Para agir em grupo existem inúmeros contratempos. Podemos observar na mais simples sociedade que existe que é a conjugal. Imagine juntar um grupo que se mude para Governador Celso Ramos ou para Botucatu. Seria preciso pessoas vivendo o mesmo momento (timing) , com a mesma disponibilidade de tempo e dinheiro e com o mesmo interesse e gosto. Não se trata de algo simples. Imaginando apenas dois casais já precisaríamos convencer 4 pessoas de que essa é a melhor solução. Por isso agir em grupo espontaneamente é muito difícil. É muito mais fácil em ações coletivas movidas por sindicatos, associações de classe, etc porque existe um interesse em comum muito claro que é ganhar dinheiro de alguém. Até mesmo uma simples associação de moradores de bairro não vingou aqui em São Paulo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
O exemplo mais comum de formação de grupos é entre irmãs que ficam solteiras ou viúvas sem filhos. Diz a ciência que é graças a ocitocina . . .
Meu amigo Luis por exemplo não tem muito boas lembranças do seu pool para especular com imóveis. Alguns daqueles que ele achava serem amigos se revelaram ser inadequados.
O ideal de Aquário é assim mesmo: cresce como fogo de palha no momento inicial e nos primeiros problemas se desfaz. Vale também para Libra e suas sociedades. Só não vale para Gêmeos e suas relações mais superficiais. O único meio de Aquário vingar é se os problemáticos forem substituídos por outros mais capazes, como acontece em alguns consórcios . . .
Como a maior parte das pessoas é egoísta o que mais existe são pessoas que querem roubar do grupo. Idealistas visionários são muito poucos . . .
Os que querem roubar do grupo aparecem até nos condomínios, como aconteceu com meu prédio no Guarujá. Onde existir algum dinheiro que pertence a várias pessoas é quase certo que aparecerá algum "esperto" para tentar roubar o todo. E ele aparece porque muitos antes dele tiveram sucesso nessa empreitada.
Postar um comentário