terça-feira, 11 de junho de 2013

Relacionamento amoroso de longa duração e os algoritmos de matching

As formas de casamento para a obtenção de relacionamentos de longa duração foram estudadas pelos cientistas que fizeram algoritmos para os sites de relacionamento. Um algoritmo é lógica pura e tem uma sequencia, também lógica. Vi um vídeo onde essa lógica foi explicada. É mais ou menos assim: um casal precisa tem alta compatibilidade, ou seja, precisa de muitas coisas agradáveis para ambos e poucas que desagradem um ou outro. Não é possível um casal se manter junto quando apenas um é agradado. Então o processo é saber o que agrada a ambos (similaridade) e  o que ambos tem de complementar. Por exemplo, no caso de ambos quererem ser as estrelas no relacionamento haverá briga, porque esse papel somente pode ser ocupado por um dos dois. Nesse quesito particular é necessário complementaridade: um quer ser a estrela e o outro quer apoiar essa iniciativa. Eu já havia chegado a essa fórmula mas com outra grafia: eu dizia que nas coisa boas o casal precisava ter o mesmo gosto, como passar ferias , comer , passear, etc e nas coisas ruins precisavam ser complementares, como por exemplo cuidar das finanças: dois gastadores irão a falência e terminarão o relacionamento ao passo que um econômico e um gastão podem conviver com algumas dificuldades. A fórmula é relativamente simples e com um número grande de pretendentes pode-se teoricamente encontrar o tal do par perfeito. Eu acredito em detalhes que são impossíveis de quantificar e por isso ficam fora do universo dos computadores. Esses detalhes podem fazer toda diferença . . .

2 comentários:

Van der Camps disse...

As diferenças explicam porque os relacionamentos terminam. Essas diferenças podem ser ideológicas, práticas, filosóficas, culturais, materiais, etc etc etc. Diferenças irreconciliáveis levam as separações definitivas. São as questões que o site em inglês chamam de mandatórias.

Van der Camps disse...

Um bom relacionamento de longo prazo é o ápice dos relacionamentos, aquele que pode prover o máximo de prazer e retorno em todos aspectos.