A ética responde a essas três questões. Minha paz de espírito acontece quando o que eu quero, eu posso e eu devo fazer. A ética existe para responder os casos em que eu quero mas não posso, posso mas não devo e quero mas não devo. São as regras que estão por trás da moral: a moral é o comportamento esperado por quem segue determinada ética. Exemplo: eu quero comprar um carro novo. Eu posso comprar um. Eu devo comprar um que não me leve a falência e prejudique outras áreas da minha vida. Eu quero encontrar uma companheira. Eu posso encontrar porque sou divorciado e existem meios atualmente para isso. Eu devo encontrar a que melhor se adapte as minhas necessidade e objetivos de vida. Exemplo em um caso conflituoso: eu quero comprar um carro de luxo. Eu posso comprar no entanto eu não devo, porque isso irá me levar a falência. Outro exemplo: eu quero uma mulher diferente da minha. Eu posso encontrá-la mas eu não devo procurá-la porque isso destruirá meu convívio com meus filhos devido a minha mulher atual ser rancorosa e vingativa. Aparentemente a coisa é linear: questões do eu quero podem parar logo no eu posso. Caso a coisa vá a frente existe a última reflexão ou ponderação: eu devo ? Interessante este post: foi fundamentado em uma entrevista do Cortella no Jô Soares.
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
Fisica e matemática
A separação das carreiras permitiu que cursos no vestibular da Fuvest, de certas engenharias, cobrem apenas física e matemática nas provas discursivas. Assim quem não gosta de química pode entrar na faculdade de engenharia (menos na Poli, que continua exigindo matematica, física e química). Química é algo a parte, porque tambem é importante na medicina. Então teríamos algo como matemática sendo comum a todas as engenharias (e na minha opinião decisiva, pelo menos para certas áreas) e a biologia sendo comum a toda área de biológicas. A quimica transita entre as duas áreas, porque está na base da vida e dos remédios (a vida é uma reação quimica). Português é cobrado em todas as áreas, sendo portando universal. A Fuvest adotou esse formato. Na minha época, você era avaliado discursivamente em todas as 9 áreas (português, redação, geografia, historia, física, química, matemática, biologia, inglês) com, pesos diferentes conforme o curso desejado. Era um vestibular muito mais completo só que os pesos mostravam que muitas notas eram irrelevantes para os aprovados, devido aos pesos. Com o tempo a Fuvest resolveu "aperfeiçoar o processo" e chegou ao que existe hoje. Faz cerca de 30 anos que prestei o meu vestibular "para valer". A questão é: eu era melhor que esses aprovados de hoje em dia ? Em caso afirmativo, no que especificamente ? Aqui temos a necessidade de uma análise qualitativa muito importante, já que o que selecionamos no vestibular da Fuvest pode influenciar o futuro do Brasil.
Relações Humanas no Trabalho
O Max deu uma lição hoje. No trabalho em geral não existem amigos mas colegas. Aquele que parece amigo logo deixará de sê-lo assim que você mudar de emprego. Favores são esquecidos rapidamente mas inimigos não esquecem jamais as desfeitas. Portanto, a fim de manter-se no trabalho, o mais importante é não fazer inimigos, pois os amigos são temporários mas os inimigos são para sempre. Um jeito de fazer inimigos rapidamente é criticá-los. Por isso auditores tem muitos inimigos e poucos amigos. Auditor interno é uma das piores funções que existem em uma empresa devido a sua exposição. Os inimigos que são muitos te farão sempre andar na linha mas podem tambem te levar a uma paranoia ou outra doença mental grave. Deve ser por isso que, apesar da auditoria ser extremamente útil e lucrativa para as empresas, ela não é implantada na maioria das empresas aqui no Brasil. O país da Auditoria Interna são os Estados Unidos. Lá, de cada três formados em finanças, um é auditor. Os Estados Unidos é considerado a maior democracia do mundo e um país meritocrático por excelência. Nos Estados Unidos a política, o governo e em ultima instância o caráter do seu povo permitiram esse avanço. Não é o caso do Brasil . . .
Engenheiro Civil e outros
O engenheiro que o povo conhece é o engenheiro civil. Assim mesmo, apenas uma pequena parcela de pessoas, aquelas que tem dinheiro para construir uma casa (em geral no interior) ou aqueles que tem algum contato com construtoras. Outros engenheiros são algo que o povo nem imagina. Sua ação não aparece nos meios de comunicação como jornais, que já são lidos por poucas pessoas. Ninguém sabe que eles existem muito menos o que fazem. A verdade é que engenheiros conversam entre si na maior parte das vezes. Seus conhecimentos são "herméticos" para os leigos. São muitas as habilitações em engenharia. Tradicionalmente temos as quatro grandes áreas: civil, elétrica, química e mecânica. Normalmente as pessoas leigas não conversam com um engenheiro, exceto o civil quando constroe uma casa particular, por exemplo. Na sua casa quem faz a instalação elétrica é um técnico no máximo. Químico duvido que você conheça algum pessoalmente. O mecânico do seu carro quase nunca será um engenheiro, exceto se o seu carro for um importado caríssimo. Assim é a engenharia, profissão ligada a produção de bens materias e ao progresso, pouco conhecida do povo em geral.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Usuários do SUS são as classes C, D e E
Pelo menos nas grandes cidades essa é a realidade. No interior do estado de São Paulo é diferente. Lá a maioria das pessoas usa o Sistema Único de Saúde. Alguns pagam consultas particulares quando necessário e dentro de suas posses. No resto do Brasil acho que é igual. Somente nas grandes cidades existem médicos conveniados em número suficiente e em todas especialidades. Portanto ter acesso a saúde de qualidade é prerrogativa de muito poucos aqui no Brasil. Educação é a mesma coisa. E saúde e educação são os diferenciais das nações civilizadas e desenvolvidas.
O neto(a) mais inteligente
Na minha família temos 3 netas e 1 neto. Quem é o mais inteligente ? Depende do tipo de inteligência. Gardner contemplou vários tipos de inteligência. Nenhum deles é superdotado. Seria fácil caso um fosse pois se destacaria dos outros. Percebo que alguns tiveram mais incentivo e maior oportunidade para desenvolver-se. No entanto, nenhum mostrou verdadeiro amor aos estudos. Não vejo iniciativa de ser autodidata em nenhum deles. E ser autodidata é que faz você ser realmente inteligente, porque ninguém pode competir com quem está continua e sistematicamente estudando e se dedicando com afinco a conhecer algum assunto. Trata-se de um trabalho em conjunto: genética, familia, escola e indivíduo. Provavelmente a mais inteligente nos vários aspectos citados pelo Gardner seja a Flavia. No quesito de boa pessoa provavelmente é o Cesar. Percebe-se que os dons são distribuidos de maneira aleatória e que a regressão a média é sempre presente.
A neta mais bela
Houve época em que a rivalidade era entre as irmãs, já que os filhos eram muitos e haviam muitas irmãs e irmãos. Com a instituição do controle da natalidade, as familias passaram a ter um ou dois filhos, de modo que muitas vezes não havia mais com quem rivalizar. Para que a competição continuasse era preciso rivalizar com primos e primas, ou seja, com os netos de determinado casal. No caso da minha familia, são 4 netos (as): 3 meninas e 1 menino. Existem muitas possibilidades de comparação mas a beleza para as mulheres e a inteligência para os meninos é clássica. No quesito beleza a Thaís ganha, pelo menos pelos padrões ocidentais vigentes aqui no Brasil. Thaís é branca, alta, aloirada, tem pele boa e corrigiu seus defeitos, como acne e arcada dentária. Deverá ter sucesso no mercado matrimonial, caso continue a se aperfeiçoar, ainda mais que é mulher.
As diferenças: racismo, xenofobia e homofobia
O diferente (e o estranho) sempre foram ameaças no historia da humanidade: os homens quando formaram grupos reconheciam apenas seus parentes, que formavam as tribos. Outras tribos eram estranhas e representavam ameaças. Provavelmente é dessa época a ojeriza com relação aos estranhos e diferentes. Essa é base para todas as agressões contra as minorias e os diferentes. Existe um outro viés no entanto: o diferente também pode ser atraente, justamente por ser exótico, já que atrairá a atenção dos demais. Assim é que uma loira com um afro-descendente chamará muito mais a atenção sobre sí do que um casal e loiros ou negros. E existe um prazer erótico em sentir-se alvo dos olhares e atenções, em especial nas mulheres. Temos então forças contrárias: uma que quer homogenizar a tudo e a todos e outra que clama pela exclusividade e originalidade. As vezes uma vence as vezes a outra.
Mostrar que você é melhor que os outros ou que os outros são piores que você
São os dois caminhos possíveis no trabalho. Só que mostrar que você é melhor dá mais trabalho, já que erros todos cometem. Ver os defeitos é muitas vezes mais fácil que ver as qualidades. E você não precisa ser o melhor profissional do mundo. Basta ser o melhor na sua empresa. É o mesmo principio do vestibular: você não precisa saber tudo o que cai nas provas. Precisa simplesmente ser melhor que os seus competidores. Vale para todas as profissões, inclusive as profissões liberais. O Álvaro tem muitas reservas contra profissionais que aparecem na mídia. Ele vê essas ações com negativas, tipo auto promoção e futuro angariamento de clientes, que ouviram falar do profissional. Acho que nunca vi um engenheiro aparecer na mídia. Eles somente aparecem em tragédias como essa agora do Rio, no momento em que estão procurando culpados. O máximo que aparece são os arquitetos e mesmo assim discretamente. Pessoas da ciencia tambem não são populares. O estrelato e a notoriedade está na televisão por excelência, no lado bom. No lado ruim está no noticiário policial . . .
domingo, 29 de janeiro de 2012
Como ser envolvido em imbróglios juridicos
Existem pessoas que nunca irão a justiça, quer como polo ativo ou polo passivo. Outros irão como polo passivo, normalmente os que não cumprem com obrigações financeiras e alguns como polo ativo, muitos procurando levar vantagem em questões em que as leis os protegem. Existem leis e juizes que protegem determinados sujeitos de direito. Lutar contra tais idiossincracias na justiça é praticamente perda de tempo e dinheiro. Tudo o que você argumentar será ignorado e tudo que a outra parte argumentar será considerado nos mínimos detalhes. Cada processo precisa ser analisado para que você faça um juizo da pessoa em questão. A imensa maioria das pessoas não tem essa capacidade. Quase ninguém entende o basico de direito para previnir-se dos experts em extorquir dinheiro através de processos. Só tem processos como polo ativo alguém que possui algum direito, como alugueis a receber, indenizações de todo tipo, ações contra bancos por conta dos planos economicos do governo, empregados que processam o governo e por ai vai. Já no polo passivo podem estar pessoas ou empresas que são verdadeiras vítimas de oportunistas, como nos processos trabalhistas e das varas da familia. Quase todas as pessoas com alguma expressão economica ou social aqui no Brasil tem algum processo, quer como polo passivo ou polo ativo. Essa é a realidade da nossa sociedade desigual, violenta, conflituosa e oportunista. Triste realidade a nossa . . .
A Justiça Especializada
Segundo o blog para entender justiça, não seria razoável exigir que o juiz soubesse todas as leis que existem no Brasil. Por isso foram criadas as "justiças especiais", onde o conhecimento juridico é específico pela natureza do que é julgado. As justiças especiais são a do trabalho, eleitoral e a militar. O restantes dos processos vão para a justiça "comum". Também foram criados os tribunais especiais civil, criminal e da fazenda. Essa é a nossa justiça, que tem simplesmente 91 tribunais e é considerada "complexa". Pobre de nós que precisamos de justiça porque aqui no Brasil ela é lenta, cara e de resultados incertos.
Profissionais, idealismo e o tempo
Todos querem progredir em suas carreiras. E com o tempo muitas carreiras começam a dar muito dinheiro e pouco trabalho. É nesse momento que pessoas boas podem se tornar mercenários, interessados apenas no dinheiro que podem ganhar com facilidade. Dificilmente um profissional mantem o mesmo ímpeto do começo da carreira. O profissional vai conquistando bens materiais, reputação, capital social e com isso vai entrando em uma zona de conforto. Para sair dessa zona de conforto ele passa a exigir muito dinheiro. É por isso que de tempos em tempos provavelmente teremos de mudar de profissional, buscando alguém um pouco mais jovem e inexperiente mas com mais vontade de fazer um bom trabalho por um preço razoável. No Brasil é assim e provavelmente no resto do mundo tambem. Médicos, advogados, engenheiros, mecanicos, dentistas, empregadas domesticas e todos aqueles com os quais contratamos serviços. Acontece o mesmo com fornecedores: com o tempo muitos deles ficam ultrapassados. O processo é desgastante e cansativo: temos de ficar pesquisando e nos expondo a novas experiências por que as antigas se tornaram inviáveis por algum motivo.
sábado, 28 de janeiro de 2012
Brasil sexta economia do mundo
Assim é o Brasil: Sexta economia do mundo mas muito ruim em muitas outras avaliações, como por exemplo, na qualidade da nossa educação. Vale o mesmo para nossos políticos e para muitos outros índices. É para isso que os índices nos servem: para indicar o caminho para onde os esforças devem ser direcionados. É o mesmo que administrar uma empresa: tudo que é importante é medido. E esses relatórios são enviados para quem tem o poder de decidir. E essa pessoa decide, teoricamente de forma racional, seguindo as diretrizes que lhe deram os governos, os acionistas, o bom senso e por aí vai. Como podemos ver tudo é muito simples. É como montar o time do Barcelona: excelência em cada posição. O Brasil poderia ser um time do Barcelona. No entanto está mais para o Santos: com uma estrela apenas e um monte de jogadores medianos.
Sociedade, associação e fundação
Sociedade é quando pessoas se unem para terem lucro em alguma empreitada. O lucro é o que importa. Em geral pessoas que forma sociedades querem o máximo lucro possível. A única coisa que pode limitar a ganância de alguns é a certeza da punição pelos reguladores. A ética para muitos não existe e eles não hesitam nem em roubar seus próprios sócios, quanto mais empregados e o governo. Fornecedores não dá para roubar porque eles pedem a falência da empresa faltante. Já nas associações não existe fim lucrativo. Elas existem por alguma motivo social mais difuso e por alianças que se formam de forma desprentenciosas. Associações são mantidas por contribuições dos seus membros ou simpatizantes. As remunerações dos seus dirigentes é decidida por um conselho em geral, formados por membros escolhidos por algum critério particular. Do que eu sou simpatizante ? Da amizade em primeiro lugar. Do amor em segundo. Da família em terceiro. Da escola em quarto. Dos livros em quinto. Do capital simbólico em sexto. Dos bons médicos em sétimo. Dos engenheiros em oitavo. Da USP em nono e por aí vai . . .
Trocar sexo por promoção é prostituição ?
Outro dia essa questão foi levantada pelo blog Para Entender Direito. Trocar sexo por uma marido rico é prostituição ? Conforme já escrevi neste blog, sexo para muitas mulheres é instrumental. Trata-se de uma problema de caráter acima de tudo. É como o poder: nada como dá-lo a uma pessoa para descobrir o seu caráter. Sexo sempre foi um poder das mulheres, em particular das mais atraentes. E os homens reforçam esse poder feminino, pois valorizam muito o sexo. Temos portanto os ingredientes perfeitos para uma transação (os americanos diriam: You are a deal !). Essa transação é regulada de uma forma mais ou menos rígida pela sociedade e pela religião, conforme a época. A origem de tudo tem a ver com o dinheiro. O dinheiro que existir com certeza será canalizado para a família. E são as mulheres que decidem quando e com quem as famílias serão formadas. Uma mulher pode acabar com a vida de um homem facilmente, bastando para isso que tenha filhos dele. Por outro lado temos a felicidade possível nesta terra, que é basicamente ter um amor-amante, saúde boa, bons amigos e poucas preocupações financeiras. Não precisamos ser lindos, ricos, famosos ou poderosos para sermos felizes, embora a maioria acredite que sim.
Prédios tem prazo de validade: 60 anos
Vivendo e aprendendo. Como um prédio tem prazo de validade de apenas 60 anos ? Na verdade esse é o prazo de "garantia", Após esse prazo, o prédio teria de ser vistoriado e aprovado a cada 5 anos no máximo. Teria de ser inspecionado por pessoal capacitado tecnicamente. Em Nova York a lei é muito rigorosa e as multas enormes para quem não cumprir a lei. Prédios são muito mais significativos que uma casa. Uma casa tem em geral apenas um dono e ele vai zelar pela segurança do seu imóvel. Em um prédio em geral temos um condomínio, com muitas pessoas, umas impactando na vida das outras, uma situação muito mais complexo, com muitos interesses envolvidos. Eu costumava dizer que prédios eram para sempre. Somente o metrô ou condomínios degradados terminavam por ser demolidos, sempre por iniciativa do poder público.
Embora possíveis, doações a familiares, amigos ou terceiros são pouco prováveis
Doações nos Estados Unidos pelos milionários são quase obrigatórias, pois se eles não as fizerem, o governo tomará o dinheiro na forma de impostos. Conhecendo as famílias, sua constituição, com pessoas egoístas e generosas, podemos perceber como é raro doações espontâneas. As pessoas não confiam umas nas outras, muitas vezes porque tem por modelo elas mesmas, que podem não ser confiáveis nem ter elevados princípios morais. É por isso que a maioria das heranças somente acontecem quando a pessoa morre. E a lei vem para por uma ordem nessa vocação hereditária. Eu me lembro bem de um caso em que os filhos demonstraram serem raivosos com a nova mulher do pai. Lembro também de exemplos na minha família, onde testamentos prejudicaram muito os herdeiros. Doações a amigos ou entidades de caridade ? Gostaria de ver uma estatística disso. As coisas belas que existem em geral são de fundações. E essas fundações são feitas em geral por pessoas que enriqueceram e não tiveram filhos. Somente milionários benfeitores colaboraram para o desenvolvimento da nossa sociedade. Acho que somente filhos únicos, que não se casaram ou tiveram filhos e que sejam conscientes doarão para amigos ou instituições de caridade. Pode ser o caso também de mulheres que não tiveram filhos nem parentes vivos (e que herdaram seus bens do marido, portanto sem muito esforço). É por isso que doações são possíveis mas pouco prováveis . . .
25 milhões de processos por ano no Brasil
Li esse numero no blog "Para entender direito". Também sei que quem mais entra com processos é o poder público, quer seja na área criminal (para defender a sociedade) quanto na área fiscal (para cobrar impostos). Talvez metade desses processos sejam do governo ou contra o governo (chute meu). O próprio rito necessário a instalação de um processo limita a sua eficácia: é preciso identificar contra quem você vai entrar com o processo: nome, rg, cpf e endereço. Por isso em geral somente contra quem tenhamos um contrato é que poderão ser questionadas em juízo. Quem tem imóvel pode ter de entrar com ações de despejo. Observar crimes e chamar a atenção da autoridade para atuar não me parece ser uma opção viável. Quando se chama a polícia militar ela vai levar as pessoas ao distrito, para a confecção do B.O. e inicio da ação criminal. Quanto as ações civis, somente valem a pena, devido ao custo com advogados aqui em São Paulo. Em geral somente casos envolvendo bens muito valiosos, como a vida, aposentadoria, imóveis ou veículos. Outras ações são cobranças de rotina, efetuadas pelas empresas contras devedores de todos os tipos. Nesses casos entram com processo por qualquer valor, já que possuem advogados contratados para isso. Resumindo: pessoas físicas entram com processos esporadicamente. Pessoas jurídicas e o governo entram com processos sistematicamente.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Corregedoria
A corregedoria é sempre um orgão administrativo. Pode ser criada por qualquer organização e suas decisões podem ser contestadas judicialmente, sendo que a decisão judicial é sempre soberana. Geralmente os corregedores na justiça tem cargos no mínimo igual aos dos investigados. Nas empresas a linha de reportagem pode ser definida conforme a estrutura particular da organização. Já trabalhei junto como departamento jurídico e junto ao diretor financeiro. Algo interessante no trabalho de auditor é que ele pode ser preventivo (como tende a ser a polícia militar) ou então investigativo (como acontece com a polícia civil), onde os procedimentos são executados após a ocorrência do delito. Somente a existencia da auditoria e as autorias periodicas fazem o papel de dissuação: o potencial criminoso pensará duas vezes antes de cometer uma fraude se souber que a possibilidade de ser punido é grande, já que a auditoria poderá sempre detectar o golpe. O controle interno é fundamental. Somente a formação de quadrilhas pode perpassar um bom controle interno. Isso porque o fundamento do controle interno é a segregação de funções. Algo interessante em auditoria é que temos muitas vezes indícios (que seria a fumaça) que poderão ou não levar a prova (o fogo). Somente podemos agir na auditoria quando tivermos provas, exatamente como no processo criminal ou civil. Um problema que existe na auditoria é que a prova testemunhal não é bem aceita. Pode ser tratada como um indício mas não é suficiente para maiores ações. A não ser que a "testemunha" seja o chefe ou alguém com ascendência sobre ele. Com as pessoas que conhecemos ou temos contato é a mesma coisa: temos indicios de que elas sejam de um jeito ou de outro (fumaça). A prova de que são ou não são pode vir nos chamados momentos da verdade (quando as máscaras caem).
Salário, lucro, juros e alugueis
Esses são os quatro tipos de renda mais conhecidos. Existe tambem os ganhos em renda variável, como açoes, ouro e dolar também. Salários e lucros seriam fruto do esforço do indivíduo e juros e alugueis seriam fruto do risco que o sujeito correu, tanto em emprestar seu dinheiro como em ter inquilinos. Percebemos que conseguir renda é necessário algum talento, seja para conseguir um emprego e receber salário, administrar uma empresa comercial ou industrial, emprestar seu dinheiro para as pessoas certas bem como conseguir um bom inquilino. Salário e lucro seriam consequencia de ações diarias, de uma rotina. Juros e alugueis seriam decisões pontuais, onde o tempo vale dinheiro. A remuneração dos juros e alugueis podem vir de salarios e lucros (mais raramente de outros juros e alugueis).
Criminal ou Civil
A justiça criminal visa a punição do réu, para que ele não ouse continuar cometendo o mesmo crime e para que sirva de exemplo desencorajador para outras pessoas que tenham intenção de cometer o mesmo crime. É aqui que entra a certeza da impunidade: quando não punimos os criminosos outros são incentivados a incorrer no crime. Já a justiça cível busca uma reparação por um dano impetrado a uma pessoa, empresa, orgão público, etc. Essa é a base do direito brasileiro. Sabemos que nossas leis são mal elaboradas e que este país tem uma justiça igual a sua sociedade (não preciso dizer mais nada). Em uma analise recente um jornalista disse que a nossa justiça está na média da sociedade mas a política estava muito aquém dessa mesma sociedade. Pobre de nós brasileiros !!!
Processos
Todos os processos abertos contra mim foram injustos. Infelizmente eu não tinha amigos advogados para me defenderem e pagar por bons advogados em São Paulo era inviavel. Perdi todos esses processos, de uma forma ou de outra. Todos foram movidos por uma única pessoa, pessoa essa avaliada como perigosa pelo meu advogado. A consequencia ? Prejuizo de mais de 1 milhão de reais (em 25 anos). Esse foi o resultado de eu ter me envolvido com a pessoa errada. Conforme escrevi, foi praticamente uma fatalidade, um "maktub" (estava escrito) e um "você tinha de passar por isso". Nunca fui processado por nenhuma outra pessoa, o que prova minha integriridade moral. E somente processei o governo uma vez, no caso do calote do fundo de garantia (caixa economica federal), mesmo assim fui excluido pela minha inexperiencia em escolher meu advogado. No final recebi o dinheiro pela adesão ao "maior acordo do mundo". Motivos para processar tive muitos mas sempre procurei resolver amigavelmente. Para processar alguém você precisa ter um motivo, que é um direito a ser tutelado. Você precisa os dados dessa pessoa também. Só esses fatores limitam a possibilidade de processar alguém, porque muitos "direitos" não são tutelados pela justiça e muitas pessoas se escondem na clandestinidade, possuem documentos e endereços falsos. Fica mais fácil quando a pessoa já foi processada por outros, já que seus dados são publicos e podem ser acessados. Não tive necessidade de processar pessoas ou empresas por que sou cauteloso nos meus negócios e porque faço comentários comprometedores somente em particular ou entre amigos de confiança. Além disso apenas corrijo pessoas próximas. Com estranhos apenas observo e guardo minhas conclusões para mim mesmo. Quando conto alguma passagem omito os nomes dos personagens. Tenho de tomar especial cuidado com os crimes de injúria, já que chamar um gordo de gordo pode ser considerado crime, caso ele se sinta ofendido. Vale o mesmo para negão, polaco, amarelo, japonês, alemão ou português. Tudo depende da pessoa se sentir ofendida. É preciso, pois, medir as palavras com estranhos, ainda mais em público. Alertar pessoas pode ser mal interpretado conforme já escrevi antes. No entanto, Santo Agostinho disse que a omissão é o maior pecado . . .
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Idas a Distritos Policiais
Em geral minhas idas a distritos policiais são devidas ao fato de sermos vítimas de crimes contra o patrimonio ou então por exigencia de terceiros, como por exemplo seguradoras ou locadoras. Algumas vezes fui furtado e nem me dei ao trabalho de registrar queixa. A violencia contra a pessoa é em geral mais intensa em bairros mais pobres, onde os "barracos" são comuns, com vizinhos e com familiares. Nesses casos os mais comuns são boletins por lesão corporal dolosa. O tipo mais comum de roubo é o de veiculos. O ladrão sabe que um pedestre em geral não tem muito dinheiro no bolso e que pode ter um celular vagabundo. Já quem possui carro (conforme o modelo) com certeza tem mais valores na carteira, podendo inclusive ser vítima de sequestro relampago. É muito comum ser envolvido em acidentes de transito com vítimas, onde todo tipo de injustiça pode acontecer, pois os depoimentos são passíveis de fraude. Na ultima vez que aconteceu comigo, a policia militar chegou rápido e fez um Boletim de Ocorrencia, com a posição dos carros. Na vez anterior, em 1992, não houve essa providência. Esses foram os casos com vítimas e carros guinchados. Outros acidentes ocorreram sem vítimas e os seguros de terceiros pagaram meu prejuizo. Fui envolvidos nos acidentes, não tive culpa. Com relação a crimes contra a pessoa, observo de longe o perigo e me afasto a tempo de evitar agressões de qualquer espécie. Sei que os homicidios dolosos são em geral motivados por vingança ou crime passional. Com relação a lesões dolosas, moro em um bom prédio, onde o síndico é atuante e onde não tive noticia de agressões. Com os parentes percebo rapidamente os problemas e me afasto a tempo. Já tive noticias de reações agressivas entre eles: muitos resolveram suas diferenças na porrada mas poucos deram queixa na policia. Não posso me furtar a comentar esses podres no entanto. Trata-se de uma atitude defensiva, a medida que informo pessoas do potencial risco que correm com relação a tais parentes. Boletins de ocorrência podem ser de autoria conhecida ou desconhecida. Os de autoria conhecida são resolvidos facilmente pela polícia, exceto se a pessoa fugir. Os de autoria desconhecida muito raramente são esclarecidos e são feitos em geral apenas para receber indenização do seguro. O seguro pede o B.O. por que existe lei para quem comunica falso crime, além de falsidade ideologica e estelionato. A seguradora não é tonta e procura se preservar o máximo possível. São registrados milhões de boletins de ocorrência todos os anos no estado de São Paulo. Outro dia ouvi que a Policia Militar atende a 2 milhões de solicitações por ano no estado de São Paulo. Muitas dessas ocorrências terminam em B.O.s.
Capital Simbólico
Capital simbólico poderia ser definido como imaterial. Em contabilidade como "intangível". Ele é representado por diplomas, medalhas e outros tipos de reconhecimento social, como pertencer ao panteão de alguma coisa. Ele é basicamente algo que não pode ser subtraído por um ladrão comum porque não pode ser dissociado da pessoa que o possui. Acho que se confunde com inteligencia, conhecimento, bons modos, educação, cultura, sabedoria e outros adjetivos da alma. As pessoas estão acostumadas em separar tudo em itens substituiveis e insubstituiveis. Acontece que mesmo os itens substituiveis as vezes são unicos: não são mais produzidos por exemplo. E tem o valor sentimental das coisas, a produção intelectual, as palavras proferidas, os olhares trocados, as emoções vividas. Jung dividia tudo em pensamento, sentimento, sensação e intuição. Todos misturados acho eu, com predominancia de um tipo ou outro em alguns momentos . . .
Quando se é vítima de um fenomeno social/biologico/cultural
Aconteceu comigo e com meus amigos. Você não consegue fugir do seu tempo completamente e muito menos impunemente. E você descobre isso quando tenta fazer sociedades e associações. Sociedades comerciais e industriais tem suas regras explicitadas de forma clara e transparente. Sociedades conjugais não. Relacionamentos são muitas vezes influenciados por modismos que nem sempre geram os melhores resultados. O comportamento de manada é muito caracteristico nessas ocasiões. Somente fazemos o que todos fazem. O individual não é respeitado e existe todo tipo de censura. Poucos se atravem a serem diferentes, a defenderem suas posições com veemencia, porque é dificil lutar contra a maré. Hoje existem algumas opções, existem estudiosos do assunto, existem livros, muitos livros e teorias. Todas ao alcance da mão dos bens educados e instruidos. Só que o problema continua. Na minha época não havia solução compatível possivel dadas as caracteristicas individuais minhas e as coletivas da sociedade em que eu vivia. Havia um descompasso entre eu e o meio, entre o que eu precisava e o que meio provinha. Hoje recursos tecnologicos resolveriam meu dilema daquela epoca com facilidade. E, efetivamente resolveram, na segunda oportunidade em que foram necessários.
O casamento da personalidade com a profissão
Parece-me claro que profissionais bem sucedidos tem de ter caracteristicas pessoais que os façam ter uma vantagem competitiva. Escolher a profissão certa para determinada pessoa é, pois, mais um caso de casamento. Neste caso entre habilidades e interesses e oportunidades existentes. Veja o caso da medicina: como ela trata tudo que é humano, suas possibilidades são amplas. Vale o mesmo para as engenharias: elas contemplam tudo o que o homem criou, portanto seu campo é vasto. Pode ser que uma pessoa tenha habilidade e interesse mas não tenha oportunidade de exercer suas qualidades em plenitude. O que acontecerá ? A perda em todos os aspectos para essa pessoa e tambem para a sociedade. E pode acontecer o contrário: uma pessoa sem habilidade ou interesse em uma função qualquer, da qual não é demitida por motivos outros. Nesse caso, a longo prazo, haverá uma deterioração desse serviço, função ou produto gerado. A pessoa nunca será altamente produtiva e tambem terá dificuldades em sobreviver. A sociedade tambem ficará prejudicada. Portanto, ambas situações são prejudiciais para todos: tanto o prodígio desperdiçado quanto o mal profissional causando prejuizos a terceiros. Para fiscalizar os maus profissionais e os impostores existem os conselhos regionais. Para ajudar os injustiçados não existe ninguém . . .
A repetição é a mãe da excelência
Tempos modernos !!! Essa é a lógica por trás dos artesões e operários de todo tipo. Não é necessário pensar muito. Basta executar. Examina, analisa e executa. Praticamente no automático. É o cirurgião. Muito diferente do clínico, que tem os mesmos sintomas para 30 tipos diferentes de doenças, com um montão de interconecções. Por isso a anamnese é tão importante: é através dela que o clínico pode descobrir o que está realmente acontecendo com o paciente.
Consumo: comprar qualidade barato
O melhor mundo no consumo é comprar qualidade barato. O pior: comprar porcaria caro. O "normal": comprar porcaria barato e comprar qualidade caro. Como saber se está fazendo um bom negócio ? Sabendo a composição de preços do produto e a margem de lucro do comerciante. Ou seja, sabendo o que você realmente pagando. A regra vale para produtos e serviços. Existem produtos altamente sofisticados que custam relativamente pouco em função do ganho de escala da industria. Esse ganho de escala não existe em relação aos serviços. Nos serviços a comparação é sempre entre as pessoas que prestam o mesmo serviço e o valor financeiro pago vai basicamente para o bolso do serviçal. Nos serviços a troca de fornecedor pode ocorrer por motivos pessoais. Com os produtos a relação é mais impessoal: outras são as variaveis analisadas, como garantia, tradição (marca), pós vendas (no caso de carro principalmente), especificações. Mesmo por trás dos produtos existem pessoas e processos, que não são facilmente visualizados por quem "põe a mão" no produto e o compra. Comprar qualidade barato é portanto uma arte, disponível para poucas pessoas, que se esforçam em encontrar as melhores ofertas. O jeito mais fácil de comprar qualidade barato é nos sistemas de partição e sorteio, como seguradoras de todo tipo. Outra forma é nas lojas de ponta de estoque aqui em São Paulo. A internet ajuda na visualização do universo existente e na decisão a ser tomada, segundo os critérios do comprador. Ir a shoppings especializados tambem. Dicas de amigos e indicações idem.
Investimentos: comprar barato e vender caro
Nos mercado de risco essa é a regra. Quem compra uma determinada ação é porque acha que ela está barata e que a empresa tem "potencial" para valer muito mais. Vale o mesmo para um imóvel: o cara compra um imóvel em uma região que ele acredita haverá metrô em breve. Quando o metrô é anunciado seu imovel dobra de preço. A regra não vale para a renda fixa: nesse caso o ganho é mais ou menos o mesmo para todos, variando somente a segurança do agente financeiro. Extrapolando a ideia: com algumas mulheres valeria a pena ter filhos. Com outras não. Essas mulheres seriam as mais educadas, com maior energia, mais generosas, de bom carater. Sob esse ponto de vista, poucas mulheres teriam filhos, pois poucas são as qualificadas. No entanto, sabemos que a maioria das mulheres arrumam filho em algum momento da vida, pois várias razões que não irei adentrar neste momento concorrem para isso. Então, muitos vem ao mundo de mulheres despreparadas e esses provavelmente vão repetir o modelo que aprenderam em casa. E assim o circulo se fecha: péssimos investimentos com retorno duvidoso . . .
O mercado de imóveis
Houve uma época em São Paulo, quando meus avós eram jovens, que comprar terrenos e construir imóveis era um grande negócio. Havia um movimento enorme de pessoas deixando o campo e vindo para a cidade grande e essas pessoas precisavam morar em algum lugar. Assim bairros foram sendo loteados e casas simples foram sendo construidas. Como a mão de obra para construir uma casa era barata, bem como os materiais de acabamento pobres, era possível construir várias e assim fez meu avô, que terminou a vida com 5 casas em seu nome. Meu avô não tinha quase nenhum estudo mas de coisas materiais como construção de casas ele entendia. Além disso contava com o fluxo de caixa vindo do trabalho dos filhos, que estavam empregados em função da expansão de São Paulo. Durante minha vida vi pessoas fazerem péssimos investimentos em imóveis depois disso. Compraram imóveis que não ficavam alugados ou em que os inquilinos não pagavam. Imovéis que tinham custo elevado em função de condomínios. É muito fácil perder dinheiro em imóveis e quando se perde, se perde quantias elevadas. Não é um mercado para principiantes e sim para especuladores profissionais.
Capital Simbólico X Capital Economico
Reli um estudo interessante sobre especialidades médicas feito por psiquiatras da Unifesp. Nele são discutidas as caracteristicas daqueles que escolhem entre as especialidades médicas, que no estudo foram divididas em clínicas, cirurgicas, medicina preventiva e medicina diagnostica. Percebe-se pelo estudo que os alunos escolhem aquilo que tem mais a ver com eles e suas crenças, uma vez que no periodo de formação são expostos a todas as especialidades, de forma que dirimem suas duvidas e dilemas. Entre as especialidades existe uma certa hierarquia, fruto da crença de que o verdadeiro médico é aquele que "salva vidas". Clinicos interessam-se mais pelo paciente de forma ampla, geral, diria eu modernamente de forma "holistica". Já o cirurgião precisa ter certeza do que esta fazendo: ele tem de ser preciso e na cirurgia idade é posto, uma vez que o mais experiente com certeza tem mais treino e precisa ser respeitado. Em um outro extremo temos os clínicos e dentre dessa categoria os psiquiatras. Nesta area encontraremos pessoal com grande capital símbolico, medicos que cursam filosofia ou antropologia, por exemplo. Capital símbolico provavelmente não é valorizado pelos que priorizam o capital economico. Cirurgiões valorizam muito o capital economico. Sabem que quanto mais cirurgias fizerem mais dinheiro ganharão, de uma forma clara, limpida e transparente. Já os retornos dos clínicos são menos óbvios. Uma consulta inicial com um psiquiatra deveria demorar no mínimo 40 minutos. Aparentemente a disputa entre esses jeitos de ver o mundo é muito antiga: li um artigo que existia rivalidade entre Leonardo da Vinci e Michelangelo. Ou seja, clinicos e cirurgiões se respeitam mas provavelmente se odeiam.
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
Amor e Sexo
Assuntos mal resolvidos segundo o Gikovate porque aparecem muito na mídia. Quando o assunto incomoda ele é comentado pelas pessoas. Quando não incomoda as pessoas se silenciam. É assim com quem é mal atendido por alguém ou por uma empresa: a pessoa logo vai para o site "reclame aqui" e por a "boca no trombone". A tentativa de comentar com alguém o que nos incomoda pode ser uma tentativa de encontrar uma solução para o problema. É assim que funciona a terapia. O Terapeuta cognitivo comportamental procura fazer com que o paciente mude seu jeito de pensar, de forma a fortalecê-lo para enfrentar seus problemas. Nem todas pessoas falam dos seus problemas ou procuram soluções em livros ou na internet. Muitos ficam com os problemas para sempre, presos em situações de sofrimento sem fim.
Narcisistas ficam agressivos quando desafiados
Narcisistas gostam de pensar que são fodões. Quando alguém vem e mostra que eles são uns merdas eles ficam agressivos. Em geral o narcisismo se manifesta em muitas áreas, como a fisica, intelectual, financeira, profissional. Acontece que a essencia das pessoas não pode mudar e quem não tem valor não o conseguirá através de aparências. Poderá enganar os incautos mas não um observador arguto como você. As qualidades nobres de carater são de poucos. Aliais, tudo que é de excelencia é para poucos. Nossa sociedade incentiva a distinção pelos bens materiais. Assim, se eu tenho uma Ferrari e apenas 20 pessoas por ano compram uma Ferrari no Brasil, eu sou melhor que os 3,5 milhões de outras pessoas que compram carros novos no Brasil. Vale o mesmo para salários, cargos de poder, lugar de moradia, hoteis frequentados, onde se passa as férias, quem sai no seu lado nas fotos. Sempre achei que vaidade em excesso é sinal de fraqueza e os narcisistas mostram isso. Nas escolas, as notas publicadas nos quadros não deixam duvidas sobre quem vai melhor. A disputa é justa, na medida em que todos são submetidos a mesma prova e injusta porque os colegios e as familias são heterogeneas. Admiro e respeito muitas poucas pessoas. A grande maioria não fez grande coisa na vida, além de aproveitar as oportunidades que surgiram ou então ficaram exatamente onde as circunstâncias as colocaram, sem evoluir.
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
A sensibilidade social do médico
O Dr Drauzio Varella em entrevista na CBN disse que o médico, que tem contato com a miséria humana nos seus primeiros anos de vida profissional, tem uma visão social que outros profissionais não tem. Ele citou nominalmente engenheiros, advogados e arquitetos. Aqui mais uma vez temos a realidade de que somente o que a pessoa vivencia ela aprende, pelo menos em 95% dos casos. Existem profissionais que tem seus clientes entre os ricos, que podem pagar por seus serviços. E eles se acostumam com essa realidade e deixam de ver a pobreza que existe. O pobre que vai ao médico tem contato com alguem com alto capital social e está em uma situação de fragilidade. E o médico mais do que ninguém sabe o que o dinheiro pode fazer pela medicina. É como o Dr João me disse: o pior é trabalhar em um local que não te dê condições de exercer a medicina na sua melhor forma . . .
Um gerente para 800 ou para 20 familias
Um gerente de banco padrão atende os investimentos de mais de 800 familias em média (isso porque os demais correntistas não devem ter investimentos). Já um gerente de private atende apenas 20 familias. Será ? Para ser private você precisa ter pelo menos 1 milhão (não sei se de dolares ou de reais). Na faixa intermediaria temos as áreas de clientes VIP dos bancos, que possuem nomes pomposos, como Personalitte, Estilo, Premier, etc. Provavelmente nesses espaços teremos um numero médio, talvez 75 familias para cada gerente, com ativos de valores entre R$ 150.000,00 e R$ 1 milhão. Tudo no capitalismo é assim: o preço manda em geral como somos atendidos e não adianta reclamar. Quem paga mais recebe mais atenção, mais tempo e melhor qualidade. E nada como o banco e o imposto de renda para mostrar quem somos economica e financeiramente.
domingo, 22 de janeiro de 2012
A saga dos 6 meninos e das 6 meninas
Na minha infancia e juventude muitos amigos e amigas existiram. Na famlia tenho apenas uma irmã e tres sobrinhos(as). Hoje, na meia idade, acompanho semanalmente, portanto de maneira muito proxima, meus sobrinhos e os filhos(as) de tres grandes amigos. Assim como na minha infancia e juventude eu acompanhei e principalmente vivi a realidade de desses meus amigos mais proximos e de minha irmã, hoje acompanho a vida o futuro desses 12 descendentes, que são: Flavia, Claudia, Thais, Eloa, Amabile, Ana Beatriz e Cesar, Olavo Jr, João, Arthur, Eduardo, Adriano. Todos com idades variaveis e com ideias, formações e futuros distintos. O que a vida reservará a cada um deles ? Que caminhos traçarão ? Os mas velhos já estão fazendo suas escolhas, os adolescentes estão se preparando e as crianças estão sendo doutrinadas. Da vida de todos com alguma exceção ficaremos sabendo detalhes através de seus pais. Todos esperam que eles sejam felizes, mesmo sabendo que nem todos conseguirão. Os desafios da vida adulta os aguardam e os ensinamentos de seus pais serão postos a prova pela nossa realidade social. É uma aventura que me apraz acompanhar . . .
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Homicidios Culposos e dolosos
Hoje em dia a quase totalidade dos homicidios culposos é por acidentes de transito. As empresas onde poderiam acontecer homicidios estão muito mais seguras, mesmo porque existe a engenharia e segurança do trabalho. Homicidios dolosos sempre foram cometidos por vingança. Evitando-se desafetos evita-se ser morto dolosamente. Algumas profissões são inerentemente mais perigosas para a vida, devido a exposição a riscos. Minha avaliação pessoal me diz que eu não sou um alvo potencial para nenhum tipo de homicidio, portanto devo morrer mesmo de alguma doença. Quando só Deus sabe. Enquanto isso vamos vivendo com parcimonia e sabedoria . . .
A necessidade de processar pessoas, empresas, bancos, etc
A necessidade de processar alguem deriva do fato de se ter de buscar socorro da justiça para assegurar algum direito ofendido. Não podemos evitar todos os processos porque simplesmente os agentes economicos, politicos, etc nem sempre cumprem com o que é de nosso direito. Decidir se devemos acionar a justiça ou não é muito mais uma questão de moral e inteligencia do que simplesmente um processo pro forma. Para as empresas e para o governo é sempre um processo pro-forma, já que eles tem advogados e procuradores que só fazem isso de forma rotineira e ex-officio. Minha política é evitar todo tipo de problema. Negociar sempre antes de ter de processar. Esgotar a possibilidade de um acordo. Na minha juventude, por inexperiencia estive envolvido em processos. Duas vezes como autor e muitas vezes como requerido ou réu. Muitas vezes injustiçado e condenado mesmo sendo inocente. Não gosto de processar os outros sem necessidade porque tambem não gosto de ser processado. Sabendo escolher os fornecedores evitamos prejuizo. Da quantidade extraimos a qualidade e viver em São Paulo ajuda. Evitamos todo tipo de pessoa nefasta: melhor não dar sopa para o azar e antes só do que mal acompanhado. Contratamos pessoas confiaveis. Compramos de lojas premium. E fazemos associações com pessoas honestas e decentes.
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Pessoas confiam na familia
As pessoas confiam na familia, nos bombeiros e nos carteiros. Tambem confiam nos professores. E tambem confiam nas forças armadas. As vezes confiam na igreja mas isso nem sempre é verdade, já que a posição da igreja varia nas pesquisas. Medicos tambem estão bem na fita. Será que essa confiavel é justificavel ? Provavelmente na maioria das vezes mas sempre existirão maças podres no meio de todas essas profissões e instituições. O importante é o percentual delas. Quanto menor, mais confiável a profissão ou instituição. Nas instituições e nas profissões temos a seleção das pessoas que as adentram. Certas instituições tem mecanismos de filtragem rigorosos e tambem mecanismos de expurgo operantes. Essas instituições primeiramente não aceitam pessoas abaixo dos seus parâmetros e depois não dão titulos para os que não corresponderem as expectativas. São portanto eficientes na formação de pessoas de alta qualificação. Nas familias a regra infelizmente não é a mesma. Pode nascer de tudo em toda familia. A confiança na familia é inclusive ratificada por lei, que obriga a manutenção de laços. Por isso a confiança na familia pode ser algo artificial e não natural, embora existam estudos que relatam hormonios femininos como responsaveis pelo instinto materno, por exemplo.
Engenheiro jabuticaba por merecimento nas grandes empresas
Na Kodak quando entrei eu era o único engenheiro da Poli mas haviam outros engenheiros. A Kodak era uma empresa de engenheiros e eu tive dois chefes que tinham essa formação, sem contar o diretor financeiro (que veio da fábrica). Já no Banco GM novamente eu era o único engenheiro da Poli mas não era o único, já que havia a Sônia (que era formada em civil). Com certeza a Auditoria era um lugar estranho naquele banco. Em geral a auditoria é um lugar estranho, pelo menos a interna. Quando resolvi fazer a especialização em administração industrial era porque eu sabia que precisava dela para subir. A Sonia já tinha feito o CEAG da FGV. Fui questionado diretamente por ser engenheiro uma vez. Realmente, muito diferente e inesperado.
O Judiciário se considera superior ao legislativo e executivo
O poder judiciário, por ter atribuição de julgar os poderes executivo e legislativo, considera-se superior. É por isso que o judiciario tambem acha-se acima da lei e conseguiu do legislativo uma lei para si mesmo muito mais branda e amigável que a lei que é aplicada para os outros poderes. É claro que existem razões históricas para o judiciario brasileiro ser o que ele é. As pessoas que estão envolvidas na direção desse poder são o produto do lugar que nossa sociedade deu a eles. Acho que nada é mais significativo em uma nação (e por tabela para um povo) que as decisões da sua corte judiciaria mais elevada. Ela teria a função de ser o guia para todos os cidadãos e assim é nos Estados Unidos por exemplo. A Suprema Corte americana julga poucos processos, todos eles muito relevantes para a vida dos cidadãos americanos. Foi assim com a legalização do aborto nos Estados Unidos por exemplo. Tambem foi assim quando do reconhecimento dos direitos dos negros. Nosso judiciário é o reflexo da nossa sociedade: atrasado, lento, burocrático, corrupto, parcial. Lamentável como nada escapa aqui no Brasil. Gostaria de conhecer ilhas de ética, lugares onde a politicagem porca não entrasse. Ainda não consegui. Fernando Henrique disse que o Brasil é um país que não deu certo, que suas instituições foram corrompidas. Talvez nas escolas militares. Somente nas escolas, porque, depois, nas nomeações, as peixadas poderão aparecer (o Alvaro diz que no exercito menos que nas demais forças aereas).
Sexo tem de ser consensual senão é crime
Por causa disso é que temos a prostituição: em troca de dinheiro o sexo torna-se consensual. Vale o mesmo para toda relação assimétrica. Todas essas relações tem de ter uma razão que nas mulheres é em geral instrumental. Greve de sexo sempre foi uma estratégia feminina para conseguir o que quer das homens. Mulheres podem ficar séculos sem fazer sexo que nada acontece. Já a maioria dos homens gosta de sexo porque lhes faz bem, inclusive para a saude física e mental. Alguns gostam mais que outros e por razões culturais irão se esforçar mais para agradar as mulheres. Nenhum homem é obrigado a fazer as vontades das mulheres. Acontece que restrições orçamentárias os levam a ficar não com a mulher idealizada mas com a mulher possível. Mulher gosta de ser a única na vida e na mente do seu homem. Mulher não gosta de comparações com outras mulheres. Elas ficam iradas . . .
Quando a causa é criminal recorrer pode levar o processo caducar
Quando a causa é criminal, ter um bom advogado poderá fazer toda a diferença. Isso porque a lei brasileira permite inumeros recursos e o acusado pode sair livre, por causa da prescrição do crime. Na área cível ou trabalhista o tempo é contra a pessoa, pois os juros que a justiça cobra são altíssimos. Seria vantagem para alguem que deve vender os imoveis e sumir com o dinheiro, comprando dolares por exemplo. A partir desse momento, venderia os dolares cada vez que quisesse comprar algo mais caro, como por exemplo um carro. Haveria o risco de ter um milhão de dolares em casa por exemplo. Haveria o risco dos dolares serem falsos. Quem tem bens sempre será alvo de ações de tudo tipo. Tambem estará sujeito a fazer negócios. Somente quem tem dinheiro faz negócios e portanto sujeito a ganhar e a perder. Só não erra quem não faz nada . . .
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
A atratividade de uma mulher para um homem é sua beleza e juventude
Tradicionalmente os homens não ligam de namorar mulheres mais pobres que eles. Sendo a mulher jovem e razoavelmente bonita, com certeza encontrará pretendentes nas classes sociais superiores. Como a média dos homens não melhora com o tempo, mesmo com toda a tecnologia e a informação disponivel, aparentemente a regra das mulheres continuará: casamento somente entre homem rico e mulher mais pobre. Namoros muito longos são um risco tanto para homens quanto para mulheres. A falta de coragem para iniciar um casamento é mal sinal pois mostra que a relação pode ser superficial: alguém não quer formar uma familia de verdade, com todas as responsabilidades e despesas inerentes. Casamento é compromisso, ainda mais se houverem filhos envolvidos. Repito uma frase antiga: somente deveria casar quem é feliz !
A atratividade de um homem para a mulher é a sua renda
Com base nessa premissa, a atratividade é definida pela tabela de salários do jornal. Assim sendo, o ranking de atração é exatamente o mesmo do capital social. Médicos seriam os mais cobiçados, passando por engenheiros e advogados de empresas e assim sucessivamente. As mulheres conhecem a tabela de salários e discutem abertamente com seus namorados questões práticas, tais como onde morar, decoração da casa, lugar para guardar carros, etc. Assim sendo, um homem que ganhe pouco, mesmo sendo de uma familia economicamente bem situada, pode ser menos interessante para uma mulher do que um homem que ganhe mais, vindo de uma familia de menos posses. A maioria das mulheres é imediatista e pensa no curto prazo. Elas não acreditam em potencial. Acreditam somente naquilo em que podem por a mão. A capacidade de abstrair é muito mais presente nos homens que nas mulheres, provavelmente por caracteristicas evolutivas. Mulher nenhuma vai ficar esperando 10 ou 20 anos até o homem ser promovido e poder comprar uma casa a vista. Na minha juventude, todos os meus amigos mais próximos moraram nas casas cedidas pelos pais, com exceção de um, que comprou um imovel muito barato, por ter sido construido na periferia de Campinas. Todas as mulheres entraram no casamento apenas com um emprego de entrada e sem nenhum dote, além de um carro velho ou uma linha telefonica. Algumas entraram sem nada além da roupa do corpo. Essa era a realidade nos anos 80 no Brasil em termos de casais de classe média.
No Brasil, socialmente, solteiro é o estado civil menos considerado
Esta é a realidade. Só fica solteiro alguém incapaz de convencer outra pessoa a juntar-se a ele na aventura de viver. Para mulheres, tradicionalmente, somente as muito feias ou problemáticas demais ficavam solteiras eternamente. Já para os homens, somente os incapazes de ganhar dinheiro em quantidade suficiente para convencer uma mulher de que ele é um bom partido é que ficavam solteiros. O Gikovate diz que esse pensamento é coisa do passado. Hoje em dia existem apenas dois estados satisfatórios: bem casado ou solteiro. Resta saber até quando a tradição irá persistir . . .
sábado, 14 de janeiro de 2012
Flavio Gikovate - Dos 30 livros, 3 são o fundamento
E esses três são: Amor uma historia com final feliz, O bem o mal e mais além e Sexo. Segundo entrevista do próprio Gikovate são esses livros o resumo da sua obra, que tem mais de 30 livros e um milhão de exemplares vendidos. O Gikovate diz que quem compra os livros dele realmente os lê, o que faz que a penetração de sua obra seja realmente muito significativa. Ele tambem fala com sinceridade do seu papel de desbravador em várias frentes e da tentativa de resgatar a importancia da terapia para solucionar os problemas das pessoas. Falou da sua formação, que lhe dá respaldo, falou da sua coragem e originalidade e da decisão de não seguir nenhuma escola e ficar repetindo fórmulas. O livro amor com um final feliz ainda não li. O livro o bem o mal e mais além comprei e li. O livro sexo ainda tenho dúvidas se vale a pena ser lido, devido ao tanto que já ouvi o Gikovate falar sobre o assunto.
Forbes, as Mulheres Insatisfeitas e os homens
Diz o Jorge Forbes que os homens gostam de tudo uniforme, previsível e sem surpresas. Já as mulheres seriam as eternas insatisfeitas, que desejam mudam tudo sempre e constantemente. Daí os homens terem inventado o terno, para não precisarem se preocupar com a roupa. Outro exemplo seriam os uniformes ou as torcidas dos times de futebol. Já as mulheres mudam o visual umas 500 vezes na vida: mudam de roupa (olha a moda aí), mudam o penteado e a cor dos cabelos. Aparentemente as mulheres estão sempre querendo chamar a atenção para si. Isso tem um custo, que pode não ser nada barato. Mulheres gostam de reformar imóveis, de trocar a mobília. Tudo isso muitas vezes antes que o desgaste justificasse tais mudanças. Mulheres são portanto dispendiosas por definição e provavelmente ficam insatisfeitas quando seus desejos são frustrados. Homens seriam pragmáticos e mulheres geniosas . . .
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
Medieval
Conheço pessoas que tem atitudes que parecem da idade média de tão atrasadas. Essas pessoas nasceram longe da civilização ou se nasceram na cidade não aproveitaram as vantagens do convivio social. Existe um livro chamado "A Cabeça do Brasileiro" que mostra claramente o atraso na mentalidade dos brasileiros, conforme sua cidade e seu nivel de instrução. Pessoas nascidas nas capitais, em particular em São Paulo e no Rio de Janeiro, com nivel superior ou acima, são as mais antenadas e menos preconceituosas. Sabemos que todos nós nascemos como pequenos trogloditas e que a qualificação de nossos pais, bem como os recursos que a sociedade dispõe, são fundamentais para o desenvolvimento da nossa inteligencia. É assim com filhos de pessoas com status social elevado (quando considerada a profissão dos pais), que dispõe de bons colégios, clubes, bibliotecas, cinemas, teatros, universidades, hospitais, clinicas ao seu dispor e que aproveitam todas essas vantagens. Esses filhos com certeza estão muito a frente dos demais e as oportunidades sociais que terão tambem serão maiores. Eles possuem um grande capital social e assim sendo podem aproveitá-lo em proveito próprio e de sua familia.
Pesquisa mostra que a maioria quer aparecer bem na fita e evitar punições
Essa é a triste realidade: pessoas somente comportam-se bem para ganhar a aprovação dos seus iguais ou então para evitar punições. Então aquele pensamento de que as pessoas são em geral mediucres e mesquinhas não está tão errado assim. Por isso camaras são um bom remédio contra vandalos e criticas ridicularizantes nas crianças tem tanto efeito. Aqui entram as roupas, como forma de ser aceito, bem como comportamentos socialmente valorizados. É o espirito de boiada: todo mundo faz assim . . . quanto a punição temos as multas de todo tipo, a pena de prisão, a pena de banimento ou explusão (demissão).
Mulheres Insatisfeitas
Mulheres são insatisfeitas por natureza nos diz o Jorge Forbes. Existe um video de um humorista (Chris Rock) sobre esse assunto que é muito engraçado. Conheço algumas mulheres casadas insatisfeitas: elas descarregam suas frustrações nos pobres dos maridos. Eles é que são os culpados de tudo como sempre. Tambem existem muitas pesquisas sobre esse assunto. Por isso os homens devem ter todo cuidado com as mulheres que escolhem para casar e mesmo assim não existem garantias.
O facebook pode ser utilizado como um instrumento de teste das neuroses dos nossos amigos. É incrível como a postagem de uma notícia imediatamente faz com que reações extremadas surjam. A pessoa neurótica não se contém e reage com a expressão de sua opinião, não se importando de torná-la pública. É assim com relação a qualquer assunto mais delicado ou polêmico, em particular aqueles que não são obvios. Mulheres reagem. Comerciantes reagem. Estudantes reagem. Pessoas que te conhecem superficialmente e que nunca ouviram seus argumentos. O mais bem humorado e equilibrado nos seus comentários é o Ricardo. Depois vem o Theo, que somente perde a compustura quando o assunto é crueldade contra animais. É do temperamento dos menos evoluidos serem os mais agressivos tenho notado.
Você tem direitos !!! Você tem todo direito !!!
Esse é o mantra de todo advogado para seus clientes crédulos. Advogado vive de ações judiciais e ações judiciais tem de ter um autor e um réu. Vamos discutir em juizo. Parecer juridico. Recursos. Enrolação. Tudo isso faz parte da rotina de um advogado. Em geral pessoas neuróticas são as que ameçam as pessoas com a frase: eu tenho direito !!! Por não conhecerem a lei e seus meandros imaginam que nossa realidade seja como as dos filmes americanos. Imaginam que os advogados sejam os salvadores da pátria. Não gosto de advogados, nem de juizes, muito menos de promotores. Por isso somente faço negócios com pessoas as mais confiáveis possíveis ou então simplesmente não faço. Para isso me cerco do maior numero possível de informações sobre a reputação dos meus fornecedores. Tudo no direito se resume a penas restritivas da liberdade ou punições pecuniarias. Muitas lides são indevidas e manipuladas por falsas testemunhas. Por isso, aqui no Brasil, precisamos de muita reza e santo forte para nos proteger, por que se depender da justiça brasileira estamos perdidos.
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Imigrantes Brasileiros nos Estados Unidos
Advinha qual o trabalhos dos brasileiros que imigraram para os Estados Unidos ? Pedreiros, auxiliares de limpeza e atendentes em restaurantes e assemelhados. Ou seja, trabalhos que não exigem grande qualificação e que estão na base da sociedade. E como os brasileiros ficam ricos ? Explorando outros brasileiros que chegam depois deles, uma vez que obtem a confiança dos donos do dinheiro, ou seja, dos americanos ricos com condições de contratar empregados. O Rami descobriu isso na prática. Esse perfil é o mesmo em Portugal e provavelmente no resto do mundo. Esse tipo de enriquecimento tambem acontece aqui em São Paulo, com os baianos que ficaram ricos com empresa de prestação de serviços para condomínios. É a lei da procura e da oferta: existe demanda. Logo aparece a oferta. E estando ambos satisfeitos, a relação de trabalho continua.
Paz social
Outro dia vi um Roda Viva (programa de entrevistas da TV Cultura) e o Marco Aurélio (Ministro do Supremo) só falava na "paz social": que ele sempre agiu em função da paz social e que não submeter as questões a justiça era justiciamento e coisa e tal. Acho engraçado eles falarem em "paz social". Paz social aqui no Brasil ? Nossas leis são uma piada. Nosso judiciario outro piada. Nossos juizes se escondem atrás da "lei", já que qualquer decisão tomada contrária a lei é nula de pleno direito. Quem faz nossas leis são uns incompetentes. Não se vai ao cerne das questões, como nos Estados Unidos por exemplos. As pessoas mentem em juizo e não sofrem nenhuma punição por isso. Só esse detalhe já faz nosso sistema ser uma merda. Como pode haver paz social em um pais onde uns poucos roubam a maioria e nada acontece ? Onde existem privilegiados acima da lei ? Onde o passado nunca morre ? Onde os fins justificam os meios em tudo, inclusive em termos de ilicitos de todo tipo ? Aqui no Brasil não podemos fazer negócio com qualquer um, muito menos nos envolver de qualquer forma. Nossa sociedade é podre, nossa educação péssima e nossos corruptos muitos. Fazem leis para dificultar a pessoa exercer seus direitos, criando dificuldades para cobrar facilidades. Estamos desprotegidos de todas as formas aqui no Brasil. Infelizmente.
As coisas boas do Brasil e do Mundo
Coisas boas do Brasil não são poucas mas as coisas ruins tambem são muitas. Vale o mesmo para o mundo: existem coisas boas no mundo e coisas ruins. O Brasil é muito bom para poucos e ruim para muitos. Existem paises no mundo que são bons para a maioria dos seus habitantes e ruins para uns poucos. Como eles conseguem ? Sendo muito produtivos ou tendo muita riqueza natural e poucos habitantes. Não existe mágica. Para ser muito produtivo precisa ser muito educado e instruido. E ser muito educado e instruido custa caro e exige investimento por décadas, o que é difícil. Precisamos sempre aproveitar as coisas boas para poder suportar as ruins. É como um balanço: existem coisas boas e ruins: o segredo é fazer as boas serem em maior quantidade que as ruins. Aproveitar as oportunidade e evitar ou neutralizar as ruins. Quem direciona nossas ações são a economia, a inteligencia, o genio e a realidade.
Ciclos na Economia no Brasil
O Brasil sempre viveu de ciclos: alguns anos de crescimento e outros de rescessão. Outras paises tem um crescimento constante mesmo que limitado. Tudo segue esses ciclos aqui no Brasil: os salários dos funcionários publicos, a oferta de empregos para os recem formados, o crescimento dos negócios abertos. Estamos num ciclo de crescimento desde 2004, graças ao crescimento chinês. O que deveria ter sido feito, como investimentos em infra estrutura, não foi feito. Gastou-se o dinheiro com salários dos funcionários publicos. O Brasil é grande economicamente apenas porque tem muitos habitantes. Só que esses habitantes na média são pobres e produzem pouco, o que reflete-se no nosso IDH e renda per capita. São pobres e pouco educados formalmente. A única coisa que surpreende aqui no Brasil é o aumento da longevidade, graças ao SUS e principalmente aos avanços da medicina, em particular dos remédios. E como ouvi um general dizer: Não há nada de ruim no Brasil que não possa ficar pior . . .
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Mulheres caras
Existem mulheres que são muito caras de manter. É como diz o ditado: mulher é igual carro usado: fácil de comprar. Difícil de manter. Algumas, então, são como mercedez bens usadas. Outras podem ser como carros populares usados. E o que faz uma mulher cara ? Basicamente seu marido que está disposto a pagar para mantê-la. Quando o marido achar que não vale mais a pena ele poderá trocá-la por uma mais economica ou que traga mais benefícios. A mulher pode pensar do mesmo jeito: pode trocar um marido que não lhe traga o quanto ela acha que merece, desde que seja bonita e tenha independencia para manter seu padrão. Caso pense assim, poderá trocar de marido, acumulando bens em cada um desses relacionamentos, enquanto puder. Ao homem cabem as despesas e o seu raciocinio é o do engenheiro: melhor custo beneficio: será que consigo uma mulher mais jovem e bonita por um preço melhor ? A mulher pensa em receber melhor. O homem pensa em gastar melhor seu dinheiro. Quando o casal fica junto é porque essas expectativas foram satisfeitas a contento de ambos. E temos o tempo: que estraga a beleza das mulheres e que pode trazer riqueza ou, ao contrário, trazer pobreza para os homens.
Carros de luxo
Aqui no Brasil carro de luxo sempre foi Mercedes Bens, BMW e Audi, as marcas alemãs mais cobiçadas. A a Coreia se transformou e chegou a Hynday, com bons carros e preços mais atraentes. Não basta ter o dinheiro para comprar um carro de luxo aqui no Brasil. É preciso que sua casa seja compatível com o carro, assim como os lugares por onde você trafega. Caso contrário a possibilidade de você sofrer algum tipo de violencia é muito alto e nada desprezível. Não sei se um dia comprarei um carro de luxo. Tudo indica que não . . .
Imoveis de alto padrão
Para um imovel ser de alto padrão é preciso que ele esteja cercado de imóveis do mesmo tipo. Ou seja, é necessário que em primeiro lugar o bairro seja de alto padrão. Em segundo lugar a arquitetura tem de se destacar: o projeto tem de ter imponencia, mostrando que existe muita arte e tecnica na sua execução e não é qualquer um que o faria. Finalmente é necessário que os materiais sejam nobres, muitas vezes importados, principalmente os acabamentos e as madeiras. Conheci alguns imoveis de alto padrão. Eles em geral estão em condominios nas redondezas das grandes cidades e capitais. Seus donos são comerciantes, empresários, profissionais liberais, altos funcionarios publicos e todo tipo de corrupto, sonegador e contrabandista que existe . . .
Tablet X Note Book
Os tablets irão explodir porque são passivos e tem uma interface tão amigável que até macacos poderão usá-los. São essas caracteristicas que interessam a maior parte da população mundial. Note books tem techados e interface que facilitam a interação do usuário, através da manifestação da sua opinião e criação de textos, etc. Não é dificil de imaginar para onde as coisas caminham: sempre para o menor esforço. Vejo isso no facebook onde muitos não se manifestam. Provavelmente porque não tem nada a acrescentar . . .
Esperteza demais cresce e come o dono
A frase é do falecido Tancredo Neves. Ela demonstra uma verdade: quem dá uma de muito esperto acumula inimigos. E esses inimigos podem se vingar. Como consumidor, a minha forma mais usual de me vingar e procurar outro fornecedor ou prestador de serviço. Outros levam os espertos para a justiça. E finalmente tem os que assassinam os espertos, já que 90% dos homicidios tem por causa a vinagança. A frase foi utilizada no contexto politico e tem a ver com Aecio Neves, que anda ficando em cima do muro, pensando em não desagradar possiveis futuros aliados . . .
Os ausentes nunca tem razão
Frase antiga mas que mostra como temos de estar presentes nas questões que nos interessam. É assim na familia, na empresa em que trabalhamos, no condominio, no casamento. Quando não nos manifestamos estamos tambem assumindo uma posição. Eu sou muito participativo ao contrario de outros familiares e colegas. Então eu seria o político e os outros seriam os idiotas (aqueles que não participam). Como politico já fui síndico duas vezes (presença na comunidade). Tambem atuei em muitas questões politicas nas empresas em que trabalhei, já que minha função estava diretamente ligada a isso. Procuro atuar na educação dos jovens, dos quais sempre gostei da companhia, em especial aos inteligentes. Também atuei assertivamente nas questões familiares que envolviam interesses dos incapazes. E finalmente influencio minha namorada (e ela me influencia). Portanto nesse aspecto (politica) nunca me omiti. Uma vida miserável é aquela que não se reparte, que não cuida dos outros. Não é miserável somente quem não tem bens materiais suficientes (frase do Cortela).
É preciso ter sorte no mercado imobiliario
Investimentos em imóveis devem fazer parte da sua carteira mas não ser toda a sua carteira. O mercado imobiliario é um mercado especulativo. Existem oportunidades e tambem ameaças nesse mercado. Atualmente, graças as altas taxas de juros e a elevação do preço dos imóveis, investir em imóveis é uma temeridade. Somente boas oportunidades, muito bem garimpadas, onde se compra a vista e com bom preço, serão vantajosas neste momento. Exceção aqueles que compram o primeiro imóvel, mesmo assim com ressalvas.
domingo, 8 de janeiro de 2012
Por que gosto de engenheiros
A maior parte dos engenheiros são de pessoas honestas e de bom caráter. Além disso são em geral inteligentes e bons de papo. Engenheiros sabem o preço das coisas. E sabem obter o melhor custo benefício por conta de sua formação. São agentes do desenvolvimento e estão portanto ligados a expansão da economia, que acontece em momentos de felicidade das nações e da maioria do seu povo. Quanto mais engenheiros trabalhando efetivamente em suas profissões mais riqueza terá um pais e provavelmente mais feliz sua população será.
Por que gosto de advogados menos gananciosos
Um processo é algo relativamente simples mas que pode demorar. Advogados gananciosos tendem a supervalorizar seus serviços e sempre estarão pedindo mais dinheiro por pequenas coisas que forem necessárias. E como você precisa do advogado não podendo agir por conta própria é bom que ele seja de bom caráter, a menos que você próprio seja mau carater e seu dinheiro venha de atividades ilícitas. Nesse caso, chumbo trocado não doi . . .
Por que gosto de médicos que estudam
Quando seleciono meus médicos entre os inscritos no convênio sempre escolho os que continuaram estudando. Médicos que continuaram a estudam são em geral pessoas mais humildes, que reconhecem que não sabem tudo e que se preocupam em melhorar sempre. Provavelmente são menos gananciosos, já que dedicam parte do seu tempo ao aprimoramento, ao invés de ganharem dinheiro de clientes. Médicos podem ser ganhanciosos e nesse caso quanto mais pessoas atenderem no ponto de vista deles melhor. Como paciente tenho acertado graças as minhas escolhas inteligentes.
A mais valia
A mais valia foi uma ideia de Karl Marx para explicar a exploração dos trabalhadores pelos capitalistas. Na época que Marx escreveu o capital os capitalistas exploravam os trabalhadores. Marx quis dizer que somente o trabalho realizado com as mãos tinha valor. O trabalho do dono da fabrica não existia e a remuneração que ele obtinha era tirada do trabalho dos operários. Era como se o capitalista roubasse o que pertencia por direito ao trabalhador. Para Marx somente o trabalho adicionava riqueza. Não é de se admirar que um bando de conhecidos meus, vindos das classes inferiores de renda (a classe trabalhadora), defendessem ideias Marxistas e fossem do PT. Tudo uma enganação para tomarem o poder e fazerem exatamente como os capitalistas de direita. Essa gente ia "fazer a revolução", estavam basicamente nas carreiras de humanas na universidade mas haviam infiltrados nas outras áreas, em geral nos Centros Academicos. Hoje, conforme está no jornal, sabemos que as coisas se acertaram e o capitalismo cedeu, concedendo direitos e benefícios a "classe trabalhadora". Os Marxistas ficaram velhos e obsoletos.
Dialogo entre surdo mudos
Devido as diferentes experiencias que as pessoas tem não é de se espantar que muitos não entendam o que alguém diz. Outras vezes entendem mas não acreditam. E é assim que as palavras não são suficientes para convencer os outros. É assim tambem que selecionamos nossas amizades e nossos amores: de acordo com nossas afinidades, nosso modo de ver o mundo, nossa ideologia. Ainda me lembro da frase de um velhos alemão: não adianta falar . . . Mudar o pensamento de alguém de algo complicado mas não impossível. Será sempre mais fácil quando essa pessoa estiver aberta a ouvir. E ela vai ficar disposta a ouvir quando suas ideias não derem certo. A maioria faz somente o que é obrigada. Poucas pessoas são livre pensadoras e vão atras daquilo que querem . . .
sábado, 7 de janeiro de 2012
Corporate
Uma grande corporação (empresa de capital aberta) possui milhares de empregados espalhados por vários paises do mundo. Algumas delas tem mais receita que paises inteiros. As pessoas que trabalham nessas empresas podem ser consideradas como um apanhado do que existe na sociedade em geral com um detalhe: estão todos sob pressão. Em uma grande empresa teremos psicopatas de todo tipo. Altruistas. Egoistas. Narcisistas. E todas as classificações de doenças mentais que existem: Neuróticos, portadores de transtornos de personalidade. Como auditor eu era um observador privilegiado dessa fauna patológica e tinha contato muito próximo com psicopatas, que por final são muito mais abundantes entre os gerentes e escalões acima. Essa minha experiencia me custou muito caro mas ninguém pode me tirá-la. Com ela, e como me disse uma amiga que tambem acha o mesmo dela propria, fiz um curso prático de psicologia e psiquiatria.
Na saude em geral não existe enganação
Das três áreas em que podemos classificar quase tudo (relacionamento, saúde e negócios), aquela que em geral não existe enganação, onde tudo é "científico", é a saúde. Não estou dizendo que todas doenças tem solução ou que todos os remédios funcionam. Estou dizendo que o médico em geral é ético e coloca as cartas na mesa quando trata seu cliente. Os relacionamentos sempre foram a terra do "me engana que eu gosto" e a prova disso são os casais improváveis que vemos por aí. Nos negócios tambem temos muita ilusão e enganação, uma vez que muitas decisões são emocionais (ver estudos da psicologia economica). A transparência é em geral uma qualidade dos bons médicos. Nas outras áreas, de relacionamento e dinheiro, a riqueza de muitos depende da cegueira de vários.
Para mulheres sexo é instrumental
Essa é a verdade e existem razões biologicas para isso, de forma que não adianta reclamar. O negócio é adaptar-se a essa realidade e deixar de acreditar em papai noel em termos de relacionamento. Por ser instrumental e levando em conta os tipos basicos de personalidade existentes (generosos e egoistas), existem dois comportamentos possíveis: as generosas irão ceder seus préstimos sexuais por "amor", ou seja, por admiração ao seu homem e por lealdade. As egoistas irão fazer sexo com quem tiverem mais lucro, seja esse lucro quantificado em dinheiro (100% prostitutas) ou então em status, jantares caros, baladas, casas, carros, possibilidade de herança, vida boa sem contrapartida em termos de trabalho, pensão alimentícia elevada, etc. etc. etc. Tanto uma como a outra fazem tudo de caso pensado. A diferença está no carater de cada um dos tipos. Não preciso dizer que o tipo egoista predomina entre as pessoas e em particular entre as mulheres. É muito mais dificil encontrar alguém com superego desenvolvido do que ids mal resolvidos por ai. Exige-se muito mais trabalho para uma pessoa ser generosa que egoista . . .
Caro, barato e justo
Ainda a pouco ouvi um comentarista da CBN dizer: caro é aquilo que custa mais do que vale, barato é aquilo que custa menos do que vale e justo é aquilo que custa o que vale. Uma pessoa precisa ser inteligente para dar valor as coisas, materiais ou imateriais. Um ignorante não está capacitado a fazer uma avaliação correta dos valores. Podemos levar este pensamento para tudo: existem mulheres caras, baratas e a preço justo. Existem filhos caros, baratos e a preço justo. Podemos estender para coisas materiais com mais facilidade, porque todas elas podem ser reduzidas a uma unitade monetária comum. Assim você pode fazer a conta com uma carro popular que custe R$ 25.000,00 em relação a outro que custe R$ 75.000,00. Será que o mais caro é 3 vezes melhor ?. O mesmo vale para um imóvel que em São Paulo pode custar até 500% mais conforme a região. Vale o mesmo para dissolução de sociedades contratuais: algumas vão sair barato, outras caro e outras a preço justo. Vale o mesmo para aquisições ou fusões de empresas.
Quando custamos aos nossos pais e quanto nos custam nossos filhos
Esta conta é muito interessante. Na minha infancia existiam muitas crianças. Pelo volume é de se esperar que os fornecedores das crianças ganhassem pelo volume. É o barateamento pelo atacado. Não existiam para a maioria ortodentista, aula de ingles, aula de tenis, aula de equitação, psicoterapia, viagem a Disney, roupas e tenis de marca, empregada ou baba 24 horas, escolinha e berçario, carro novo ao completar 18 anos, medicos especialistas a pagamento, festas de aniversário em buffets, escola de altissimo nivel desde o primeiro grau, motorista particular, aula de musica, aula de futebol, shows de todo tipo, Circo Du Soleil. Na minha época, as brincadeiras eram na rua ou em casa. Eramos criados em casa até a 1o serie do fundamental. Diversão era ir ao cinema. Viagens eram com a familia e dentro do pais. Escola era a do bairro, no máximo uma melhoria no Colegial. Não é preciso ser um gênio em economia para perceber que era muito mais barato e simples criar filhos na década de 60. Quem provocou toda essa mudança ? A mulher, que passou a trabalhar fora e a ter os filhos não como prioridade mas como opção. Outra variavel que mudou foi a economia, com taxas de juros interna atrativas, por exemplo. Com isso, o dinheiro gasto na criação de um filho, devidamente aplicado, representa um custo de oportunidade enorme. Chutando, imagino que um filho custasse, no máximo, R$ 200.000,00 em dinheiro de hoje. Atualmente, esse mesmo filho, custa
R$ 800.000,00. Conclusão: antes você poderia ter 4 filhos pelo preço de apenas um atualmente. Isso se você quiser um filho de padrão superior realmente. Como na minha época de criança as familias tinham dois filhos em média, hoje é normal familias racionais terem apenas um ou então nenhum, conforme seu desempenho ecomonico-financeiro for bem ou mal sucedido. Existem custos indiretos em criar um filho, como morar em um bom bairro, próximo ao transporte coletivo, por exemplo.
Sou loura, magra e alta
Ouvi essa frase em um reality show de mulheres ricas. Uma pesquisa mostrou que as mulheres que aparecem nas revistas masculinas em geral são louras, magras e altas. Nicole Kidman tem 1.80 m. Lorinhas mais baixinhas tambem tem seu lugar, como a Mariana Ximenes. Todas tem de ser magras. Loura gorda somente no programa humoristico. Louros e louras somente são maoria da população na Escandinavia e na Islandia. No resto do mundo são minoria. Existem morenas muito bonitas tambem. Minha namorada é loura e magra. Em termos de altura ela é exatamente o que orna comigo e me faz feliz.
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
Impostos de Janeiro e Fevereiro
O governo tem contas a pagar um todos os meses, principalmente gastos com funcionários públicos e outras despesas ordinárias. Para fazer frente a essas despesas faz ajustes de caixa, de forma que os pagamentos feitos por seus contribuintes sejam constantes, de preferência todos os meses. O que justifica a cobrança de imposto é o fato gerador. Em janeiro o fisco estadual cobra dos infelizes proprietarios de carros aqui no Brasil o IPVA. É um imposto caro, cerca de 4% aqui em São Paulo. Em fevereiro vem o fisco municipal e cobra o IPTU, que é o imposto sobre os infelizes que possuem imóveis no município de São Paulo. Aqui a cobrança é distribuida em 10 vezes, com acréscimos evidentemente. Outros impostos que eu pago são cobrados em Maio e Novembro (imposto de renda sobre juros de aplicações financeiras) e todos os meses, nas contas de consumo mensal (telefone, celular, luz, gas, agua) onde o imposto é discriminado. Existe imposto sobre todo desembolso efetuado, como pagamento de planos de saúde, compra de remédios, compras de supermercado, compras na padaria, de combustível. E existe imposto sobre os rendimentos recebidos. Resumindo: o governo leva nosso dinheiro antes dele chegar no nosso bolso. Depois leva dinheiro ao longo do ano, diretamente e indiretamente, a cada pagamento que é feito. Finalmente, caso sobre algum dinheiro para ser poupado e aplicado, vem o governo e leva uma parte novamente. E quando você morrer vem o governo e os advogados e levam mais um monte de dinheiro.
Educação financeira das crianças é tudo
Novamente a educação é o mais importante. Educação financeira ensina como gastar principalmente. Como ganhar dinheiro é tratado pela educação formal e pela inteligencia, que foi melhor estudada por Gardner. Mais uma vez temos a derivada maior que zero sendo mais importante que o ponto em que estamos na curva. Um analfabeto em finanças pode dizimar um tesouro acumulado em dezenas de anos rapidamente. Um pão duro pode viver miseravelmente e morrer como um pobre sem necessidade. É o know how da pessoa em materia de dinheiro.
Executivos Financeiros e suas aplicações
Pesquisa da época negócios mostra que executivos financeiros, que deveriam saber tudo de investimentos, fazem exatamente como leigos no assunto: aplicam mal seus recursos. O resultado da pesquisa é surpreendente. Fica claro aquele ditado: casa de ferreiro espeto de pau !!! Que moral um sujeito desses tem para orientar alguém, se ele mesmo não faz a lição de casa ? Aqui temos uma incoerência muito grande, porque o normal é perguntar alguma coisa ligada a profissão da pessoa confiando na capacidade dela, já que alguém paga para ela fazer algo. Ainda me lembro de um chefe que tive: eu esperava que ele fizesse alguma coisa pela minha carreira. Ouvi a resposta de uma pessoa que o conhecia a mais tempo: ele não faz nada nem por ele mesmo, quanto mais por você !!!
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Escolhas dos pais
Pais podem sempre escolher entre investirem neles proprios ou nos filhos. Investir nos filhos é algo que precisa ser avaliado: Existem filhos que são provavelmente muito mais inteligentes que seus pais. Dinheiro investido nesse filhos poderá ser multiplicado quando ele crescer e puder aproveitar oportunidades e caso ele seja generoso, poderá facilmente cuidar de seus pais, não colocando a "mão na massa" mas pagando para que pessoas especializadas façam isso por ele. Antigamente os pais se preocupavam sempre com eles em primeiro lugar, inclusive escolhendo uma filha ou filho para cuidar deles na velhice. Era uma época em que os filhos eram muitos, o cuidado e o investimento em cada um deles pouco. E esses filhos iam repetindo o comportamento aprendido com seus pais, perpetuando o processo. Gastar dinheiro ganho com esforço com filhos que não correspondem pode ser mau negócio: esse dinheiro poderia garantir a aposentadoria dos pais. A questão está pois em avaliar o potencial do seu filho, caso você tenha recursos escassos para aplicar neles. Em primeiro lugar limitar o numero de filhos de forma a adequá-los ao padrão familiar de educação e cultura. Caso ele corresponda, investir intensivamente nele, enquanto ele corresponder positivamente. Cabe a cada pai estabelecer o quanto é prioritário o filho na sua vida e nos seus investimentos.
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
Gurus e Mestres
Na vida as pessoas escolhem alguém para admirar e seguir. Pode ser um guru ou mestre. O guru seria um lider espiritual, alguém que seria mais evoluido espiritualmente. O mestre seria alguém versado em alguma arte ou ofício, ou seja, mais próximo da matéria. Mestres podem ser muitos mas gurus me parecem poucos. O guru em especial é um lider espiritual hindu. Eu que gosto de relações humanas misturadas com economia tenho por assim dizer dois mestres (ou gurus): o Flavio Gikovate e o Stephen Kanitz. O Gikovate pode te guiar pelos meandros nebulosos do amor, paixão e amizade. O Kanitz te ensinará o que os jornais não contam e que está por trás da nossa realidade economica financeira. Pessoas especiais que colocam seu conhecimento a disposição de quem tiver boa vontade de apreciá-lo de uma forma muito franca e objetiva.
Acidentes automobilisticos fatais
Para um acidente automobilistico ser fatal em geral duas caracteristicas estão presente: elevada velocidade e massa elevada. Essas variaveis derivam do conceito de quantidade de movimento da física. Assim sendo a maioria desses acidentes acontece nas estradas, pois são nelas que as pessoas andam em alta velocidade e onde tambem existem muitos caminhões. É por isso tambem que andar em carros maiores e mais pesados, desde que com muitos air-bags, pode fazer a diferença entre sobreviver ou morrer em um acidente. A principal causa dos acidentes é humana e pode ser classificada em imprudencia, negligencia e impericia. Muitos são causados por motoristas bebados, outros por excesso de confiança em ultrapassagens perigosas e outros ainda por motoristas imperitos. Portanto, caso você possa, ande sempre em carros grandes e possantes, em boas estradas, em ótimas condições de saúde e atenção e ainda assim reze para que os outros não lhe tragam a morte de presente.
Os números do governo
O governo aqui no Brasil gosta de aumentar as projeções de receitas e de diminuir as projeções de despesas. E faz isso no orçamento que manda para o congresso aprovar. Em matéria de ficção contábil já vimos o governo fazer de tudo. No entanto, como a realidade sempre prevalece, os cortes orçamentarios tornam-se inevitáveis e são os investimentos os primeiros a serem expurgados porque eles não são despesas "obrigatórias". É mais uma vez o "me engana que eu gosto" dos brasileiros. Eu me lembro de uma empresa em que trabalhei onde orçamento era coisa séria e onde as receitas eram muito bem auferidas. A administração dessa empresa era muito mais facilitada porque os números eram "quentes". Ao contrário do orçamento, muitos números do governo são confiáveis. Despesas são por si só obvias, já que o controle sobre as mesmas é total pelo seu operador. Já receitas são mais incertas, só que no caso do governo como são pulverizadas, uma coisa compensa a outra e as receitas podem ser consideradas como quase certas. É como um condomínio: muito mais simples de administrar do que uma empresa real.
A vida da maioria das pessoas não muda ou muda muito lentamente
Isso é tão comum que uma politica de qualidade que conheci dizia: melhoria contínua. Os outros vértices da política eram liderança gerencial e trabalho em equipe. Por trás dessa ideia está a de que a natureza não dá saltos. Tudo é muito gradual na espécie humana: demoramos 18 anos no mínimo para nos capacitarmos a viver por conta própria. A maioria consegue aprender um ofício e fica nele indefinidamente. Nas empresas as promoções dependem da realidade vivida pela empresa e não só da vontade de seus empregados. As pessoas em geral não se deslocam muito do local em que nascem. A paisagens tambem mudam pouco para a maioria das pessoas. Mesmo os amores, no passado, estavam próximos de onde se vivia. Pelo fato da vida mudar pouco, somos animais que criam hábitos, mesmo que irracionais. E esses hábitos podem ser saudáveis ou não. São os hábitos que levarão a maioria das pessoas para o túmulo mais cedo ou mais tarde. Existem pessoas que moram em uma única casa sua vida inteira. Assim como existem pessoas que exercem a mesma profissão a vida toda. Também existem pessoas que ficam casadas com a mesma pessoa a vida toda. Pessoas que comem a mesma comida. Que compram o mesmo tipo de carro, com a mesma cor. Cujos filhos estudam no mesmo colégio e que se formam na mesma profissão dos pais. Essa é a força da TRADIÇÃO.
O caráter de um povo
Kafta escreveu um livro sobre o caráter de um povo. Seria o caráter ou a cultura ? O caráter de um povo seria a soma do caráter individual de seus componentes. O caráter do brasileiro seria representado pelo jeitinho brasileiro, pela aplicação de nossas leis, pelos nossos políticos, pelas decisões tomadas no seio das famílias, pelo futebol e pelo carnaval. O caráter teria a ver com o estágio civilizatorio de um povo/nação. Estamos no meio do caminho entre a África tribal e o estado de bem estar social europeu. Assim temos lugares aqui no Brasil com índices de desenvolvimento africano e lugares que tem índices europeus. Não seria exagero afirmar que temos famílias tipicamente africanas e familias norueguesas tambem. E que os ataques dos africanos aos noruegueses é em geral a regra . . .
Zona de conforto
O que é zona de conforto para um pode ser desconfortável para outro. Tudo é uma questão de expectativas. Quando você tem muito conforto fica difícil sair para um lugar menos confortável. Ninguém quer descer de nível. E quando desce, a pessoa faz de tudo para voltar ao status anterior. A resignação não é muito bem aceita pelas pessoas. Nos vivemos em sociedade e muitas das coisas que fazemos nos são impostas pela sociedade e pela cultura. A saida de jovens da casa dos pais é um exemplo de que sair da zona de conforto é muito dificil hoje em dia. Existem muitos jovens que tambem não querem mudar-se da casa dos pais para morarem em uma republica de estudantes, onde o relacionamento com os outros será inevitável. É a velha história da derivada maior que zero: só muda quem está incomodado.
Favelas tem muitas crianças e poucos velhos
Li essa notícia no jornal. Significa que as mulheres da favela tem pouca perspectiva de se sentirem valorizadas socialmente além de serem mães e que o ambiente hostil mata as pessoas mais cedo que a média, evitando que as mesmas cheguem a idades avançadas. Viver em um lugar sem condições de salubridade leva as pessoas a ficarem doentes com maior frequencia. Existe uma relação em ter muitas infecções e morrer mais jovem. São 11 milhões de favelados no Brasil. Favelado fica "esperto" em conseguir as coisas de graça dos outros. Eu diria que eles ficam viciados: procuram ONGs, instituições de caridade, orgãos de assistência social do governo, postos de saúde. Tem nos politicos populistas de esquerda seus gurus.
Assinar:
Postagens (Atom)