sexta-feira, 29 de abril de 2011

As 6 motivações para comprar

Li um texto interessante que listou: 1o Obter lucro, 2o Evitar perdas, 3o Ter prazer, 4o Evitar dor, 5o Auto estima e 6o Aceitação social. O produto ideal atenderia todas essas motivações o que é impossível, já que não dá para agradar a gregos e troianos. Cada indivíduo tem suas motivações e cada produto tem seu público. Existe duas "correntes" entre os mercados: evoluções tecnológicas desenvolvidas no exterior que depois chegam ao Brasil e pobres querendo consumir produtos que antes não podiam dar-se ao luxo de comprar. É como disse o Ultraje a Rigor: mim tambem quer ser bacana !

Um comentário:

Van der Camps disse...

Pessoas mais evoluídas na escala de Maslow vão adquirir para ter prazer, aumentar sua auto estima e ter aceitação social. Infelizes vão sempre querer aumentar seus lucros sendo gananciosos, evitar perdas sendo avarentos e evitar dor sendo medrosos. Observe que na humanidade teremos sempre as três motivações inferiores dominando e esses motivados por elas irão invejar (humilhação + raiva) aqueles que adquirem por conta dos três motivos superiores: ter prazer, aumento da auto estima e aceitação social. Bingo !!! Esse é o resumo do mercado e da humanidade em termos sócio econômicos !!!