sábado, 21 de setembro de 2013

Mil vezes melhor ser filho de pais intelectuais e ricos do que ignorantes e pobres

Essa frase foi extraída do texto do Drauzio Varella na Folha de São Paulo de hoje. Pais intelectuais sabem o que fazer para os seus filhos atingirem o máximo possível de destaque em todos os termos de saúde (física, mental e social) além de terem os recursos para fazerem isso acontecer. De nada adianta alguém saber o que é preciso fazer se não tiver recursos ou então o contrário, alguém com muitos recursos que não faz o necessário simplesmente porque não sabe o que fazer. Pessoas com recursos e ignorantes irão gastar seus recursos com problemas que poderiam ter sido evitados caso fossem intelectuais. Em geral essas pessoas são muito raras, porque a acumulação de recursos está ligada diretamente com a inteligência. São mais comuns em pessoas que conseguiram sucesso por alguma característica singular ou única, como nos esportes, na arte popular ou na política. Empresários que não são inteligentes são rapidamente comidos pela concorrência ou pelo governo e seus fiscais. 

11 comentários:

Van der Camps disse...

Um pai intelectual e rico irá ter um excelente plano de saúde a acesso aos melhores médicos, inclusive procurando especialistas se necessário. Um pai intelectual e rico irá procurar morar próximo a excelentes escolas, aqui no Brasil particulares, e as pagará para seus filhos. Um pai intelectual e rico estará atento a cada evolução do seu filho e terá tendo para dedicar-se a educá-lo, a mostrar-lhe exemplo diversos e a lhe proporcionar experiências novas que irão ajudá-lo a desenvolver-se plenamente.

Van der Camps disse...

Um pai intelectual e rico prioriza seus netos além de seus filhos. Um pai intelectual e rico planeja o futuro de seus filhos criando condições para eles serem felizes e para que pequenas sejam as fatalidades na vida deles. Para isso conhece as probabilidades e a dinâmica social. Está apto a capacitá-lo a estar entre os 1% de vencedores entre os bebes que nascem todos os anos aqui no Brasil, para que depois ele esteja entre os um entre mil que farão a diferença . . .

Van der Camps disse...

Pais intelectuais e ricos, fortemente interessados interessados no desenvolvimento de seus filhos, irão gerar os 30 mil babies, ou seja, os 1 por cento do total, que terão todas as condições de chegarem ao topo.

Van der Camps disse...

Na verdade de superarem o topo que seus pais já representam. Poderão escolher serem artistas, poderão escolher profissões saturadas porque seus pais podem ter contatos para colocá-los no mercado, poderão empreender com muito mais segurança e menos risco, pois terão muitas vezes apenas de imitar o que já existe na sua vida.

Van der Camps disse...

Pais intelectuais e ricos podem gerar grandes empresários esclarecidos, excelentes alunos nas melhores universidades americanas, ou seja, os píncaros da glória em qualquer área desejável, limitada apenas pela genética do sujeito ou pela sua acomodação. Seria como o melhor solo possível para determinada semente. O resultado final seria limitado pela qualidade da semente . . .

Van der Camps disse...

Pais intelectuais e pobres encontrarão um meio de fazerem seus filhos vencerem a batalha por instrução: conseguirão bolsas de estudo em bons colégios particulares, fornecerão livros para os filhos, assinarão jornais e revistas, irão a espetáculos de arte patrocinados pelo governo, ajudarão nos estudos. Enfim, serão uma referência para e um exemplo para os filhos se dedicarem.

Van der Camps disse...

Já um pai mais ignorante e rico até poderá colocar seu filho em uma escola particular mas seu filho não erá o exemplo e o incentivo em casa, pelo contrário, o pai poderá lhe dizer que não precisa estudar tanto para conseguir ganhar muito dinheiro. E o pai tendo muito dinheiro e o dinheiro tendo sido conseguido sem grandes necessidades de investimento intelectual podem ser uma grande fonte de falta de incentivo.

Van der Camps disse...

Observe que quanto maior a instrução dos pais maior é o conhecimento deles com relação a liberdade que a instrução propicia. E quem tem mais instrução está mais apto a conhecer as possibilidades que existem e a fazer a melhor escola, que a longo prazo significa mais sucesso e mais felicidade.

Van der Camps disse...

Finalmente os pais ignorantes e pobres não tem nada a oferecer aos filhos, somente que será muito fácil para eles superarem seus pais, mesmo com a péssima qualidade da escola pública.

Van der Camps disse...

Devemos entender que geralmente existe um avançar de geração em geração: avós ignorantes e pobres, pais intelectuais e pobres ou ricos e ignorantes para finalmente termos filhos intelectuais e ricos. Uma vez atingido o "topo" que são os intelectuais e ricos resta apenas manter a tradição ou então regredir.

Van der Camps disse...

Intelectuais vão para a universidade, de preferência a melhor universidade do pais. Alguns vão para cursos particulares de alto nível. Nem mesmo aqueles que possuem negócios vultosos permitem que seus filhos não estudem. O mundo é muito complexo para deixar na mão de filhos com pouca instrução grandes negócios . . .