quarta-feira, 5 de junho de 2013

A inovação é feita quando é uma necessidade

A inovação é algo que as empresas somente fazem quando são obrigadas. E elas somente são obrigadas quando a concorrência faz as vendas dos produtos antigos caírem e junto com ela o faturamento e o lucro. Para inovar é preciso ser o "gênio" da empresa: fazer um produto novo, que venda e que tenha um preço que o mercado aceite. Por ser uma área desafiadora é que tão poucos novos produtos são lançados. Em geral a maior parte dos novos produtos aqui no Brasil está no setor alimentício. O lançamento de um novo veículo por exemplo requer investimento de milhões e deveria ser algo de excelência. Da mesma forma o lançamento de um novo conceito de prédio. Eu gosto de arquitetura e da história da arte por sua originalidade e geniosidade. É muito belo !!!

5 comentários:

Van der Camps disse...

A necessidade é a mãe de todas as virtudes. A pessoa tem um problema e isso a faz mover-se em direção a busca de uma solução. Aqui entra o uso da inteligência inferior, o raciocínio: vejo uma necessidade ou uma oportunidade e movo-me em direção a satisfazê-la e com isso lucro.

Van der Camps disse...

A inovação pode ser o lançamento de uma nova marca, de um novo produto, de uma nova empresa, de uma nova descoberta cientifica, de uma nova profissão. O novo é orientado pelo seu custo benefício: os Estados Unidos que tem muito xisto desenvolveram uma modo de tornar economicamente viável sua exploração. A criatividade sempre foi uma necessidade de quem sofre alguma pressão mas com exceções.

Van der Camps disse...

Quando você sabe que existe uma necessidade inovar é bem mais seguro do que quando você quer criar um novo conceito. Atrás do novo conceito vai apenas uma pequena parcela da população que é antenada e quer progredir arriscando-se em comprar algo novo ou revolucionário.

Van der Camps disse...

Usar algo novo ou revolucionário é uma forma de obter destaque e com isso alimentar a vaidade. Existem dois caminhos para satisfazer a vaidade: comprar aquilo que é consagrado e tradicional e em geral caro ou então ser o jovem rebelde que compra algo alternativo que chama a atenção e que pode ser uma moda passageira. É o caso dos ripongas, de vida alternativa, de produtos alternativos, dos jovens bons profissionais em busca de reconhecimento.

Van der Camps disse...

Os recursos são escassos, ainda mais para lançar novos produtos. Por isso a pressão é enorme sobre o "gerente de novos produtos". Sua responsabilidade é grande. Por isso é que tantos tentam a sorte querendo ser jogadores de futebol ou então formando bandas de rock: seu custo beneficio é muito baixo !!!.