Os homens tem quatro idades: cronologica, emocional, intelectual e espiritual. A cronologica é a material e a mais obvia: todo mundo faz aniversario todo ano. A emocional é mais complicada. Tem a ver com relações sociais, o que você faz no grupo e o que o grupo faz com você. A pessoa emocionalmente madura conhece a natureza humana, suas mazelas e deficiencias principalmente. Ela sabe se defender de manipuladores emocionais e de outras armadilhas. Quem for muito amado e protegido pode não crescer emocionalmente porque não aprende como o mundo pode ser mal. Os maus e perversos sabem muito bem se comportar, caso sejam psicopatas, por exemplo. A idade intelectual tambem pode ser facilmente aferida: basta fazer perguntas e observar as respostas. Pessoas limitadas não conseguem nem entender a pergunta. Não entendem portugues muitas vezes. Além disso tem a escola, suas provas, vestibulares, etc. Já a idade espiritual tem a ver com em que era a pessoa está: na primeira era (do pais) estamos no "olho por olho dente por dente" basicamente. Na segunda era (do filho) estamos no "dar a outra face para quem te bateu". Na terceira estamos na era do espirito santo, onde devemos ser "santos", ou seja, devemos agir de forma a não causar carma mas tambem de forma a eliminar nosso carma. Não podemos ser omissos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Quando houver desafagem entre a sua idade cronologica e as demais você terá problemas. Nosso objetivo é sempre melhorar o que for possivel. Eu era emocionalmente atrasado, por circunstancias da minha vida mas era muito avançado intelectualmente. Com o tempo melhorei minha idade emocional, a custa de aprender com meus erros passados.
Sempre podemos fazer um self assessment mas para isso é preciso ter inteligência intra pessoal, o que somente 2% das pessoas tem. Emocionalmente temos sempre desafios, em particular se não quisermos viver sozinhos. Materialmente os médicos estão aí a nos aconselhar para que vivamos 100 anos com saúde. Intelectualmente podemos ter dicas sobre a profissão da pessoa e o grau máximo que ela alcançou. Já espiritualmente é só observar o tamanho do ego e como a pessoa age para ajudar os outros.
Postar um comentário