão, etc.
- os que sobrevivem dos gastos dos quatro grupos, ou seja, aqueles que prestam serviços indiretamente ou atendem diretamente a classe mais abastada, e pelo seu ganho, pertencem a ela. Tendo suas variações, como profissionais liberais bem-qualificados ou que ocupam funções políticas e/ou de direção. Composto por médicos, advogados, engenheiros e arquitetos conceituados, proprietários de bares chiques, de clubes, de academias caras, de colégios particulares, de cursos de línguas conceituados, de construtoras famosas e tradicionais, especialistas, etc.
São alunos oriundos dessas classes sociais e que prezam uma educação de alto nível e exigente, antes que simplesmente elitista, que frequentam o Colégio Bandeirantes. Por isso o namoro entre alunos do Bandeirantes pode ser um bom investimento em termos de capital social com facilidade.
Na minha época as classes eram masculinas ou femininas e o namoro era proibido nas dependências do Colégio. Percebe-se que o Colégio mudou e sua clientela também mudou. Trata-se de uma ideologia: o que é mais importante para se dar bem na vida ? Na minha época (31 anos atrás) era o trabalho duro, que tinha por base a boa preparação. Hoje em dia o que está vencendo são os bons relacionamentos. Nesse novo cenário de bons relacionamentos os namoros no colégio podem ser muito importantes e talvez até definitivos na vida dos alunos. Voltamos a época dos casamentos arranjados, só que agora com uma oferta mais variada, onde o denominador comum é poder pagar o ticket de R$ 2.400,00 por mês de mensalidade.
Minha opinião ? Se é bom porque não ? O self made man está fora de moda até nos Estados Unidos. Como esse meio não está dando muito certo é natural que as pessoas inteligentes procurem outros meios de assegurar a sobrevivência e a felicidade.
2 comentários:
A prova de que os tempos mudaram é que não existe praticamente desistentes no Bandeirantes hoje em dia, da mesma forma que não existem desistentes na Escola Politécnica da USP. O espaço para experiencias sociais é cada vez mais restrito porque os espaços são previamente ocupados em geral, pelo menos em termos de profissão, já que as boas oportunidades são poucas e muito disputadas.
A inteligência e o conhecimento são raros no mundo todo. As pessoas sabem mal e porcamente detalhes daquilo com que trabalham e as vezes nem isso. A razão é simples: dá trabalho e exige esforço ser inteligente e eclético e como não existe garantia de retorno financeiro ou de qualquer outra espécie para esse esforço, é natural que apenas um tipo de amante da arte se dedique a esse tipo exótico de vida.
Postar um comentário