Ouço muito sobre zona de conforto. Aparentemente nossa natureza é comer, dormir e copular. Para sair dessa situação precisamos da necessidade. Caso nossas necessidades estejam satisfeitas o que pode nos fazer ter motivação ? Vejo a situação de jovens que tem tudo graças a boa situação economica-financeira de seus pais: eles não estão muito a fim de aceitar um emprego qualquer. Vale o mesmo para empregados publicos: eles tem a vida ganha. Para que se esforçar ? Essa parece ser a regra "universal". Então bons pais seriam aqueles que "regulam" dinheiro para seus filhos ? Aparentemente a formula é essa: menos é mais. O importante é o quanto menos. Pessoas morrendo de fome são obrigadas a aceitar qualquer oferta e são facilmente exploradas e desprovidas de dignidade. E pessoas com muito dinheiro e vida boa não aceitarão nenhuma proposta pois o mercado não se modificará para satisfazê-las. Por isso devemos dar o suficiente a nossos filhos, dosando o fluxo conforme sua maturidade e desenvolvimento. Vale o mesmo para a seleção de uma parceira(o). A decisão é deles mas devemos dar-lhes condições de escolher sem grandes pressões, como no passado em que os pais queriam se livrar das filhas para terem menos despesas. Para os filhos devemos dar-lhes condições de estudar e ganhar seu sustento de forma que sejam interessantes para as pretendentes por seu proprio mérito. Não devemos esquecer que no trabalho quem não tem padrinho tem de ser muito bom ou ter escolhido uma profissão com demanda maior que a procura. A escolha do parceiro(a) será uma consequência do emprego/trabalho escolhido e desempenhado com sucesso.
sábado, 30 de abril de 2011
Deixe estar
No nosso processo de amadurecimento podemos cometer erros diversos no caminho da felicidade. Trata-se de um aprendizado, tanto mais dificil quanto forem as provas a que tivermos de nos submeter. Caso consigamos chegar a um equilibrio poderemos viver em paz. Nesse estado nada nem ninguém consiguirá nos atingir. Caso alguém tente nos manipular saberemos identificar e escapar, simplesmente não dando ouvidos a quem não merece. Em nossas relações de consumo sempre compraremos o que satisfaz a nossa auto-estima, já que as demais categorias de Maslow foram satisfeitas. E na nossa relação com as pessoas seremos cordatos, atenciosos e precavidos, mormente com parentes e estranhos. Nossa necessidade de contato com estranhos é cada vez menor mas sempre existe. O inexplorado e o desconhecido tem seu fascinio mas o conhecido e previsivel tem o seu charme.
Só não erra quem não faz nada
Não fazer nada é um bom começo para não errar. Tambem é um bom começo para passar para a eternidade sem ter deixado nada de bom na face da terra. A guerra entre as pessoas pode expressar-se de várias maneiras: agressões físicas, agressões verbais (injúria), difamação e calúnia. Todas descritas no código penal. Dificil é fazer qualquer coisa com as pessoas aqui no Brasil (não sei no mundo). A ganância, a inveja e o egoísmo é muito grande. Nossa sociedade adotou valores equivocados que trazem muito mais infelicidade que felicidade a maioria das pessoas. É por isso que muitos preferrem seus cachorros. Como disse uma vez um Beatle: O sonho acabou . . .
A fome, a peste e a guerra.
Durante séculos a população humana cresceu lentamente, embora não houvesse controle da natalidade. Nascia muita gente mas tambem morria, de forma que o equilibrio se mantinha. Além disso existia a fome, a peste e a guerra, que ajudavam a diminuir o numero de pessoas de forma definitiva. Hoje em dia a guerra continua por ai, a fome e a peste tambem. No entanto, as condições e as descobertas da medicina evoluiram muito e aquele equilibrio já não existe mais. Com o advento do controle da natalidade os paises estão ficando mais ricos, porque tem de gastar menos dinheiro com a educação e a alimentação das crianças. Os velhos nunca viveram tanto como agora e a taxa de mortalidade infantil nunca foi tão baixa. Nunca existiu epoca tão rica em objetos e nem tão confortável. Vivemos no paraíso quando comparado a épocas passadas . . .
Guerras
Tradicionalmente as guerras são defragadas pela cobiça de recursos naturais. No passado elas aconteciam quando a população aumentava muito e os recursos ficavam escassos. Sendo assim, já que a alternativa era morrer de fome, fazia-se a guerra, já que vendia-se a ideia de que aquilo que fosse pilhado pertenceria a quem conseguisse carregar. Depois as guerras evoluiram para conquistar territorios e assim criaram-se os imperios. Mais tarde abandonou-se a ideia de ocupar fisicamente os territorios e passou-se a explorá-los, através do comércio. Nas guerras antigas a lógica era simples: quem perdia virava escravo. No caso do comercio a escravidão deixou de ser física e passou a ser mais sutil: dependencia dos produtos ou tecnologias, através de trocas finaceiras. Como o dinheiro significa trabalho, o numero de horas que uma pessoa precisa trabalhar para comprar algo é uma medida do quanto ela é escrava daquele produto ou serviço. No fundo é isso que temos: o suor de uns indo para o bolso de outros. Exatamente como acontece quando alguém paga uma pequena fortuna para assistir ao vivo ao show do seu artista predileto.
Tecnologia
A tecnologia tem muitas faces. Aquela que está mais a vista é nos eletronicos de consumo. Eles basicamente fazem a telecomunicação entre as pessoas, entre as sociedades e entre os mercados. No entanto existe a tecnologia médica, a tecnologia das industrias e dos serviços. Com os saltos tecnologicos, produtos que seriam inacessíveis pelo seu elevado preço, tornam-se realidade. Administrar é basicamente medir e a tecnologia ajuda a medir tudo o que você puder imaginar e a fisica definir. Além de medir, a tecnologia também ajuda a divulgar os resultados, de modo que cada ser humano e cada sociedade ou pais pode ser ranqueado, de acordo com o gosto do freguês. Uma vez feita a medida e a comparação é possível agir, na direção que se deseja melhorar. E com as informações disponíveis é possivel estimar praticamente tudo, produzindo estatisticas cada vez mais confiaveis. Com estatisticas mais precisas podemos projetar nosso futuro sem ter esperanças ilusórias e irreais. Tambem podemos chegar mais perto da verdade, uma vez que a mentira seria estatisticamente improvável. Quando algum ponto fora da curva surgir poderemos identificá-lo de pronto e, a partir daí, questionar sua veracidade. Os rastros que a pessoa vai deixando durante sua ação no mundo vão sendo registrados e podem ser facilmente verificados através da internet e consulta a banco de dados publicos. Com isso mentirosos tambem poderão ser confrontados e desmascarados. Enfim, sou fã da tecnologia. Acho que ela veio para fortalecer os bons e os justos, bem como para melhorar a vida de todas as pessoas de boa vontade.
Fidelidade a uma marca
O melhor do mundo para uma empresa é ter clientes cativos e fieis, pois assim os seus custos com a capitação de novos clientes podem ser diminuidos e a sua sobrevivência fica mais fácil. Segundo uma pesquisa que li, o brasileiro não é muito fiel a uma marca de carro: somente 35% são fieis. Talvez a fidelidade seja maior na compra de outros produtos, principalmente em remédios e alimentos, imagino, porque os mesmos tem ação direta na saúde das pessoas. Eu troco de marca muito frequentemente. Em geral compro produtos de marcas reconhecidas mas não da lider do mercado, porque em geral o custo benefício é maior. O lider costuma ter muitos clientes cativos e isso pode fazer com que ele se acomode, o que é natural. Por outro lado, na hora da revenda ou do pos venda (assistencia técnica) comprar de empresas que não são lideres pode trazer alguma dor de cabeça. Na verdade todos nós gostamos da tranquilidade que fornecedores conhecidos nos proporciona. Caso não haja pressões de preços abusivos nem queda na quantidade ou qualidade do produto ou serviço prestado, nossa tendência natural é mantê-los durante muitos anos.
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Viajar
Quando viajo preciso sentir-me confortavel. Assim excluo qualquer passeio de aventura para o meio do mato. Tambem gosto de comer bem, com higiene e de preferência comida internacional. Com isso pequenas cidades estão descartadas. Sobram as capitais de alguns estados, que tem pontos turisticos próximos ou resorts. Resorts são em geral muito caros aqui no Brasil. Seus preços competem com destinos no exterior. O exterior, excetuando-se a Argentina, é longe, o que encarece a passagem aérea e obriga a estadias mais longas para justificar o tempo de viagem e o custo. E tenho que vencer minha preguiça e minha rotina. Pensei em Maceio e em Buenos Aires para a proxima viagem: perto (2 ou 3 horas de voo) e barato. Florianopolis tambem foi cogitada. A escolha depende do clima: ir para o frio ou para o calor, já que as outras variaveis estarão satisfeitas em qualquer dos destinos citados.
Preço da sua passagem aerea
O preço da sua passagem aerea obedece a lei da oferta e da demanda e mais a variavel "lotação" do avião. Assim sendo, é possível voar por preços baixos, desde que se compre a passagem com antecedência, em rotas que tem muitos voos com aviões grandes (com muitos lugares). As companhias sempre adequam a aeronave a rota e a demanda. Isso limita voos de longa duração non stop somente entre cidade grandes, geralmente com milhões de habitantes. Os pontos turisticos são limitados nos países e no mundo. Outra razão para voar são os negócios e finalmente reencontrar a familia/amores. Resumindo: lazer, dinheiro e amor (sentimento). Já ia me esquecendo: agora existem tambem viagens para tratamento de saúde. Nós que moramos em São Paulo, e não temos trabalho, podemos descartar viagens por motivos de saúde e dinheiro. Resta lazer e amor. Lazer para qualquer lugar que interessar e amor para onde mora minha namorada.
As 6 motivações para comprar
Li um texto interessante que listou: 1o Obter lucro, 2o Evitar perdas, 3o Ter prazer, 4o Evitar dor, 5o Auto estima e 6o Aceitação social. O produto ideal atenderia todas essas motivações o que é impossível, já que não dá para agradar a gregos e troianos. Cada indivíduo tem suas motivações e cada produto tem seu público. Existe duas "correntes" entre os mercados: evoluções tecnológicas desenvolvidas no exterior que depois chegam ao Brasil e pobres querendo consumir produtos que antes não podiam dar-se ao luxo de comprar. É como disse o Ultraje a Rigor: mim tambem quer ser bacana !
Psicopatas no trabalho
Pesquisa divulgada pela revista Super Interessante deste mês mostra que 3,9% dos executivos das grandes empresas são psicopatas e que eles podem estar por trás de grandes desvios e fraudes. Eles buscariam as grandes empresas e as áreas de TI e finanças para darem seus golpes por serem mais adequadas aos seus objetivos escusos. A média de psicopatas encontrada nas grandes empresas é 4 vezes maior que na população em geral. A pesquisa não me causou espanto. Ela corrobora minha experiência como profissional da auditoria interna. Uma das minha atribuições era detectar fraudes e desvios ou intervir quando os mesmos eram denunciados. Poder e dinheiro é o que os psicopatas buscam nas grandes empresas. E eles tem mais chances de conseguir seus objetivos em empresas que atiçam a competição entre seus empregados. Eles são o mal na forma de pessoas. E o mal pode morar ao lado, principalmente se você for auditor e tiver como atribição combatê-lo.
Quando a lei obriga
A lei passou a obrigar o uso de cadeirinha para crianças no transporte em automoveis. Quando minha filha nasceu, 18 anos atrás, eu já usava a cadeirinha. A lei aqui no Brasil é sempre assim: atrasada. Já comentei sobre a justiça da familia que estava atrasada tambem 20 anos com relação ao Estados Unidos, por exemplo. Outro exemplo é a adoção de air bags e freio abs nos carros. Temos leis que que não pegam e outras cuja aplicação é adiada, como a da composição do diesel. Enquanto isso nos sofremos como brasileiros pelo atraso da nossa sociedade e das nossas leis. A lei é ordinaria. Isto é, ela se aplica ao "homem médio" da sociedade. Quem não for "homem médio" que se defenda precavendo-se ou mudando de país.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Motivação para vender
A principal motivação para vender algo é se livrar de daquilo que está incomodando. Pode ser um imovel de aluguel que esteja dando prejuizo ou um carro que esteja ocupando espaço ou dando muita despesa. Profissionais compram e vendem ativos com objetivo de lucro. Alguns amadores tambem tentam fazer isso em determinadas epocas de variação da demanda ou inflação alta. Outras vezes temos de vender algo para fazer caixa e comprar algo mais caro que desejamos ou necessitamos. É a chamada "venda casada". Muito mais comum porque diminui as dificuldades para quem compra. Existem pessoas que tentam vender qualquer coisa e para essas pessoas existe o site mercado livre. Incrivel é que existem pessoas que compram esses cacarecos e dão valor para os mesmos. Estamos falando de livros, tenis, dvds e toda especie possivel e imaginavel de objetos domesticos. Outras vezes não temos pressa de vender, porque estamos usando o objeto ou porque ele nos dá renda. Para vender é conveniente conhecer o mercado, em particular o de veiculos e imoveis usados.
Motivação para comprar
Minha motivação para comprar é marginalmente baixa. Em outras palavras: sou exigente e não me convenço facilmente. Em geral busco o melhor custo beneficio com enfase no meu gosto pessoal. Penso que se é para trocar algo que seja para melhor, sempre. Assim efetuo trocas quando a tecnologia evolui e melhora muito nossa vida. Tambem compro quando o custo beneficio é muito grande. Exemplo: coisas "de rico" (com qualidade superior) que estão em liquidação ou mais baratas por uma eventual necessidade de caixa do fornecedor. O mesmo vale para frequentar lugares mais caros. Ou para a compra de um carro. No limite aconteceu até com a compra do apto do Guarujá. Dessa maneira consigo ter acesso a "luxos" um tanto incomuns para minha condição economica-financeira e fico um pouco mais feliz que a média.
Monitoramento
Adianta ficarmos monitorando mercados/preços/pessoas ? Para mercados e preços adianta se temos intenção de transacionar um dia. Como as coisas materiais tem um ciclo de vida, em algum momento teremos de entrar no mercado e escolher entre as alternativas disponiveis, levando em conta nosso orçamento e objetivos pessoais e/ou familiares. Monitorar pessoas vale a pena se nós as amamos. Abandonar as pessoas a solidão era equivalente a uma sentença de morte antigamente. Mesmo hoje em dia, com todos os avanços que temos, é sabido que os solitários vivem menos e que ser sozinho significa um grande estresse para o indivíduo. Os mercados são ciclicos mas alguns, como os de tecnologia, tem de ser monitorados até o momento em que o custo beneficio justifique a aquisição ou então que a obselescencia determine o fim. As pessoas que amamos tambem tem seu ciclo de vida: nascimento, infancia, adolescencia, juventude, idade adulta, maturidade e velhice. Cada fase com seus desafios a serem enfrentados . . .
Sabedoria: a arte de saber distinguir até quando insistir
Caso tivessemos uma bola de cristal a nos auxiliar em nossas decisões, saberíamos com precisão até quando insistir e, portanto, também quando desistir, de alguém ou de alguma coisa. A isso eu chamaria de sabedoria, que em sua definição mais comum é o conhecimento aplicado. As empresas são muito boas nisso porque controlam e medem tudo o que podem o tempo todo. A isso se chama administrar. Levando a experiência para a nossa vida seria a capacidade de escolher o que e em que momento, devemos fazer. Num exemplo simples: qual o momento de viajar para o exterior ? Qual o momento de casar ? de entrar em um financiamento imobiliario, de mudar de emprego ou de profissão, de ter filhos, de comprar um carro novo, de mudar a carteira de ativos. A escolha do momento certo tem até nome: timming. Pessoas que não tem muito sucesso por uma questão de temperamento ou por outras circunstâncias imponderáveis podem conseguir alguma vantagem através do timming. Levando uma vida sábia e sob controle podem evitar as maiores perdas e armadilhas que existem. E fazendo assim, podem maximilizar seus recursos, de forma a terem um resultado final satisfatório. De nada adianta ganhar muito e depois perder. Ou como diz minha tia: O pouco com Deus é muito !
Habilidades sociais ou lógica-matemática ?
Ter habilidades sociais pode habilitar alguém a almejar um cargo gerencial, ser empresário ou comerciante. Por trás das habilidades sociais está a capacidade de se comunicar bem. Quem não se comunica bem em geral nem tenta se aventurar pelos caminhos sociais. Quando é bem sucedido em geral está associado a alguém complementar. Pessoas com essa deficiencia em geral se dirigem para profissões mais técnicas, como a engenharia, onde a lógica matemática se destaca ou então na cirurgia (é sabido que cirurgiões são em geral mais secos que seus colegas clínicos). Acontece que negócios somente são realizados com boa comunicação: é preciso que o consumidor entenda os benefícios que conseguirá adquirindo aquele serviço ou produto. Para isso todas as habilitações em comunicação social podem ser usadas. Um engenheiro pode ser comunicado sobre o problema que deve resolver. Ele pode desenvolver uma solução onde os detalhes não interessam muito a um leigo (ele pode ver a coisa como o conceito de "caixa preta"), desde que funcione e seja amigável ao consumidor alvo. As pessoas não estão interessadas no desenvolvimento tecnologico que permitiu a evolução das telecomunicações ou dos computadores. Eles querem algo que possam pagar e que lhes seja util e fácil de usar. A princípio tudo que é complexo é para a compreensão de poucos. Isso vale inclusive para notícias veiculadas pela mídia.
Piloto Automático
Tudo conspira para que levemos a vida no "piloto automático". É assim no emprego, na vida em sociedade, na vida em familia. Tudo deve ser sempre igual porque sempre foi assim. Qualquer coisa que saia da rotina ou do esperado em geral não é compreendido e muitas vezes criticado. A necessidade de produzir grandes quantidades leva a padronização. É a disciplina de tempos e métodos da engenharia de produção. E assim ficam as pessoas, desde o filme Tempos Modernos de Charles Chaplin. Dizem que tem de ser assim porque a propria existencia e o universo é regrado, repetitivo e previsível (veja as estações do ano por exemplo). O mesmo vale para determinada sociedade e seus rituais e até mesmo para as datas comemorativas que o comércio cria.
Direção = Controle
Minha falta de controle (minha avaliação mostrou controle "médio") muito me prejudicou. Ela se manifestou pelo desconhecimento das más intenções dos outros nos negócios, por exemplo. Já meu otimismo agiu no sentido de acreditar em milagres, em coisas improváveis, como o contínuo desenvolvimento das pessoas. Hoje eu sei que os negócios são cheios de armadilhas e que certas pessoas não mudarão nunca. Tudo começou em casa. Eu era uma criança diferente da média da minha geração. Não era suficiente dizer não para mim. Era necessário dizer porque não, de forma que eu pudesse assimilar e decidir se a proibição era devida e justa ou não. Muitas regras são "cagadas" nas nossas cabeças infantis sem uma razão justa e eu achava isso uma violência contra nosso direito a liberdade individual. Infelizmente essas regras existem na sociedade e ir contra elas pode ser muito custoso. Já abordei esse tema em outras ocasiões.
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Temperamento Hipertimico
Fiz o teste do temperamento. Resultado: vontade alta, medo baixo, controle medio, sensibilidade media e raiva baixa. Veredicto: Temperamento Hipertímico. Fazendo a analogia com o carro, acelerador alto + freio baixo = velocidade alta (humor). Direção média (algumas vezes perdi o controle e bati num poste ou capotei o carro por causa disso). E amortecedor médio (ou seja, quando meu carro cai nos buracos da vida não me recupero tão bem nem tão rapidamente). E finalmente pouco uso da buzina. Graças a Deus podemos aprimorar nosso temperamento e assim foi comigo. Sabendo que sou assim, tento ter maior controle para não bater de novo o carro e tambem evito cair nos buracos já conhecidos da vida, para evitar sofrer muito tentando me recuperar depois. Ou seja, mesmo sendo a minha essência o temperamento hipertímico, com o uso da razão, inteligencia e sabedoria, consigo levar uma vida feliz. Cheguei a esse ponto depois de ter cometido muitos excessos, testado todos os limites e sofrido muito.
A formula do sucesso
Analise do temperamento do brasileiro apontou 12 sub-tipos. Cada temperamento está fundamentado em emoções básicas. Essas emoções são mensuradas pelo teste desenvolvido pelo psiquiatra Diogo Lara. São elas: vontade, medo, controle, raiva e sensibilidade. Com base nesse estudo, a personalidade que leva ao sucesso tem vontade alta, medo baixo e controle elevado. Provavelmente tem tambem raiva baixa e sensibilidade baixa. Em uma analogia com um carro, a vontade é o acelerador, o medo é o freio, o controle é o volante, a sensibilidade o amortecedor e a raiva a buzina. O nosso humor seria a velocidade em que o carro consegue andar. Assim o sucesso teria um carro com acelarador alto, freio baixo (desenvolvendo alta velocidade, portanto), com volante preciso (não vai bater em um poste ou capotar), com amortecedores bons e confiaveis (não vai se deixar afetar pelos buracos da vida) e com pouco uso da buzina. Essa é descrição da minha irmã, indiscutivelmente uma pessoa de "sucesso".
Os gordos são os novos negros e mulheres do mundo
Materia de hoje na Folha diz que os gordos são a unica minoria que não se organizou ainda para lutar pelos seus direitos. Os negros e as mulheres já fizeram isso. Só que os gordos serão maioria em breve. É claro que os muito obesos ainda serão minoria. Ser gordo é uma afronta aos que se sacrificam para seram magros, principalmente se esse sacrifício não for recompensado na medida que aqueles que fazem dieta acham justo. É claro que uma mulher que está feliz com o marido, sabedora que ele gosta de mulheres magras, fará um esforço para manter-se magra. Trata-se de um sacrifício: uma privação com um retorno. Podemos imaginar o mesmo para alguém que trabalhe em vendas ou em outro cargo em que a aparência física seja fundamental. Na hora de conseguir emprego também pode fazer a grande diferença ser magro. Aqueles que são gordos, felizes e bem resolvidos economica e afetivamente serão sempre exceções. Invejados pelos demais, que apesar de serem magros, são infelizes. Uma vez Jonh Lemon falou que a mulher era o negro do mundo. Parece que a bola da vez são os gordos. Os gordos são os novos negros do mundo . . .
Temperamento Obsessivo e emprego
Existem muitas tarefas que são adequadas a pessoas obsessivas ou compulsivas: a repetição sistemática, com o aumento da produtividade e a qualidade assegurada. A pergunta é: a pessoa que é contratada para esse serviço já é obsessiva ou ela se torna em função da execução desse mister ? Observo amigos cujas atitudes pessoais imitam o que eles pensam (ou aprenderam a pensar) que é certo. Essas atitudes emergem nas relações de consumo, quando eles decidem comprar algo. Imagino que vendedores, que tem de lidar com o publico, tem uma grande capacidade de observar comportamentos desajustados ou mesmo casos psiquiatricos. Sim, porque a exposição deles a um grande numero de pessoas é maior. Bons vendedores tem por foco identificar necessidades dos potenciais clientes. Estão voltados para o outro, pelo menos até a venda ser concretizada e a sua comissão assegurada. Medicos tambem estão voltados para o outro, assim como todos os profissionais da saúde.
Mulheres superam homens nos diplomados nos Estados Unidos
Sabemos que o processo de conquista segue a fórmula educação, salário e representação política. Para obter educação é necessário esforço. Bons salários estão ligados a alta produtividade. E representação política depende de uma imagem positiva e na confiança depositada pelos outros em você. As mulheres estão dedicando muita energia nesse caminho, abandonando, pelo menos momentaneamente, o caminho do casamento e maternidade como meio de realização pessoal. A dedicação ao trabalho faz com que a energia restante para o companheiro e os filhos seja diminuida. Aparentemente é cada um por si (homem ou mulher) e filhos para os avós e bisavós. Associações produtivas e sinergicas, como no passado, quando um casal precisava um do outro para atingir objetivos comuns, parecem coisas do passado. Onde estará o bom e velho amor, o querer bem e o carinho ?
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Empresário X Gerente
Existem grandes diferenças entre um empresário e um gerente. Exceto se esse gerente for da Auditoria, ele terá conhecimento restrito das politicas e estratégias da empresa. Um empresário de sucesso precisa conhecer todos os processos e correr riscos. Um gerente está lá para minimizar riscos. Um gerente pode ter somente subordinados com nivel superior, educados e bem formados. Um empresario pode ter de lidar com operarios, balconistas e auxiliares com muito menos capital social e muito mais propensos a gerarem problemas, devido aos baixos salarios e condições de vida dos mesmos. Tenho em mente o pequeno/medio empresario, que é a absoluta maioria dos existentes (em qualquer lugar do mundo). Como gerente imagino um de multinacional de grande relevância mundial (existem multinacionais com faturamento superior ao orçamento de muitos países). Gerentes de multinacional tem em geral um orçamento para administrar, subordinados e uma missão dentro da empresa. Empresários tem como objetivo fazer seu negocio crescer e dar o máximo lucro possível.
Gerenciar é obter resultados através dos outros
Sempre quis ser gerente/diretor/presidente de multinacional. Conseguir resultados através dos subordinados. Para conseguir esse objetivo estudei em uma boa universidade, duas vezes, em cursos significativos (engenharia e administração). A engenharia mostrou-se fraca para conseguir tornar-me gerente pois não era minha praia verdadeira. Já a administração, que seria muito mais adequada para meus objetivos, tive de abandonar, em parte porque a engenharia estava me consumindo e em parte porque eu desconhecia a formação da maioria dos gerentes das multinacionais. Lembro-me dos meus chefes/gerentes. Alguns eram compreensivos, outros eram uns cavalos, que somente sabiam cobrar e pressionar, sempre deixando claro que se não fossem obtidos os resultados desejados, você seria demitido sumariamente. Acho que existe alguma relação entre gerenciar e ser pai de familia, assim como existe uma relação entre uma familia e uma empresa. Existem empresas que crescem e ajudam seus empregados a crescerem tambem. Existem familias que crescem e ensinam seus filhos a crescerem tambem. Existem pais que estão realmente interessados em seus filhos, no que eles sentem e pensam. Existem pais para os quais os filhos são estorvos, dos quais dariam graças a Deus caso conseguissem se livrar. Todo gerente inteligente forma uma boa equipe, complementar, produtiva e, se possível, de excelência. Isso é, claro, se ele for seguro e confiante e não temer sombra de empregado.
domingo, 24 de abril de 2011
Mulheres decididas a conquistar um bom partido
Surge agora a historia da noiva do Principe William, Kate. Dediquei-me a ler um pouco sobre ela na internet. Descobri que sua mãe era aeromoça e o pai piloto. Aqui vemos que sua mãe conseguiu casar-se com o que melhor podia existir no seu local de trabalho. Mais ou menos como uma enfermeira casar-se com um médico ou então um engenheiro casar-se com uma operária da linha de produção. Aparentemente esses casamentos somente poderiam acontecer se a pretendente tivesse algo a mais a seu favor, em geral ser muito bonita, na minha modesta opinião. Para ser piloto você não precisa de curso superior. Pilotos viajam muito e estudam em classes em que existem somente homens. Talvez isso tivesse facilitado o casamento entre ambos. Na wikipedia diz que Kate desde adolescente queria se casar com o principe. E aparentemente calculou cada passo para chegar até esse objetivo final: escolheu as escolas em que estudar, destacou-se nos esportes, aprendeu a se vestir bem, foi fazer faculdade e escolheu o mesmo curso do principe, fez as mesmas viagens que ele quando estudante. Tudo somente foi possivel porque seus pais enriqueceram com um negocio de vendas para festas infantis. Negocio esse tão lucrativo que eles abandonaram as carreiras na aviação. Kate parece ter aprendido com sua mãe a fisgar um peixão. Só que ela aprimorou as tecnicas e fisgou o maior peixe do Reino Unido.
sábado, 23 de abril de 2011
Fazer o que se gosta ou gostar do que se faz ?
Fazer o que se gosta é muito dificil, porque as pessoas em geral gostam de não fazer nada, ficar dormindo o dia inteiro, como os animais, que somente se mexem quando estão com fome. Já gostar do que se faz é mais fácil: podemos pegar uma parte de nossa profissão, que nos traga suficiente prazer e gratificação, para que aguentemos "os ossos do ofício". Essa seria a descoberta da verdadeira vocação. Problemas e decepções todos profissionais enfrentam. Aqueles que persistem são os que conseguem esse equilibrio de que estou falando. No entanto, encontramos pessoas sem nenhuma vocação em todas profissões. Juizes incompententes, promotores desinteressados, vendedores dispersos, medicos desumanos, advogados néscios, enfermeiros analfabetos. Precisamos de mais pessoas que amem o que fazem para que façam bem feito. Somente assim poderemos progredir como sociedade e como país. Pessoas despreparadas são como maças podres em uma caixa: acabam estragando as demais maças . . .
Empregos e empregados
Para as empresas o ideal é casar as necessidades da empresa com as caracteristicas do empregado. Diferentes empresas tem diferentes necessidades, porque seus produtos, serviços e objetivos tambem são diferentes. O mesmo acontece com as pessoas: elas tem diferentes formações, objetivos e perfis. Para uma posição de liderança algumas caracteristicas são desejadas. Para um cargo rotineiro e burocrático são necessárias outras. Quandos os "casamentos" entre empresas e empregados são bem feitos a produtividade cresce e todos ficam felizes. O que determina tudo é a cultura: através dela nascem as necessidades e desejos dos consumidores. E da satisfação desses desejos e necessidades nascem as empresas (e até mesmo o governo, em teoria). Esse fenomeno pode ser claramente observado na seleção dos artistas e esportistas, que são lançados ao estrelato e que ganham milhões de reais. Dificilmente um artista brasileiro pode fazer uma turne internacional (nunca ouvi que um tenha feito). É mais comum jogadores de futebol conseguirem fazer carreria internacional. Dessa ideia surge o poder do marketing, que mudando o modo de pensar das pessoas, pode criar necessidades e desejos que não existiam antes. Ou seja, podem criar novos produtos culturais . . .
sexta-feira, 22 de abril de 2011
Mulheres e a amizade sincera e verdadeira
As mulheres, de uma forma geral, tem um interesse muito grande no dinheiro que seus maridos possuem e no conforto que ele pode lhes proporcionar. Dizem que isso tem a ver com a seleção natural, onde homens poderosos (tanto fisica quanto financeiramente) deixavam mais descendentes, de modo que as mulheres que escolhiam esses homens tinham seus genes perpetuados na especie humana. Devemos levar em consideração que os machos alfa existiram durante centenas de milhares de anos. Já o dinheiro tem menos tempo de invenção. A possibilidade de acumular começou quando o homem descobriu a agricultura e deixou de ser nomade. Hoje em dia essa logica pode ser totalmente modificada pela invenção da pilula, pela diminuição da importancia do casamento e filhos na sociedade. No entanto, não podemos negar que o interesse financeiro é muito importante para a maioria das mulheres. Quando uma mulher se une com seu parceiro principalmente por esse interesse, dificilmente ela será amiga de seu marido. O mesmo vale se ela, por conta de conflitos internos, competir com seu marido em qualquer area importante. O casamento pressupõe colaboração e não competição. E a amizade verdadeira e sincera pressupõe ausência de interesse financeiro e competição. No caso de marido e mulher, já que é praticamente impossível a total ausência de interesse financeiro, que ele então não seja determinante do relacionamento.
Amizade sincera e verdadeira
Para ter amigos sinceros e verdadeiros você precisa ter amigos que não tenham interesse financeiro na amizade e tambem que não estejam competindo com você. Por isso no emprego em geral não fazemos muitos amigos verdadeiros, já que nos aproximamos deles por causa de interesse financeiro (todos que são assalariados estão ali pelo salario, uns mais outros menos). No emprego em grandes companhias, principalmente multinacionais, existe tambem a competição pelos cargos de chefia. Essa caracteristica faz com que as amizades novamente sejam praticamente impossiveis. Minhas amizades no emprego foram com estagiarios e com secretarias. Eu não tinha medo de perder o emprego e dava dicas para os estagiarios e eles me forneciam informações dos departamentos em que eles eram efetivados. As secretarias não competiam comigo, nem financeiramente nem por cargos. No colegio particular existe competição pelo bom desempenho academico. Para as meninas existia tambem a competição pela aparência e outras futilidades típicas. Na universidade continuou a competição academica, devido ao fato de eu ter entrado na Poli. Conclusão: meus amigos sinceros e verdadeiros são de infância: época em que não havia grandes competições nem interesse financeiro.
Ser economico e não miserável
Outro dia eu tive uma aula sobre ser economico. Fui informado que ser economico não era ser miserável. Ser economico era pagar 5 por algo que poderia custar até 10. Interessante essas observações. O que é suficientemente bom para uma pessoa pode ser muito pouco para outra. A comparação ficaria mais adequada quando colocamos os gastos em termos percentuais, calculados sobre o patrimonio da pessoa ou sua renda, além do ser valor absoluto. Dessa forma podemos fazer um juizo melhor do que seja ser economico e do que seja ser miserável ou perdulário.
Mostrar que alguém é estupido pode ter consequências
Você pode ser louco o quanto quiser. Desde que trabalhe e pague suas contas nada vai lhe acontecer. Até o momento em que você mate alguém, destrua moveis, agrida alguém ou suicide-se. Algo semelhante acontece com a estupidez: você pode ser estúpido, burro e idiota. Enquanto pagar suas contas e não encontrar alguém que te desafie e mostre sua estupidez você viverá sem maiores problemas. Sim, porque caso alguém mostre que você é estupido sua reação será em geral de despeito, com direito a agressão fisica e ameaças ao desafeto. Outro dia ouvi uma pessoa dizendo que ela se considerava inteligente porque conseguia manipular os outros. É o famoso "171", estelionatário. Engana as pessoas com base em habilidades verbais em geral. Finge ser o que não é e convence os incautos. Isso acontece porque poucas pessoas questionam aquilo que já vem pronto e com aparência de ser confiável. No entanto as aparências muitas vezes enganam.
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Velhos são as maiores vitimas de atropelamentos
Já esperava por esse resultado. O transito aqui em São Paulo é selvagem. E os mais selvagens no transito são os motociclistas. Os mais fragéis são os pedestres. Dentre os pedestres os mais fragéis são os velhos. Velho em geral anda a pé, não enxerga direito, não ouve e nem tem muita mobilidade. É o elo mais fraco e o motociclista o mais virulento. O resultado é que o maior numero de mortos está entre os velhos pedestres. E a hora da morte é ao entardecer ou de noite provavelmente, quando as condições de visibilidade estão prejudicadas. Simples assim, como na lei da selva. (Eu tive uma tia idosa que foi atropelada por uma moto e morreu. Previsível.)
Reincidencias
Outro dia tivemos reunião do conselho do condomínio. Os problemas são sempre os mesmos e com as mesmas pessoas. Lembro-me que uma indicação de terapia é repetir comportamentos prejudiciais a pessoa. Pessoas que se casam mais de uma vez com a "suposta" pessoa errada. Pessoas que perdem o emprego pelo mesmo motivo. Pessoas que tem sempre recaídas com a bebida ou outro vício. São pessoas que não aprendem nunca com seus erros. São situações comuns o que me leva a acreditar em padrões de pensamento repetitivos. Aqui entraria a terapia cognitivo comportamental, que tem por objetivo modificar o padrão de pensamento do paciente e com isso modificar a quimica do seu cerebro. Para essas pessoas não adianta falar ou conversar. Elas serão punidas e excluidas da sociedade. E os lugares que a sociedade reserva para essas pessoas é a cadeia ou o hospício.
A Auditoria Interna no Brasil
O espaço da Auditoria Interna no Brasil deve estar diminuindo cada vez mais. Primeiro por razões culturais: os altos executivos em geral não gostam de auditores porque os auditores irão contar os podres das gestões deles para todo mundo. Segundo porque a função pode ser boicotada pelos auditados e seus resultados podem parecer pífios, levando os altos executivos a acharem que as despesas com auditoria interna são desnecessárias. O auditor externo sempre terá emprego, enquanto existirem empresas com ações na bolsa de valores. Qual o mercado de trabalho que restará ao auditor interno ? Basicamente fundos de pensão, fundações, camaras de comercio de commodities (como a camara de comercio de energia eletrica) e alguma empresa privada onde o dono queira um fiscal para as filiais e demais áreas em que ele não pode fiscalizar pessoalmente. No caso dos fundos de pensão temos dinheiro de muitos, administrado por um quase síndico. Esses muitos são como acionistas do fundo de pensão, no entanto, o fundo não tem ações na bolsa. Existe aqui um interesse difuso. Fundações são outro lugar para auditores internos. Isso porque, de novo, o dono do dinheiro morreu e não pode olhar ele mesmo pelo seu adequado uso. Aqui o auditor será o fiscal da vontade do falecido, em uma função parecida com a do promotor publico. Camaras de comercio fazem leilões de algum ativo. Aqui temos a função de fiscalizar a publicidade do leilão e sua correta execução. É como acompanhar uma licitação ou sorteio. O auditor nesta função está ali para dar creditibilidade e transparência ao processo. Finalmente no caso do empresário que contrata o auditor, para fiscalizar o que ele não consegue fiscalizar pessoalmente, temos uma espécie de inspetoria. O auditor será os olhos e ouvidos do rei. Como podemos observar, em algumas funções o papel do auditor interno é valorizado e em outras nem tanto. Aqui no Brasil é muito diferente dos Estados Unidos, onde a cultura de ter alguém auditando é muito mais valorizada. Isso acontece porque os americanos sabem fazer conta e descobriram que a economia advinda das fraudes que são evitadas e detectadas precocemente pela auditoria interna é muito maior que o dinheiro gasto com os auditores.
terça-feira, 19 de abril de 2011
Originalidade e extensão dos meus artigos
Toda vez que escrevo um artigo novo, entro no google e coloco o titulo na chave de busca. A maioria das vezes meu artigo aparece em primeiro lugar. Faço isso para verificar outras opiniões sobre o que escrevo. Assim sendo, considero que meus artigos são muitas vezes originais. Ninguém ainda pensou sobre os assuntos escritos e, se pensou, não escreveu e tornou publico. Muitos dos artigos vem da minha observação direta da realidade. Outros são pinçados em artigos de jornais e revistas. Outros ainda são inspirados por reportagens da internet. Finalmente alguns vem dos livros que leio. Considero que muitos estão na vanguarda do pensamento. No entanto, todos estão disponiveis para comentários e melhorias.
A satisfação dos desejos
Por definição os desejos desaparecem no momento em que são satisfeitos. É assim com um desejo material. Existe uma hierarquia dos desejos segundo os filosofos. Maslow falava em necessidades. Desejo não é uma ordem que tem de ser imperativa. Impossivel não sentir desejos. Sucumbir a eles pode não ser adequado. A razão deve ser soberana, deixando uma pequena saída para os prazeres e desejos. Sim, porque na vida precisamos de alegria. A alegria de comprar o carro novo que desejamos. A alegria de ter o parceiro amoroso que nos satisfaz. A alegria de comer o que se gosta. De conviver com quem gozamos de sentimentos de estima reciprocos. De explorar os assuntos que desejamos, através de livros, jornais e revistas. De gastar nosso tempo como quisermos.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Mentores, redes sociais e inspirações (role models)
Terminei a leitura do livro "Pull: Networking and Success since Benjamin Franklin". Conclusão do livro: ninguém sobe para os niveis superiores de gerenciamento sem um "empurrão". E esse empurrão pode vir de um mentor (padrinho), de um contato da sua rede social ou da inspiração de um modelo a ser seguido. Com exceção do modelo, tanto ser escolhido por um mentor ou ter uma rede social robusta, dependem do seu capital social. E o seu capital social depende da sua classe social, da cor da sua pele e do seu genero (masculino ou feminino). Trabalhar duro, ser diligente e competente não é suficiente para ascender nas grandes corporações. Existem barreiras invisiveis e tetos de vidro que estão acima dessas qualidades. A solução aqui no Brasil pode ser passar em um concurso publico (tambem existem barreiras para conseguir isso, é claro) ou então ser um empreendedor de sucesso. No meu caso a profissão me escolheu. Tornei-me auditor por acaso e gostei (pelo menos durante um tempo, enquanto eu acreditava no "sonho" que me venderam). Meu objetivo de ascender a escada corporativa foi solapado pela ruina das duas empresas nas quais trabalhei e pelo meu adoecimento. Hoje em dia, com a informação que temos, podemos vencer pela ciência, como está escrito no meu diploma de Engenheiro Eletricista da Escola Politecnica da USP.
As minorias e a auditoria
Lendo o livro "Pull" e refletindo sobre capital social e mentores, cheguei a conclusão que o fato da Auditoria ter tantos chefes oriundos de minorias não foi mera coincidencia. Particularmente aqui no Brasil e talvez no mundo, ouso pensar, a função de Auditoria não é muito bem vista pelos altos executivos. Eles preferrem quem faz acontecer ao invés de quem aponta o que precisa ser melhorado. Acho que isso tem a ver com a função de criticar, já que poucas pessoas gostam de serem criticadas. A maioria prefere os elogios. Uma vez perguntamos ao CEO que tinha passagem pela Auditoria o que ele tinha feito para chegar aonde tinha chegado. Ele respondeu: saí logo da Auditoria. Hoje sei que ele não estava brincando. Então, aqueles que não tinham padrinho, mas tinham muita vontade de progredir e eram vitimas de algum preconceito social, foram alvos perfeitos para irem para a Auditoria. Assim tive chefes homossexual, mulher e negro na Auditoria. Era sintomático que esses chefes eram os únicos gerentes pertencentes a essas minorias entre todos os demais executivos. Aparentemente a estrutura social das empresas podia suportar essas minorias somente no cargo de executivos da Auditoria. Deve haver alguma explicação até psicanalitica para que isso tenha acontecido. Algo como pessoas de minorias terem de serem melhores e mais certinhas para obterem o mesmo reconhecimento que os "normais". Eu mesmo era um "estranho no ninho" por ser engenheiro em uma função de auditor.
domingo, 17 de abril de 2011
Pais e filhos again
Outro dia abordei a situação em que o filho progride intelectualmente/emocionalmente mais que seu pai/mãe. Nessa situação podemos ter a submissão do pai/mãe e o reconhecimento do valor do filho ou então, o que é mais comum, o pai seguir errando por orgulho e teimosia. É normal que os pais e mães fiquem desatualizados. Somente pais "antenados" preocupam-se em acompanhar a evolução dos tempos. No entanto, pode acontecer o contrario: o filho ou filha não se desenvolve, não cresce. Aqui o pai ou mãe está na posição superior e o filho(a) não reconhece o valor dos conselhos do pai ou da mãe. Novamente estamos em uma situação de conflito e consequentemente de perdas. Agora estamos em uma transição social, algo que é maior que um familia, pois está no ambito das familias. Os pais estão dando poder a seus filhos, sem que os mesmos estejam preparados. Já li que isso é cíclico na historia da humanidade: em determinado momento os pais mandam e no outro os filhos. Ou em outras palavras: em um momento os filhos fazem tudo igual seus pais fizeram em termos de educação e em outro fazem o oposto. Como aqui no Brasil vivemos no inferno da desconfiança, devido ao mau caratismo e pouca eficiencia das pessoas, pouco vai mudar. É como diz o Tiririca: pior do que está não fica !
sábado, 16 de abril de 2011
Non ducor duco !
Pessoas que são conduzidas vão no "val da valsa": querem comprar um carro ou uma casa ? Então levam os documentos e esperam o veridicto do agente de credito. Querem gastar no cartão de crédito ? Pensam assim: se me deram o cartão então eles sabem que eu tenho condições de pagar. Nasceu o filho ? Não importa, em casa sempre cabe mais um. O dinheiro para pagar a escola particular mingou ? Não tem problema, põe o filho na escola publica. Chegou a aposentadoria e ficou sem dinheiro ? Fica pendurado nos filhos. O carro quebrou ? Então conserta até poder comprar um novo. Tomar inciativa, estudar para aprender como as coisas funcionam, planejar. Essas palavras não fazem parte do vocabulario do cidadão médio aqui no Brasil. E na hora do apuro lá vem eles pedir dinheiro emprestado. Ficam xingando pessoas e processos que não podem mudar. Reclamar é o esporte numero um aqui no Brasil. Sua carreira não decolou ? Você não encontrou o principe encantado ? O que você faz para estudar o porque isso aconteceu ? Sabendo as causas você pode agir e mudar seu destino. No entanto, para a maioria dos brasileiros é mais fácil por a culpa no "destino".
Não pensar: fazer tudo como todo mundo faz
Já disse que pensar dá trabalho. Escolher exige responsabilidade pela decisão e suas consequências. É muito mais fácil não pensar e fazer tudo como todo mundo faz: ir com a boiada. Essa decisão tem a vantagem de ser a de menor dispêndio de energia. E podemos falar até em entropia: os sistemas buscam seu equilibrio e ir contra o equilibrio requer o fornecimento de energia para o sistema. É assim que muitos escolhem profissão por modismo, casam porque todos estão casando, tem filhos pela mesma razão. Compram carro, casa, televisão, etc etc etc porque todos compraram, inclusive vizinhos. Escolhem a escola dos filhos porque os conhecidos estudam por lá. Em termos de produção industrial é muito interessante que todos comprem o mesmo. Mesmo assim sempre são lançados novos produtos: carros, imoveis, aparelhos eletronicos. A novidade atrai mas nem sempre convence.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Comprador de carro no Brasil é racional e conservador
Realmente o comprador médio de carro no Brasil é racional e conservador. E a razão é uma só: o carro custa caro para os rendimentos do brasileiro. O brasileiro se preocupa com o valor de revenda e a facilidade de repassar o carro. Quem quiser ser diferente pagará por isso: demorará mais para vender o carro e ainda perderá mais dinheiro. O prazer de comprar o que se quer realmente, bem como o gozo diario de usufrui-lo é punido pelo mercado invejoso. Até parece Nelson Rodrigues: toda nudez será castigada. O brasileiro compra gol e troca por gol, a cada dois ou tres anos. Nunca perde dinheiro mas nunca tem a oportunidade de sentir o gosto de um carro melhor.
É possível confiar em um velho ?
Velhos em geral não tem nada a perder. Acontece que com a idade e a aposentadoria eles em geral NÃO tem oportunidade de darem golpes. Existem profissões em que a experiência torna a pessoa mais valiosa para o mercado, o que faz com que seu salario aumente. Esse é o caso de algumas áreas tecnicas. A maioria das profissões expele o individuo em determinado momento da sua vida. Velhos comerciantes podem ter se tornado "velhacos": eles conhecem bem seu mercado, bem como suas vulnerabilidades, ao ponto de poderem manipulá-lo. Acrescente a isso que os freios morais podem decrescer com a idade. O sujeito já não acha que certas atitudes sejam erradas ou imorais. Um jovem não tem historia. Um velho não se importa mais com a sua reputação . . .
É possível confiar em um jovem ?
Nossa sociedade está falindo. A geração atual de jovens foi criada sem limites, sem etica e de forma soberana: seus desejos tem de ser satisfeitos incontinenti, não importa a que custo. A falta de postura dificulta a inserção desses mesmos jovens no mundo do trabalho. E eles ficam na casa dos pais, criando todo tipo de conflito. Quando os pais tem dinheiro, e compram um imovel para eles viverem com mais liberdade, o problema é transferido para o condomínio, que tem de conviver com seres incivilizados. A ausência de leis é a barbárie. Todos nós temos de limitar nossa liberdade individual para que possamos viver em sociedade. Quando converso com um jovem muitas vezes vejo a sua imaturidade e vazio de pensamentos mais profundos. As familias não estão educando e o trabalho está rejeitando esses jovens. É um grande problema atual . . .
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Organizações sociais relevantes
Em uma avaliação sociologica, organizações com muitas pessoas são relevantes. São assim as grandes empresas, com milhares de funcionarios, os bancos e o governo. Nessas organizações, teoricamente as mais bem desenvolvidas, temos o poder politico representado. Empresas grandes são compostas de três áreas principais: vendas, finanças e produção. Bancos são somente finanças mas tambem tem area comercial e a sua produção é a área de informática. O governo é um prestador de serviços gigantesco aqui no Brasil. Possui empresas e possui bancos, além de estruturas tipicas, como as secretarias. Dentre as elites temos as autoridades, civis, militares e religiosas, os grandes empresários e os profissionais liberais bem sucedidos. Os unicos que podem não estar vinculados a grandes contigentes de pessoas são os profissionais liberais. Mesmo alguns deles dependem de estruturas sociais complexas, como hospitais sofisticados. Engenheiros tem de possuir construtoras e advogados grandes escritorios. Sobraram os dentistas: será que eles conseguem fazer uma carreira solo de extraordinário sucesso ? Eles tem um trabalho semelhante a um cirurgião, pois usam a mão. No entanto não necessitam a equipe medica que um cirurgião requer. E estão ligados a beleza estetica, que é um dos maiores valores de hoje em dia e para onde o dinheiro flui.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Orgulho justo !
Temos a "vaidade justa" (nome de uma revista feminina famosa: "Vanity Fair". Então podemos tambem ter o "orgulho justo" !) Ainda a pouco li que o pecado capital do orgulho tambem é conhecido por soberba ou vaidade. Acho que existe o bom e o mal orgulho. O bom é aquele advindo das coisas bem feitas, com esmero e esforço. Como exemplo posso citar meus estudos no Colegio Bandeirantes, no qual entrei em 260 lugar e sai em 121. Ou as duas vezes que passei no vestibular da Fuvest: para a Poli e para a FEA. Também posso citar meu desempenho como estudante na Escola Politecnica da USP, conseguindo me formar apesar dos problemas que tive. Também me orgulho do meu desempenho profissional, onde a luta para conseguir um lugar tambem não foi facil e finanalmente me orgulho de ser o ser humano que sou. Presunção ? Não. Simples comprovação de uma realidade . . .
Beleza, força física, status social e financeiro
Nossa sociedade escolheu a beleza, força física e status social e financeiro como valores fundamentais. Inteligencia não está na lista. Ser questionador, ponderado e reflexivo tambem não. As novelas estão mostrando isso há muito tempo. As mulheres querem ser bonitas, pois sabem que isso lhes dará vantagem socialmente e financeiramente. Os homens jovens querem ser fortes, pois com isso atrairão as mulheres. E todos querem aparentar sucesso social e financeiro. Aqui teremos o "me engana que eu gosto", onde a maioria estará na sombra dos pais para sempre. Nossa sociedade está falida, pois o principio da sociedade é o respeito, que advem de colocar-se no lugar do outro. Esse respeito se perdeu no momento em que passamos todo o poder moral para as crianças e adolescentes. Hoje em dia, quando chamamos a atenção de alguém dessa nova geração, a reação é a agressão moral e na sequência a física. Crianças e adolescentes não foram educados, portanto não tem condições de tomar decisões morais por si sós. As jovens não tendo moral não se importam com os sentimentos dos jovens homens que sentem-se atraídos por elas. Podem ridicularizá-los e eles, como animais despreparados, estão reagindo e matando, como aconteceu em Cunha. Estão aumentando os crimes dessa natureza no seio da nossa sociedade. Outro dia aconteceu com um aluno da GV que aparentemente zombou de um nordestino. E agora com o massacre de realengo. Um dos pilares da sociedade é a formação de familias e a educação e criação dos filhos. Estamos tendo problemas sérios e aparentemente eles vieram para ficar.
Vaidade
A vaidade em geral é facilmente identificada porque é futil. Todo excesso sem justificativa em geral deve-se a vaidade do seu perpetrador. No entanto, o pão durismo tambem pode ser um tipo de vaidade: a pessoa pão dura pode, no seu intimo, se vangloriar de resistir a todos os apelos da publicidade, de ser mais inteligente, porque junta dinheiro e ganha juros, ao contrario dos pobres infelizes que gastam seu rico dinheirinho. A vaidade pode ser identificada pelos gastos do individuo: existem mulheres pobres, que gastam muito do seu pouco dinheiro, em cabeleleiras, por exemplo. Existem homens que não tem dinheiro para comprar um carro de luxo mas se submetem a pagar financiamentos longos para ter essa vaidade satisfeita. Vale tambem para roupas e tudo que tiver a ver com a beleza para mulheres. Homens as vezes gostam de relogios caros e a maior vaidade possivel é ter uma mulher bonita (linda) ao seu lado. Alem de satisfação pessoal, a vaidade pode ter o objetivo de causar inveja nos outros. Essa é mais uma prova da sua futilidade . . .
terça-feira, 12 de abril de 2011
Predadores
Não só o mundo animal tem predadores. O mundo dos homens também os tem. Predadores sexuais, financeiros, ideologicos, economicos, sentimentais. No caso do sexual temos o amante de uma noite só. No caso financeiro temos esposas, filhos, agregados e todos os chupins que podem existir dentro de uma familia. Os ideologicos são aqueles que pregam a revolução para que eles se apropiem do poder e em seguida do dinheiro dos impostos. Na mesma categoria estão as necessidades criadas pela propaganda. Os economicos estão na relação entre salarios e trabalho realizado, como os funcionarios publicos regiamente pagos e que pouco ou nada devolvem a sociedade. Vale o mesmo para empresarios que enchem o bolso a custa de pagar salarios miseráveis aos seus empregados ou empresas que transferem o salario dos empregados para diretores, por exemplo. Os sentimentais são conhecidos como vampiros emocionais. Nessa categoria está a mãe chantagista, a esposa melosa de quem o marido fica dependente, etc. Todos esses predadores atrapalham a evolução humana e prejudicam seus semelhantes. Idealmente não deveriam existir mas estamos longe do ideal.
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Experiência e o aprendizado
Jovens são inexperientes. Qual o valor da experiência ? E dos estudos ? O mercado de trabalho exige os dois. Você precisa dos estudos e da experiência. Isso porque os estudos são insuficientes, o mesmo acontecendo quando somente se tem a experiência. Na prática, as pessoas valorizam o que elas tem. Assim sendo, quem é formado em uma faculdade de renome ressalta essa qualidade. Quem não tem boa formação se vangloria dos muitos anos exercendo a profissão. As grandes empresas exigem que seus profissionais estudem sempre. As multinacionais fazem treinamentos cruzados entre seus profissionais top. E na vida ? O que vale mais ? As experiências ou os estudos ? Dificil responder. Aparentemente funciona mais ou menos como no mundo do trabalho: os dois são necessários e são complementares.
Todos vendem mesmo os que cobram mais caro
Sabe porque ? Porque muito pouca gente tem paciência de pesquisar preços pequenos. Também porque as vezes estamos na companhia de pessoas agradáveis e não iremos questionar os preços em função do prazer que estamos tendo. Outras vezes porque o fornecedor é único: somente ele tem as peças ou o knowhow para fazer o serviço desejado. Eu pesquiso em geral compras de valor elevado que são esporádicas: carro, eletronicos, eletrodomesticos. Também pesquiso serviços que, no acumulado, significarão gastos elevados, exemplo: banda larga, telefone celular, telefone fixo. O que mais impacta é o mais dificil de mudar: imóvel de moradia, carro. Assim existem restaurantes caros que estão lotados, carros caros que estão sendo vendidos e imoveis idem. Os preços em geral tem uma relação com o bairro: bairros ricos tem serviços de qualidade e preços, em geral, mais caros. É lógico, pois os empregados serão mais qualificados e os demais custos do negocio mais elevados. Finalmente temos o fator praticidade: ninguém quer se deslocar pela cidade grande para fazer compras de supermercado (itens basicos). Vale o mesmo para a padaria da esquina, para o banco e para demais compras miúdas.
Jovens podem ser burros e inconsequentes
A propaganda nos diz para sermos eternamente jovens. A juventude é idolatrada, etc, etc, etc. No entanto vejo por ai jovens burros e inconsequentes. Eles aparentemente não estão nem ai para a vida adulta e suas responsabilidades. São como já escrevi antes, amorfos. Tão diferentes da minha juventude ! Eu queria conquistar o mundo ! Lutava com todas as forças para conseguir meus objetivos de ter meu espaço, meu caro, minha mulher. Não conhecia as forças sociais envolvidas e por isso mesmo as desafiava. Mesmo assim sofri meus reveses. No entanto nunca fui covarde e a coragem é a mãe de todas as virtudes, porque as outras dependem dela.
O desejo de ter uma familia
Os homens que desejam ter uma familia precisam escolher muito bem suas esposas. Não são todas as mulheres que servem para serem mães dedicadas, boas esposas e fieis companheiras. O dificil é conseguir encontrar uma mulher que te atraia sexualmente e que tambem tenha essas qualidades maternais e societarias. Ao escolher ter uma familia é preciso abrir mão da vida de solteiro, pois somente a dedicação de muita energia e esforço podem fazer sua familia progredir e prosperar. Sem sacrificio não se consegue nada mas é preciso cuidado, para que seja sacrificio e não sofrimento.
sábado, 9 de abril de 2011
O dispendio de energia com os outros
Como disse no artigo anterior, nossa energia vital é limitada. No entanto, existem pessoas recalcadas, que tem pouco o que fazer, que adoram um "barraco". São pessoas que adoram arrumar brigas por coisas pequenas. Devemos nos afastar o mais rapidamente possivel dessas pessoas pois a luta seria desigual, já que elas não tem nada a perder. Existem pessoas que são potencialmente perigosas, como advogados(as), politicos, seu chefe. Manter uma distancia segura dessas pessoas tambem é de bom tom, principalmente porque aqui no Brasil, se você os criticar, arrumará um inimigo para o resto da vida, que sendo poderoso, poderá lhe prejudicar muito.
A energia e suas derivações
Sabemos que cada pessoa tem uma energia vital. Essa energia, fonte da vida, tambem já foi chamada de libido. Quando somos jovens nossa energia está no maximo por volta dos 18 anos (para os homens). É quando temos de passar no vestibular, conseguir terminar uma faculdade com sucesso, arrumar emprego e para alguns namorar, casar, ter filhos. Existem faculdades com enorme necessidade de energia mental, tamanha é a exigência de seus curriculos. Para aqueles que não arrumam namorada, toda energia pode ser direcionada aos estudos. É como diz o ditado italiano: Se não te agrada a dona (mulher) então dedica-te a matematica ! Aqui temos um paradoxo, porque os que forem bons alunos, caso tenham uma oportunidade, deverão ser bons profissionais e sendo bons profissionais deverão ganhar muito dinheiro, e, ganhando muito dinheiro deverão ser bons partidos. Para aqueles que arrumam namorada a energia tem de ser distribuida. Não existe nada melhor do que poder dedicar-se a integralmente a um namoro: passar momentos agradáveis na companhia de quem se ama. Nada das aporrinhações que a maioria dos mortais tem de enfrentar no trabalho. Assim, durante os anos de universidade, sem a responsabilidade de ter de trabalhar e se sustentar, romances podem florescer com todo o seu esplendor e luxuria, desde que haja dinheiro para mantê-los.
Curiosidade
A curiosidade já foi citada como uma variavel dependente da libido, que é a forma psiquica que nos move. Ser curioso é ter sede de saber e entender o mundo, as pessoas, as relações. A curiosidade pode fazer seus estudos serem muito mais interessantes. A pessoa curiosa abre o jornal de manhã cedo com prazer: quer saber das novidades, dos avanços da ciencia humana. O mesmo vale para pesquisas no google: quer saber se alguém já escreveu algo a respeito sobre o item pesquisado, quer mais informações, ir mais fundo. Quem não é curioso vive sua vidinha modorrenta, sem novidades e com repetição. A grande maioria dos brasileiros é "maria vai com as outras" e faz tudo sempre igual. Aqui entramos no "ser diferente", que tanto abordei em outros artigos . . .
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Nossa mente e os problemas
Segundo o Gikovate nossa mente não se preocupa com o longo prazo em condições normais. Ela priotiza o que está incomodando no momento. Assim, quando estamos doentes, nossa mente é inundada pela doença, seu tratamento, suas sequelas, etc. Quando estamos desempregados ou com problemas financeiros, esses assuntos preenchem nossos pensamentos. Finalmente, quando estamos sem namorada, solitários e deprimidos, essa passa a ser nossa prioridade. Logo, a pior situação é sem dinheiro, sem namorada e sem saúde . . . O detalhe é que essas coisas podem andar juntas: você fica sem dinheiro. Ai a namorada te da o fora. E para terminar, você entra em depressão profunda (fica doente). Todas as combinações são possiveis, o que pode mudar é por qual categoria o problema pode começar . . .
As mulheres bonitas e malvadas
Mulheres bonitas mimadas podem ser crueis e malvadas com os pobres garotos que sonham com elas. O pior é que muitas podem ser frigidas ainda por cima. É a famosa "propaganda enganosa". Você se esforça para ser alguem de sucesso, sonhando em ser aceito pela loura linda dos olhos azuis e o que acontece ? Ela te rejeita. A rejeição causa uma ferida psiquica, tão real que já pode ser medida pelos aparelhos de ressonância magnética. Qual a solução ? Desistir das mulheres bonitas e ficar com uma feia ? Ruim hein . . . mas talvez a unica solução possivel. A outra é ficar solteiro . . . ou esperar até ser poderoso como o Michel Temer ehehehehehe !
Os Economistas e seu poder sobre nossas vidas
Os economistas são pessoas que em teoria se preocupam em gerenciar recursos escassos e necessidades infinitas. Outra definição é que eles estão preocupados com o desenvolvimento economico, ou seja, com a criação e distribuição de riqueza. Existe um lado negro dos economistas: quando eles estão no poder governamental. Quando nessa posição, eles podem fomentar ou acabar com um negocio. Ou seja, eles controlam indiretamente para onde vai a riqueza e por tabela quem será rico (empresas e individuos). Sua ação é muito notada aqui no Brasil onde o governo tem um peso enorme. Na epoca da inflação todos nós tinhamos de ser um pouco economistas, caso quisessemos sobreviver com o minimo de dignidade. A inflação prejudicou muitas pessoas mas tambem enriqueceu várias. É o tipo de distorção economica que acaba com o futuro de toda uma geração ou mais . . .
Razões sexuais para a loucura
As mulheres bonitas podem te deixar louco. Explico: você se apaixona por uma mulher linda. No principio ela corresponde e te dá esperanças de um futuro de sexo e prazer. Depois ela te abandona por alguém mas interessante do ponto de vista dela. Conclusão: você cai em depressão profunda e se suicida. Ou então se revolta e decide matar a ingrata que te abandonou. Essa historia é vulgar e acontece todos os dias em todos os lugares do mundo, principalmente onde tiver poucas mulheres bonitas. É o chamado crime passional . . .
PSICOSE
Ouvi uma entrevista do Guido Palomba, eminente psiquiatra forense, em que ele dizia que a pessoa psicótica mantém seu raciocínio intacto. Ou seja, suas crenças não fazem sentido para os demais seres humanos mas para o doente elas fazem. E o doente, acreditando nas suas falsas crenças, age de forma racional, planejada e premeditada. Resumindo no popular: você pode ser louco e nem por isso burro.
quinta-feira, 7 de abril de 2011
O mercado financeiro
O mercado financeiro é um pouco diferente dos outros mercados porque ele é altamente regulamentado e dominado pelo governo. Além disso ele é muito dinamico: pode ser mudado do dia para a noite com uma "canetada". Nele as tres variaveis básicas são rentabilidade, liquidez e segurança. Cada pessoa pode priorizar uma das diferentes variaveis, conforme suas proprias variaveis. O mercado tambem tem seus riscos e suas crises, que são ciclicas. Hoje Portugal teve de capitular e assumir sua falencia. As consequencias poderão ser sentidas pelo povo português durante anos.
O mercado
Quem consegue lutar contra o mercado e impor sua vontade ? Somente os poderosos e donos de monopolio de produtos necessarios. Todos os simples mortais tem de se submeter ao mercado e seus parametros. Exemplo: você é um infeliz desempregado da iniciativa privada. Caso ache as propostas de emprego que o mercado te oferece muito ruins você terá como alternativa ficar desempregado. O mesmo vale para a venda de imoveis e carros usados. O mercado oscila para baixo ou para cima, dependendo da oferta e da procura, que por sua vez depende do mercado de novos e do credito disponivel. Novamente, com o mercado em baixa ou você aceita ganhar menos (ou perder dinheiro) ou então ficará com o carro ou casa para sempre, com todos os riscos e custos que isso significa. O mesmo vale para o mercado matrimonial. Não adianta você se achar lindo e maravilhoso se as mulheres não compartilharem da mesma opinião.
Nossos doentes emocionais/mentais
As doenças emocionais/mentais estão crescendo muito aqui no Brasil e provavelmente no mundo. As causas podem ser diversas mas com certeza o nosso mundo de hoje em dia ajuda muito no aumento dessas doenças. As doenças poderiam ficar inertes a vida toda do indivíduo. No entanto, fatores externos desencadeadores estão se multiplicando hoje em dia. Tratam-se dos problemas do emprego (dinheiro) com os problemas de relacionamento, refletindo-se na saude (no caso saude emocional/mental). Os serviços medicos de saude mental aqui no Brasil são em geral precarios. Uma das razões é a natureza intrinsica dessas doenças, que não tem prazo para cura, são sujeitas a recaidas e cujas as terapias são de resultado incerto. Antigamente as pessoas eram internadas em manicomios e esquecidas. Hoje são soltas na rua e desasistidas. Fomos de um extremo a outro.
O esforço dos estudantes X herdeiros
Existem bons estudantes, esforçados. E existem aqueles que não se dedicam, alguns porque não tem perspectivas, outros por já terem a vida ganha. Aqueles que gostam de estudar podem estudar assuntos complexos, que poucos conseguem. O problema é que na pratica as coisas tem de ser simples, porque senão as pessoas não as entendem e quando as pessoas não entendem elas não fazem nada: não compram, não participam, etc. Então podemos ter um paradoxo: seu esforço em estudar muito pode não valer muito dinheiro. Pessoas que estudam menos mas tem negocios da familia para herdar poderão viver muito bem sem esse esforço de estudar muito. Trata-se de uma vantagem competitiva. A regra parece ser: a necessidade é a mãe de todas as virtudes: quem não tem o que herdar terá de se esforçar mais se quiser conforto e luxo. Já escrevi antes aqui que o lema da Universidade de São Paulo é A Ciencia Vence ! Quem me dera que fosse sempre verdade . . .
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Comunicação
Comunicação não é o que você fala mas sim o que o outro entende. Por isso é que para se comunicar com indios não aculturados a coisa fica dificil. Falhas de comunicação estão por tras da maioria dos problemas (pelo menos no ramo dos negócios). Eu me comunico muito bem sem falsa modestia. E tambem consigo as informações que preciso para chegar as minhas conclusões. Minha regra é saber o porque as coisas são como são e porque elas não podem ser diferentes. Dessa forma evito cair em armadilhas e tomo decisões com mais sabedoria. O objetivo é evitar correr riscos desnecessários e, quando impossivel evitá-los, pelo menos quantificá-los (correr riscos calculados). Assim, se algo der errado, poderei dizer que aonde eu cai 99,5% das pessoas tambem cairiam, sendo irreal esperar um resultado diferente devido as condições de contorno. A comunicação social é muito interessante como objeto de estudo aqui no Brasil, no entanto, dificil de ser vivivida como profissão, devido ao excesso de profissionais formados.
Bom casamento é sorte !
Pois é ! Essa foi a resposta que ouvi de um motorista de taxi. Será que vale para homens e mulheres ? Acho que as mulheres, ainda mais hoje em dia, só se casam se for vantagem para elas no minimo financeiramente. Sim, porque elas trabalham e mesmo os pais não as pressionam mais para casar e sair de casa (pelo menos na classe média). E os homens, estão felizes com as mulheres que estão no mercado ? A verdade é que ninguem tem mais pressa de casar (exceção as mulheres que querem ser mães). Os homens tem muito pouco a ganhar com o casamento nas casa dos 20 ou 30 anos e muito a perder (aumento de responsabilidade e cobrança). Assim, a tendência de casamentos tardios e filhos concebidos mais tarde deverá ser a regra para os casais de classe média que querem formar uma familia. Enquanto namoram os casais vão gastando seu dinheiro em viagens, restaurantes, presentes caros, carros, bem de acordo com o mundo consumista em que vivemos.
Condominio
Hoje fui a reunião do conselho do condominio. Fiquei sabendo das ultimas noticias dos meus vizinhos. E as noticias são velhas: aqueles que causavam problemas continuam os mesmos. Os novos que chegaram estão divididos: uns são bons vizinhos outros são problemáticos. O incrivel é que moro em um predio de classe média onde eu esperaria ter menos surpresas que em um predio popular. O que incomoda é a falta de civilidade de alguns moradores que insistem em perturbar seus vizinhos com brigas, som alto, cachorros, etc. Muitas pessoas sofrem de problemas psiquiatricos diversos (depressão, esquizofrenia, etc). Brigas de casais são comuns e o predio já teve muitos divorcios. Não existem crianças no predio porque não existe area de lazer. Hoje mesmo li sobre um condominio com crianças onde elas formaram um bando rebelde as regras do condominio. Ou seja, logo teremos a gang do condominio, agora em locais de classe media. Na reunião foi externada a preocupação de que as brigas comuns terminem em uma tragedia ou que algum deprimido cometa suicidio. Todo deprimido é um suicida em potencial e acho que vai chegar o dia em que cada predio terá tido um caso desses, já que a doença só aumenta e não escolhe classe social. Meu predio por ser de dois e um dormitorio é habitado mais por pessoas sozinhas, irmãos e casais sem filhos que por familias. Nem por isso posso dizer que seja uma "ilha de tranquilidade" . . .
terça-feira, 5 de abril de 2011
Um auditor comunicativo
Na minha profissão de auditor eu tinha de ser simpatico e comunicativo. Meu desempenho dependia das informações que eu conseguia dos meus auditados. Não é possível conferir tudo e seria improdutivo fazê-lo. Assim fazer as perguntas certas e receber respostas confiáveis fazia meu trabalho muito mais fácil e produtivo. O problema surgia quando os auditados ficavam com medo de perder o emprego. Quando a situação da empresa ficava dificil essa possibilidade era plausivel e então eles se calavam e não respondiam mais minhas perguntas. O trabalho ficava praticamente impraticavel. Aí não havia comunicação que fizesse a diferença !
A escolha da profissão ideal
A profissão ideal é aquela em a pessoa tenha facilidade e interesse. Facilidade para fazer mais e melhor que seus concorrentes e interesse para sempre se atualizar e manter-se informado. A facilidade tambem pode ser representada por capital social que lhe proporcionará um bom emprego depois de formado. Esse é o caso de filhos de empresarios. Para aqueles que não tem nenhuma grande habilidade resta o caminho das pedras, que é escolher algo em que o esforço e a dedicação irão levá-lo a um nivel razoavel de competencia de forma a lhe assegurar, se não a gloria, pelo menos a sobrevivencia. Acontece que o razoavel depende da variavel concorrencia: profissões que tem muitos praticantes podem se tornar inviaveis para o excesso de formandos. Foi assim com a engenharia na minha geração. Existia até o "engenheiro que virou suco". Quando a profissão depende apenas do acumulo de conhecimentos especificos podemos encontrar barreiras no numero de formandos e no "quem indica". Existem profissões que exigem habilidade manual, como cirurgia e odontologia. Nessas profissões a pratica levará a pessoa a poder tornar-se um expert. As profissões que nunca sairão da moda são aquelas em o profissional tem grande responsabilidade e sua atuação pode levar a grandes perdas de dinheiro. Nessa categoria estão os cargos de confiança. Elas serão sempre as profissões mais bem remuneradas e de maior prestigio social.
Meu teste vocacional em 2011
Hoje em dia na internet temos testes vocacionais de todo tipo. Outro dia encontrei um que era diferente: ele se propunha a te dizer que profissão seguir conforme seu pensamento. Achei a ideia sensacional porque sabemos da dificuldade dos jovens escolher uma profissão e das deficiencia dos testes vocacionais convencionais. Pois fiz o teste duas vezes, mudando algumas respostas e o resultado foi o mesmo: comunicação social (jornalismo, publicidade e propaganda, editoração, relações publicas). Realmente eu falo muito e comunico-me muito bem, tanto por meio escrito quanto oral. Acabei exercendo um pouco da minha veia jornalistica através dos meus relatorios de auditoria, que eram muito bem escritos e explicativos. Eu seria otimo fazendo o que faço neste blog: informando as pessoas, esclarecendo-as e as iluminando. Nisso atuo de forma semelhante a um professor. Fazer faculdade de jornalismo, sem nenhum padrinho na area e conseguir sucesso ? Poderia ter acontecido ou não, já que essa área é saturada de profissionais. Poderia ter acontecido como aquele artigo: não adianta você ser o maior genio do mundo se ninguém te der uma oportunidade de mostrar essa genialidade toda.
Os japoneses e a engenharia eletrica da POLI
Japoneses (e atualmente outras etnias orientais) bem como judeus e arabes sempre ocuparam muito mais vagas nas carreiras de elite da USP do que seria de se esperar pela sua participação na população em geral. Tantos os orientais quanto os judeus/arabes obviamente são incentivados pelas suas familias. A novidade é a descoberta de como esse incentivo é feito (ver artigo sobre as mães). A escolha de engenharia pelos japas tem a ver com sua dificuldade inata de comunicar-se com desenvoltura. É muito mais fácil para eles serem engenheiros do que profissionias da comunicação social, por exemplo. O numero de japoneses nos meus anos de estudante de engenharia eletrica era muito grande. O que eu não sabia e vim a descobrir por um estudo que achei na internet é que a origem social deles era pobre. Eu devia desconfiar, porque no colegio tradicional em que eu estudei havia poucos japoneses, provavelmente pela impossibilidade de suas familias pagarem a mensalidade. Outra curiosidade é que enquanto os judeus e arabes estudam para agradar as mães aparentemente os japas estudam com medo das represálias, bem no estilo niponico de ver o mundo.
A Universidade como meio de ascensão social
A palavra universidade é usada porque ela possui cursos em todas as areas do conhecimento humano. Seria portanto "universal". Devido a condições familiares eu queria muito minha independencia. E independencia somente existe quando se pode ganhar o proprio dinheiro. Eu tambem queria um certo luxo e conforto, porque sou exigente. Então estava descartado o caminho de arrumar um empreguinho logo que terminasse o segundo grau. Tambem devo salientar que embora a pressão em casa fosse velada ela era grande mas tolerável, de modo que eu não estava obrigado a trabalhar durante minha graduação, como muitos estudantes menos favorecidos. Como não tive nenhuma ajuda para escolher minha profissão, eu não sabia das forças sociais envolvidas. Minha unica orientação foi o manual da FUVEST. E nele descobri que a engenharia tinha muitas divisões e que o engenheiro ganhava salario inicial de 10 salarios minimos. Com essa informação escolhi fazer engenharia. É verdade que essa escolha já estava mais ou menos decidida quando entrei no colegial, porque fiz exatas. Minha decisão não foi a mais acertada porque me faltaram informações. No entanto, em termos de satisfação pessoal, ela foi muito boa. Sim, porque para ser engenheiro você é obrigado a aprender a pensar e a ser autodidata (pelo menos na Escola Politecnica da USP) e essas habilidades me troxeram muito conhecimento e sabedoria, habilidades que eu prezo muito. Já a ascensão social não aconteceu conforme previsto, devido a equivocos, fatalidades e outras circunstancias imponderáveis e incontroláveis. No entanto, meu esforço foi de certa forma recompesado. Não na intensidade e extensão que eu desejei mas de forma suficiente.
Cada pais e sociedade valoriza uma profissão
Sabemos que o salario é diretamente proporcional ao valor que a sociedade dá aquela profissão. Assim sendo na Coreia professor é rico e no Brasil pobre, por exemplo. Nos Estados Unidos a profissão de administrador é muito valorizada. Já na França ela quase nem existe. A educação, por depender do esforço individual, tornou-se com o tempo o principal fator de ascensão social. Antigamente o status social era hereditario, como antes da revolução francesa. Muito desse status ainda é passado de geração em geração pela via hereditária ou por outros meios que excluem o esforço pessoal e a capacidade individual, como estou descobrindo lendo o livro Pull. No entanto, para aqueles desprovidos desse status, a educação parece ser a unica saída. E aqui no Brasil a luta por essa saida se chama vestibular.
Como evitar problemas aqui no Brasil e ser feliz !
Em primeiro lugar trate de nascer no lugar certo. Depois tenha pais preparados e dedicados aos filhos. Tenha os contatos certos na hora de conseguir um emprego. Case com a pessoa certa, boa da cabeça, inteligente, dedicada e amorosa. Evite todos os excessos que fazem você sentir que está vivo. Somente compre de fornecedores certificados por alguém confiavel e somente tenha clientes qualificados, principalmente se eles forem seus inquilinos. Escape de todas as traições possiveis e golpes diversos. Tenha filhos sadios e os crie saudavelmente, com boa auto-imagem, auto-estima e auto-confiança. Tenha um bom plano de saúde. Nunca tenha problemas com o governo e seus mandatarios. Fácil né ?
segunda-feira, 4 de abril de 2011
O poder do governo na educação, policia e propaganda
Aqui no Brasil (no resto do mundo acho que é menos) o governo é o todo poderoso. Ele decide o que nossos filhos irão estudar através do estabelecimento do currículo escolar (poder do macado). Decide quem será preso e condenado (poder do porco) através das ações da polícia. E decide aquilo que iremos ver e ouvir indiretamente, porque a televisão e o rádio são concessões do governo (poder do burro). Por outro lado temos a constituição garantindo o direito de manifestação, vetado o anonimato. Pois é . . . como já disse antes, basta você criticar alguém aqui no Brasil que essa pessoa vira seu inimigo mortal até o final dos tempos. Temos então que os homens do governo são os poderosos, porque mandam e ainda tem o poder economico (pagamos uma porcentagem indecente de impostos para sustentá-los). Então ou entramos no governo ou então resta-nos apenas a possibilidade de sermos famosos, caso queiramos ser poderosos e multi-milionários. Para ser famoso vale a formula da informação que já discuti antes. De preferência é necessario fazer televisão. A outra alternativa é ser um empresário muito bem sucedido, coisa cada vez mais dificil, vide exemplo do Olavo. O espaço empresarial está saturado pelo grande numero de competidores e pela igualdade de condições, a menos que você receba um empurrãozinho dos poderosos. Resta uma oportunidade de classe média alta: atingir uma diretoria em uma multinacional de grande representação aqui no Brasil, coisa para muito poucos.
O Instinto Paternal
O Kanitz defende que existe tambem o instinto paternal. Pais que investem nos seus filhos, para terem o prazer de curtir seus netos. Esse instinto não seria inato a todos os homens. Sempre existirão os homens reprodutores, que colocam muitos filhos no mundo e que ficam felizes caso alguns deles vinguem. Esse é o comportamento tipico do mundo animal: nenhum animal conhecerá seus netos. A verdade é que esses homens garanhões estão tomando mais cuidado, pois com o DNA muitas mulheres estão conseguindo pensões. Acontece que muitos deles não tem emprego formal e vivem de biscates, podendo desaparecer facilmente. Temos muitos casos na familia do lado do meu pai: filhas de primas que criam os filhos sozinhas (3 casos). Em um desses casos os avós se interessaram pelo neto. Em outro a filha da prima conseguiu casar-se, apesar de já ter um filho. Meus amigos e eu sempre tivemos o instinto paternal. Acredito até que um deles não se separou devido a fidelidade a esse instinto. Nós pertencemos aqueles cuja pesquisa constatou que os filhos são a maior felicidade da vida !
Medicos nunca trairam minha confiança
Na minha opinião (contestada por alguns) os médicos são a categoria profissional mais confiavel, desde é claro que você os saiba escolher. É muito mais fácil encontrar um bom médico que um bom advogado. O médico ganha o seu dinheiro mas tem interesse em te ver bem. O advogado lucra quanto mais desarmonia, brigas, desafetos você tiver. Um lucra com o bem e o outro com o mal. No entanto precisamos de ambos (no meu celular tem uns 20 telefones de médicos e advogados). Engenheiros são em geral empregados de grandes empresas e não temos contato com eles usualmente como clientes. Dizem que é necessário investir um milhão de dolares para criar um emprego para um engenheiro. Até hoje sempre consegui ser bem tratado pelos médicos. O maior desafio foi meu surto e posterior depressão profunda. Imagino que os remedios e os médicos tenham ajudado mas a cura foi mesmo devido a minha decisão de comprar um carro novo. Em termos de doença mental/emocional existem muitos efeitos paradoxais e ninguém tem uma receita de bolo que funciona para todos os casos. Comigo não foi diferente.
Rupturas: Como se perder na vida
O cinema, o futebol e a fama fazem (e fizeram) muitas vitimas. Pessoas sem nenhum preparo, de repente ganham muito dinheiro, ficam famosos e . . . se perdem na vida ! O mesmo acontece com muitos ganhadores da loteria. E com politicos que sairam do nada (como o Collor) e atingiram altos cargos. Tudo isso porque queremos dinheiro, poder e fama ! As relações entre eles são muito próximas: quem tem dinheiro pode se tornar poderoso e ficar famoso. Ou então, quem consegue fama tambem consegue dinheiro e por tabela poder. E, finalmente, quem consegue poder tambem consegue dinheiro e, as vezes, fama. Mulheres bonitas são poderosas. A logica é que elas consigam fama e dinheiro. Através de um bom casamento ou então através da carreira artistica. Homens inteligentes conseguem dinheiro. De forma licita ou ilicita. Com isso ficam poderosos e famosos ! Dizem que toda mulher bonita namora um mauricinho mas se casa com um homem inteligente. Será ?
Traições e o equilibrio mental
Estou convencido que as traições de confiança são as maiores geradoras de desequilibrios mentais. Quando confiamos em alguém estamos colocando uma parte importante de nós na "mão" do outro. Essa parte pode ser dinheiro, amor ou saúde, que são o essencial para a nossa felicidade. Assim quando recebemos um cheque sem fundos, perdemos uma aplicação financeira, somos enganados em um negócio ou em um relacionamento amoroso, sofreremos e,conforme a resiliencia de cada um, podemos adoecer. A verdade é que agressões repetidas desse tipo ao cerebro de uma pessoa irão certamente causar doenças. É o velho "agua mole em pedra dura tanto bate até que fura". Conheço bem essas situações por experiência própria.
Identificação de sinais reveladores e previsões
A identificação de sinais precursores pode fazer toda diferença na sua vida, porque ela pode orientar escolhas corretas no futuro ou não. Só que a percepção desses sinais dependem dos nossos sentidos, que por sua vez são extensões do nosso cérebro. O namoro teria essa função: de um bom namoro podemos esperar um bom casamento. Outra variavel não despresível é o que aconteceu antes. Previsões são feitas em geral sobre dados do passado recente porque, em geral, a natureza não dá saltos. Ou seja, é logico que esperemos sempre melhoras continuas e não rupturas. Rupturas acontecem e em geral são catastroficas. Exemplo é o terremoto de grau 9 que aconteceu no Japão. Nunca poderia ter sido previsto porque nunca tinha ocorrido. Grandes rupturas no ambito pessoal podem levar a pessoa adoecer, surtando, por exemplo. É o caso de uma traição pessoal muito profunda. A decepção resultante levará o individuo a uma depressão ou no limite a loucura (surto psicótico). Os sinais, desde que adequadamente monitorados, podem servir para efetuar correções de rota, a fim de serem atingidos os objetivos precípuos. É na educação das crianças que podemos acertar ou errar muito.
O sócio governo
A cobrança de impostos aqui no Brasil é muito abusiva. Tão abusiva que chega um ponto que eu me perguntava se valia a pena ganhar mais dinheiro, já que o governo abocanhava uma fatia cada vez maior dos meus aumentos como empregado da iniciativa privada. Para empresários a coisa é diferente, pois eles tem muitos meios de sonegar impostos. O lucro distribuido das empresas não pode ser tributado novamente. Tudo que o empresário gasta pode ser pago pela sua empresa: carro, casa, estudo dos filhos, empregados. O governo sempre pegou os infelizes que não tem como fugir das suas garras, no caso os assalariados da iniciativa privada. É muito mais facil de fiscalizar. O mesmo para os impostos cobrados sobre aplicações financeiras, já que o menor numero de empresas que existe são bancos. E dentre os bancos temos ainda o voto de pareto valendo. Outros impostos são cobrados "por dentro" de tudo que consuminos e enquanto estivermos vivos somos obrigados a consumir. Por fim os impostos sobre a propriedade de imoveis e de automoveis: tudo o que tem valor acumulado. É meus amigos . . . pagar impostos no Brasil e receber pessimos serviços é a regra !
domingo, 3 de abril de 2011
O risco de ser educado diferentemente da maioria
Vivemos em sociedade. As sociedades ao longo dos paises do mundo diferem naquilo que consideram importante. O mecanismo que as sociedades criaram para transmitir seus valores chama-se educação. A educação é exercida tanto dentro dos lares, desde que a criança nasce, quanto nas escolas, sejam elas quais forem. Pessoas filhas de emigrantes podem entrar em conflito, com a educação que recebem em casa e com aquela a qual são submetidas pelo sistema educacional do pais em que vivem, que obedece o que o governo desse país ordena. O mesmo vale para as religiões. Ser diferente é ser em geral hostilizado, e, submeter crianças a esse sofrimento pode ser o germem de uma futura esquizofrenia ou outra doença emocional/mental. Portanto é necessario muito cuidado ao educar nossas crianças, já que quase todas profissões exigem contato e comunicação com pessoas diversas, em geral na média do pais em que vivem. O dinheiro flue através do relacionamento social das pessoas. Isso parece obvio para quem tem um negócio mas tambem é verdadeiro para muitas profissões liberais. Alguém excentrico mas inteligente poderia garantir seu futuro economico-financeiro passando em algum dos excelentes concursos publicos que temos no Brasil. No entanto, seu progresso dentro do serviço publico tambem estaria comprometido pela "diferença" entre ele e seus subordinados ou superiores. O mesmo vale para a obtenção de uma parceria sentimental: pessoas exóticas em geral são tambem discrimidadas na hora de serem escolhidas como parceiro. Tudo aquilo que é diferente pode ser interpretado como problematico. Quando analisamos a natureza essa é a ideia: aquilo que é diferente do esperado em geral pode fazer mal: plantas muito coloridas e animais idem costumam ser venenosos. O diferente pode tambem ser produto de uma MUTAÇÂO GENETICA. A seleção natural irá dizer se essa mutação é boa ou não e determinará sua expansão. Dizem que os loiros surgiram assim: uma mutação nas mulheres do norte da europa, que agradou os homens, que tiveram mais filhos com as loiras que com as morenas. No final todos os diferentes socialmente tem de se submeter a lei. Espera-se que a lei proteja os diferentes, porque se não for assim estaremos proximos da barbarie.
Mães
Vocês sabem a diferença entre a mãe italiana e a mãe judia ? Quando a mãe italiana quer que o filho faça alguma coisa que ele reluta ela diz: - Caso você não faça eu te mato ! Já a mãe judia na mesma situação diz: - Caso você não faça EU me mato ! Ou seja, a mãe judia é chantagista por natureza. Hoje li um artigo na revista Veja que atribui a educação dada pela mãe judia o sucesso dos judeus nos estudos. Sabe-se que os judeus são apenas 0,2% da população da humanidade, cerca de 14 milhões, mas que no entanto possuem um grande numero de premios nobeis, como alto indice de pessoas com nivel superior e profissionais liberais, que são indicadores de excelência educacional. As crianças são o centro da familia judia, os adultos levam muito a serio a formação e o futuro de seus filhos e estabelecem a educação como prioridade. Pude verificar na pratica essa filosofia: a primeira vez que conheci judeus pessoalmente foi no tradicional Colegio Bandeirantes. Eles estudavam lá em numero muito maior que sua participação na população da cidade de São Paulo. Tinham alto status economico-financeiro e muito importante: cultural tambem. Eles tambem tinham uma noção de oportunidades sociais muito maior que a minha. Eles "sabiam" o que era melhor para o futuro, em termos de negócios, principalmente. Acredito que o futuro das crianças deva ter sido conversado entre os pais muitas e muitas vezes e estratégias para a obtenção dos resultados desejados traçadas com antecedência. Muito diferente da minha realidade. Eu, no entanto, que não sou judeu (talvez cristão novo, no máximo) sempre tive essa visão com relação a minha filha e ao sucesso profissional/material e até mesmo sentimental dela. Tenho essa visão devido a consciencia de que medidas preventivas poderão fazer enorme diferença na felicidade futura dela.
Ema Ema Ema ! Cada um com seu problema !
A primeira vez que ouvi essa expressão senti nojo. O problema de uma pessoa hoje pode ser o nosso amanhã. No entanto, idiotas egoistas pensam que não. É muito normal ouvir coisas do tipo: minha familia sou eu, minha esposa e meus filhos. Não me espanta porque 70% das pessoas aqui no Brasil são egoistas e vivem muitas vezes de sugar a generosidade dos demais 30%. Quem nunca ficou desempregado não sabe como é (ou não tem capacidade intelectual e emocional para saber). É mais ou menos como quem nunca passou fome. Quem nunca teve depressão ou outro problema emocional também não sabe como é. Acho que a regra vale para quase todas as misérias humanas. Os livros, o jornal e as revistas nos mostram um pouco de realidades diferentes da nossa. No entanto, são poucos, relativamente ao total da população, que os leem. Os ignorantes não sabem que o mundo está interligado e que uma guerra na Libia chegará até nos atraves do aumento do preço do petroleo. São essas pessoas que quando questionadas dizem: - o carro bateu. - aconteceu, etc. sempre se eximindo da sua culpa no resultado dos acontecimentos.
Mais um motivo para escolher bem seu trabalho . . .
Dados coletados pelo INSS, fundamentados na concessão de auxílio-doença e aposentadorias por invalidez, mostram o aumento das chamadas doenças emocionais/mentais como causa de afastamento do trabalho. Essas causas já estão em segundo lugar e caminham para tornarem-se as campeãs. Dentre essas causas temos a depressão em primeiro lugar. E vocês adivinham em qual idade e porque a depressão aparece mais ? Vou lhes contar: por volta dos 45 anos, quando o empregado percebe que não conseguirá progredir mais na carreira e que se perder o emprego não arrumará outro para ganhar a mesma coisa, sendo lançado na vala dos desempregados ou sub-empregados. Conheço bem essa história porque aconteceu comigo. Só que no meu caso, como eu sempre fui atrás do que eu queria, ao invés de ficar esperando passivamente, o que aconteceu foi um surto psicótico ao inves de uma simples depressão profunda. Toda doença é multi-fatorial e no meu caso não foi diferente. Uma das principais causas foi constatar que a sociedade, as pessoas e as leis aqui no Brasil eram rudimentares. É . . . querer mudar o mundo pode te fazer ficar doente mais rápido do que você imagina !
sábado, 2 de abril de 2011
Harvard tem 16 milhões de livros em suas bibliotecas
A biblioteca de Harvard é a terceira em tamanho nos Estados Unidos e a maior biblioteca privada do mundo. Quantos livros (e quais livros) uma pessoa consegue ler durante sua vida ? Durante os anos escolares a pessoa lê os livros que o currículo oficial do país em que ela mora obriga. Ou seja, aquilo que o governo quer que a pessoa leia. Já no ensino superior, caso a pessoa estude em uma universidade de referência, o individuo terá acesso a obras mais abrangentes e muitas vezes publicadas no exterior. Durante o restante de sua vida adulta, caso seja eclético, poderá ter acesso a qualquer obra que sua curiosidade (e capacidade intelectual) deseje. Assim como existem pessoas que vivem o dia a dia , sem maiores preocupações com assuntos ou livros (a maioria), existe também um grupo de intelectuais, que pensam e estudam, muito além do que lhes é exigido pela universidade ou pela profissão. São pessoas com sede de saber, que amam o conhecimento e a sabedoria.
Momento de decisão
Na vida existem momentos decisivos, onde temos pontos de inflexão e que influenciarão nossas vidas durante anos e anos. Nesses momentos podemos apreciar o pensamento das pessoas, que muitas vezes é escondido sob a mascara da hipocrisia. Outras vezes essas decisões tem a ver com nossos desejos e vontades, com o curto e o longo prazo, com a vida e a morte. Tambem podem estar envolvidos nessa decisão nosso reconhecimento social, a nossa imagem. É assim quando escolhemos uma profissão ou nos casamos. A profissão influenciará nosso futuro e até a mulher que conseguiremos para casamento. A decisão de casar tem a ver com o fator tempo, principalmente para as mulheres, que em geral almejam a maternidade. Até quando uma mulher deverá esperar pelo principe encantado ? Quando estará satisfeita com o namorado que tem e com o futuro que ele poderá lhe proporcionar ? Quando deveremos ter filhos ? Essas são os principais momentos de decisão da vida de uma pessoa: profissão, trabalho, casamento e filhos.
As mulheres de olhos azuis
Os americanos tem um ditado que diz: Ele é o rapaz dos olhos azuis. Traduzindo: ele é o queridinho do chefe e das pessoas em geral. As mulheres (bonitas) de olhos azuis são em geral muito paparicadas e estão acostumadas a ter tudo que desejam. Não lhes faltam pretendentes e costumam fazer um bom casamento (pelo menos dentro do seu ambiente social). Em geral não são encontradas em favelas ou outros ambientes pobres. Talvez isso tenha a ver com a distribuição genética que dá origem aos olhos azuis, que é rescessiva, o que a torna mais rara. Tambem devemos levar em consideração que a cor dos olhos ser clara é em geral um indicio de que a pele tambem é clara. Pessoas claras (loiras) surgiram de uma mutação genetica que aconteceu no norte da europa e de lá se espalhou pelo mundo. Será que as mulheres de olhos azuis são mais malvadas do que as outras ? Ou mais exigentes, porque foram "mal acostumadas" ? As evidências levam a crer que sim. Pelo menos pela minha inquilina dos olhos azuis, que mesmo sendo pobre e pagando uma miseria de aluguel, quer uma casa de princesa, provavelmente como ela já teve, em melhores momentos da sua vida passada.
A dificil (impossivel ?) adaptação a queda
Aparentemente tudo tem seu apogeu e depois a queda. Pelo menos na natureza. No entanto, os homens estão muito bem adaptados ao momento da ascensão mas muito pouco quando a maré vira e vem a queda. Embora em termos biologicos o ciclo da natureza seja inevitável (nascimento, adolescencia, idade adulta, maturidade, velhice e morte) em termos de status e principalmente em termos de finanças a ordem natural pode ser desafiada. Existem pessoas que criam um império que as transcende. Elas se vão e as companhias que elas fundaram continuam, muitas vezes por seculos, gerando riqueza para gerações e gerações dos sucessores e herdeiros do fundador. Para que isso ocorra é necessario que a "passagem do bastão" (a sucessão) seja bem feita e no momento certo. Podemos imaginar como isso é dificil pelo numero de empresas que sucumbem a segunda ou terceira gerações do fundador. Para os simples mortais que caem em algum momento da vida pode acontecer um periodo de depressão e de muitas perdas adicionais, na tentativa vã de tentar recuperar o status anterior. Para os homens esse momento é em geral a aposentadoria e para as mulheres a menopausa. No primeiro caso acaba a vida corporativa e todas as regalias as quais o sujeito tinha direito. No segundo caso é o termino da fase reprodutiva para as mulheres, o que determina muitas mudanças e o fim de um ciclo, socialmente ou não, imposto as mulheres.
Vendedores de imovéis
Imoveis podem ser divididos em novos e usados. Os novos são muito caros e em geral vendidos a prazo com entrada vinda do FGTS. Existe um capitulo a parte que são os imoveis vendidos na planta. Já os imoveis usados são mais baratos, mesmo porque podem ser depreciados por 30, 40 ou 50 anos. Sim, existem imoveis construidos há 50 anos que ainda são comercializáveis (alguns somente servem para serem demolidos). 50 anos é muito tempo e a região onde esse imovel foi construido pode estar deteriorada ou seu terreno pode ser tão valorizado que somente se interessará pela compra uma incorporadora, para erguer um prédio. O primeiro imovel que meus pais compraram vai completar 50 anos agora em 2012. Ele continua do mesmo jeito e seu entorno não se deteriorou, ao contrario, foi construida uma estação de metrô nas proximidades. O mesmo acontecerá com meu primeiro imóvel, que foi construido em 1956: será construido um entrocamento com duas linhas de metrô em frente do mesmo. O problema dos imoveis antigos é com a documentação. Podem ser imovéis com problemas de inventário ou outros problemas relacionados a dividas e processos de execução. Nos três imoveis que comprei havia um tipo ou outro de problema. Os três foram comprados através de imobiliarias. O que prova que imobiliarias não servem para nada. Curiosamente, os três imóveis que vendi até hoje foram sem intermediação. Imobiliarias e corretores existem porque existem pessoas que confiam neles e os procuram para fazer negócio. Sua função parece importante no trâmite burocrático da transação e na obtenção dos documentos para um eventual financiamento. Seriam portanto uma especie de office boy de luxo e muito bem pagos. O máximo que fazem é um contrato de compromisso particular de compra e venda, que é importante para imoveis financiados mas que pode ser perfeitamente dispensável em uma venda direta. Em geral as pessoas vendem e compram imoveis poucas vezes na vida e não estão familiarizadas com o processo. Além disso sentem-se inseguras com o valor envolvido. Poucas pessoas compram e vendem muitos imoveis na sua vida como meu pai. A maioria compra um ou dois, financiados. Tem de fazer vendas casadas, etc. O lugar em que moramos diz muito de nossa condição socio-economica.
Assinar:
Postagens (Atom)