quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Ganhando fácil

Sonegadores ganham dinheiro facilmente. Ganhando com facilidade alguns também gastam com facilidade alimentando o círculo. É assim que pagam médicos estrelados, mesmo que tenham uma dor de barriga. É assim que contratam Planos de Saúde de R$ 3.000,00 por mês quando o de R$ 1.500,00 seria suficiente. É assim que moram nos bairros "eupopeus", pagando o dobro pelo imóvel que bem poderia estar em um bairro asiático. É assim que compram o carro TOP de linha que não vale o que a montadora pede ou então o importado que irá desvalorizar horrores em um ou dois anos. Quero ver ganhar muito dinheiro por ser competente de verdade e não por ser desonesto ou ter alguma vantagem ilícita no governo. Quero ver comprar a Ferrari por ser mais produtivo, por ser mais inteligente e sábio e não por sonegar mais e comprar mais fiscais. Você somente verá isso em um país como os Estados Unidos que vive sob a ética protestante. No Brasil lucro continuará a vir da palavra logro eternamente. E quem pensar diferente que se mude para os Estados Unidos ou então enlouqueça aqui mesmo tentando mudar a mentalidade dos seus conterrâneos. Enquanto você ficar dando murro em ponta de faca seus contemporâneos mais bem adaptados vão ficar ricos e irão procurar aqueles que são como eles, do mesmo nível moral. Não espere ser convidado para as festas deles nem para a casa de Praia no Condomínio exclusivo. Resigne-se a morrer honesto rodeado dos poucos que forem como você, ilibados e impolutos. Não espere uma estátua em praça pública pelo reconhecimento do seu feito heroico em um país de corruptos, ladrões, vagabundos e putas como o nosso.  Peça a Deus para nascer da próxima vez em um país mais parecido com a sua personalidade.

2 comentários:

Van der Camps disse...

É muito difícil viver em uma sociedade podre como a nossa e não ser afetado. Somos afetados a todo momento, com o inquilino que nos dá calote, com o precatório que o governo não paga, com fornecedores que não cumprem o que prometem, com aumentos abusivos que inflacionam os bens e produtos que compramos, com a exploração de grupos corporativistas como os advogados do Brasil.

Van der Camps disse...

Fantasmas do passado surgem como o carro que meu pai vendeu e não preencheu o recibo. Pensões para filhos nunca terminam e mulheres saem ganhando com golpes da barriga. Toda primeira aproximação aqui desse ser considerada com desconfiança por conta da índole do povo brasileiro. As trocas ficam difíceis e isso prejudica a vida de todos. Tudo aqui é arriscado e é devidamente precificado. TUDO.