sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O processo de escolher inquilino

Ando me aprimorando na arte de escolher inquilino. A coisa funciona mais ou menos como uma entrevista de emprego com a dificuldade adicional de que não possuímos previamente o currículo do candidato nem referências. A diferença aqui será dada pelo número de bons candidatos que tivermos para o cargo de inquilino. Se tivermos vários poderemos escolher o melhor entre eles, desde que eles apareçam ao mesmo tempo ou poderemos descartar um ou outro e esperar por alguém mais condizente. Durante a entrevista, que ocorre normalmente enquanto a casa é mostrada, as perguntas feitas e as respostas recebidas vão de um gradiente crescente ou decrescente, ou seja, vão aumentando o medo de alugar ou então vão tranquilizando o senhorio e fazendo com que ele confie no futuro inquilino. Trata-se de um processo de filtragem, onde ao final da conversa pode-se chegar a conclusão de que não vale a pena nem entregar a ficha para a pessoa preencher. Muito diferente das locações que meu pai fazia, onde não eram feitas perguntas ao candidato e confiava-se naquilo que ele preenchia na ficha. Para ter bons candidatos é preciso ter um bom produto, a um preço competitivo. O mercado é dinâmico, ou seja, varia em função do tempo. Trata-se de um negócio com algum risco e mesmo imobiliárias evitam alugar para quem não tem as condições mínimas exigidas.

9 comentários:

Van der Camps disse...

Quando você baixa o preço do aluguel você se torna muito interessante para os corretores das imobiliárias que tem a expectativa de ganhar um dinheiro mais facilmente ainda, fazendo apenas a parte burocrática. Incrível !!! É como a mulher bonita que sai toda bonita na rua pretendendo atrair os olhares de um bom partido: como efeito colateral atrai também os olhares dos pedreiros da obra !!!

Van der Camps disse...

Primeiro vem os jogadores, que vivem de aparências, comprando tudo a prazo e comprometendo uma renda variável. Depois aparece a mulher do bom negócio, que acha que seu dinheiro vale muito e quer levar vantagem e sentir que "fez um bom negócio". Quer ganhar muito e gastar pouco e são empreendedores, em um ramo com muita concorrência. Sem falar nos paraquedistas de todo tipo que apenas estão especulando e não tem a menor possibilidade de suportarem um aluguel elevado.

Van der Camps disse...

Proprietários de apartamentos maiores, pressionados por condomínio que os comem pela perna, são concorrentes diretos das casas. Esses proprietários podem estar tentando vender esses imóveis e não conseguindo partem para o aluguel. Eu me lembro do meu prédio onde nenhum apartamento fica muito tempo a venda nem para alugar. Nem todo prédio é assim . . .

Van der Camps disse...

Acabo de verificar que minha candidata a inquilina gosta de jogar e contar meias verdades. Todo cuidado é pouco com ela . . .

Van der Camps disse...

Agora tive contatos com malucos. Simplesmente viram a casa como buldogues enfurecidos. Meu pensamento agora está em condicionar desconto no aluguel ao preenchimento completo da ficha "nojenta" . . .

Van der Camps disse...

Uma rápida visualização das ofertas de imóveis para alugar mostra que a minha casa é um excelente negócio e eu não preciso fazer muitos descontos ou me preocupar em a casa ficar vazia por meses. Vai alugar com certeza e bem.

Van der Camps disse...

Quando mulheres visitam sozinhas o imóvel que está para alugar temos em geral apenas uma tentativa especulativa, já que mulheres em geral não decidem grandes gastos sozinhas. Homens sozinhos nunca visitaram o imóvel e um que fez menção sumiu. Homens e mulheres ligam especulando mas são casais que vem juntos os candidatos mais fortes a alugar. Nesse tipo de visita estão os dois decisores fundamentais para o negócio dar certo.

Van der Camps disse...

Você deixa a chave da casa na imobiliária. A imobiliária pega um documento da pessoa e entrega a chave para ela ver a casa sozinha. Ai essas pessoas roubam os registros da casa e as portinholas de alumínio. Aconteceu com uma tia minha . . .

Van der Camps disse...

Um mulher jovem que gosta das aparências imagina uma casa linda, maravilhosa e moderna ao extremo, com banheiros atuais, etc. É claro que pelo mesmo preço e localização qualquer um preferiria uma casa totalmente reformada ou nova, só que isso o mercado não contempla. Casa ou apartamento novo custa mais, bem mais . . .