terça-feira, 30 de setembro de 2008

Casamentos, enterros e inventários !

Parece que essas serão as únicas ocasiões para encontrar parentes nos dias de hoje. Já ouvimos (mais de uma vez) pessoas da família dizerem que sua "família" eram apenas o conjuge e os filhos. É normal termos mais afinidade com alguns familiares e menos com outros.Ao contrário dos amigos, que escolhemos por uma proximidade, em geral intelectual, ou seja, concordamos com eles em vários aspectos da existência, os parentes já estão ai quando nascemos. Os amigos podemos dispensar, conforme nosso desejo. Já os parentes estarão ai ate´o dia em que um de nós morrer. É normal nos aproximarmos de quem tem opiniões parecidas com a nossa, embora os que discordam de nós são aqueles que podem nos fazer ampliar nossa envergadura mental. É o debate, que ganhou o nome de "brainstorm" em inglês. Sabemos que não são raros problemas dentro da própria família nuclear(pai, mãe e filhos) que se dirá na familia ampliada, com tios, tias , primos e primas.

3 comentários:

Van der Camps disse...

Hoje já faz quase quatro anos desde que escrevi este artigo e as coisas pioraram muito. Hoje não existem garantias de encontro de familiares nem em casamentos nem em enterros. Somente os inventários ainda permanecem na "parada", justamente por desavenças irreconciliáveis reveladas em inventários, interdições, etc. Nada como um inventário para descobrir o caráter dos parentes !!!

Van der Camps disse...

Verificamos que nos inventários onde existe condomínio por conta da falta de condições de fazer-se uma partilha decente, em geral não existe consenso e as diferenças levam a esses imóveis ficarem "enrolados", provavelmente eternamente. É o caso de estúpidos e incapazes que assumem a função de inventariante. Fazem merda e carregam os outros com eles. A ignorância, aquecida pelo medo, destilando o ódio mais uma vez.

Van der Camps disse...

Temos o exemplo de três inventários que chegaram a esse fim. Grandes riquezas são perdidas pela incompetência dessas pessoas em fazer uma sucessão hereditária de sucesso. Com a sucessão de mortos os inventários vão ficando impraticáveis porque mais e mais pessoas entram na sucessão e tem opiniões e ideologias que impedem a concórdia e a amizade entre todos. E quando não existe consenso a merda é inevitável.