O melhor do mundo para uma empresa é ter clientes cativos e fieis, pois assim os seus custos com a capitação de novos clientes podem ser diminuidos e a sua sobrevivência fica mais fácil. Segundo uma pesquisa que li, o brasileiro não é muito fiel a uma marca de carro: somente 35% são fieis. Talvez a fidelidade seja maior na compra de outros produtos, principalmente em remédios e alimentos, imagino, porque os mesmos tem ação direta na saúde das pessoas. Eu troco de marca muito frequentemente. Em geral compro produtos de marcas reconhecidas mas não da lider do mercado, porque em geral o custo benefício é maior. O lider costuma ter muitos clientes cativos e isso pode fazer com que ele se acomode, o que é natural. Por outro lado, na hora da revenda ou do pos venda (assistencia técnica) comprar de empresas que não são lideres pode trazer alguma dor de cabeça. Na verdade todos nós gostamos da tranquilidade que fornecedores conhecidos nos proporciona. Caso não haja pressões de preços abusivos nem queda na quantidade ou qualidade do produto ou serviço prestado, nossa tendência natural é mantê-los durante muitos anos.
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