A inovação é algo que as empresas somente fazem quando são obrigadas. E elas somente são obrigadas quando a concorrência faz as vendas dos produtos antigos caírem e junto com ela o faturamento e o lucro. Para inovar é preciso ser o "gênio" da empresa: fazer um produto novo, que venda e que tenha um preço que o mercado aceite. Por ser uma área desafiadora é que tão poucos novos produtos são lançados. Em geral a maior parte dos novos produtos aqui no Brasil está no setor alimentício. O lançamento de um novo veículo por exemplo requer investimento de milhões e deveria ser algo de excelência. Da mesma forma o lançamento de um novo conceito de prédio. Eu gosto de arquitetura e da história da arte por sua originalidade e geniosidade. É muito belo !!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
A necessidade é a mãe de todas as virtudes. A pessoa tem um problema e isso a faz mover-se em direção a busca de uma solução. Aqui entra o uso da inteligência inferior, o raciocínio: vejo uma necessidade ou uma oportunidade e movo-me em direção a satisfazê-la e com isso lucro.
A inovação pode ser o lançamento de uma nova marca, de um novo produto, de uma nova empresa, de uma nova descoberta cientifica, de uma nova profissão. O novo é orientado pelo seu custo benefício: os Estados Unidos que tem muito xisto desenvolveram uma modo de tornar economicamente viável sua exploração. A criatividade sempre foi uma necessidade de quem sofre alguma pressão mas com exceções.
Quando você sabe que existe uma necessidade inovar é bem mais seguro do que quando você quer criar um novo conceito. Atrás do novo conceito vai apenas uma pequena parcela da população que é antenada e quer progredir arriscando-se em comprar algo novo ou revolucionário.
Usar algo novo ou revolucionário é uma forma de obter destaque e com isso alimentar a vaidade. Existem dois caminhos para satisfazer a vaidade: comprar aquilo que é consagrado e tradicional e em geral caro ou então ser o jovem rebelde que compra algo alternativo que chama a atenção e que pode ser uma moda passageira. É o caso dos ripongas, de vida alternativa, de produtos alternativos, dos jovens bons profissionais em busca de reconhecimento.
Os recursos são escassos, ainda mais para lançar novos produtos. Por isso a pressão é enorme sobre o "gerente de novos produtos". Sua responsabilidade é grande. Por isso é que tantos tentam a sorte querendo ser jogadores de futebol ou então formando bandas de rock: seu custo beneficio é muito baixo !!!.
Postar um comentário