O objetivo do capitalista e ganhar sempre e sempre mais, onde o céu é o limite. Para atingir seus objetivos o capital busca sempre o maior retorno possível, seja esse retorno conseguido investindo-se dinheiro em um negócio qualquer ou então deixando-o rendendo no banco. É assim que o dinheiro busca ao redor do mundo a melhor taxa de juros e o menor risco possível. É assim também que o capitalista procura ter o menor número possível de empregados e procura também obter a produtividade máxima desses empregados. É por isso também que o maior número de funções são substituídas por máquinas ou ferramentas, devido a maior precisão e produtividade. A mesma razão justifica a participação dos empregados no lucro das companhias e também a renda variável e os bônus que as companhias oferecem ao seus colaboradores "chave". Durante as várias épocas um ou outro profissional é valorizado pelas empresas, conforme as circunstâncias. Aqui no Brasil houve a época dos engenheiros, no milagre econômico do início da década de 70. Depois com a inflação e os problemas decorrentes a área financeira cresceu e o diretor financeiro muitas vezes conseguia a presidência. Em épocas normais o diretor de vendas é muito valorizado porque uma empresa precisa primeiro das vendas para nutrir todas as outras funções. As empresas por incrível que possa parecer , pelo menos as grandes, são o que de melhor e mais desenvolvido conseguimos criar. Trabalhei em grandes empresas capitalistas e conheço bem seu funcionamento e seus meandros. Em uma grande empresa tudo é medido e contabilizado, que é o fundamento da administração. A ciência está por trás das decisões minimizando-se o fator subjetivo o quanto for possível. Cenários são montados para todas as situações e existem planos "B" para tudo, fazendo-se previsões e "bem bolados". Nem por isso não existem problemas e eles sempre terminavam no departamento de auditoria/jurídico. O símbolo do capitalismo é a bolsa de valores. A chama do capitalismo é que move o mundo da ciência, do gênio. É a necessidade de cortar custos e de aumentar vendas que move o capitalismo. São as modas que levam a renovação e obsolescência de muitas coisas que ainda poderiam ser úteis . . .
domingo, 30 de junho de 2013
Grandes traições foram filmadas por Hollywood
As traições são sempre cinematográficas porque permitem fortes emoções (emoção é aquilo que nos move). Foi assim até no icônico Star Wars onde o mocinho sucumbe ao lado negro da força e se torna Dath Vader. Traições, falsidades e dissimulações estão se tornando muito comuns e devem ter uma explicação evolucionista: traidores conseguem se sair bem e deixar descendentes, situação que é estudada pela teoria dos jogos, como por exemplo o "dilema do prisoneiro".
sexta-feira, 28 de junho de 2013
Emprego formal no Brasil
Sabemos que somente metade dos brasileiros que trabalham tem emprego formal com carteira assinada. Como todos frequentaram a escola, descobrimos que frequentar a escola (em geral pública) não garante inserção do mercado de trabalho formal. Sabemos que o ensino superior era para poucos aqui no Brasil. No Canadá por exemplo 51% dos adultos tem ensino superior completo. Tá certo que o Canadá é um país grande e rico em recursos naturais e pouco populoso. Vale o mesmo para a Austrália e países nórdicos. O ensino superior em teoria prepararia as pessoas para exercer funções complexas e de alto nível de exigência. Muitas dessas profissões somente são viáveis com alto investimento na sua criação e alto investimento pode depender do governo, simplesmente porque ninguém mais tem dinheiro para isso ou interesse. É por isso que um grande número de pessoas com nível superior trabalha de alguma forma no governo. Outros demandantes de profissionais de ensino superior são as empresas sofisticadas, muitas delas multinacionais. Grandes empresas em geral são complexas e também demandam bons profissionais com formação superior. Esse é o universo dos profissionais de nível superior. Empreendedores são em geral pessoas com nível médio e estes são 5% que criam o seu próprio emprego e ainda geram a maior parte das vagas. A responsabilidade é em geral atribuída a quem tem conhecimento e formação para assumir. Tudo que é importante tem algum responsável, alguém fiscalizando e um papel ou controle anexo.
quinta-feira, 27 de junho de 2013
Você tem de agradar . . .
Em relacionamentos onde não existem dependências limitadoras importantes você precisa agradar. É o caso do comércio e industria quando existe concorrência ou da pessoa que tem várias nacionalidades. É também o caso de casais que tem outras opções aquela de ficarem juntos. É também o caso de familiares: quem puder se livrar da família poderá fazê-lo se tiver condições para tal. Uma questão estratégica em uma família é o investimento que será feito nos filhos. Nos casais caso você não agrade o vínculo será rompido porque não existem mais grandes barreiras legais, sociais ou religiosas. Pessoas antigas não entendem essa necessidade porque na época deles a sobrevivência era mandatória. Não havia opção: era necessário aguentar o outro que felizmente morria logo, deixando tempo para se viver em liberdade . . .
Decisões cristalizadas pelo tempo
Um novo problema me ocorreu. Quando se é jovem não se tem toda experiência do mundo e podemos errar, sozinhos ou por ouvir pessoas mal informadas, por exemplo. Assim casais jovens podem ter atritos por imaturidade. Já casais mais velhos podem ter suas manias, podem ter morado muitos anos sozinhos ou com a família e desaprendido como compartilhar sua vida. Observe que nesse caso os atritos podem ser de outra natureza, por inflexibilidade. Um espaço ou território foi conquistado e pode ser difícil ceder, afinal, a pessoa vivia teoricamente bem antes de resolver morar junto com o outro. Não será impossível que o casal não suporte o estresse. É muito comum a pessoa mais velha ser intolerante. O nível de tolerância varia de pessoa para pessoa e de época para época. É a mesma coisa com relação a praticamente tudo: empresas, governo, famílias . . .
quarta-feira, 26 de junho de 2013
Na era da informação ignorância é uma escolha
Houve uma época em que as informações estavam nas mãos de poucos e esses poucos tinham enorme poder por conta disso. Nesse época muitos erros eram cometidos por pura falta de informações confiáveis. Com a evolução da tecnologia, em particular das comunicações e dos computadores, fruto da invenção do chip, passamos a ter acesso a quase todas as informações disponíveis, com uma velocidade nunca antes nem sonhada, de forma instantânea e em qualquer lugar e a qualquer hora. O que antes era um privilégio de uns poucos passou a ser acessível a todos, desde que esses todos tenham interesse. O custo de se informar baixou muito e com isso vivemos o prenúncio de uma era de transparência, onde a mentira é muito mais facilmente desmascarada e onde a ciência avança a passos largos, explorando todas as fronteiras do conhecimento.
Democracia Representativa X Democracia Direta
Vivemos em uma democracia representativa. Em várias questões terceiros são chamados a decidir pelos outros, sempre com alguma justificativa, que é aceita por muitos em geral. É assim que muitos delegam ao sacerdote dizer o que fazer, ao juiz, ao deputado que faz as leis, ao governo executivo. Quem reclama disso e gostaria de falar e ser ouvido defende a democracia direta, Como não pode defender apenas para si tem de aceitar que seja para todos. Um caso de democracia direta são as assembleias de condomínio e a experiência prática aqui no Brasil mostra que poucas pessoas participam efetivamente. Concluímos que muitos não se interessam pela coisa pública e são os chamados de idiotas pelos antigos Gregos. Existem milhões de idiotas aqui no Brasil. E os governadores dos idiotas quase certamente serão idiotas também.
terça-feira, 25 de junho de 2013
Os homens e o supermercado
Pesquisa mostrou que o local onde mais compras por impulso são realizadas são os hiper e super mercados. E quem mais faz esse tipo de compras são os homens. Homens são mais fieis as marcas e são os que menos buscam ofertas ou fazem comparações. Parece que existe um componente cultural muito forte no resultado dessa pesquisa. Resta responder a seguinte pergunta: será que a cultura é imposta ou é apenas uma consequência natural da evolução natural da espécie humana.
segunda-feira, 24 de junho de 2013
De todos os serviços que o governo fornece o mais percebido pelo povo é o transporte
Só percebe que a saúde não presta quem fica doente. Só percebe que a escola não presta quem se forma e não consegue emprego. Só percebe que a polícia não presta quem vai a delegacia. No entanto, todo mundo que é pobre sai de casa e usa transporte público, pois tem de deslocar-se para o trabalho ou para a escola. Quando se desloca para o trabalho ganha o vale transporte. Quem usa serviços públicos no Brasil ? Somente quem não pode pagar por serviços privados de boa qualidade. Quem pode paga por um bom plano de saúde, por uma boa escola particular para seus filhos, mora em condomínio em bairros com menor índice de criminalidade e usa veículo particular para se deslocar pela cidade. O contato dos mais ricos com o poder público é na hora de pagar impostos: são eles que pagam para que os demais usem os serviço públicos. Segundo pesquisa divulgada pela CBN a renda dos 10% mais ricos aumentou em ritmo haitiano e a renda dos 10% mais pobres aumentou em ritmo chinês. Não precisa escrever mais nada . . .
O momento de encostar o corpo
Muitas pessoas não tem energia, vontade ou caráter para trabalhar duro. Essas pessoas em geral procuram algum modo de encostar o corpo e sugar as coisas de outrem, exatamente como os parasitas fazem. Existem aquelas que nunca fizeram grandes esforços, que são a geração nem nem. Mulheres nessa situação acabam se casando e vivendo as custas de alguém. Os homens não tem essa possibilidade. E exstem as mulheres que até esforçam, até conseguirem um marido suficientemente rico para sustentá-las. O projeto dessas mulheres é basicamente sobreviver as custas de alguém e muitas conseguem, pois acham um trouxa que lhes dá guarida, pelo menos durante algum tempo.
domingo, 23 de junho de 2013
Quem vende não olha a cor do dinheiro
Com as mudanças que ocorreram no Brasil tivemos a ascensão de uma "nova classe média" que por ter dinheiro despertou o interesse dos empresários. Já a "velha" classe média está em extinção já que é atacada de todas as maneiras por decisões governamentais negativas. Profissionais liberais simplesmente deixarão de atender uma classe e passarão a atender a outra. Novos ricos aparecerão e substituirão os antigos. Para aumentar o PIB é necessário aumentar a produtividade do trabalho. Caminhamos para uma situação onde apenas o trabalho produtivo e portanto bem remunerado tem sentido quando se fala em aumentar o PIB. Aumento do PIB significa em geral aumento da renda e somente com renda elevada poderemos ser um pais de primeiro mundo. No Brasil existem muitos impedimentos para produzir, gerar emprego e lucro.
sexta-feira, 21 de junho de 2013
Quem for muito inteligente e avançado tem de se acostumar a solidão
Hoje em dia talvez você encontre algumas pessoas como você, já que podemos ter acesso a milhões de pessoas e a bilhões de informações através da internet. No entanto, a probabilidade de você ter contato face a face com essas pessoas continuará a ser remota. De forma que a solidão é inevitável. Problemas cotidianos infernizam a vida das pessoas e elas ficam preocupadas apenas com eles, não sobrando tempo ou capacidade de pensar os problemas de longo prazo. Quem for inteligente já resolveu seus problemas de curto prazo e pode se dedicar as grandes questões transcendentes. Os muitos inteligentes serão sempre a exceção e por serem poucos também serão entendidos por poucos. Tenderão a pregar no deserto e ao alertarem os incautos e imprevidentes ainda serão odiados, por terem razão. A grande maioria está em um nível animalesco e somente reage quando são afetados na pele. Muitos tem uma casa e uma cama para voltar toda noite, mesmo que seja em um terreno da prefeitura invadido. Já nem tantos tem um carro para se deslocar.
Ser puxa saco pode fazer toda diferença
Nas empresas e nas famílias ser puxa saco e falso pode trazer lucros. Diz o ditado que puxa saco é igual grama: dá em todo lugar. A vaidade das pessoas é muito grande e quase todos sucumbem a pessoas que pensam como eles próprios. Em uma empresa onde suas ideias não são as ideias da direção você provavelmente ficará estagnado na carreira. Na família onde você não concorda com seus pais você provavelmente será ignorado e isolado. Pouquíssimas pessoas tem abertura suficiente para aceitar críticas. São muito poucos os espíritos evoluídos e com capacidade de empatia. A situação é pior naqueles que conseguiram algum sucesso no mundo: para esses o fato de terem tido sucesso reforça a sua tese de que eles estão certos e os outros errados. Por isso nossos amigos são tão importantes: eles compartilham pelo menos em parte nossa visão de mundo e nossos valores e isso somente é possível porque nós escolhemos nossos amigos e os demitimos caso não estejamos satisfeitos . . .
quinta-feira, 20 de junho de 2013
Quem é o trouxa
Nas trocas podemos ser trouxas quando pagamos muito mais por algo do que o ser valor de mercado. É por isso que fazemos pesquisas de preços e os mais sofisticados levam em conta também a qualidade. A quase totalidade das pessoas vive no mundo de maia, o mundo da ilusão e da matéria. São poucos os que apreciam e entendem a poesia, os sentimentos mais nobres, os segredos da mente e do espirito. São poucos os que planejam o futuro, aqueles que conhecem em profundidade seus amigos e tudo o que nos rodeia. No amor olhado por quem é de fora fica claro que eu dos dois colabora com mais dinheiro. O outro pode colaborar com seu tempo, seu expertise em assuntos diversos e isso pode não ter um valor material mas sim sentimental, estratégico, etc. Quando se é pragmático só interessa a matéria e o dinheiro, que pode ser quantificado e medido de forma clara e inequívoca. É um jeito de viver: cada um por si. Quanto vale gastar em um namoro ? ou em uma família ? ou em um casamento ? ou com um filho ? Conheço pessoas que somente fazem o que lhes dá retorno material. São pessoas que não estão nem aí para os outros, a não ser que esses outros tenham negócios com elas. São rasos. Eu diria librianos.
A lógica dos salários
A lógica dos salários é que quem estudou mais está mais preparado e é mais produtivo, porque comete menos erros, por exemplo. Quem estudou mais investiu mais em seu preparo, gastou tempo e dinheiro. Um empregador vai preferir alguém melhor preparado, desde que produza o resultado que ele quer. Observe que depois do salário inicial a pessoa com mais instrução vai aprender no exercício do trabalho e esforçando-se pode se tornar mais e mais produtiva, trazendo mais lucro para o seu empregador. Essa é a lógica nas empresas privadas. O problema começa quando existe um descompasso entre o número de formados e as vagas oferecidas ou então as condições que o formado encontra no seu emprego, com relação a infra-estrutura ou a composição da equipe. Acima de tudo é necessário existir trabalho a ser feito de forma lucrativa. Não adianta abrir uma empresa para uma necessidade que não existe: a empresa irá a falência certamente.
quarta-feira, 19 de junho de 2013
Sobrinhos
Gosto da plasticidade da mente jovem. Crianças são naturalmente curiosas. Com o tempo muitos pais ignorantes acabam com o espírito de curiosidade dos seus filhos porque para eles é mais conveniente tem filhos dóceis e submissos. Existem muitas pessoas na sociedade que gostam da docilidade porque é muito mais fácil de manipular pessoas assim, principalmente se forem ignorantes. Meus sobrinhos cresceram. Conversei algumas vezes com eles. Com uns foi possível o mínimo de comunicação. Com outros foi praticamente impossível. Faço o que eu posso. Hoje eles já sabem tudo como qualquer adolescente da sua geração e da sua classe social. Foram muito bem domesticados por seus pais, que são ótimos para impor sua ideologia para seus filhos. Meu papel praticamente acabou. A partir de agora vou ficar na arquibancada, somente observando o desenrolar dos acontecimentos, torcendo para que o resultado seja ótimo.
A distorção do pensamento de quem tem poder
Um estudo mostrou que quem tem poder muitas vezes tem uma personalidade despótica, onde não ouve ninguém e impõe a sua vontade. Quem tem o poder muitas vezes acha que sabe tudo e que não precisa ouvir ninguém. Perceba que essa não é a atitude de uma pessoa sábia, que é uma evolução da pessoa inteligente, que tem conhecimento colocado em prática. Muitos poderosos não são sábios e suas decisões fazem pessoas se revoltarem e sofrerem. Dizem que o poder corrompe. Que pessoas se transformam quando se lhes dá poder. Acho que acontece muitas vezes . . .
segunda-feira, 17 de junho de 2013
Quem é neurótico acha que tem toda razão e que está certo
Todo neurótico acredita que o medo que sente é real e é por isso que ele reage tão violentamente quando é contrariado. Contrariar um neurótico é despertar nele o ódio irracional da ignorância. Neuróticos não aprendem nada em geral e nem procuram ajuda. Auto conhecimento não faz parte das suas necessidades porque eles sabem o que estão fazendo. O mundo é feito de neuróticos porque a neurose se reproduz nas casas das pessoas, passando de pais neuróticos para filhos que são neurotizados e assim continua a vida na terra e nosso existência vai se tornando cada vez mais difícil. A razão passa longe do neurótico bem como os conceitos de estatística. Não adianta falar para um neurótico que a probabilidade dele sofrer um assalto seguido de morte é de uma em um milhão: ele irá comprar e manter um carro blindado a um custo altíssimo, que para ele é totalmente justificado. Devido a neurose é que tudo que é produzido é vendido e que muitas industrias existem. O poder da massa de neuróticos não pode ser menosprezado. A imprensa e os meios de comunicação refletem isso. Para vender a imprensa adora por medo nas pessoas. O medo é necessário mas na medida certa e a medida certa são os exames, as precauções mínimas necessárias conforme o risco e o custo envolvido e o bom senso. Na prática, a neurose é uma prisão. Quem é livre e adora a liberdade toma cuidados e vive intensamente tudo o que existe para viver, não se privando de nada devido a limitações neuróticas.
Doentes mentais em posições de poder fazem muito mal
Imagine você nascer na casa de pais extremamente neuróticos ou esquizofrênicos ou psicóticos. Sua vida será comprometida. Imagine você ter um chefe sádico ou psicopata. Alguém poderá te dizer que você poderia mudar de emprego, coisa que no Brasil é muito difícil, no entanto. Imagine você morar em um país onde seus governantes são néscios incompetentes. Alguém poderia te dizer para mudar de país, coisa que também não é nada fácil ou agradável, exceto para uns poucos super qualificados. Pessoas doentes mentais sem poder podem ser inofensivas. Pessoas doentes mentais em posições de poder podem prejudicar a vida de muitos e de forma definitiva. Que ótimo se você pudesse ganhar muito dinheiro para poder prescindir do contato com a plebe ignóbil. Que bom seria ser totalmente irresponsável, não se importando que os outros se explodam , como a maioria faz, defendendo cada um por si ao invés de um por todos e todos por um. Acontece que eles te alcançam. Alcançam com decisões equivocadas de todo tipo, muitas delas motivadas por neuroses de todo tipo. A razão não vence todas as batalhas. A estatística é conhecida por pouquíssimas pessoas aqui no Brasil. A razão e a ciência é utilizada por poucos nas suas decisões, quaisquer que sejam essas decisões. O ego vem em geral em primeiro lugar e assim alguns ganham e o grupo perde e todos ficamos mais pobres, mais animais.
Os neuróticos me perseguem !!!
O mundo é dos neuróticos !!! Eles são muitos e estão a nossa volta o tempo todo. É muito difícil senão impossível sobreviver sem ter contato com eles, pois quase todo o dinheiro vem através dos outros. Quer você seja empregado, empresário (empregador) ou profissional liberal você terá de lidar com colegas, clientes, prestadores de serviços e outras pessoas que tem uma enorme probabilidade de serem neuróticos. Na compra de produtos ou serviços o contato pode ser limitado, já que após comprar ou entregar o serviço o contato cessa. Na empresa com empregados o gerenciamento é mais complicado, porque existe o convívio contínuo. Com amigos a amizade pode sempre acabar caso a neurose fique muito crítica e amigos não pagam suas contas no final do mês. O maior problema é com familiares. Familiares podem complicar muito a sua vida e quanto mais neuróticos mais perigosos eles podem se tornar.
Mulheres são em geral muito mais toscas em certos aspectos
Mulheres em geral são muito menos em tudo em nossa sociedade. Isso tem origem em vários aspectos ligados ao gênero feminino em particular aspectos culturais e sociais. Talvez existam também aspectos biológicos, que eu comentei em um outro post, onde citei que os cientistas dizem que as mulheres são o "seguro" de Deus. A verdade é que muitos pais e mães criam suas filhas de um modo totalmente equivocado. Alguns as mimam demais e outros incutem nelas elementos agressivos tornando-as fálicas. Como são incompetentes meu Deus !!! Não sabem dosar o mimo e a agressividade. Não sabem identificar em cada criança sua personalidade e também não sabem dar um tratamento individualizado para cada ser que nasce em suas casas. Quando os filhos eram muitos, os recursos escassos e a ignorância grande. Quando a sobrevivência era incerta. Nessa época criar os filhos como gado poderia ser a única opção disponível. Hoje tudo poderia ser diferente mas temos os mesmo métodos e obviamente os mesmo resultados, reproduzindo-se milhões de vezes ao redor do mundo. E é nesse mundo que temos de viver, em contato com esse filhos potencialmente prejudicados, que infelizes que são tornam a vida de todos infeliz. A educação que o filho recebe vem de quem fica mais tempo com ele, com maior frequência e com maior intensidade. Atualmente essa pessoa pode ser a baba, a empregada, a professora ou então a televisão. Acho que nunca voltaremos ao padrão antigo e as mudanças são inexoráveis. Aqui no Brasil o resultado é uma crise atrás de outra, extrema infelicidade, aumento no número de suicídios de jovens, aumento do número de viciados em drogas, diminuição no numero de casais felizes, aumento no número de divórcios, aumento no número de deprimidos. Conflitos e crises de todo tipo e a todo momento, que transformam a sua vida em um inferno.
domingo, 16 de junho de 2013
É possível gostar de quem não gosta da gente ?
Difícil gostar de quem não gosta da gente. É uma relação tensa. Os atritos constantes, as críticas, as censuras veladas ou não, vão desgastando o relacionamento. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura diz o ditado. Conforme os desentendimentos vão ocorrendo mágoas vão surgindo e não raro tristeza. Os relacionamentos são dinâmicos e não necessariamente eles tem um comportamento crescente em termos de harmonia e entendimento. A curva pode ser decrescente e muitas vezes o é. E com isso vamos nos isolando cada vez mais. Eu me lembro da observação do Luis: lembrar quem fez a cagada de que você havia avisado antes aumenta a raiva da pessoa em 70%. Fazer aquela cara de desaprovação aumenta em 200% !!!
No passado não havia projeto de vida
O Gikovate disse hoje no seu programa que os casais não tinham projeto de vida uns 50 anos atrás, mesmo porque a vida era curta e quase todos morriam antes de ver algum projeto. A vida era difícil e o modelo era o complementar, teoricamente mais adequado para enfrentar as dificuldades da época. Não se precisa pensar muito e muito menos pensar antes: bastava viver com os animais, não haviam questionamentos, todos seguiam as regras estabelecidas para cada gênero e a mulher seguia o que o homem queria. Hoje essa situação mudou completamente. O mundo muda muito rapidamente também. E embora o intelecto perceba que as regras antigas não fazem mais sentido, o emocional não acompanha na mesma velocidade e fica um intervalo pernicioso, entre o que as pessoas pensam e o que elas fazem. Ou seja, comportamentos incoerentes e estúpidos para quem olha de fora poderão parecer certos para quem os segue. Essa estória de projeto de vida nunca fez muito sucesso aqui no Brasil. O brasileiro não tem por hábito pensar antes, ou seja, planejar. Isso acontece em todas as áreas inclusive em arquitetura segundo fiquei sabendo hoje. Imagine pensar no que vai deixar para seu filho ou neto então ? Não espere essa consciência aqui no Brasil. Você está querendo demais . . .
sexta-feira, 14 de junho de 2013
Houve uma época que os homens eram pragmáticos
Nessa época a vida era rural e nesse vida interessa a mulher de físico mais avantajado, que pudesse parir muitos filhos para cultivar a terra. Houve época em que os casamentos eram "naturais", isso para os gregos há 2.000 anos. Era a ideia das duas metades da laranja. Houve época que o casamento era a lei de Deus: na frente das calcinhas das mulheres que se casavam estava escrito em latim: por que Deus quer. Um pouco mais tarde havia o casamento racional, entre pessoas da mesma classe social ou então entre famílias que tinham interesses comuns. Observe que em todos esses casamentos havia uma intermediação: da natureza, de Deus ou da razão. Hoje em dia esses intermediários não existem mais: a natureza foi domada pela pilula e outros métodos anti concepcionais. Deus está fora de moda como mandante, já que estamos na era de Aquário e a "razão" já não tem tanta força, pois o indivíduo se sobressai sobre o interesse coletivo, pelo menos no ocidente moderno. O que emerge é o verdadeiro amor, aquele amor onde as pessoas seguirão aquilo que for importante para elas, pelo menos em teoria. Pessoas somente ficarão juntas por prazer de ficarem juntas e não porque precisam um do outro para sobreviver, ter filhos, manter o status quo e as propriedades familiares ou seguir o que a igreja ou a religião impõe. Cada um poderia viver sozinho mas em função dos benefícios, pesando os prós e os contras decide, quando for conveniente, abrir mão da sua vida de solteiro sem ter sido pressionado por tensões internas ou externas.
Empresas muito velhas podem ser um problema
Empresas muito velhas, com mais de 50 ou 60 anos de idade podem ser um problema devido a sucessão. Na verdade toda empresa pode estar passando por problemas já que a vida é dinâmica. Os riscos de fazer negócios com a empresa errada é que ela pode não entregar a mercadoria ou o serviço ou ainda pode entregar algo inferior, portanto mais barato, tanto em termos de produto ou serviço. Empresas vão mudando seus processos produtivos ao longo do tempo, lançando produtos as vezes inferiores para poderem chegar a um preço final mais baixo e assim ganhar mercado. No intervalo entre o público acreditar na força da marca que vendia bons produtos até ele descobrir que foi enganado a empresa se enriquece graças a sua fama. Quando se paga bem também se é exigente. É o caso da piada do Rolls Royce que quebrou em um país da Arábia: a fabrica consertou e quando o jornalista foi lá investigar recebeu como resposta que o Roll Royce simplesmente não quebra . . .
Empresas e o governo estão infestados de corruptos
Esse é o resultado de uma pesquisa recente. O governo sempre teve seus corruptos e é ótimo em criar dificuldades para vender facilidades. A novidade é que a pesquisa revelou que nas empresas privadas é igual ou pior. É preciso ter feitores de todo tipo aqui no Brasil porque a plebe é potencialmente corrupta e improba. Podemos imaginar que em outras áreas como prestação de serviços seja a mesma coisa sem contar comerciantes. Mais um motivo para tomar todos cuidados possíveis ao se fazer qualquer negócio aqui no Brasil. É necessário ser um fiscal de tudo o que compramos ou contratamos. Vivemos acuados, nervosos e amedrontados. Produtos de multinacionais e grandes empresas são teoricamente mais seguros e morando em São Paulo temos acesso a esses produtos e serviços. O outro é potencialmente perigoso. Muito perigoso.
Profissões de nível superior de humanas foram as primeiras a saturar
Deu a lógica. Como cursos de humanas são mais baratos de manter e também mais fáceis de atrair interessados ocorreu a lógica: saturação no mercado de trabalho. E quando acontece a saturação somente estão 100% garantidos os alunos que já tem vaga garantida na empresa da família ou na base do quem indica. As vagas de biológicas não atraem tanto porque os médicos dominam a área e os outros gravitam em volta dos médicos ganhando pouco. No entanto não falta emprego nessa área. O problema é que se paga pouco e pagando-se pouco a pessoa pode ficar insatisfeita rapidamente e tornar-se infeliz. Em exatas temos o engenheiro, que está ligado a produção de riquezas e teoricamente está mais bem cotado para receber remunerações maiores. Só que exatas (matemática e física) são matérias que poucos estudantes tem facilidade e ou acesso, de forma que a limitação está nos alunos e nos custos dos cursos, que exigem bem mais que recursos que os de humanas. Eu me lembro de um amigo que não teve duvidas: gostava de matemática e tinha facilidade e fez engenharia. Se deu bem. Veja o dilema: faço o que gosto e tenho facilidade (humanas) e fico desempregado ou faço o que não gosto tanto mas ganho bastante dinheiro ? Eu optei pela segunda hipótese, tive sucesso mas me custou caro, muito caro. É mister conseguir conciliar esse dilema,encontrar algo que se goste e que permita minimamente sobreviver decentemente. No meu caso seria uma função de estado, ligada a justiça, como juiz por exemplo ou até mesmo promotor. Não seria o que de melhor existe mas pela remuneração eu ficaria feliz. Ou seja, nas horas passadas no serviço eu encontraria alguma satisfação mas fora do serviço a alegria seria total.
A criatividade e a doença mental
Pesquisa mostra que os mais sujeitos são os escritores. No entanto, todos tem crises, muitos de bipolaridade. Músicos abusam de drogas e morrem cedo. Alguns resistem como o Tim Maia e chegam até os 55 anos. Para ser criativo você precisa romper com a ordem vigente. Várias experiencias com loucos mostra que eles são criativos como o Bispo do Rosário. Van Gogh se suicidou por exemplo e antes cortou a orelha fora. Os de fora, muitas vezes da família, não entendem a loucura e muito menos a criatividade. Os criativos sofrem muitas vezes sozinhos e o suicídio ocorre em 95% das vezes em pessoas com problemas mentais, em geral depressão profunda. Para pessoa criativa os seres humanos bovinos, que levam uma vida de ruminantes e que são a grande maioria da população são uns chatos de galocha, desinteressantes e enfadonhos.
A inflação
Ao ver que o povo está com mais dinheiro na mão e ávido para comprar de tudo o comerciante não pensa duas vezes: aumenta os preços.A teoria diz que se os juros forem altos, o povo irá preferir guardar o dinheiro e não irá comprar com tanta pressa. A inflação ocorre quando alguém percebe que pode aumentar seus preços que o mercado aceita. Para combater a inflação o povo deve deixar de comprar os produtos que estão caros. Para isso podem substituir o produto que aumentou ou simplesmente deixar de consumi-lo. É aquela frase do Raul Seixas: quem não tem colírio usa óculos escuro !!! Quando os produtos começam a parar nas prateleiras os comerciantes deixam de colocar pedidos na fábrica e a fábrica tira esses produtos de produção e passa a lançar produtos mais baratos. Muitos produtos sofisticados somente estão disponíveis nos importados e dependendo da cotação do dólar podem ser imbatíveis. Os cinco preços fundamentais de uma economia são: taxa de juros, taxa de cambio, desemprego, inflação e PIB.
O pensar do brasileiro médio sobre dinheiro
O brasileiro médio é um imediatista: quando vê dinheiro na mão imediatamente compra alguma coisa ou assume alguma prestação. Esse comportamento é tão comum que qualquer compra de valor mais elevado já é automaticamente parcelada pelo comerciante. Viagens são parceladas, carros, imóveis, moveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, operações plásticas. As pessoas quando tem alguma despesa extra simplesmente usam o cartão de crédito ou o cheque especial porque não tem reservas. Quando ficam desempregadas confiam no seguro desemprego e quando ficam incapacitadas para trabalhar aceitam que a aposentadoria do INSS será suficiente para viver dignamente. O brasileiro também não tem por hábito fazer seguros e muito menos planejar gastos com antecedência. Vivendo assim é natural que qualquer crise financeira abale o brasileiro típico e que ele seja forçado a vender bens e/ou a rebaixar o seu padrão de vida conforme varia sua renda. É assim que o brasileiro imprevidente gosta de comprar produtos caros para aplacar seu sentimento de inferioridade e inadequação. O famoso complexo de vira latas . . .
quinta-feira, 13 de junho de 2013
Pacotes turísticos podem ser excelentes
Acabo de descobrir um pacote turístico que é praticamente de graça, pois não pagaria nem a passagem aérea, muito menos a estadia e os demais adicionais. É o milagre das parcerias !!! Fazer o próprio roteiro pode ser uma ilusão em termos de economia.
O diploma como titulo de nobreza
Houve uma época que o diploma era como um titulo de nobreza aqui no Brasil. Sua utilidade prática poderia ser nenhuma mas ter diploma servia para distinguir quem iria auferir maior renda e quem iria ser condenado a ser pobre. É o modelo europeu que herdamos de Portugal e que é aplicado em outros países, como por exemplo a Inglaterra. Há alguns anos tivemos a multiplicação dos diplomas aqui no Brasil. Isso me lembra o personagem Mutley, que só fazia o que tinha de fazer se ganhasse uma medalha e que ficava repetindo "medalha medalha medalha". Muito do que se aprende nos cursos superiores teóricos nunca será usado na prática. Muitos daqueles que cursam o ensino superior não conseguirão atuar na área de formação e o Brasil continuará ser o país das vocações perdidas. Para os grandes problemas a formação teórica profunda é essencial. Um prático pode resolver pequenos problemas ou os mais comuns. Não tem condições para resolver problemas mais cabeludos. A definição de nobreza exige que poucos tenham acesso a esse título. Aqui no Brasil houve época que para arrecadar dinheiro títulos de nobreza foram vendidos a torto e a direito pelo Império Brasileiro. Hoje em dia a "nobreza" é exercida mais do que nunca pela posse ou propriedade de bens caros, que tornam impossível a maioria da população ter acesso. O diploma continua um título de nobreza, caso ele seja de determinadas Universidades e de determinados cursos. Seu valor assim mesmo caiu muito nos últimos anos. As empresas que precisam ser mais competitivas ou que estão na liderança serão aquelas que irão buscar os estudantes formados nas melhores universidades. Outras funções não necessitam de pessoas tão qualificadas e podem ser bem remuneradas também.
Os jovens e a herança
Imagine as opções de meninos e meninas com relação ao seu futuro profissional e sentimental: do menino a sociedade exige dinheiro para namorar, casar, ter filhos, etc. Teremos duas situações: alguns tem presa por razões pessoais e outros não tem presa de atingir esses objetivos. Para aqueles que não tem presa, a medicina pode ser uma opção, pois podem esperar 10 anos ou mais para formarem família. As mulheres não se importam do seu marido ser 10 anos mais velho desde que ele tenha dinheiro. Para aqueles que tem presa, assumir uma posição nos negócios do pai ou da mãe pode ser um atalho para conseguir independência financeira mais rapidamente e assim poder casar, ter filhos e seguir sua vida. O espelho dessas decisões são as opções das mulheres. Uma menina pode escolher um bom partido potencial já na escola de elite do segundo grau, levar esse namoro por 5 ou 6 anos até o partidão se formar e assumir um cargo bem remunerado nos negócios do pai ou da mãe. Essa menina pode adotar uma posição como a do menino: assumir a profissão ou os negócios do pai ou da mãe ou então se lançar em uma carreira que vai demorar alguns anos a mais para amadurecer e dar frutos. Trata-se de casar as necessidades com as possibilidades. Já vi esses caminhos serem seguidos por amigos: alguns assumiram lugares na empresa do pai. Outros se aventuraram em profissões inéditas na família e criaram seus lugares no mercado. Como a moda da época todos casaram mais ou menos com a mesma idade, prova de que as condições econômica-financeiras da época permitiam esse passo. Eu acho que hoje é muito mais fácil esperar e é muito mais fácil escolher, porque os pais falam abertamente sobre os namoros dos filhos. O único fator limitante é a melhor idade para as mulheres terem filhos, que é até 30 anos. Levando em conta que as pessoas casam-se dentro da mesma classe social, as opções ficam muitas vezes limitadas e a escolha no colegial não pode ser descartada de imediato.
As prateleiras do supermercado
Um supermercado não pode vender todas as marcas de todos produtos por falta de espaço físico e por questões de logística. Além disso o comércio vive do giro de estoque e no ramo de supermercados a margem de lucro é muito baixa, de forma que um supermercado somente comprará as mercadorias que seus consumidores também comprarem. É assim que existem grifes de supermercados, cada uma delas adequada a classe social que faz suas compras naquele estabelecimento. Todas as pessoas vão ao supermercado, não importa se pobres, classe média ou ricas. E assim existem vagas no estacionamento de todos os supermercados, nem que seja esse o único lugar reservado para você pela sociedade !
Nossa Vida
Nossa vida é o que de melhor conseguimos fazer com as condições que temos, ou seja, é o melhor custo benefício que conseguimos obter, como bom engenheiro que sou. O critério de relacionamento é a inteligência e não o dinheiro ou a posição social. É assim que moramos com conforto sem luxo, nos deslocamos com conforto e segurança sem luxo, nos alimentamos muito bem mas sem excessos e não temos fetiches de nenhum tipo. Somos pertencentes a classe média tradicional, procuramos nos defender de todas as ameaças a nossa sobrevivência, venham elas de onde vierem, quer sejam dos marginais ou do governo, passando por comerciantes desonestos ou outros golpes variáveis. Nosso objetivo é ser feliz, aproveitando as oportunidades, nos concentrando em nossas forças, evitando as ameaças e tentando melhorar nossas fraquezas. É mais importante não perder do que ganhar muito, somos conservadores nesse aspecto. É mais importante manter o que temos do que nos aventurar. Nada de grandes vôos que a idade já não nos permite. Apenas administrar o que não podemos mudar de imediato.
quarta-feira, 12 de junho de 2013
Profissões Imperiais
O artigo abaixo mostra a realidade da história das profissões no Brasil. Medicina clínica pode ser exercida por práticos. Advocacia também. Por isso mesmo essas profissões são altamente corporativas. Já engenharia não dá para ser prático, não a verdadeira engenharia onde se projeta soluções para casos que nunca aconteceram antes. Serviços de manutenção não criativos podem ser exercidos por práticos. A aplicação do engenho no entanto precisa mais do que a prática, precisa do gênio. Segue o artigo:
A elite social brasileira
Extraído da Wikipedia:
Os grupos sociais da classe social mais abastada são:
- os que dirigem diretamente a maquinaria capitalista do país. Composto por grandes empresários, grandes banqueiros, grandes acionistas, grandes fazendeiros, grandes industriais, etc.
- os que gravitam em torno desse núcleo principal. Composto de diretores, assessores e gerentes de grandes empresas e indústrias em geral, e também de donos de empresas que assessoram as maiores.
- os altos funcionários do Estado brasileiro. Composto por juízes, desembargadores, funcionários bem situados dentro dos três poderes, presidentes de empresas estatais, promotores, políticos, professores universitários bem graduados, funcionários estatais eleitos, militares de alto escalão, etc.
- os que sobrevivem dos gastos dos quatro grupos, ou seja, aqueles que prestam serviços indiretamente ou atendem diretamente a classe mais abastada, e pelo seu ganho, pertencem a ela. Tendo suas variações, como profissionais liberais bem-qualificados ou que ocupam funções políticas e/ou de direção. Composto por médicos, advogados, engenheiros e arquitetos conceituados, proprietários de bares chiques, de clubes, de academias caras, de colégios particulares, de cursos de línguas conceituados, de construtoras famosas e tradicionais, especialistas, etc.
São alunos oriundos dessas classes sociais e que prezam uma educação de alto nível e exigente, antes que simplesmente elitista, que frequentam o Colégio Bandeirantes. Por isso o namoro entre alunos do Bandeirantes pode ser um bom investimento em termos de capital social com facilidade.
Na minha época as classes eram masculinas ou femininas e o namoro era proibido nas dependências do Colégio. Percebe-se que o Colégio mudou e sua clientela também mudou. Trata-se de uma ideologia: o que é mais importante para se dar bem na vida ? Na minha época (31 anos atrás) era o trabalho duro, que tinha por base a boa preparação. Hoje em dia o que está vencendo são os bons relacionamentos. Nesse novo cenário de bons relacionamentos os namoros no colégio podem ser muito importantes e talvez até definitivos na vida dos alunos. Voltamos a época dos casamentos arranjados, só que agora com uma oferta mais variada, onde o denominador comum é poder pagar o ticket de R$ 2.400,00 por mês de mensalidade.
Minha opinião ? Se é bom porque não ? O self made man está fora de moda até nos Estados Unidos. Como esse meio não está dando muito certo é natural que as pessoas inteligentes procurem outros meios de assegurar a sobrevivência e a felicidade.
Tudo sobre saúde e seus mistérios
A receita da saúde é sempre a mesma e ela é repetida por médicos o tempo todo: alimentação saudável, exercício físico e manutenção do peso adequado. Dormir bem também é necessário. Médicos são em geral formados para tratar os problemas do corpo. Para tratar os problemas da mente e da alma temos apenas o psiquiatra, ao qual poucos tem acesso e os quais tem de lidar com muito preconceito. As doenças são muitas e seus tratamentos idem. Em saúde prevenção é tudo. É muito mais barato prevenir do que tratar e esperar a cura. Médicos relatam todo tipo de problema que enfrentam para exercer sua profissão de forma adequada. Quando temos de ir ao médico temos em geral duas atitudes distintas: existem pessoas que reclamam por terem ficado doentes e outras que dão graças a Deus que a doença tem tratamento. Quanto mais rara uma doença menos conhecida ela se torna e mais difícil é achar quem faça o diagnóstico e consiga tratar, até mesmo porque os laboratórios podem não se interessar em desenvolver remédios para essa doença por questões econômicas financeiras. Ou seja, mesmo em termos de saúde é necessário ter sorte !!!
Tudo sobre relacionamentos e seus mistérios
Os sites de relacionamento e seus algoritmos dissecaram os relacionamentos amorosos. Tiveram que fazer isso para chegarem a uma lógica que pudesse ser aplicada aos casos gerais. Esta é uma área onde podemos aprender sempre porque existem nuanças em todo relacionamento e relacionamentos são dinâmicos, como a vida. Existem fases que se sucedem e que exigem adaptações constantes. Dizem que o homem tem 7 idades. Relacionamentos duradouros tem suas regras também. Existem relacionamentos no trabalho, em família, com amigos e com amantes/esposas/namoradas. Uma máxima dos relacionamentos é que "mudou a pessoa mudou a relação". É assim que a dinâmica dos relacionamentos pode ser incrementada. Conhecer pessoas novas pode trazer novidades e permitir a exploração de novos horizontes.
Tudo sobre o dinheiro e seus mistérios
O dinheiro não tem segredos para quem quiser aprender sempre sobre ele. Existem mercados, que interessam a quem tem dinheiro a investir. Existem riscos, que somente quem tem dinheiro está sujeito. Existem vaidades que tudo o que o dinheiro pode comprar tenta satisfazer. Existe poder, que quem tem dinheiro pode exercer. Ah o dinheiro !!! Existem coisas que são gratuitas e que o dinheiro não pode comprar, como o céu, as estrelas, o sol, o amor verdadeiro, a amizade e a fé. O dinheiro é necessário para se ter uma vida confortável, para preservar a sua saúde, para conquistar o seu amor, mesmo que indiretamente. Acho que as operações mais sofisticadas com dinheiro são chamadas derivativos, as quais permitem alavancagem, que podem resultar em ganhos ou perdas expressivas. Viver sem dinheiro é muito triste por conta das privações que trarão sofrimento e dor. Ter muito dinheiro pode ser uma fonte de preocupações. O dinheiro não admite desaforo: ou você o domina ou ele te domina. Ou você recebe juros ou então paga juros a alguém. São Paulo é o maior mercado do Brasil. Tudo que existe no mundo existe aqui, basta ter dinheiro para pagar o preço. A melhor escola. O melhor hospital. Os melhores carros. Os melhores imóveis. Os melhores supermercados. Os melhores restaurantes. Resta saber se as melhores pessoas também estão por aqui, o que eu não tenho tanta certeza assim . . .
terça-feira, 11 de junho de 2013
Relacionamento amoroso de longa duração e os algoritmos de matching
As formas de casamento para a obtenção de relacionamentos de longa duração foram estudadas pelos cientistas que fizeram algoritmos para os sites de relacionamento. Um algoritmo é lógica pura e tem uma sequencia, também lógica. Vi um vídeo onde essa lógica foi explicada. É mais ou menos assim: um casal precisa tem alta compatibilidade, ou seja, precisa de muitas coisas agradáveis para ambos e poucas que desagradem um ou outro. Não é possível um casal se manter junto quando apenas um é agradado. Então o processo é saber o que agrada a ambos (similaridade) e o que ambos tem de complementar. Por exemplo, no caso de ambos quererem ser as estrelas no relacionamento haverá briga, porque esse papel somente pode ser ocupado por um dos dois. Nesse quesito particular é necessário complementaridade: um quer ser a estrela e o outro quer apoiar essa iniciativa. Eu já havia chegado a essa fórmula mas com outra grafia: eu dizia que nas coisa boas o casal precisava ter o mesmo gosto, como passar ferias , comer , passear, etc e nas coisas ruins precisavam ser complementares, como por exemplo cuidar das finanças: dois gastadores irão a falência e terminarão o relacionamento ao passo que um econômico e um gastão podem conviver com algumas dificuldades. A fórmula é relativamente simples e com um número grande de pretendentes pode-se teoricamente encontrar o tal do par perfeito. Eu acredito em detalhes que são impossíveis de quantificar e por isso ficam fora do universo dos computadores. Esses detalhes podem fazer toda diferença . . .
A arte, a inteligencia e o conhecimento são atemporais
A frase é de um baiano dono da maior agência de propaganda brasileira. Ela mostra que existe algo que é eterno, ou seja, atemporal. O tempo que a tudo corroí e destrói não consegue fazê-lo com a arte, a inteligência e o conhecimento. Sempre gostei de arte e uma vez li que ela era a nossa comunicação com Deus. A inteligência sempre foi valorizada por mim e existem estudos mostrando que ela é a variável mais importante para prever o sucesso ou não de uma pessoa no mundo. Finalmente o conhecimento está nos livros, na internet, nos jornais, no cinema, no teatro e sempre o valorizei também. Eu gosto das coisas perenes, de longa duração, do longo prazo. Gosto de soluções definitivas e não de paliativos e arremedos. A realidade brasileira não é essa no entanto. Aqui é a terra dos quebra-galhos, das soluções parciais e dos golpes, muitos golpes. Os golpes são pontos de descontinuidades nos relacionamentos, pontos onde é quebrada a confiança nos agentes. E os golpes se sucedem: nas empresas, no governo e nas famílias. É como disse a amigos neste final de semana: no Brasil a próxima crise é previsível e inevitável. Resta-nos ser criativo e nos preparar para ela, do melhor modo possível.
segunda-feira, 10 de junho de 2013
A moda
A moda é algo que existe e que gera muito dinheiro para a cadeia produtiva. Modas são criadas ao redor do mundo todos os dias. A característica da moda é ser efêmera. A moda mais efêmera é a das roupas: todo ano tem moda primavera verão e moda outono inverno. Por trás da moda estão os estilistas ou as estilistas. A roupa que uma pessoa usa é um modo de comunicação e foi durante séculos um dos principais. A roupa adequada abre portas no âmbito social e isso pode ser fundamental para a sobrevivência porque o dinheiro vem até nós através dos outros. A moda é uma área eminentemente feminina. As mulheres são como a moda: mutáveis. As roupas que os homens usam muitas vezes são compradas por suas mulheres inclusive. Roupa sempre foi uma necessidade também mas o que existe no mundo da moda é o fetiche: uma mulher bem vestida pode conseguir conquistar um homem que de outra forma não se mostraria interessado nela, por exemplo. E as roupas também tem uma vida útil, o que leva a necessidade de compra de tempos em tempos. Em termos de indústria é um grande negócio.
O curto e o longo prazo
O Brasileiro em geral, talvez por dificuldades intelectuais ou emocionais, não tem muita preocupação com o longo prazo. Outros povos são muito mais bem organizados, tanto de forma individual quanto coletiva, preocupando-se com o longo prazo. Esses povos não são imediatistas e isso se reflete em toda sociedade. O planejamento inclui projetos complexos, de longa maturação. Eu sou uma pessoa de longo prazo, que olha o futuro e se prepara para ele mas sou uma exceção aqui no Brasil. Eu gosto de estatísticas e elas me ajudam a "chutar" com a maior precisão possível. Muito se fala na ascensão e no declínio de uma civilização ou de uma nação. A história está cheia de países que tinham tudo para serem grandes nações e que afundaram. A fórmula do sucesso passa por riquezas naturais, por educação do povo, por governantes sérios comprometidos, por um estado eficiente. Eu penso no longo prazo mas atuo no presente. As dificuldades são imensas aqui no Brasil. Minha medida de um bom ambiente e de um bom pais é a propensão de um casal em ter filhos. Quanto mais amigável para as futuras mães e crianças mais civilizado e menos hostil é um pais. Sinto dizer que o Brasil não é o melhor lugar do mundo para se ter filhos hoje em dia.
domingo, 9 de junho de 2013
Advogados
Advogados são treinados para atuar em qualquer lado de um processo, tanto no lado de quem tem razão quanto do lado de quem não tem. Por isso a ética e a moral de um advogado podem ser muito duvidosas. Dificilmente um processo contencioso é um jogo limpo, porque as partes são desiguais, seus advogados são pessoas de diferentes níveis e também a produção de provas é mais ou menos prejudicada ou facilitada, conforme a lide. Sem contar a participação do juiz e demais funcionários públicos do judiciário ou do executivo, no caso de lides criminais. São muitas as variáveis a influenciar o resultado final e um detalhe pode mudar esse mesmo resultado. O advogado sempre ganha, quer perca ou não a lide. Ele pode ganhar muito ou pouco e isso dependerá do tipo de processo que ele iniciar, das partes envolvidas, etc.
sábado, 8 de junho de 2013
A ideologia em que acredito
Sou um homem basicamente de ciências desde menino. Sempre fui estudioso e minha vivência na universidade confirmou essa tendência. Assim sendo, tendo estudado engenharia, afastei-me das profissões eminentemente ideológicas em um primeiro momento, como as chamadas ciências humanas. Com o tempo aproximei-me da medicina e dos médicos, que atuam com base no método cientifico e flertei com as ciências ocultas. Acredito em primeiro lugar nas pesquisas sérias, nas estatísticas confiáveis e nos mestres e gurus que estão no limiar do conhecimento, realizando pesquisas e fazendo teses de doutorado. A razão orienta minha atuação material basicamente. É assim com relação a assuntos relacionados a saúde e a dinheiro. Já nas questões humanas outras variáveis são adicionadas e isso inclui a ideologia a respeito dos relacionamentos. Em teoria existem 6 estilos amorosos básicos e suas combinações. Em um artigo do blog fiz a analogia entre esses estilos e os signos do zodíaco com sucesso. Posso dizer que tenho a minha ideologia própria. Sou um livre pensador e tenho as minhas preferências. Pena que não pude passar adiante muitos dos meus conceitos.
quarta-feira, 5 de junho de 2013
Sintonia
Dizem que uma das decisões mais difíceis na vida é saber se devemos tentar mais uma vez ou se devemos desistir. É a diferença entre ser persistente ou ser teimoso. Trata-se de uma decisão de foro íntimo, onde alguns são muito melhores que outros. Trata-se da decisão de investir em algo, em discernir se algo vale a pena ou não. É uma questão de valores e de transitar entre o curto e o longo prazo. Trata-se de uma decisão de sintonia interior. Dizem que a semeadura é opcional mas a colheira é obrigatória. Formar um ser humano de alto nível pode custar R$ 800 mil reais aqui no Brasil, além da boa vontade e esforço desse ser humano. É por isso que seres humanos de alto nível são tão raros aqui no Brasil . . .
Artistas de sucesso na música popular brasileira
Uma breve análise da carreira e da vida de alguns dos mais famosos e bem sucedidos artistas do meio musical no Brasil me levou ao seguinte: Alguns eram bem nascidos, ricos, tinham contato com o exterior e tiveram uma educação esmerada. Esse grupo cantou a beleza da vida e a sua força. Outro grupo era marginal, discriminado por alguma característica social ou pessoal e cantava a dor de viver. Os Beatles cantavam a alegria de viver, a vida leve e foram o maior conjunto de todos os tempos. Muitos artistas musicais fizeram canções das fortes emoções por que estavam passando. É igual ao poeta que faz um poeta movido (emoção) pelo que sente. O poeta se expressa por palavras. O cantor pela música, O pintor pelas sua telas. O artista de teatro pela sua performance no palco. A arte é isso ! Algo que é mais do que o dia a dia e a rotina. A arte existe para marcar a vida das pessoas. Eu gosto de arte, mais de alguns tipos do que de outros. A música é o tipo de arte que mais toca ao espírito e está, junto com a comida e com o sexo, entre as três maiores manifestações culturais de um povo.
A inovação é feita quando é uma necessidade
A inovação é algo que as empresas somente fazem quando são obrigadas. E elas somente são obrigadas quando a concorrência faz as vendas dos produtos antigos caírem e junto com ela o faturamento e o lucro. Para inovar é preciso ser o "gênio" da empresa: fazer um produto novo, que venda e que tenha um preço que o mercado aceite. Por ser uma área desafiadora é que tão poucos novos produtos são lançados. Em geral a maior parte dos novos produtos aqui no Brasil está no setor alimentício. O lançamento de um novo veículo por exemplo requer investimento de milhões e deveria ser algo de excelência. Da mesma forma o lançamento de um novo conceito de prédio. Eu gosto de arquitetura e da história da arte por sua originalidade e geniosidade. É muito belo !!!
segunda-feira, 3 de junho de 2013
Tim Maia
Eu me identifico com o Tim Maia. O Tim sofreu horrores para chegar onde chegou. Era uma alma atormentada e eram esse tormentos que fizeram dele o gênio que foi. Pois ele conseguiu transmutar o sofrimento em arte, através de suas letras e músicas. Ele fazia as letras das vivências que tinha, das incoerências que vivia. É claro que também foi um indisciplinado, genioso e teve uma vida de todos excessos. Mulato (ou negro), de origem pobre, caçula de 18 irmãos e gordo só poderia ser vítima de todo tipo de preconceito. Seus altos e baixos na vida mostram isso: ganhou e perdeu rios de dinheiro. Como disse Nelson Mota ele sempre fez o que quis, sem nenhum limite ou censura. Ouvi de outra fonte que o artista precisa de liberdade para criar, que todo artista quer ser livre. Será que todo artista é de alguma forma marcado por Urano ?
Tudo que mostre que você é um bom cidadão conta
O caso do atropelamento do Thor rende lições sobre o funcionamento da justiça do Rio de Janeiro. Os advogados são raposas velhas que sabem os pontos fracos da legislação e de seus operadores. Os lances se sucedem, com golpes ora de um lado, ora do outro. As estratégias são comentadas por vários advogados e como no caso de uma junta médica cada um vê um caminho diferente ou uma hipótese a ser testada. Em direito existe exatamente isso: a escolha de um caminho pode ter levar ao sucesso ou ao fracasso, de maneira óbvia quando se faz erros crassos ou de maneiras sutis, onde somente um grande mestre percebe o melhor a fazer, graças ao seu conhecimento e experiência quando também por sua influência. Já vi vários casos assim, no Brasil inteiro. O diabo mora nos detalhes e advogados vivem de detalhes.
domingo, 2 de junho de 2013
O problema são os condomínios nas heranças
O condomínio que se estabelece em uma herança é um dos mais críticos que podem existir, porque em todos os outros existe um mínimo de homogeneidade, o que pode faltar em uma herança partilhada. Em um condomínio existe um síndico, que é eleito pela maioria dos condôminos e daí vem a sua autoridade. A "eleição" do síndico no caso da herança corresponde a escolha do inventariante. Quem faz testamento pode escolher o inventariante. Quando não existe acordo um terceiro que não tem muito interesse em trabalhar mas apenas em receber dinheiro pode ser escolhido pelo juiz. Assim como juiz, que simplesmente arquiva processos complicados ou então os deixa mofando nas prateleiras, esse inventariante dativo normalmente tem o mesmo comportamento. É muito fácil entrar em uma herança. Basta ter algum parentesco que lhe assegure o direito e ficar sabendo da morte do de cujus. É assim que pessoas de todo tipo, moral, nível cultural, educação e instrução de repente se tornam sócios em bens e direitos para os quais podem não ter contribuído em nada. Será que existe situação mais enrolada ? Patrimonialmente eu acho que não. Tudo tem um ordenamento, uma hierarquia, tanto na terra como no céu. Existem leis para tudo e existem afinidades e regras não escritas, que são explicadas pelas ciências, por exemplo. Todas associações importantes tem um contrato. Tudo que tem alguma importância é regulamentado de alguma forma pela sociedade. E não custa lembrar que nem tudo que é legal é honesto . . .
A renda pós mortem
A herança tem dois aspectos: um financeiro e outro econômico. No aspecto financeiro a pensão de um funcionário público graduado é imbatível, perdendo apenas para grandes artistas que tem rendimentos da sua vasta obra, ou seja, uma renda que nunca terminará. As outras pessoas poderão ter alugueis mas essa renda será necessariamente decrescente ao longo do tempo e a pensão do INSS, que todos sabemos não é nenhuma fortuna. Os realmente pobres tem apenas a renda da pensão do INSS e uma casa para morar. Grandes heranças podem ser perdidas por brigas entre os herdeiros e isso é muito comum, assim como brigas em separações judiciais. Quando a herança envolve uma pequena empresa familiar a coisa é mais complicada ainda, porque a empresa só gera lucro se bem administrada. Mesmo grandes empresas podem ir a falência. Fica a pergunta: quanto você vale morto ? Com certeza existirão herdeiros que gostariam de te ver morto. Pessoas que fazem seguros de vida de valor elevado devem ficar alertas uahauahuahauaha !
A sucessão familiar
A empresa familiar tem sempre o fundador. Caso o fundador seja um cara feliz no seu empreendimento ele não irá a falência e poderá chegar a segunda geração, ou seja, a geração dos filhos. Os filhos podem ser homens ou mulheres. Aqui começa a primeira cisão: mulheres tem gostos e tendências para o trabalho socialmente determinadas e podem não se identificar com a empresa da família. Já os homens podem entrar na empresa e rivalidades infantis podem até aumentar durante o trabalho. Quando chegar o momento de algum dos irmãos morrer ou então se afastar do negócio a coisa irá complicar : existem opções e uma após a outra pode ser testada e descartada ou não. A estatística diz que a família em geral se desfaz do negócio ou o mesmo vai a falência. A exceção é a empresa sobreviver com a direção de um familiar qualquer, o chamado sucessor.
40 % dos idosos vivem isolados socialmente
Esse dado saiu hoje 02/06/2013 . Os velhos estão abandonados a sua própria sorte. Com as famílias de hoje em dia esse percentual deve aumentar. Separações de todo tipo, filhos ingratos e envenenados pela mídia, individualismo exacerbado. Imagine um casal que somente vive os bons momentos. Na hora do sofrimento a pessoa que estiver bem irá ficar ao lodo do "problema" ? Nesse momento de fragilidade não aparecerão os lobos que são tão comuns na espécie humana ? Nunca teremos certeza mas temos de tentar diminuir a probabilidade disso acontecer, tendo um filho e casando com uma pessoa minimamente confiável. Imagine a pior situação possível: um velho doente, pobre e sozinho. A segunda pior situação: um casal sem filhos ambos velhos e doentes (e pobres). Isolados tendem a morrer mais rápido ou a se tornarem um fardo para algum parente mais distante. Irmãos velhos podem se ajudar ou não. Muitos apostam nos filhos, outros precisam apostar no parceiro.
O homem com com Vênus em libra
O homem com Vênus em libra sofre porque a mulher que ele busca na vida é bonita e refinada. Logo, essa mulher é em geral uma mulher cara e exigente com o seu parceiro. Portanto esse homem sentirá cedo a pressão por conseguir se destacar e conseguir dinheiro, para com isso atrair a mulher que busca. A mulher bonita e refinada pode também ter defeitos que até Freud observou: pode ser uma criatura imatura e de difícil convivência, por conta da educação e dos mimos a que foi submetida. Como agravante temos a sociedade em que vivemos, onde a beleza é exaltada e muito valorizada, o que pode fazer as exigências da moça bonita, bem como suas expectativas muito elevadas. Como agravante temos outras variáveis a serem consideradas como a afinidade sexual. De nada adiante a linda mulher ser frigida, pelo menos para um escorpiano. São tantas as exigências que a busca se torna árdua e não em poucos casos pode se tornar infrutífera. Aqui está o verdadeiro sentido da palavra casamento: harmonia e satisfação nos desejos e necessidades recíprocas.
O homem pobre e a mulher feia
O homem pobre não é considerado um bom partido pela grande maioria das mulheres. O máximo que elas lhe concedem é serem amigas dele. É nesse sentido que as mulheres são storgicas em geral. No grupo dos pobres elas incluem os divorciados ou solteiros com filhos. E é claro os homossexuais de toda especie. Os casados também são incluídos nessa categoria pelas moças casadoiras com "potencial" (entenda-se beleza e mínimas condições sociais - capital social). Homens casados em geral somente podem ter amizades com mulheres casadas porque as solteiras são vetadas pela sua cara metade. Mulheres se interessam por bons partidos e são muito práticas nas suas escolhas. Já os homens são amigos de mulheres feias embora até mesmo com essas eles possam ter um caso em uma situação de desespero ! kkkk ! Para os homens a beleza da mulher é a principal variável ainda. Assim sendo os homens podem e na maioria das vezes aceitam uma mulher de condição econômica-financeira inferior mas dificilmente uma mulher de educação inferior. Ou seja, a mulher deve ser minimamente instruída e educada para se comportar em situações sociais, de forma a não envergonhar o homem, o que o humilharia frente aos outros.
sábado, 1 de junho de 2013
Segundo o Gikovate 2 ou 3 anos já é uma nova geração
Antigamente uma geração era um período de 20 anos. Hoje em dia, com a velocidade das mudanças e o fluxo de modismos há quem diga que 2 ou 3 anos pode fazer muita diferença na forma em que se vê o mundo. Pessoas com visão diferente do mundo tomaram atitudes diferentes, terão interesses e valores diferentes. Para os pais fica muito mais difícil educar filhos com muita diferença de idade pois isso exigirá muito esforço de adaptação.
Os alvos preferenciais das franquias
Em primeiro lugar as mulheres. Em segundo as crianças. Em terceiro os pets e em último lugar os homens !!!
Viram como é fácil vender para os homens ? E eu que pensei que era somente eu que achava um sofrimento passear em um Shopping Center !!!
A correlação entre moradia e a pessoa que nela vive
Tendemos a imaginar que quem mora em uma mansão seja uma pessoa melhor que alguém que mora em uma palafita. No entanto, a pessoa que mora na palafita pode ser um espírito mais evoluído que aquele que mora na mansão. Todo mundo mora em algum lugar. Na maior parte das cidades a moradia não é tão difícil porque existe terra e programas sociais do governo que permitem que pessoas pobres tenham um teto. Vejo o exemplo do meu condomínio ou da minha mãe, que mesmo sendo lugares com um bom preço de acesso, tem seus "loucos" e anti-sociais. Essa é uma prova de que mesmo pessoas inadequadas em vários aspectos podem ter sucesso como empregados, funcionários ou qualquer outra atividade que gere renda. E é justamente no bolso que essas pessoas tem de ser penalizadas, já que em geral não tem muito dinheiro sobrando e a penalização irá lhes causar suficiente sofrimento para que se comportem. Existe uma correlação entre moradia e acesso ao ensino superior de excelência na USP. Existe uma correlação entre moradia e criminalidade. Existe uma correlação entre moradia e portadores de diploma de ensino superior. Tudo isso tem a ver com o principio hermético semelhante atrai semelhante.
50 milhões de motoristas e 4 milhões de pessoas com nível superior
A estatística mostra que o motorista ao seu lado pode não ser uma pessoa muito bem qualificada. Não podemos esperar dele portanto um grande nível de consciência social e moral. Essa situação me lembra a realização de uma prova de vestibular: o seu colega ao lado tem uma pequena possibilidade de saber mais do que você. É assim também com o trânsito e com os carros que vemos andando na rua. Um carro na mão de alguém nos diz muito pouco além do gosto pessoal de quem o possui e sua condição econômica financeira dessa pessoa. Quando eu era criança eu adorava carros e tinha muito interesse pelo assunto mas não sabia das implicações psicológicas por trás da aquisição de um carro aqui no Brasil.
Os erros de um jornalista superficial
O jornalista seria um Geminiano típico: a comunicação como profissão. A comunicação é fundamental na humanidade. Quem não se comunica está sujeito a cometer inúmeros erros de todo tipo. E esses erros trazem infelicidade, tristeza e sofrimento, os quais poderiam ser evitados com a informação adequada. A comunicação pode ser utilizada para prever o futuro e é uma das característica da inteligência. O motor da inteligência é a curiosidade. A grande vantagem da comunicação é a imitação: ver o que deu certo e imitar, o que é muito mais barato e fácil do que inventar a roda. Um jornalista inicialmente pode ser comparado a um geminiano que não vai fundo no que vê, imitindo julgamentos superficiais, que podem ser verificados no uso de palavras inadequadas para descrever o que exatamente está sendo noticiado. Para chegar-se a verdade é necessário ter tempo, usar de redundância, ser muito inteligente, ter empatia, etc. Portanto é necessário muito mais do que um sol em Gêmeos, que pode descambar para a fofoca e maledicência, por exemplo. Todo signo tem seu lado positivo e negativo. Cabe a cada um procurar sempre melhorar o lado bom cada vez mais e conter o lado ruim tanto o quanto possível. Chegar a conclusões que não são verdadeiras, que não tem fundamento cientifico e divulgá-las pode causar prejuízos enormes a quem deu a entrevista. É por isso que eu gosto de estudos científicos feitos por Universidades sérias: estes estudos são o que de melhor a sociedade consegue produzir. Ainda me lembro dos "podres" de cada signo que descobri na internet ainda a pouco.
O terrorismo emocional ou as "mexidas"
Eu gosto de aventuras e de me arriscar algumas vezes. Quem não arrisca com certeza não sairá do lugar. O segredo é se arriscar de forma calculada. Existem pessoas que não se arriscam nunca. Um detalhe é onde arriscar, em que áreas. Eu por exemplo sou muito conservador com investimentos mas sou mais atrevido em termos emocionais. Com certeza existem pessoas que tem o comportamento inverso. A parte isso exitem pessoas que por maldade, ignorância ou desconhecimento das eventuais consequências faz os outros sofrerem, na medida em que envenenam relacionamentos emocionais, fazendo terrorismo. Esse é possível porque a totalidade das pessoas é ambivalente, ou seja, vive emoções de amor e ódio na mesma relação. Sendo ambivalentes podem pender para um ou outro lado, conforme as influências ambientais a que são submetidas. Aqui entra a ingenuidade da pessoa e a mentira. Como as pessoas muitas vezes imaginam coisas uma mentira pode fazer uma amizade acabar, um casamento, um emprego, uma relação familiar harmoniosa. E em geral quem é especialista nesse mister por razões evolutivas são as mulheres. E as mulheres estão nas amizades dos homens, através de casamentos, estão nas famílias, estão nos empregos e estão nos casamentos. Vi mulheres acabarem com amizades de décadas, fazerem irmãos se tornarem inimigos (cizânia), vi ameaçarem bons empregados de demissão. Mulheres mal intencionadas são perigosas. Muito perigosas.
Assinar:
Postagens (Atom)